Brfoto - Fórum de fotografia: Escola Focus de Fotografia - Brfoto - Fórum de fotografia

Ir para

ATENÇÃO:

A partir de agora, as regras 1.1, 1.2, 1.3, 1.4 e 1.7 serão seguidas a risca. Não haverá mais tolerância por parte da administração. Se você é usuário novo e ainda não conhece as regras deste fórum, clique aqui.
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Escola Focus de Fotografia Quem já fez e o que acharam?

#1 Membro offline   Adriano Cardoso 

• Já conheço o pessoal
  • PipPipPip
  • Grupo: Membro +
  • Cadastrado: 12-março 08

Postou 26 julho 2008 - 09:32

Boa noite,

Alguém daqui já fez algum curso na Escola Focus em São Paulo? O que acharam do curso? Eu fiz o profissional de 7 módulos e achei bom (ouvi falar que já foi melhor), aprendi bastante coisa nos módulos, só fiquei um pouco descontente para pegar o certificado, exigiram o pagamento de taxas e mais taxas, então resolvi não pegar.

Abçs.
Adriano
0

#2 Membro offline   PUNK-ROCK 

• Já tou começando a responder
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 10-junho 08

Postou 26 julho 2008 - 09:45

Ver postAdriano Cardoso, em 26 Jul 2008, 09:32 PM, disse:

Boa noite,

Alguém daqui já fez algum curso na Escola Focus em São Paulo? O que acharam do curso? Eu fiz o profissional de 7 módulos e achei bom (ouvi falar que já foi melhor), aprendi bastante coisa nos módulos, só fiquei um pouco descontente para pegar o certificado, exigiram o pagamento de taxas e mais taxas, então resolvi não pegar.

Abçs.
Adriano

Estou querendo fazer este curso tbm, quanto tempo levou para concluí-lo?
Robson Martins
Lightroom Brasil | www.lightroom.com.br
Facebookl | LB
Twitter Lightroom Brasil: Siga
0

#3 Membro offline   Adriano Cardoso 

• Já conheço o pessoal
  • PipPipPip

Postou 26 julho 2008 - 11:12

Foram 3 meses e meio, isso porque na minha turma tiveram 3 pessoas que foram até o final comigo, se não tiver pessoal eles seguram os módulos até ter aluno para fazer, mas em média dura de 3 a 4 meses.
0

#4 Membro offline   viniciustb 

• Manda qq uma que eu respondo
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 24-maio 05

Postou 27 julho 2008 - 02:58

Eu fiz o curso completo em 2006 (?) e achei interessante, ainda mais porque eu não tinha tanto conhecimento. O Enio Leite é muito gente boa e ensina legal.

Na minha época não tinha taxa para pegar certificado; no dia que eu levei meu portfolio lá o Enio me entregou o certificado na boa.

Agora uma coisa que eu aprendi é que não existe melhor escola do que ser assistente de bons fotógrafos. Fui assistente do Ignacio Aronovich e da Louise Chin (www.lost.art.br) por um tempo e aprendi bastante. Depois comecei como assistente na produtora em que eu trabalho e aprendi mais ainda.

abraços,

Vinicius
0

#5 Membro offline   wedge 

• Sou completamente Louco pelo Brfoto
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 11-dezembro 06

Postou 27 julho 2008 - 04:21

Concordo com o colega viniciustb, não existe melhor escola que ser assistente de algum fotógrafo.
"Não há nada mais confuso do que uma imagem nítida de um conceito desfocado."
Ansel Adams

Flickr
0

#6 Membro offline   Adriano Cardoso 

• Já conheço o pessoal
  • PipPipPip

Postou 27 julho 2008 - 08:22

Olha, concordo com todos vocês, a melhor escola é trabalhar como assistente de fotógrafo, porém, estou muito decepcionado com esse mercado restrito e um pouco preconceituoso..preconceituoso sim, pois fiz teste em 3 estudios com 3 fotógrafos diferentes e de todos ouvi a mesma coisa: "Você decidiu começar muito tarde, estamos procurando alguém mais jovem" isso pq tenho 32 anos...bom, é apenas um desabafo mas minha história é a seguinte, com 32 anos, pai de família, com a esposa bem empregada, resolvi largar 17 anos de profissão na área de comércio exterior para me dedicar a fotografia que tinha como hobby e decidi encarar isso como profissão, para isso, larguei o trabalho com o apoio da família, fui atrás de um bom curso em uma escola tradicional em SP e após a conclusão do curso, resolvi procurar emprego como assistende de fotografia, foi uma decepção, pelo que percebi, a pessoa que quer começar mais velho como eu, só tendo um bom QI, caso contrário os fotógrafos querem os garotos e garotas prodígio para trabalhar e explorar os mesmos, o mesmo acontece em jornais, revistas e etc... enfim, quem não tem cão tenta caçar com gato, já que não tive a oportunidade de mostrar que era capaz de fazer um bom trabalho, resolvi me aventurar em vôo solo fazendo casamentos, aniversários, batizados, festas e eventos sociais pra me virar pois precisava ganhar algum dinheiro, mas como as coisas não andavam bem, procurei emprego na minha antiga área novamente e em menos de 1 mês já estava de volta ao mercado de improtação aérea e desde então a fotografia foi virando hobby novamente...Abraços a todos!!!
0

#7 Membro offline   PUNK-ROCK 

• PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 10-junho 08

Postou 28 julho 2008 - 08:13

Ver postAdriano Cardoso, em 27 Jul 2008, 08:22 PM, disse:

Olha, concordo com todos vocês, a melhor escola é trabalhar como assistente de fotógrafo, porém, estou muito decepcionado com esse mercado restrito e um pouco preconceituoso..preconceituoso sim, pois fiz teste em 3 estudios com 3 fotógrafos diferentes e de todos ouvi a mesma coisa: "Você decidiu começar muito tarde, estamos procurando alguém mais jovem" isso pq tenho 32 anos...bom, é apenas um desabafo mas minha história é a seguinte, com 32 anos, pai de família, com a esposa bem empregada, resolvi largar 17 anos de profissão na área de comércio exterior para me dedicar a fotografia que tinha como hobby e decidi encarar isso como profissão, para isso, larguei o trabalho com o apoio da família, fui atrás de um bom curso em uma escola tradicional em SP e após a conclusão do curso, resolvi procurar emprego como assistende de fotografia, foi uma decepção, pelo que percebi, a pessoa que quer começar mais velho como eu, só tendo um bom QI, caso contrário os fotógrafos querem os garotos e garotas prodígio para trabalhar e explorar os mesmos, o mesmo acontece em jornais, revistas e etc... enfim, quem não tem cão tenta caçar com gato, já que não tive a oportunidade de mostrar que era capaz de fazer um bom trabalho, resolvi me aventurar em vôo solo fazendo casamentos, aniversários, batizados, festas e eventos sociais pra me virar pois precisava ganhar algum dinheiro, mas como as coisas não andavam bem, procurei emprego na minha antiga área novamente e em menos de 1 mês já estava de volta ao mercado de improtação aérea e desde então a fotografia foi virando hobby novamente...Abraços a todos!!!

Olha, na minha opinião você fez certo em voltar para sua antiga profissão, sabe porque?

Assim você monta um estúdio proprio em paralelo ao seu atual trabalho, pega alguns frilas para casamentos, que na empresa da minha mulher, como exemplo, ela não paga mal, mas tem que fotografar bem, pois é muito exigente em relação a qualidade dos serviços dela, e com toda a razão.

Quando se sentir seguro, e com uma estrutura montada - largue tudo e vá fazer oque gosta, fazendo o que gosta não tem o que dar errado, e sinceramente? assistente que nada, ficar "mendigando" trabalho para estes caras que acham que 32 anos é velho, não vale a pena. Você consegue, e quando precisar, contrate você um assistente de 20... 25... 32..33..34... isto não importa, o que importa é a vontade do assitente em oferecer o melhor trabalho possível.
Robson Martins
Lightroom Brasil | www.lightroom.com.br
Facebookl | LB
Twitter Lightroom Brasil: Siga
0

#8 Membro offline   JM Rodriguez 

• Estou me adaptando
  • PipPip
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 26-março 08

Postou 28 julho 2008 - 12:34

Ver postAdriano Cardoso, em 27 Jul 2008, 08:22 PM, disse:

Olha amigo, estou em uma situação parecida com a sua. A diferença é que decidi trabalhar com imagens aos 34 anos, e como fotógrafo aos 35. B)
Depois de fazer o curso na Focus, meu mal estar piorou. Eu era o mais velho da turma e não tinha nenhuma indicação para fazer algum estágio ou trabalhar como assistente de fotógrafo. Fui avisado por colégas que já estava muito "velho" :rofl2: para começar, que seria melhor procurar outro emprego mais estável, etc. O problema que procurei a fotografia e a edição de vídeo não só por paixão, mas por estar desempregado :D
Continuei a fazer cursos, agora na fullframe, comprei equipamento fotográfico profissional mas continuo sem muita esperança. Daria para criar um tópico só sobre isso pois acredito que há centenas de fotógrafos iniciantes na mesma posição que a nossa. B)
O problema maior que estou sentindo é "COMO COMEÇAR?". Acho que o passo a passo inicial eu já fiz : fazer bons cursos, estudar, comprar bons equipamentos, etc. Mas como iniciar em uma profissão, com a minha idade, sem um devido network? :click:
0

#9 Membro offline   dodezaine 

• Um dia eu posto mais do que o admin
  • PipPipPipPip
  • Cadastrado: 29-maio 07

Postou 28 julho 2008 - 04:36

Opa, contribuindo e espero ajudar. Minha experiencia de vida, me formei em design grafico em 2002, sempre trouxe fotografia como hobby ate a 2 anos atras quando resolvi fotografar para valer aqui no escritorio. Comprei maquina profissional, lente, luz, montei estudio, fundo infinito, tudo com foco na moda e foi isso. Me atraquei a fotografar, se quisesse ser assistente de algum fotografo teria que largar o que faço, vender a minha sociedade na empresa para depois voltar, sem chance. E outra, mesmo que quisesse ser assistente, ia ser de quem, alguem conhece um bom fotografo em Passo Fundo, RS? Nao tem, entao sobrou pra mim a coragem. A proposito nao tennho 35 anos mas tb nao tenho 20, to com 28.

Aos amigos acima dos 30, o que digo é: entre como profissional, cliente nao quer ver curriculo, inda mais quando se trabalha com imagem, querem ver fotos boas, nao interessa se foram feitas por uma caixa de sapato ou por uma hasselblad, se pelo JR Duran ou pelo Paulo Silva, se vc é bom, responsavel e empreendedor, as coisas aparecem independente da idade.

Abraços

P.S.: E o primeiro fotografo do mundo, foi estagiario onde?

P.S.: Sobre a questão do Network, entendi como rede de contatos. Qual area vc quer atender e trabalhar, empresas, pessoas, etc? Independende de qual for, comece com um cartao de visitas e um lugar para receber as pessoas, sou contra a atender clientes em casa. Depois se for empresas, formule um produto, algo como por exemplo um book fotografico de empresas e comece a visitar possiveis clientes, peça pelo dpto de marketing ou pelo dono da empresa. Se for pessoas, fale com organizadores de eventos, faça propaganda em jornal, etc. A rede de contato é tao importante quanto a lente q vc usa, ou seja invista nela, nao pense que sendo estagiario vao te entregar de mao beijada uma pronta.

P.S.: devem notar que estou empolgado em falar hoje, entao aproveitando, fui assistente do youtube, de vários forums nacionais e internacionais, inclusive desse. De revistas e de blogs.
0

#10 Membro offline   wedge 

• Sou completamente Louco pelo Brfoto
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 11-dezembro 06

Postou 28 julho 2008 - 05:04

Tenho 40 anos e comecei a fotografar com 20 anos, fui ser assistente com 23.
Este ano voltei aos bancos escolares para terminar a minha graduação, no primeiro semestre fui o aluno que teve o melhor aproveitamento da sala, não só porque tenho o dobro da idade de meus colegas e portanto mais bagagem cultural e de vida, mas sobretudo por ser mais velho tenho mais responsabilidade e comprometimento, infelizmente poucos empregadores percebem que pessoas mais velhas não trazem consigo só vícios de trabalho e uma certa arrogância, temos mais paciência, comprometimento com a empresa e muita contribuição em função da experiência de vida.
Na Europa e Estados Unidos existem pessoas que são assistentes pelo resto da vida sem optar pela carreira de fotógrafo, mas deixa isso pra lá pois é outra realidade.
Hoje quem tem mais de 25 anos está morto para as empresas.
"Não há nada mais confuso do que uma imagem nítida de um conceito desfocado."
Ansel Adams

Flickr
0

#11 Membro offline   JM Rodriguez 

• Estou me adaptando
  • PipPip
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 26-março 08

Postou 29 julho 2008 - 02:23

Ver postdodezaine, em 28 Jul 2008, 04:36 PM, disse:

Opa, contribuindo e espero ajudar. Minha experiencia de vida, me formei em design grafico em 2002, sempre trouxe fotografia como hobby ate a 2 anos atras quando resolvi fotografar para valer aqui no escritorio. Comprei maquina profissional, lente, luz, montei estudio, fundo infinito, tudo com foco na moda e foi isso. Me atraquei a fotografar, se quisesse ser assistente de algum fotografo teria que largar o que faço, vender a minha sociedade na empresa para depois voltar, sem chance. E outra, mesmo que quisesse ser assistente, ia ser de quem, alguem conhece um bom fotografo em Passo Fundo, RS? Nao tem, entao sobrou pra mim a coragem. A proposito nao tennho 35 anos mas tb nao tenho 20, to com 28.

Aos amigos acima dos 30, o que digo é: entre como profissional, cliente nao quer ver curriculo, inda mais quando se trabalha com imagem, querem ver fotos boas, nao interessa se foram feitas por uma caixa de sapato ou por uma hasselblad, se pelo JR Duran ou pelo Paulo Silva, se vc é bom, responsavel e empreendedor, as coisas aparecem independente da idade.

Abraços

P.S.: E o primeiro fotografo do mundo, foi estagiario onde?

P.S.: Sobre a questão do Network, entendi como rede de contatos. Qual area vc quer atender e trabalhar, empresas, pessoas, etc? Independende de qual for, comece com um cartao de visitas e um lugar para receber as pessoas, sou contra a atender clientes em casa. Depois se for empresas, formule um produto, algo como por exemplo um book fotografico de empresas e comece a visitar possiveis clientes, peça pelo dpto de marketing ou pelo dono da empresa. Se for pessoas, fale com organizadores de eventos, faça propaganda em jornal, etc. A rede de contato é tao importante quanto a lente q vc usa, ou seja invista nela, nao pense que sendo estagiario vao te entregar de mao beijada uma pronta.

P.S.: devem notar que estou empolgado em falar hoje, entao aproveitando, fui assistente do youtube, de vários forums nacionais e internacionais, inclusive desse. De revistas e de blogs.

Valeu amigo, ajudou bastante!!! Obrigado pelas palavras. :rofl2:

Abs
0

#12 Membro offline   alessandrohighart 

• PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 13-janeiro 06

Postou 29 julho 2008 - 09:34

Os meus 20 cents,, só acho que o pessoal está meio impaciente, em qualquer profissão vc estuda 4 a 5 anos, faz uns 3 de estágio depois pega um empreguinho e vai crescendo, um medico demora até 10 ou 15 para se estabilizar no mercado etc..

Sobre a escola Focus, fico meio receoso com o Enio sobre ele falar q eu estudei lá, parece que eu aprendi lá, fiz o ultimo modulo apenas, visando apenas aprender uns macetes sobre casamento que aproveitei muito com o Enio , área q eu não dominava, acabou sendo todas as aulas um debate entre eu e o Enio sobre fotografia, aprender mesmo eu aprendi num curso que tinha dentro da Puc Rio de 2 anos com o Ivan Lima que foi amigo e viveu em Paris com Breson etc... lá eu aprendi laboratório, composição e arte fotográfica.

Acho que estão encarando a profissão de fotografo como sendo fácil, demora pra aprender, se colocar em todas situações, ter a experiência isso sim conta.

Sou fotografo a +ou- 22 anos, em 1990 ate 95 fui profissional, e não me levem a mau , era MUITO mais difícil, não tinha internet, filme caro pra se aprender e NINGUEM ficava ensinando fotografia por ai nos fóruns hehehe em 2003 fechei minha empresa, na mesma situação q o amigo (esposa bem empregada, casa montada e uma suposta segurança) pra me dedicar inteiramente a fotografia, não é fácil, trabalho sábado, domingo, de madrugada, tem de inventar, o tempo todo, correr muito atrás de contatos, e depende muito do meio q vc vive, quero ver vender aniversário de criança a 1.000 pratas, no mínimo vc tem de ter qualidade no trabalho e depois muito bom papo pra vender o "seu peixe".

Tudo na vida é difícil,,,,, boa sorte pra todos
Alessandro Highart
www.highart.com.br
0

#13 Membro offline   Adriano Cardoso 

• Já conheço o pessoal
  • PipPipPip

Postou 29 julho 2008 - 11:16

Boa noite pessoal!!
Caramba, não imaginava que um post meu um dia ia gerar vários cometários bons e construtivos!!! Bom, eu ainda vou seguir fazendo algumas fotos nos finais de semana e no meu tempo livre pra ajudar a renda, mas no momento eu quero tocar um outro projeto que venho treinando há anos, vou me formar instrutor de mergulho (mas isso é tema para outro forum)....inclusive, daqui alguns dias vou anunciar meu equipamento recém adquirido aqui no forum para investir no curso de instrutor que assim como a água do mar é bem salgado.
Agradeço a todos os conselhos aqui postados....muito obrigado mesmo.....abraços.
0

Compartilhar este tópico:

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)