Brfoto - Fórum de fotografia: ORÇAMENTO FOTOGRAFICO - Brfoto - Fórum de fotografia

Ir para

ATENÇÃO:

A partir de agora, as regras 1.1, 1.2, 1.3, 1.4 e 1.7 serão seguidas a risca. Não haverá mais tolerância por parte da administração. Se você é usuário novo e ainda não conhece as regras deste fórum, clique aqui.
  • 2 Páginas +
  • 1
  • 2
  • Novo tópico
  • Responder

ORÇAMENTO FOTOGRAFICO Como e quanto cobrar???

#1 Membro offline   epassarin 

• Estou viciado nisso aqui
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Membro +
  • Cadastrado: 29-julho 04

Postou 19 agosto 2004 - 09:28

:post: Quanto ao titulo o que eu gostaria de saber de voce é o seguinte:

Uma pessoa liga pra voce e diz:
"Preciso de 5 fotos tamanho 15x21cm que é para levar para o meu cirurgiao plastico, quanto voce cobra por isso?"
Como passar um orçamento desses:
A pessoa mora a 15km de casa, isa e volta 30km, mais gastos para levar o resultado final pra ela ida e volta, mas filme, revelaçao e ampliação.

Se eu estiver muito fora do preço quero que voce me alertem se muito elevado ou baixo demais ok?

Bom custo de combustivel + material + depreciação de equipamentos + atendimento de 1ª + as 5 fotos 15x21cm

Total R$ 425,00 media de R$ 85,00 por foto

É isso que se costuma cobrar? Penso que cobrei barrato.

Como voces costuma cobrar seu serviços e como fazem as formas de pagamanto?

Simposios, comgressos, acompanhamento de uma pesquisa, palestras e eventos empresariais, quanto se cobra e qual o minimo de foto para se fazer?

Como e quanto costuma cobrar esses serviços. E forma de pagamento, como fazem?

Um casamento de 30 fotos 20x25cm qual o preço justo pra se cobrar?
Como deve ser feito o calculo?
Qual a forma correta de passar o orçamento?
No caso de uma empresa, como fazer para pega-la como cliente?
Deve-se cobrar mais barrato?

Um book por exemplo envolve produçao que pode ser paga pela modelo a parte ou embutida no preço total.
Quanto se cobra e como? Qual um minimo de foto a se fazer?
O que se oferece para esse trabalho.

Se para um book cada foto sai em media por R$ 80,00 24x30cm uma media de 10 fotos dá 800,00 fora a maquiagem e o cabelo, pelo menos esse é meu preço, nao sei o de voces.

entao pessoal, que tal cada um compartilhar um pouco de seu conhecimento com o restante do forum, vou deixar a minha sugestão:

"Book foto em studio e externas
240 fotos - 150 P&B e 90 Color e impressa em contato para visulização ou para quem notebook escaneia-se a foto e faz uma boia apresentaçao com musica do gosto da modelo ou de quem vai escolher as fotos, ajuda a convencer mais, fiz isso em CD uma vez mas fica chato utilizar o PC do cliente, o certo e um Notebook ou simplesmente leva os contato para escolher junto da modelos, lá o fotografo deve ajudar a escolher, nao é somente o que a modelo quer, afinal é um trabalho seu que estará circulando e se a modelo escolher uma foto que cause menos impacto, voce tambem perde ponto"

12 Fotos 24x30 cm em Portifólio personalizado encontrado em muitos lugares em SP, no interior nao sei, faz uns 2 anos que nao faço um book

Preço final das fotos no portifólio - R$ 840,00- media de R$ 70,00 por foto
Custo de tudo: R$ 340,00 aproximadamente.
Forma de pagamento: 2 vezes - Entrada e cheque para 35 dias ou
3 vezes - 50% para agendar a data e o
restante dividido em duas vezes,

Cabelo, maquiagem: hoje em torno de uns 100,00
forma de pagamento: a combinas (pode ser acrecentado no valor do book ou cobrado a parte.

Sendo assim, total de R$ 940,00
Se a moça pedir um compositer, veja quanto ela vai querer, dependendo da quantidade compensa fazer numa grafica.
Se for ate uns 50 compositer, ai voce faz a arte no photoshop e imprime como fotografria: tamanho do fotocompositer 15x21. Deve conter os dados da modelos no rodapé e contato com ela.
Valor por compositer: R$ 12,00 Total R$ 600,00

Bom espero que voce possam ajudar o pessoa que esta começando tambem, sei que tem bons profissionais aqui e que podem ajudar a todos'.
Vamos colaborar com algum conhecimento, passando o que fazem de diferente para atrair seus cliente.
Em epoca das vacas gosdar eu confeccionava uma mini cesta de café da manha e enviava para casa da pessoa com uma foto dessa possoa com informaçoes sobre o escritorio e parabenizando pelo aniversário.
Saia em torno de R$15,00, mas vc prorpio comprando os materiais e confeccionando.
Pode ter certesa que quando essa pessoa casr ou ter filho nao vai se importar em pagar um pouco mais pra voce pela cortesia feita todos os anos com ela.

Bom, essa é minha deixa, espero que todos possam ajudar um pouco, ate os que trabalham em areas paralelas a fotografia podem deixar suas sugestao, como restauraçao de imagens, manipulaçao, cartoes de visita fotografico e em CD etc etc.

Vamos nos unir nessa pessoal. :banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :paz: :paz: :paz: :paz: :paz: :paz: :paz:
0

#2 Membro offline   Santello 

• Sou completamente Louco pelo Brfoto
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 26-março 04

Postou 19 agosto 2004 - 10:03

xiiiiiiii... vai começar tudo denovo..... :banana: :paz: :banana: :banana: :banana:

ou será que dessa vez sai alguma coisa? :post: :banana:
a ávore símbolo do Brasil deveria ser o Ipê... afinal, é o que mais a gente tem aqui: IPtu, IPva, IPmf, IPi...

Imagem
0

#3 Membro offline   epassarin 

Postou 19 agosto 2004 - 10:12

Nao é bem começar tudo de novo.
Aqui cada um vai colocar o faz e doar um pouco da forma que trabalha co cliente e passa orçamento, quero deixar claro que esse post nao é para discutir preços e gerar confusao entre nós.

''E somente para aqueles que querem colocar aqui sua contribuiçào para quem esta começando, por que todos sabemos que quando começamos algo a maior dificuldade é de se chegar num preço, por base nisso as pessoas vão tentar chegar num contesto"

Eu coloquei como eu cobro e quanto eu cobro, nao quero saber se voce cobra menos ou mais, so montei esse topico para servir de referencia para quem esta começando, por isso que peço que mencione se esta começando e se faz tempo que trabalha nessa area"

é so uma ajudinha pra quem esta iniciando pessoal, tomará que nao vire discusão de preços de fotografia.

eu so aproveitei no inico pra saber se esta dentro ou fora do preço da maioria. Responde quem quer.

Valeu pessoal

Abraços
0

#4 Membro offline   Santello 

• Cadastrado: 26-março 04

Postou 19 agosto 2004 - 10:27

sim, sim... :banana:

na verdade eu nem posso colaborar muito pq nem comecei ainda! nunca fiz nada cobrando :post:... e vc não tem ideia do quanto eu torço p/ que saia um resultado legal nesse post... já que eu tb estou comecando e não tenho noção de valores... aliás, os valores que vc colocou ME PARECERAM bastante coerentes... mas eu não tenho absolutamente nenhuma base/condição p/ concordar nem p/ descordar...

mas, infelizmente, não foi o que aconteceu esses dias aqui num post sobre casamento :banana:

tomara que agora saia um resultado legal! :banana:

[]'s

Edu
a ávore símbolo do Brasil deveria ser o Ipê... afinal, é o que mais a gente tem aqui: IPtu, IPva, IPmf, IPi...

Imagem
0

#5 Membro offline   epassarin 

Postou 19 agosto 2004 - 11:00

Me lembro desse post, acabou virando uma guerra no forum.
Gostaria muito que esse nao se tornasse isso, é um post apenas pra ajudar os que estao iniciando, dar uma base de preço, por isso seria bom a localizaçao geografica de cada uma, para que as pessoas tivessem noção de preços de sua regiao.

Eu moro no interior do estado de SP, cidade de 400.000 habitantes onde as pessoas costuma muito ver preço ao invés de qualidade.
Sou de Piracicaba/Interior de SP, so pra se ter uma noção.

Aqui tem pessoas que cobram até R$ 400,00 ma acho que há cliente pra todos os niveis, respeito apesar de discordar, muitas vezes a pessoa esta começando. Um book como o que citei no inicio eu cobrava em torno de R$ 500,00 e nao ganhava quase nada.
Vai de cada um, por isso gostaria muito que cada um respeitasse o valores dos trabalhos sugeridos aqui nesse post, afinal cada um sabe o valor do seu trabalho.
Alguns podem achar absuradamente caros ou absurdamente baratos e ha os que concordam, portanto pessoa, por favor, vamos evitar de um tacar o pau no outro, vamos agir como foristas céticos, cada um na sua passando seus ensinamentos aos que estao iniciando.

Eu poderia citar casamento, mas nao me dei muito bem nessa area aqui na minha cidade. Publicidade tambem pra mim foi em vao.
As aparece um ou outro, mas deixo claro que nao é minha especialidade e até indico amigos que fazem esses serviços, acho mais justo, mas tambem se esta començando tem que fazer um pouco de cada por um tempo para definir relamente o que quer seguir.
Pode ser que voce curta casamentos e nao goste de publicidade, poder sr que goste de jornalismo e nao de arte e assim por diante.
Portanto pessoa, apenas colaborem, nao vamos tranformar esse poste em uma guerra de foristas, afinal estamos entre amigos que tem em suas vidas algo em comum: "A paixao pela fotografia".

O que eu gostaria é que esse forum sirva de referencia de preços, de como negociar, de como atrair o cliente, como cobrar, que argumentos usar para fechar o négocio, etc etc e evitar brigas entre nós.

No que ue puder ajudar, estare a disposição. O que faço é apenas retribuir um grande amigo que me ensinou e me incentivou a parar com foto social e partir para reportagens de viagens.

Espero ser compreendido por todos..
Valeu pessoal!!!!
Abraço a todos.
0

#6 Membro offline   nhcotrim 

• Grupo: Moderador-Geral
  • Cadastrado: 13-abril 04

Postou 20 agosto 2004 - 09:05

Santello, em 19 Aug 2004, 10:03 pm, disse:

xiiiiiiii... vai começar tudo denovo..... :banana: :paz: :banana: :paz: :banana:

ou será que dessa vez sai alguma coisa? :post: :banana:

KKKKKKK :paz: :banana: :paz:
Pensei a mesma coisa!!!!

Epassarin,
Pessoalmente achei caro esse servico, por 4 fotos pra uso simplesmente medico. E olha que eu fui um dos que defendi o casamento de 2000. Mas ela poderia ter feito pessoalmente, entao... Mas o negocio e: tanto faz 4 fotos pra book, como 4 fotos pra carteira, o trabalho que voce teve foi o mesmo, entao... Se esse e o seu preco normal, entao foi o certo.
"Obrigado meu Deus, por este momento livre e vagabundo onde posso beber com meus amigos.
Que nossos filhos tenham pais ricos e mães gostosas.
Que nossas mulheres e nossas amantes nunca se encontrem,
Se se encontrarem que se tornem amigas,
Se se tornarem amigas, que não armem conchavos contra nós.
E que os que forem melhores que nós, morram!!!"
Imagem
0

#7 Membro offline   Msrezende 

• Cadastrado: 17-fevereiro 04

Postou 20 agosto 2004 - 10:06

Imaginemos uma situacao destas: A cliente acha 425,00 um roubo e nao quer o servico... O fotografo abaixa o preco, pra tentar nao perder o servico... Que impressao isso pode passar para este cliente?
Quer dizer entao o preco estava mesmo alto? pensa o cliente...
Ou nao, Ah ele foi maneiro e me deu um desconto camarada...

Como ficamos?
Abracos,
Marcelo S. Rezende

FORUM
0

#8 Membro offline   Wagner Paulo 

• Eu pergunto muito
  • PipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 12-junho 04

Postou 20 agosto 2004 - 10:15

Passarin, só vou te passar uma experiência curiosa:
Um dia um médico pediu um orçamento para fotografar 6 vacas dele no pasto.
Eu avaliei a ida/volta, mais estadia (que ele me ofereceu na fazenda, mas não aceitei), mais trabalho, mais etc.
Cobrei 300 por cada foto. Fui no consultório dele entregar o orçamento morrendo de medo dele brigar por estar caro... sabe o que ele respondeu? NOOOOSSA! Só isso? pensei que fosse bem mais caro...
Peguei o serviço e ele pagou.
Portanto saiba que vc sempre será surpreendido na vida.
E que todo mundo TEM DINHEIRO PARA FAZER AQUILO QUE QUER!
Devemos sempre compartilhar nossos conhecimentos. É uma forma nobre de alcançar nossa imortalidade! (WP)
0

#9 Membro offline   samuel_duarte 

• Um dia eu posto mais do que o admin
  • PipPipPipPip
  • Cadastrado: 24-fevereiro 04

Postou 20 agosto 2004 - 10:17

nhcotrim, em 20 Aug 2004, 09:05 am, disse:

... Mas o negocio e: tanto faz 4 fotos pra book, como 4 fotos pra carteira, o trabalho que voce teve foi o mesmo, entao... Se esse e o seu preco normal, entao foi o certo.

:post: :banana: :banana: :banana: :paz: Aí eu concordo plenamente. Não vou opinar sobre estar barato ou caro, pelo fato de que moro em Macapá-AP e a realidade aqui é totalmente diferente, mas de qualquer forma concordo mesmo. Se esse é seu preço, tem que ser pra qualquer tipo de foto, desde que não saia em capa de revista, jornal ou por ai vai com o intuito de promover um produto ou pessoa, ai nesse caso a coisa muda. Só pra terminar, nhcotrin :banana: :banana:
0

#10 Membro offline   Elder 

• Cadastrado: 14-fevereiro 04

Postou 20 agosto 2004 - 10:35

Dando novamente minha opinião conforme fiz no posto sobre casamento...Durante aquela discussão toda eu pesquisei e encontrei uma tabela utilizada em São Paulo (estava desatualizada, mas bastaria aplicar as correções devidas de inflação, etc. e para outros estados considerar algum desconto pois o custo de vida em SP é alto) e esta tabela contina preços para casamento, fotojornalismo, etc.
Na verdade serviu para comprovar o preço e a forma que eu calculei pois bateu com minha proposta de preço básico para casamentos. Variava de 500 a 900 Reais, dependendo do tamanho e quantidade de fotos.
Como eles chegaram a este preço:
- Estabeleceram um ganho médio de R$2500 por mês para um número limitado de saídas. Obviamente quem sair mais ganharia mais.
- Consideram os custos fixos (revelaççao, filmes, etc), as horas de trabalho, depreciação de equipamentos, etc.

Minha intenção naquele post foi a mesma sua epassarin. Minha idéia era ter um preço médio a ser cobrar por serviço (no caso casamentos). Obvio que muitos aqui cobrariam mais ou menos, de acordo com sua experiência, etc. Fiquei desapontado com muitos aqui (inclusive vc que fez um comentário muito mal educado) pois além da minha proposta concreta só houve uma outra proposta de outro forista, ou seja, as pessoas preferiram me atacar a discutir concretamente um assunto de interesse para muitos aqui. O objetivo de qq forum é discutir idéias e não atacar. As pessoas que me atacaram ao invés de serem grossos e mal educados tinham que propor idéias, diferentes das minhas, mas propor algo concreto. Só assim que a discussão evolui para algo concreto e útil.

Espero que este post siga o caminho que o outro deveria ter seguido. Para isso tem que haver propostas concertas e não ataques.
Elder Vieira Salles
---------------------
Fotos: http://www.shutterst....mhtml?id=54259
Equipamento: Nikon D60 e Fuji F30
0

#11 Membro offline   Wagner Paulo 

• Eu pergunto muito
  • PipPipPipPipPipPip

Postou 20 agosto 2004 - 11:08

Elder, em 20 Aug 2004, 10:35 am, disse:

O objetivo de qq forum é discutir idéias e não atacar.
Espero que este post siga o caminho que o outro deveria ter seguido. Para isso tem que haver propostas concretas e não ataques.

Elder,

Desde aquela época que o Epassarin entrou no fórum, eu tbm fiquei chateado com a forma que ele referiu a vc.
Mas como a vida é feita de flexibilidade eu já o perdoei, inclusive entrando nos seus debates sem a menor mágoa.
Ainda bem que somos assim, cheio de dúvidas e cheios de soluções e temos a íncrivel capacidade adaptação. Vê se não some, viu?

Epassarin, quanto à valores, acho que se fosse no meu caso a sua própria sugestão está muito boa.
Vale avaliar, se o que vc já investiu em si, paga uma parcela do que vc cobra.
Outro dia estava vendo um livro e só não comprei porque estava caríssimo para mim (515,00 na feira!!!) mas se eu tivesse comprado (ou melhor, investido) eu teria que "tirar" isso com meus novos orçamentos...
Belezzz???
ABs, Wagner
Devemos sempre compartilhar nossos conhecimentos. É uma forma nobre de alcançar nossa imortalidade! (WP)
0

#12 Membro offline   Elder 

Postou 20 agosto 2004 - 11:34

Claro Wagner,

Eu inclusive já participei de posts dele e dos demais...Minha participação no forum não mudou por causa disso...Continuei a postar e fazer comentários que julgo importantes para o forum. O que mudou em mim foi a avaliação que eu tinha do comportamento do forum, que acho que deve ser mais discussão de idéias, sem as pessoas ficarem com "medo" de se expressar. Acho que isso acontece aqui,e o forum perde em qualidade de discussão (não em refiro ao nível técnico das pessoas aqui, isso é indiscutível, aqui tem muita gente que conhece bastante do asunto).
Por ex, pouca gente no post de casamentos se prontificou a dizer qtt cobra. Será que não tem ninguém aqui que trablha com isso ou ficou com receio de ser "bombardeado"???
Quando há um tema pólêmico as pessoas ficam com medo de se expressar. Eu pouco me importo com isso. Me expreso quando julgo capaz de ne expressar, sem me interessar se estou contra ou a favor de alguem. Isso que faz a discussão crescer em qualidade.
Elder Vieira Salles
---------------------
0

#13 Membro offline   Msrezende 

Postou 20 agosto 2004 - 12:42

E a minha questao?
Abracos,
Marcelo S. Rezende

FORUM
0

#14 Membro offline   Wagner Paulo 

• Eu pergunto muito
  • PipPipPipPipPipPip

Postou 20 agosto 2004 - 02:40

Msrezende, em 20 Aug 2004, 12:42 pm, disse:

E a minha questao?

Mr rezende,
Comércio é comércio. E não tem nada de pensar no que o outro vai pensar de vc.
Outro dia reclamei dentro da Mc'Donalds da quantidade de cheddar que veio dentro do nº4, eles me deram na hora outro com três vezes mais cheddar. Voltaram atrás e negociaram o que eu achava injusto.
Portanto, não tem problema nenhum vc recuar um pouco de vez enquanto...
Sempre insisto na flexibilidade!
Abs.
0

#15 Membro offline   Elder 

Postou 20 agosto 2004 - 03:26

Rezende,

Aí cabe analisar cada situação. Se vc acha que é vantajoso reduzir o preço deste serviço para ganhar este cliente, com a idéia de que ele possa te oferecer mais serviços no futuro, acho vantajoso. Mas obviamente não se pode reduzir muito o preço senão o cliente vai achar que vc estava cobrando alto demais. Acho viável reduzir sem perder lucro. Pra isso vc deveria saber o custo de sua hora de trabalho, custos fixos, etc.

Mas se a cliente achou um roubo provavelmente o preço pedido estava muito aquém do que ela espera pagar (nem vou entrar na discussão se é justo ou não, pois não importa nesta sua pergunta), neste caso só reduzindo muito que vai fazer com que a cliente mude de idéia, mas aí passa a ficar muito desvantajoso pra vc. Neste caso há duas hipóteses: ou vc está cobrando muito alto mesmo ou vc faz um trabalho que está aquém da capacidade da cliente em pagar. Vc que deve avaliar isso.
Elder Vieira Salles
---------------------
0

#16 Membro offline   epassarin 

Postou 20 agosto 2004 - 05:09

Wagner e Elder...

Peço desculpe, principlamente a vc Elder por aquela criticas mau educada, me lembro, mas acho que todos aqui tem o seu dia ruim, aquele dia que vc levanta com o pé esquerdo e na verdade é o dia que voce nao deveria nem sair de casa, pois e perigoso cair uma telha na sua cabeça (ou ficar dentro cair o ventilador) rsrsrs.. Naquele dia eu eu levantei daquele jeito, depois de um noite regada a vinho e queijo, veo a ressaca do dia seguinte e como se nao bastasse juntovieram o mau humor e falta de sorte.
Por coiscidencia naquele dia havia passado por uma dessas situações de preços baixo ou alto com uma amigo. (da onça).
Como nao tenho estudio e uma amiga queria um book com compositer e tudo que tinha direito, lembrei-me que por muito tempo emprestei a minha maquina, digamos uns 3 meses para esse amigo entre aspas, que um dia já fui sócio. Liguei pra ele, coo eu sempre retribuo favores que me fazem, pensei que todos fossem assim, mas a vida nos prega peças e acabei me decepcionando quando ele me disse: "Pra voce eu faço R$ 40,00" - Aqui esse preço é absurdo, sei que muitos vao discoradr de mim, mas optei por alugar um outro por R$ 15,00 a Hora ou R$ 50,00 1/2 periodo e por mais R$ 20,00 o cara alugava a medio formato dele que foi o que fiz. O estudio desse segundo é bem mais amplo e equipado e vc assume lampadas queimadas, algo que quebrar e pronto (ainda bem que nao querbou).
Agora vc podem esta questinando: "Porque ele nao foi no camarada dele? "
Garanto que nao foi pelo preço, teria pago, mas se tivesse feito pelo menos metade, afinal eu fiquei sem minha maquina durante 3 meses para ajuda-los, acho que o minimo de reconhecimento as vezes faz bem.
Fiz o book e nao cobrei por ser uma amiga minha de longas datas, a qual estava de mudança pra França para fazer uma pós graduação em economia. E como aqui ela é modelo, ia tentar umas agencia lá. Caprichei no book dela, tanto que ela esta numa das agencia proximade onde mora.

Resumindo: Eu estava meio irritado com essas coisas de preço alto e baixo etc etc e descarreguei em voces, me perdoem por favor. Sem ressentimento ok?

Quanto a questao do Rezende, penso eu o seguinte.
Eu podia ter recuado e negociado, mas insistiria no preço que havia passado antes. Como afirmando que meu trabalho vale isso pelo conhecimento que tenho. Outros tambem tem, mas muitos desses outros nao valorizam
Já aconteceu de eu passar um orçamento para cobrir um evento 03 dias por R$ 2.000,00 e o cara achar caro, etc etc etc e que eles dispunha de pouco dinheiro e o maximo que poderiam pagar era 1.500,00, pensei, pensei, pensei e fiz por 1.850,00 nao menos que isso. Ele aceitou e pagou como combinado. R$1.000,00 de entrada e um cheque para 30 dias. Na segunda entreguei-lhe o trabalho prontinho.
O mes passou e dois dias depois do deposito o cheque voltou. Protestei, e dai? to com o cheque protestado na mao de 850,00 e o cara ja nao mora mais aqui.
De qualquer forma teria tomado com 1.000,00 mas se eu passe o valor pra ele a 1.000,00 que daria pra fazer isso eu teria me ferado, pois elke me daria 50% de entrada e o restante depois.
Eu teria me ferado, pois so de custo foram 650,00 reais.

Bom, existem muitos casos e cada caso e um caso.

Muitas vezes temos que usar o instintopara se fechar um negocio.
E isso ai
0

#17 Membro offline   Elder 

Postou 20 agosto 2004 - 05:12

epassarin,

Sem problemas...isso acontece mesmo...
Elder Vieira Salles
---------------------
0

#18 Membro offline   epassarin 

Postou 20 agosto 2004 - 05:23

PREÇO QUE EU COBRAVA DE UM CASAMENTO.
OS ULTIMOS FORAM 1.000,00 E 1.200,00 NA EPOCA EM QUE JA ESTAVA PARANDO, AINDA FAÇO UM OU OUTRO, MAS É POR ESSE PREÇO 30 FOTOS 24X30 OU 40 FOTOS 20X30.

FAÇO DA SEGUINTE FORMA, SE ALGUE DISCORDAR COLOQUE COMO SUA FORMULA AQUI.

O MEU PREÇO FINAL É "CUSTO + 600,00"

Ou seja,

Para um casamento nao muito sofisticado façoas contas da seguinte maneira
2 filme P&B - 32,00
3 Filme Color - 36,00
1Slide para revelar em processo C-41 - 19,00

a presentaçào eu coloco duas opção, ou apresento em contato ou em tamanho 6x9 com borda.

Contato os filme acima ficaria uma media de R$ 54,00
Tamnho 6x9 com um album personalizado que crio no photosho a capa e uma amiga montava ele pra mim na seguincia passada: R$ 150,00

Ai vamos la nas ampliações:
30 imagens 24x30cm = 160,00
40 imagens 20x30cm = 100,00
Album encaderando de custo moderado - 120,00 montado
Combustivel - R$ 40,00 (roda-se pouco aqui na minha cidade)
Depreciação da maquina: costumo cobrar uma revisão: R$ 100,00

Ai cada um ve o tipo que vai fazer com contato ou com foto 6x9, tamnho 24x30 ou 20x30 sei la

Seguindo o exemplo do 24x30
Sairia um custo de: R$ 567,00 Arredondamos para R$ 600
O casamento sai por R$ 1.200,00 pagando 2 assitentes a R$ 30,00 cada
e voce tem um lucro medio entre 500,00 e 600,00 reais.

Vamos la pessoa.
O que voce faz e como faz pra atrais seu cliente, da uma dica pra turma ai.
Tudo é Valido
0

#19 Membro offline   Msrezende 

Postou 20 agosto 2004 - 09:34

Valeu as respostas... Mas sempre e´dificil olhar pra pessoa e saber se ele pode ou nao pagar por um servico... Ai vo pede 300 reais num pedaco de papel de 15x20 e nao sabe a reacao da pessoa.
Obviamente o custo (custo mesmo) é pequeno...
Bem o jeito e´ cobrar... :bye2:
Abracos,
Marcelo S. Rezende

FORUM
0

#20 Membro offline   epassarin 

Postou 20 agosto 2004 - 11:57

Msrezende, em 20 Aug 2004, 10:06 am, disse:

Imaginemos uma situacao destas: A cliente acha 425,00 um roubo e nao quer o servico... O fotografo abaixa o preco, pra tentar nao perder o servico... Que impressao isso pode passar para este cliente?
Quer dizer entao o preco estava mesmo alto? pensa o cliente...
Ou nao, Ah ele foi maneiro e me deu um desconto camarada...

Como ficamos?

M.Rezende !!!

O seu assunto na minha opnião é o seguinte...

Ttem clientes que com certeza vai pensar que o seu trabalho estava realmente caro e vc resolvel abaixar e pose ser que vc perca o trabalho. Tem cliente que vai chegar e achar que voce nao é tao profissional assim e que nao confia e nem dá conta do recado, pois se é um profissional tem que ter seu preço e pronto.
Temos ser maleaveis as vezes e ser flexivel na negociação, as vezes é vantagem vc apresentar duas outra opçòes a ele, mas sempre com um preço que comprove a qualidade, por que existem muito que ainda acreditam que o preço alto é sinonimo de qualidade.
O que mais pesa é o atendimento e voce fazer a pessoa se sentir segura do que esta adquirindo, se ela nao sentir firmeza em voce, esqueça amigo, nem que voce faça pelo preço de custo vai conseguir pegar o trabaljo.
Bom é nisso que acredito.

Respondis sua questao?

Abraços
0

Compartilhar este tópico:

• 2 Páginas +
  • 1
  • 2
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)