Brfoto - Fórum de fotografia: Como abrir arquivos NEF-Raw - Nikon D300? - Brfoto - Fórum de fotografia

Ir para

ATENÇÃO:

A partir de agora, as regras 1.1, 1.2, 1.3, 1.4 e 1.7 serão seguidas a risca. Não haverá mais tolerância por parte da administração. Se você é usuário novo e ainda não conhece as regras deste fórum, clique aqui.
  • 2 Páginas +
  • 1
  • 2
  • Novo tópico
  • Responder

Como abrir arquivos NEF-Raw - Nikon D300?

#1 Membro offline   fmml 

• Estou me adaptando
  • PipPip
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 14-dezembro 05

Postou 23 maio 2008 - 05:51

Possuo os programas Capture NX, Picture Project e Nikon transfer, todos da Nikon Originais e não consigo abrir o arquivo Nef 14 Bits, não há nenhuma atualização para os programas supra citados, pois já estão todos atualizados, alguém pode ajudar?
Possuo também os programas Corel Paint shop Pro Photo X2, Acdsee Pro 2
Mas não consigo abrir os arquivos gerados no formato Nef 14 Bits(Nikon D300), para editar, AJUDEM!!!!!!!!!!!!! :rofl2: :click: B)
0

#2 Membro offline   gustavo_ctba 

• Já conheço o pessoal
  • PipPipPip
  • Grupo: Membro +
  • Cadastrado: 24-agosto 05

Postou 26 maio 2008 - 02:00

Também estou doido atrás de um programa para abrir as imagens em RAW da D300!

Ninguém descobriu ainda?
Att. Gustavo Wanderley
guswanderley@gmail.com
(41) 9995-1899
0

#3 Membro offline   LuizF 

• Estou me adaptando
  • PipPip
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 08-fevereiro 07

Postou 26 maio 2008 - 02:37

Eu uso o Capture NX com arquivos NEF de 12 ou 14 bits da D300 sem problemas. A versão minima para usar a D300 é a 1.3.0 e hoje já está disponivel a 1.3.3.

Qual é a mensagem de erro que voce recebe?

Adicionalmente, o Photoshop tambem trata os arquivos Raw da D300 sem problemas, mas é preciso estar com o Camera Raw atualizado.
0

#4 Membro offline   Wellington Barreto 

• Sou completamente Louco pelo Brfoto
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 21-abril 08

Postou 26 maio 2008 - 04:07

Acho que o problema é o Corel paint shop...essa porcaria não abre vários tipos de arquivo RAW. Tente o photoshop com os plugins da Nikon que abre tranquilo.
"Mesmo depois da câmera digital, as pessoas ainda têm os filmes queimados até hoje."
0

#5 Membro offline   gustavo_ctba 

• Já conheço o pessoal
  • PipPipPip
  • Cadastrado: 24-agosto 05

Postou 26 maio 2008 - 05:51

hahaha, eu descobri o meu problema aqui.

eu estava tentado colocar o camera raw da adobe na versão mais atual no photoshop cs2, e ele só aceita a versão mais velhinha... vou ter que atualizar para o photoshop cs3.

espero que seja isso, pelo que vi no site da adobe pode ser.
Att. Gustavo Wanderley
guswanderley@gmail.com
(41) 9995-1899
0

#6 Membro offline   Edde 

• Cadastrado: 31-janeiro 04

Postou 24 agosto 2011 - 12:45

Olá pessoal, o meu Photoshop 4 extended não abre os arquivos NEF gerados na Nikon D7000. O que eu devo fazer?
Abração!

USEFILM (Galeria)

" O que a lente releva os olhos nos traem... ou seria vice versa???"
Vejam minhas fotos na Galeria e no UseFilm e deixem comentários.

Fotlog Saindo do forno: http://eddejr.fotoblog.uol.com.br
0

#7 Membro offline   Fabiozoo 

• Estou viciado nisso aqui
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 30-outubro 07

Postou 24 agosto 2011 - 02:34

Ver postEdde, em 24 agosto 2011 - 12:45 , disse:

Olá pessoal, o meu Photoshop 4 extended não abre os arquivos NEF gerados na Nikon D7000. O que eu devo fazer?

Se o seu ACR não for atual, tem que converter para DNG.
O ACR não é compatível com os arquivos mais novos de RAW.
É uma forma da Adobe ganhar um din-din a mais forçando a atualização. :post:
Fabio Barbero

Flickr
0

#8 Membro offline   IvandeAlmeida 

• Cadastrado: 31-julho 05

Postou 24 agosto 2011 - 03:09

O mais engraçado é que o programa de conversão para DNG também precisa atualização constante...
0

#9 Membro offline   Fabiozoo 

Postou 24 agosto 2011 - 03:17

Ver postIvandeAlmeida, em 24 agosto 2011 - 03:09 , disse:

O mais engraçado é que o programa de conversão para DNG também precisa atualização constante...

Mas é gratuito, diferente do ACR!
Fabio Barbero

Flickr
0

#10 Membro offline   IvandeAlmeida 

Postou 24 agosto 2011 - 03:50

Ver postFabiozoo, em 24 agosto 2011 - 03:17 , disse:

Sim. Precisa ser gratuito para poder sustentar a idéia do DNG. na verdade o DNG depende exclusivamente deste programa para ser levado a sério.
0

#11 Membro offline   tccl 

• Um dia eu posto mais do que o admin
  • PipPipPipPip
  • Cadastrado: 16-dezembro 10

Postou 24 agosto 2011 - 06:09

Nesse link aí tem as atualizações do ACR para as diferentes versões do Photoshop, pra Mac:

http://www.adobe.com...tform=Macintosh

Deve haver um link similar pra PC tb.

Mas enfim, rola de atualizar o ACR.

Aqui a página do ACR: http://www.adobe.com...hop/extend.html

A D7000 tá lá na lista do ACR 6/Lightroom 3.

DNG é besteira... é bom como gambiarra, pra usar câmera nova, mas não vale a pena montar um workflow que tem que converter tudo pra guardar... haja saco.
0

#12 Membro offline   Fabiozoo 

Postou 24 agosto 2011 - 06:13

Ver posttccl, em 24 agosto 2011 - 06:09 , disse:

DNG é besteira... é bom como gambiarra, pra usar câmera nova, mas não vale a pena montar um workflow que tem que converter tudo pra guardar... haja saco.

Haja saco para converter e espaço para tudo isso!
Fabio Barbero

Flickr
0

#13 Membro offline   tccl 

• PipPipPipPip

Postou 24 agosto 2011 - 06:16

A verdade é que esse negócio de ACR não tá com nada... :diabinho:
0

#14 Membro offline   IvandeAlmeida 

Postou 24 agosto 2011 - 09:03

Ver posttccl, em 24 agosto 2011 - 06:16 , disse:

A verdade é que esse negócio de ACR não tá com nada... :diabinho:

Também acho.

Hoje em dia uso o CaptureONE, o RawTherapee e o PerfectRAW, mais ou menos com os seguintes objetivos: CaptureOne para fotos em ISO baixo, Perfect RAW como coringa e o PerfectRAW quando quero fazer uma conversão refinada.

E depois trato no Corel Photo Paint X3.

Minha câmera exporta DNG como nativo. O RAW nativo dela é pouco compatível mas ela exporta DNG direto.
0

#15 Membro offline   Fabiozoo 

Postou 24 agosto 2011 - 09:31

Ver postIvandeAlmeida, em 24 agosto 2011 - 09:03 , disse:

Minha câmera exporta DNG como nativo. O RAW nativo dela é pouco compatível mas ela exporta DNG direto.

Exportar DNG direto é uma boa, o que torra a paciência é converter o NEF para DNG.

Acho que minha D7000 não faz isso, não.

Vou me certificar... :humm:
Fabio Barbero

Flickr
0

#16 Membro offline   IvandeAlmeida 

Postou 24 agosto 2011 - 10:24

Ver postFabiozoo, em 24 agosto 2011 - 09:31 , disse:

Exportar DNG direto é uma boa, o que torra a paciência é converter o NEF para DNG.

Acho que minha D7000 não faz isso, não.

Vou me certificar... :humm:

As marcas líderes não fazem. A Pentax faz, porque não é marca-líder
0

#17 Membro offline   Edde 

Postou 24 agosto 2011 - 10:43

Ver postFabiozoo, em 24 agosto 2011 - 02:34 , disse:

Se o seu ACR não for atual, tem que converter para DNG.
O ACR não é compatível com os arquivos mais novos de RAW.
É uma forma da Adobe ganhar um din-din a mais forçando a atualização. :post:

Ver postIvandeAlmeida, em 24 agosto 2011 - 03:09 , disse:

Ver postFabiozoo, em 24 agosto 2011 - 03:17 , disse:

Ver postIvandeAlmeida, em 24 agosto 2011 - 03:50 , disse:

Sim. Precisa ser gratuito para poder sustentar a idéia do DNG. na verdade o DNG depende exclusivamente deste programa para ser levado a sério.

Ver posttccl, em 24 agosto 2011 - 06:09 , disse:

Nesse link aí tem as atualizações do ACR para as diferentes versões do Photoshop, pra Mac:

http://www.adobe.com...tform=Macintosh

Deve haver um link similar pra PC tb.

Mas enfim, rola de atualizar o ACR.

Aqui a página do ACR: http://www.adobe.com...hop/extend.html

Ver postFabiozoo, em 24 agosto 2011 - 06:13 , disse:

Haja saco para converter e espaço para tudo isso!

Olá, pessoal, agradeço as respostas. Estou muito confuso com tudo isso, nunca trabalho em RAW até porque nunca houve necessidade. Mas agora estou precisando porque o Jpeg desta camera não é bom.
Na verdade o que eu queria era apenas dicas no ou fora do photoshop... o melhor programa para abrir arquivos RAW da D7000 e converter para Tiff ou BMP com máxima qualidade possível, ou até mesmo converter para JPEG com máxima qualidade possível. Não precisa ser um programa editor, no máximo que tenha ajuste de exposição e nitidez, apenas isso. Como eu faço? Eu não estou entendendo nada do que estão falando. de ACR, de DNG, de nadinha. hehehehehehhe
Abração!

USEFILM (Galeria)

0

#18 Membro offline   IvandeAlmeida 

Postou 24 agosto 2011 - 10:47

Qualquer programa fará isso que você quer, que é uma conversão simples no default. Deve tyer vindo um programa junto com a câmera, ele serviria perfeitamente.
0

#19 Membro offline   Edde 

Postou 25 agosto 2011 - 01:20

Obrigado, Pessoal, obrigado Ivan .
Então a melhor conversão de RAW para outros fomatos eu obtenho mesmo com o programinha que veio com a camera, isso?

Só complementando... Eu concordo com vocês, haja saco e espaço para converter tudo. ¬_¬
Abração!

USEFILM (Galeria)

0

#20 Membro offline   tccl 

• PipPipPipPip

Postou 25 agosto 2011 - 04:03

Fábio, vc baixando só o update do ACR e instalando não rola?

Edde, tá enrolado? Faz o seguinte: Arruma um Lightroom 3 que vai abrir. O Lightroom é igualzinho aquela janelinha quando vc abre o RAW no photoshop (o Adobe Camera Raw, ou "ACR" ;) ) , mas dá pra vc escolher como abrir a primeira foto e ele usar os mesmos settings pra abrir todas as outras, e já cuspir todos os jpgs numa pasta, do tamanho que vc quiser. O Lightroom tb tem um plugin pra subir direto pro flickr.

Procura o blog do Clício, hj o blog anda assim só com uns assuntos meio "sofisticados" mas lá no início tem umas 10 vídeo aulas sobre lightroom, com o básico de fazer tratamento em lote... eu lembro que na época que eu aprendi foi o meu primeiro ensaio, do qual eu voltei com umas 600 fotos, e não tinha como fazer no photoshop, daí eu assisti essas 10 aulas do Clício e fiquei tanquilão no lightroom pra resolver o meu pepino. Hj em dia eu nem uso mais o Lightroom, mas acho que é o mais fácil desses de lote pra aprender, por ter muita informação na internet. Agora, uma coisa é certa: Fazer raw de um em um no photoshop é muito pouco gratificante. Sai dessa!

Ivan, eu tb tava assim como vc, com um monte de conversores, tava entre o Capture One e o Aperture, mas usando tb o dcraw pra umas experiências mais controladas, na tentativa de resolver os tais desvios da 5D, e andava absolutamente impressionado com o algorítmo "amaze" do RawTherapee, de fato aumenta a resolução das imagens assim a olhos vistos, começa a dar pra ler coisas escritas em placas, por exemplo, que com outros conversores não aparecem.

Mas sinceramente Ivan, eu comecei a perceber que ninguém enxerga nada disso, daí juntou com esse negócio deu estar fazendo filme, e mesmo na atual situação que eu ainda estou digitalizando num scanner bastante limitado, eu ando gostando tão mais das imagens de filme, isso fotografando na mesma situação com a 5DMKII e com a Hassel... não consigo gostar de nenhuma imagem da 5D, quando a hassel vai junto. Daí foda-se resolução, centralizei meu fluxo digital num conversor só pra coisa no digital ficar mais rápida mesmo, senão não faz sentido... se for pra passar mais de uma hora na frente de computador, eu faço de filme, passo essa uma hora no Lab e já saio do click com a imagem que eu quero, com os contrastes deliciosos que digital nenhuma com conversor nenhum vai dar, faço um escaneamento simples sem correções e fico completamente satisfeito. Antes eu tava tirando o meu PB desses cromos, ficava interessante, parecia assim aquela acutância de cromo, mas com os tons mais continuos do que o PB digital... Era uma coisa entre o PB digital e o analógico, em termos de acutância e tons. Mas aí agora eu comecei a revelar PB tb, e PB é tão barato... com 50 reais de revelador eu tô revelendo 30 rolos... O digital tá completamente desprestigiado aqui pra merecer mais de um conversor... :D

Mas vem cá, qual é a desse perfect raw? :lolb:

Mas aí, Ivan... Desisti da ampliação analógica por enquanto... Menos pelo "trabalho" que poderia dar, mas mais por conta das possibilidades criativas da impressão digital. Eu tava doido atrás de começar a fazer Ciba, mas o lance é que cada pouquinho que vc aumenta no tamanho da cópia, a coisa vai ficando tão mais cara, mudam as máquinas, enfim... Atualmente eu só teria grana pra fazer ciba pequenininho... Aí junta com o fato de que é mais fácil importar um kilo de cocaína do que um litro de revelador... Então o negócio é fotografar analógico e imprimir digital. Em breve estaremos trocando uma idéia nesse sentido. ;)
0

Compartilhar este tópico:

• 2 Páginas +
  • 1
  • 2
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)