Brfoto - Fórum de fotografia: foto de passaro raro, chamado URUTAL - Brfoto - Fórum de fotografia

Ir para

ATENÇÃO:

A partir de agora, as regras 1.1, 1.2, 1.3, 1.4 e 1.7 serão seguidas a risca. Não haverá mais tolerância por parte da administração. Se você é usuário novo e ainda não conhece as regras deste fórum, clique aqui.
  • 3 Páginas +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Novo tópico
  • Responder

foto de passaro raro, chamado URUTAL somente um foto mas tenho mais dele.

#41 Membro offline   Rommis 

• Um dia eu posto mais do que o admin
  • PipPipPipPip
  • Grupo: Membro +
  • Cadastrado: 27-junho 05

Postou 02 janeiro 2008 - 05:29

Pra quem quiser ver a cara do bicho:
http://images.google.com.br/images?q=uruta...sa=N&tab=wi
Várias coisas, inclusive fotos.
rommis.wordpress.com
0

#42 Membro offline   sandrinharibeiro2009 

• Cheguei agora
  • Pip
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 24-junho 09

Postou 24 junho 2009 - 11:07

Ver postKlaus Liebert, em 28 Jan 2006, 09:15 PM, disse:

A melhor de todas foi sem duvida a segunda. É realmente um bicho muito interresante, eu ate agora nao consegui identificar direito a cabeca, o bico, nem pra que lado ele estava olhando. Voce disse que ele dorme de dia, nesta foto ele estava dormindo?

Eu diria ate que esta segunda ja daria pra ampliar e por na parede. Talvez voce ate tenha alguma outra foto que julgue mais bonita para ir pra parede, mas na certa que esta é bem diferente e interessante.

O bom nisso é que quando vem aquela visita sem graca, que voce nem queria receber, sabe, aquele cara sem assunto mesmo, ele vai perguntar sobre a foto e ai ja da um assunto para pelo menos meia hora. Pode salvar o seu jantar.

abraco.

Postei foto de urutal que pousou no meu jardim.... dá prá se ver bem legal o bico o olhinho fechado.... sim dorme o dia inteiro... abraços

Imagem(ns) anexa(s)

• Imagem anexa: monthly_06_2009/post-15598-1245852458.jpg

0

#43 Membro offline   sancast 

• Já tou começando a responder
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 20-abril 08

Postou 24 junho 2009 - 06:26

Acho esse pássaro muito maneiro.

Uma vez um índio me contou uma lenda do povo dele, sobre esse pássaro. Bem interessante, mas não lembro direito. :rofl2:
0

#44 Membro offline   Caires Duarte 

• Cheguei agora
  • Pip
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 30-novembro 08

Postou 24 junho 2009 - 07:52

Eu tambem tenho uma foto do Urutal com filhote,a foto não esta muito boa mas pra mim valeu o regitro.
Imagem
Caires Duarte
0

#45 Membro offline   RuySalaverry 

• Manda qq uma que eu respondo
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 13-junho 05

Postou 25 junho 2009 - 01:16

Ver postdalcio, em 28 Jan 2006, 05:10 PM, disse:

olhem a foto deste passaro chamado URUTAL ou MAE DA LUA, ele é rarissimo de encontrar. Principalmente porque come a noite e dorme de dia... sentado na ponta de um galho se camuflando com a arvore... seus olhos mesmo fechados lhe permite enxergar graças a uma membrana que se abre na palpebra...
muito legal...

Não é tão raro assim. Pelo que parece é um Mãe da lua / Common potoo (Nyctibius griseus). O termo e inglês fala tudo. É o mais comum e de mais ampla distribuição dos Urutaus. Veja a sua distribuição e registros neste link http://www.wikiaves.com.br/mae-da-lua.
Já se fosse o Mãe da lua pardo (Nyctibius aethereus) realmente seria uma ave rara. No Estado do Rio só há um registro conhecido. Veja em http://www.wikiaves....ae-da-lua-parda

Tenho um artigo em PDF sobre o registro dele no RJ e se alguém quiser posso enviar.

Noutro dia no PNT, logo após anoitecer ouvi claramente a voz de dois "conversando" bem próximos de mim, mas sem lanterna não pude confirmar o registro. O canto deles é bem característico e tem um ruuuááááuuuuu bem alto e inconfundível.

O Murucutú de barriga amarela (Pulsatrix koeniswaldiana) tem uma segunda voz semelhante e pode se confundir um com o outro e o Murucutú é comum no PNT. Quando ando a noite por lá sempre os ouço.

Mas de qualquer forma é um registro bem interessante.

Parabéns!!!
0

#46 Membro offline   RuySalaverry 

Postou 25 junho 2009 - 02:30

Outro detalhe: Ele vê com as pálpebras fechadas não é por causa da mambrana nictitante mas graças a duas pregas que tem e que mantém sempre dois pequenos orifícios, como um ôlho mágico que lhes permitem olhar em duas direções sem abrir as pálpebras. Eles deveriam receber a patente do ôlho mágico.
A membrana é proteção para vôo e para caçar. Na hora que ele poderia ferir sua vista ele a recobre com a dita membrana o que dá uma visão distorcida mas mantem a integridade de sua vista.
0

#47 Membro offline   .kavoo. 

• PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 03-agosto 04

Postou 25 junho 2009 - 09:02

Urutau não é com U?

Também tive a oportunidade de fotografar um:

Imagem

Imagem

Imagem
:: Heider Torres
Minhas fotos: flickr

Imagem

Imagem

Kavoo veste: bermudão e chinelo.
0

#48 Membro offline   RuySalaverry 

Postou 25 junho 2009 - 09:39

Ver post.kavoo., em 25 Jun 2009, 09:02 AM, disse:

Urutau não é com U?

Também tive a oportunidade de fotografar um:

Imagem

Imagem

Imagem

Chega a ser ingênuo confiar tanto no seu mimetismo mas para a maioria dos animais serve e imóvel passa despercebido.

Onde fez esta foto? Estou achando que este é o Mãe da lua pardo e bem mais raro. Põe lá no Wikiaves. Se for o que suspeito lá só há uma de todo o Brasil.
http://www.wikiaves....ae-da-lua-parda

Abraço
0

#49 Membro offline   .kavoo. 

• PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 03-agosto 04

Postou 25 junho 2009 - 10:09

Tirei aqui no interior do Pará, Capitão Poço.
:: Heider Torres
Minhas fotos: flickr

Imagem

Imagem

Kavoo veste: bermudão e chinelo.
0

#50 Membro offline   RuySalaverry 

Postou 25 junho 2009 - 06:46

Ver post.kavoo., em 25 Jun 2009, 10:09 AM, disse:

Tirei aqui no interior do Pará, Capitão Poço.

Posta lá no Wiki Aves http://www.wikiaves.com.br/ pois me parece que é a parda e realmente uma espécie mais rara.

Abraço
0

Compartilhar este tópico:

• 3 Páginas +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Novo tópico
  • Responder

2 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 2 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)