Brfoto - Fórum de fotografia: planta venenosa? - Brfoto - Fórum de fotografia

Ir para

Regras para esta sala:

Esta sala é um meio para os usuários trocarem informação sobre qualquer assunto que não tenha absolutamente nada a ver com fotografia à fotografia.
Qualquer assunto é aqui permitido, desde que observadas as regras gerais do fórum.
Os assuntos "não tão off-topic" devem continuar sendo postados na sala de Fotografia (o antigo Fórum Aberto).
  • 2 Páginas +
  • 1
  • 2
  • Novo tópico
  • Responder

planta venenosa? alguem sabe se eh venenosa?

#1 Membro offline   kozinheiro 

• Estou viciado nisso aqui
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Membro +
  • Cadastrado: 13-janeiro 04

Postou 10 janeiro 2006 - 02:15

recebi um e-mail e keria saber se essa plnata eh realmente venenosa.

é conhecida como: espirradeira, oleandro, flor-de-são-josé, loureiro-rosa e loandro-da-índia

:rofl2:
CLIQUE AQUI
0

#2 Membro offline   wguerreiro 

• Cadastrado: 28-abril 05

Postou 10 janeiro 2006 - 10:31

kozinheiro, em 10 Jan 2006, 03:15 pm, disse:

é conhecida como: espirradeira, oleandro, flor-de-são-josé, loureiro-rosa e loandro-da-índia

é sim cara. muito venenosa mesmo! deve-se tomar todo o cuidado.

tem um efeito abortivo e é muito usada, indiscriminadamente. isso qd não leva junto a "mãe" tb. se não me engano o efeito dela é hemorrágico.

outra planta com propriedades abortivas, porém não tão potente, é o cravo da índia. faz-se um preparado bastante forte dos botões florais secos (aquilo q a gente usa na comida)...

depois dizem q a erva natural não pode prejudicar!
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

<span style='font-size:14pt;line-height:100%'>Viva a vida inteligente atrás da câmera!</span>
0

#3 Membro offline   wguerreiro 

Postou 10 janeiro 2006 - 10:33

Contra-indicações: pode provocar contrações na musculatura do útero sendo, portanto, contra-indicado para gestantes.

http://www.jardimdeflores.com.br/floresefo...0cravoindia.htm
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

<span style='font-size:14pt;line-height:100%'>Viva a vida inteligente atrás da câmera!</span>
0

#4 Membro offline   Msrezende 

• Cadastrado: 17-fevereiro 04

Postou 10 janeiro 2006 - 10:49

Po, devo arrancar todas que tenho aqui em casa?
Abracos,
Marcelo S. Rezende

FORUM
0

#5 Membro offline   Alessandro_sp 

• Sou completamente Louco pelo Brfoto
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Moderador-Geral
  • Cadastrado: 10-maio 04

Postou 11 janeiro 2006 - 07:34

kozinheiro, em 10 Jan 2006, 03:15 pm, disse:

Você pretendia Kozinhá-la? :rofl2:
0

#6 Membro offline   wguerreiro 

Postou 11 janeiro 2006 - 09:06

Msrezende, em 10 Jan 2006, 11:49 pm, disse:

B)

isso é crime, pela Lei de Crimes Ambientais!!! B) taca fogo e diz q foi acidente, de repente a fumaça não é tão tóxica e pode proporcionar outros efeitos, digamos q "libertadores" pra uma mente estressada, AROMATERAPIA, essas coisas :click:

brincadeira hein

agora sério: se não tiver crianças ou animais q porventura possam tentar se refastelar com um banquete de espirradeira, não ranca não.

acho até uma planta bem vistosa, por isso é tão usada no paisagismo popular.

é q nem aquela espada-de-são-jorge ou espada-de-ogum, super venenosa, mas em casa sempre teve e tomei uns tapas qd era guri antes mesmo de tentar pegar nela! questão de educação só. :rofl2:

0

#7 Membro offline   kozinheiro 

• Cadastrado: 13-janeiro 04

Postou 11 janeiro 2006 - 09:38

o e-mail q recebi foi esse

Atenção - Por Favor, divulguem !!!!

Meu nome é Giana, tenho um filho de 5 anos e crianças que freqüentam a minha casa!!!
Essa era a nossa gatinha Yoli, ela tinha 11 meses, e era um bichinho muito querido por nós.

Ela apareceu morta misteriosamente, sem nenhuma doença aparente no domingo dia 27/11/2005.
Não conformados, levamos ela para realizar uma autópsia em uma clínica de patalogia especializada. Para nossa surpresa, a patologista nos informou que a hipótese de doença estava totalmente descartada, inclusive as doenças microscópicas, e confirmou que ela havia sido intoxicada por alguma substância letal. Perguntei à ela, se poderia ter sido alguma planta que ela poderia ter ingerido.
A Dra. me informou que existe uma planta ornamental que causa intoxicação em seres vivos, chamasse Oleandro, e possui uma flor, normalmente rosa (pode ser outras cores).
Para minha surpresa, na quinta-feira, dia 24/11/2005, 4 dias antes da morte de nosso bichinho, eu havia comprado na Feira Modelo de minha rua, uma flor com essas características, por R$ 0,60 centavos. Feira essa, fiscalizada e autorizada pela SMIC, Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Sentei no computador e comecei minha pesquisa pelo nome da planta (que realmente era a mesma que eu havia comprado!), e veja o que descobri:

Estas são as fotos da aparente florzinha inofensiva:

*Outros nomes populares: espirradeira, oleandro, flor-de-são-josé, loureiro-rosa e loandro-da-índia
*Constituintes Químicos: oleandrina, neriantina
*Contra Indicações: tóxica, uma única folha pode causar envenamento.
*Parte Tóxica: Toda planta, mesmo depois de morta.
*Dose Letal: 0,18 g da planta pode causar a morte de um homem de 80 Kg.
*Sintomas da Intoxicação: dores abdominais, pulsação acelerada, diarréia, vertigem, sonolência, naúsea, vômitos, coma e morte. Os sintomas podem ocorrer várias horas após a ingestão

Obs: Cerca de 15-20 g, pode matar um bovino ou um eqüino. Existem casos registrados de morte de humanos em decorrência de intoxicação.

Por favor, divulguem para o máximo de pessoas possíveis, porque hoje foi nosso bichinho de estimação, amanhã não sabemos quem poderá ser vítima da inofensiva florzinha de R$ 0,60 centavos...E cuidem o que levam para suas casas, as crianças e animais são os principais alvos de acidentes.

Obrigada.

Giana Guimarães

CLIQUE AQUI
0

#8 Membro offline   Renato Ferreira - Jundiaí 

• Manda qq uma que eu respondo
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 10-janeiro 04

Postou 11 janeiro 2006 - 09:53

De vez em qunado vou atrás desses e-mails de alerta, e em todas as vezes era mentira deslavada. Aí faço questão de responder para os amigos e parentes que insistem em me mandar essas baboseiras.

Esse eu recebi e deletei sem ler.

As coisas que eu como que foram plantadas em casa são frutas e ervas aromáticas. Ah, e a mandioca, que deve ficar boa daqui a uns 3 ou 4 meses...

Plantei a mandioca lá no fundo do quintal.

EI, ESTOU FALANDO DAQUELA PLANTA, CUJA RAIZ É COMESTÍVEL, TÁ?
Felicidade existe sim, mas nós não a encontramos
Porque está sempre apenas onde a pomos
E nunca a pomos onde nós estamos.
(Vicente de Carvalho)

Na vida, devemos ser como o sândalo, que perfuma a lâmina que o fere.
0

#9 Membro offline   wguerreiro 

Postou 11 janeiro 2006 - 11:28

Renato Ferreira - Jundiaí, em 11 Jan 2006, 10:53 am, disse:

De vez em qunado vou atrás desses e-mails de alerta, e em todas as vezes era mentira deslavada. Aí faço questão de responder para os amigos e parentes que insistem em me mandar essas baboseiras.

As coisas que eu como que foram plantadas em casa são frutas e ervas aromáticas. Ah, e a mandioca, que deve ficar boa daqui a uns 3 ou 4 meses...

eu tb recebi esse e-mail. juro q não o li totalmente, deletei antes.

o caso até pode não ser real. mas q a planta é tóxica, ah isso é.

e creio q sirva de alerta mesmo, já q muita gente até cultiva a planta ou tem em um jardim perto de casa, sem saber do perigo.

0

#10 Membro offline   Severo-Severo 

• Cadastrado: 03-fevereiro 05

Postou 11 janeiro 2006 - 01:16

wguerreiro, em 11 Jan 2006, 10:06 am, disse:

Msrezende, em 10 Jan 2006, 11:49 pm, disse:

:D

isso é crime, pela Lei de Crimes Ambientais!!! :D taca fogo e diz q foi acidente, de repente a fumaça não é tão tóxica e pode proporcionar outros efeitos, digamos q "libertadores" pra uma mente estressada, AROMATERAPIA, essas coisas :click:

brincadeira hein

agora sério: se não tiver crianças ou animais q porventura possam tentar se refastelar com um banquete de espirradeira, não ranca não.

acho até uma planta bem vistosa, por isso é tão usada no paisagismo popular.

é q nem aquela espada-de-são-jorge ou espada-de-ogum, super venenosa, mas em casa sempre teve e tomei uns tapas qd era guri antes mesmo de tentar pegar nela! questão de educação só. :rofl2:

Se vce quer ser pai, arranque logo, ou ponha fogo, como sugeriu o Guerreiro, aliás, você só pensa naquilo menino ?? :D
Tás de sem-vergonhice aí é ?? B) B)
Abraço :D
Educação, honestidade e amizade, eu quero !
Ah sim, o filme acaba, na foto 36
0

#11 Membro offline   Severo-Severo 

• Cadastrado: 03-fevereiro 05

Postou 11 janeiro 2006 - 01:29

Renato Ferreira - Jundiaí, em 11 Jan 2006, 10:53 am, disse:

Se eu estivesse aí em Jundiaí, com esse quintalzão bacana, essas arvores grandonas, eu colocava uma rede bem gostosa e plantava mandioca todos os dias, a minha mulher ia adorar.... :rofl2: :click:
Um abraço B)

Severo B)
Educação, honestidade e amizade, eu quero !
Ah sim, o filme acaba, na foto 36
0

#12 Membro offline   Msrezende 

Postou 13 janeiro 2006 - 01:26

Poxa, que perigo essa planta...
Abracos,
Marcelo S. Rezende

FORUM
0

#13 Membro offline   Mad Rabbit 

• Caramba, daqui a pouco enjoam de mim
  • PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 27-maio 05

Postou 13 janeiro 2006 - 06:36

Eu também deleto sem ler este tipo de email... 99,9% é tudo mentira...

Esta planta é venenosa sim, assim como a Lantana camara, uma florzinha de jardim muito bonita e comum, e deve ser evitada nos jardins de pessoas com filhos pequenos e/ou com animais domésticos.

Abraços,
0

#14 Membro offline   Msrezende 

Postou 13 janeiro 2006 - 06:38

Acho que devemos acabar com esta e todas as plantas que podem matar!
Abracos,
Marcelo S. Rezende

FORUM
0

#15 Membro offline   es3vam 

• Já tou começando a responder
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 26-setembro 05

Postou 13 janeiro 2006 - 06:45

Cara, meu cachorro acabou com um jardim inteiro de espada de são jorge.... mascava como se estivesse chupando cana... :click: a raiz, ele gostava tanto, que até deu vontade de experimentar...... e tá vivinho da silva..... acho que isso é outro mito, como o da manga com leite....
Estevam
estevam.estevam@gmail.com

“Tudo o que olhamos com o olhar apaixonado
nos devolve um olhar íntimo.” (Bachelard)
0

#16 Membro offline   Ronie 

• Manda qq uma que eu respondo
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 24-fevereiro 04

Postou 13 janeiro 2006 - 07:09

Msrezende, em 13 Jan 2006, 07:38 pm, disse:

Prante frores de prástico :rofl2:
"Bom de briga é aquele que cai fora" - Adoniran Barbosa
0

#17 Membro offline   wguerreiro 

Postou 13 janeiro 2006 - 08:04

es3vam, em 13 Jan 2006, 07:45 pm, disse:

é q nem aquela espada-de-são-jorge ou espada-de-ogum, super venenosa, mas em casa sempre teve e tomei uns tapas qd era guri antes mesmo de tentar pegar nela! questão de educação só.  :rofl2:

Cara, meu cachorro acabou com um jardim inteiro de espada de são jorge.... mascava como se estivesse chupando cana... B) a raiz, ele gostava tanto, que até deu vontade de experimentar...... e tá vivinho da silva..... acho que isso é outro mito, como o da manga com leite....

:click:

será q bateu-onda no seu cão? B)

bem, pode até nem ser mesmo venenosa. conheço muito de planta mesmo, principalmente ornamental.

tb suspeito q possa não ser. em coloração se assemelha bastante à "comigo-ninguém-pode", talvez venha daí o mito!

comigo-ninguém-pode

caro Msrezende,

é no mínimo ingênuo tal tentativa. principalmente por se tratarem de plantas ornamentais, há quem as prefira ao invés de ter um cachorro ou uma criança.

inclusive diversos fármacos provém de plantas ou recursos animais tidos como venenosos. a exemplo da coca, de onde se extraem analgésicos e o veneno da cascavel e jararaca, de um é fabricado um adesivo biológico e do outro um anti-coagulante poderoso.

0

#18 Membro offline   wguerreiro 

Postou 13 janeiro 2006 - 08:06

FIOCRUZ

mais um link q achei interessante

0

#19 Membro offline   es3vam 

• Já tou começando a responder
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 26-setembro 05

Postou 13 janeiro 2006 - 08:16

é Wagner, acho que matou a charada: a comigo-ninguém-pode é que é a braba... por associação, passou a má fama pra coitada da espada (tão gostosa!!!! ......risos)
Estevam
estevam.estevam@gmail.com

“Tudo o que olhamos com o olhar apaixonado
nos devolve um olhar íntimo.” (Bachelard)
0

#20 Membro offline   Msrezende 

Postou 14 janeiro 2006 - 12:00

wguerreiro, em 13 Jan 2006, 09:04 pm, disse:

es3vam, em 13 Jan 2006, 07:45 pm, disse:

é q nem aquela espada-de-são-jorge ou espada-de-ogum, super venenosa, mas em casa sempre teve e tomei uns tapas qd era guri antes mesmo de tentar pegar nela! questão de educação só.  :rofl2:

Cara, meu cachorro acabou com um jardim inteiro de espada de são jorge.... mascava como se estivesse chupando cana... B) a raiz, ele gostava tanto, que até deu vontade de experimentar...... e tá vivinho da silva..... acho que isso é outro mito, como o da manga com leite....

:click:

será q bateu-onda no seu cão? :D

bem, pode até nem ser mesmo venenosa. conheço muito de planta mesmo, principalmente ornamental.

tb suspeito q possa não ser. em coloração se assemelha bastante à "comigo-ninguém-pode", talvez venha daí o mito!

comigo-ninguém-pode

caro Msrezende,

é no mínimo ingênuo tal tentativa. principalmente por se tratarem de plantas ornamentais, há quem as prefira ao invés de ter um cachorro ou uma criança.

inclusive diversos fármacos provém de plantas ou recursos animais tidos como venenosos. a exemplo da coca, de onde se extraem analgésicos e o veneno da cascavel e jararaca, de um é fabricado um adesivo biológico e do outro um anti-coagulante poderoso.

B)
Abracos,
Marcelo S. Rezende

FORUM
0

Compartilhar este tópico:

• 2 Páginas +
  • 1
  • 2
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)