Brfoto - Fórum de fotografia: Quem tem Marea / Brava e Palio 1.8 aí ??? - Brfoto - Fórum de fotografia

Ir para

Regras para esta sala:

Esta sala é um meio para os usuários trocarem informação sobre qualquer assunto que não tenha absolutamente nada a ver com fotografia à fotografia.
Qualquer assunto é aqui permitido, desde que observadas as regras gerais do fórum.
Os assuntos "não tão off-topic" devem continuar sendo postados na sala de Fotografia (o antigo Fórum Aberto).
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Quem tem Marea / Brava e Palio 1.8 aí ??? Os mesmos motores, os mesmos problemas

#1 Membro offline   Marcelo Estaky 

• Sou completamente Louco pelo Brfoto
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Membro +
  • Cadastrado: 05-março 05

Postou 26 setembro 2005 - 10:50

Bem,

Tenho um Marea 1.8-16V com cerca de 50.000 Kms rodados. Eis que na semana passada comecei a ouvir um tec-tec-tec-tec-tec...

Levando o carro ao mecânico, fui informado que este é um problema crônico desses motores, uma peça chamada solenóide (Que nada mais uma bobina eletrônica com um embolo de metal, assim como o acionador do motor de arranque). Bem, associando as peças fui à Fiat pensando em gastar cerca de 300,00 para fazer o reparo do veículo e me livrar do maldito barulho.

Chegando à concessionária, o susto, uma peça nova custa R$ 1.800,00. Dai o questionamento 1.800,00 a cada 50.000 Km's. é muita grana. Cacei em todos os locais do R.J. um paralelo ou remanufaturado sem sucesso.

Então, tomei coragem, com algum conhecimento de mecânico e eletrônico fui à labuta quando tive um pouco de tempo.

1º passo: Testar se a peça está sendo alimentada pelo sensor, o que acontece depois de 2.000 giros. A peça fica de bunda para o alto sobre o coletor de admissão, próximo às polias. E podemos testar se está sendo alimentada em dois pinos com aparência de arrebite a 45º dos parafusos de fixação. Se houver corrente elétrica nessas condições, de fato ele está sendo alimentado, caso contrário é o sensor de rotações que não está atuando.

2º passo: Concluindo que a peça está sendo alimentada corretamente, vamos desligar o rabicho que o alimenta vamos medir a impedância da bobina, com o multímetro em 200 OHMS, vamos ao novo teste, que consiste em verificar se a bobina elétrica está boa ou aberta. Se a leitura der 12 OHMS, procure por uma Chave (Torx ??? - Aquela que tem formato de estrelinha). que seja ideal para os parafusos de fixação.

3º passo: Retirado de sua sede, afrouxe com uma chave Philips os dois parafusos que fixam a capa plástica traseira ao corpo da bobina, você terá três peças soltas, um êmbolo que se assemelha a um projétil de arma de fogo, um bastonete envolto em uma mola e a mola. O embolo fica com sua ponta apontada para frente e o bastonete fica com a parte fina para a furação de saída calçado à mola.

4º passo: Com uma fonte de alimentação de 12V, pode ser de secretária eletrônica ou de fax, acione-o através das duas pontas de contato (a peça irá pular, não se assuste). Nesse momento, observe se sai uma ponta de aproximadamente 4mm do corpo da peça, pelo furo frontal. Se a peça pulou e a ponta não saiu, comece a ficar aliviado, você achou o defeito.

5º passo: O que acontece é que aquela molinha fininha que tem lá na frente está travando a passagem do bastonete acionador, retire o êmbolo, o bastonete e a mola, procure por uma caneta, dessas que se aperta em cima e que tenha uma mola um pouco mais grossa. Corte-a com a ponta de um alicate de unha, em uma medida de 2/3 do seu tamanho total, para que recolhida tenha o mesmo corpo da mola original.

6º passo: Com um alicate de ponta fina, a parte que sofreu a secção ficará com um diâmetro maior que a cabeça do bastonete, ou muito próxima, então, com um pequeno alicate de ponta, nessa voltinha, diminua o seu diâmetro, apertando com "carinho" essa volta. Então, passe o bastonete acionador por dentro dela, coloque dentro do corpo da peça e ponha o êmbolo atrás dele. Pressione com o dedo e se não encontrar resistência para passar a pontinha para fora, está consertado. coloque a tampa e aperte os parafusos.

6º passo: Volte ao carro e ligue o solenóide ao seu chicote, peça para alguém virar a chave e observe, ele tem de dar uma pancadinha e colocar a pontinha do acionador para fora rapidamente e recolher, se fizer isso, pode começar a pular, você economizou R$ 1.800,00, daí é só colocar no lugar e apertar os parafusos.

Infelizmente, não tirei fotos do processo, porque estava na loja, e sem as máquinas por perto. Estava muito tenso, e na hora, como não achava que daria certo - até funcionar de fato, não documentei o processo, mas é de fato muito simples.

É isso, e boa sorte para você se tiver o mesmo problema que eu tive! :rofl2:
0

#2 Membro offline   Fernando Fernandes 

• Estou viciado nisso aqui
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Banned
  • Cadastrado: 27-maio 05

Postou 26 setembro 2005 - 11:03

É Marcelo, solenóide é quase igual um relê, tem muita tecnologia agregada: Fio e Ferro (e uma capa plástica)...rs... não vale mais que 15 reais (incluindo o lucro da loja que vende)...

Merece cadastrar no Google: "Solenóide", Solenoide Fiat Marea Brava, Auto Peças, Solenóides para Fiat, Indutor, Induzido ...rs...

Parabéns!
0

#3 Membro offline   Marcelo Estaky 

Postou 27 setembro 2005 - 02:20

Eu quis cadastrar no google, mas não conseguí.

Nando, o troço é ridículo, não tem explicação para esse preço todo.
É igual a um Relé do Golf (Também tenho uma merda dessa) que controla a Injeção eletrônica, é igual ao do Santana, só que se você pedir pelo código do Golf, ele custa 780,00. Já se pedir pelo código do Santana R$ 166,00.
0

#4 Membro offline   RobertoM 

• Eu pergunto muito
  • PipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 12-junho 05

Postou 27 setembro 2005 - 03:24

e qual a função desta solenóide ?

toda a sua descrição da peça parece ser de um "motor de passo" (regulagem da marcha lenta), mas parece que nao era esse o problema...
0

#5 Membro offline   lincoln_designer 

• Estou viciado nisso aqui
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 17-fevereiro 05

Postou 27 setembro 2005 - 10:51

Marea, Golf?

não estava acreditando muito que fotografia dava dinheiro ... acho que me enganei ... heheh

:rofl2:
Lincoln Schultz
0

#6 Membro offline   Alessandro_sp 

• Grupo: Moderador-Geral
  • Cadastrado: 10-maio 04

Postou 27 setembro 2005 - 11:17

Marcelo, achei tão interessante que encaminhei pra um primo meu que é mecânico. Realmente um absurdo esse preço.
0

#7 Membro offline   Marcelo Estaky 

Postou 27 setembro 2005 - 05:08

RobertoM, em 27 Sep 2005, 03:24 am, disse:

e qual a função desta solenóide ?

toda a sua descrição da peça parece ser de um "motor de passo" (regulagem da marcha lenta), mas parece que nao era esse o problema...

Bem, já escutei falar em motor de passo, mas nunca desmontei um para saber como exatamente funciona.

O que posso te dizer é que essa solenóide nada mais é doque um ridículo eletroíma, e o problema dela, é mais ridículo ainda, porque amola se desgasta e passa a dividir espaço com o bastão acionador, travando-o.

Trocou a mola, acabou o problema, e o melhor de tudo é que não precisei usar uma mola de Mont-Blanc.

O problema é que essa solenóide aciona um sistema de fluxo de óleo dos balanceiros do cabeçote quando ele para de atuar, a faixa de rotação acima de 2.500 RPM torna-se descalibrada para a regulagem default de altura, precisando que essa válvula permita uma passagem menor de óleo para aumentar o nível dos tuchos, que são hidráulicos. Dado ao fato de o avanço dos motores VFD serem executados através de um comando de válvulas variável, torna-se necessária essa correção da disposição dos balanceiros, o que deixa de acontecer justamente nessa faixa de rotação.
0

#8 Membro offline   Marcelo Estaky 

Postou 27 setembro 2005 - 05:12

lincoln_designer, em 27 Sep 2005, 10:51 am, disse:

Marea, Golf?

não estava acreditando muito que fotografia dava dinheiro ... acho que me enganei ... heheh

:rofl2:

Olha, Lincoln, não sei se fotografia dá dinheiro.

Meu pai criou a mim e minha irmã até os meus 10-12 anos de idade com recursos provenientes de fotografia.

Mas, eu mesmo não trabalho no meio. Acho que o Bell, Ericão, Pura-vida, podem te indicar melhor a respeito.
0

#9 Membro offline   Marcelo Estaky 

Postou 27 setembro 2005 - 05:13

Alessandro_sp, em 27 Sep 2005, 11:17 am, disse:

Marcelo, achei tão interessante que encaminhei pra um primo meu que é mecânico. Realmente um absurdo esse preço.

Alessandro, se ele pegar algum lá e quiser tirar alguma dúvida, é só me mandar um e-mail ou dar uma ligada.
0

#10 Membro offline   Alessandro_sp 

• Grupo: Moderador-Geral
  • Cadastrado: 10-maio 04

Postou 27 setembro 2005 - 05:19

Marcelo, na verdade falei pra ele que se ele ganhar algum com isso, terá que pagar um rango pra nós :rofl2:
0

#11 Membro offline   Marcelo Estaky 

Postou 27 setembro 2005 - 06:32

Valeu, Beleza e boa sorte para ele lá!!!!
0

Compartilhar este tópico:

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)