Brfoto - Fórum de fotografia: Tokina 11-16mm ou 10-17mm??? - Brfoto - Fórum de fotografia

Ir para

ATENÇÃO:

A partir de agora, as regras 1.1, 1.2, 1.3, 1.4 e 1.7 serão seguidas a risca. Não haverá mais tolerância por parte da administração. Se você é usuário novo e ainda não conhece as regras deste fórum, clique aqui.
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Tokina 11-16mm ou 10-17mm??? Dúvida para a compra....

#1 Membro offline   br.delima 

• Caramba, daqui a pouco enjoam de mim
  • PipPipPipPipPip
  • Grupo: Membro +
  • Cadastrado: 06-outubro 05

Postou 23 abril 2009 - 10:34

Gostaria da opinião dos foristas sobre quais destas comprar... 11-16mm ou 10-17mm?
A 11-16mm é f.2.8 e a 10-17 f.3.5-4.5. A diferença de preço é mínima e de abertura é meio significativa. Sabem dizer se estas objetivas tem muita distorção ou muita diferença entre elas???

Obrigado pelo help! :rofl2:
0

#2 Membro offline   broering 

• Estou viciado nisso aqui
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 26-abril 04

Postou 23 abril 2009 - 11:28

A 11-16 é fisheye tb?
Eduardo Broering Fotografia - www.eduardobroering.com
0

#3 Membro offline   BBear 

• Manda qq uma que eu respondo
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 24-junho 08

Postou 24 abril 2009 - 11:46

Uma eh fisheye zoom e a outra eh uma grande angular rectlinia f/2.8.

Sao lentes totalmente diferentes.... Se vc ta com duvida sobre qual deve comprar, entao nao deve comprar nenhuma ate descorbrir qual tipo de lente quer, depois ver opcoes no mercado para esse tipo de lente.

Eu comprei recentement essa lente 10-17 e estou muito satisfeito.. eh uma lente obviamente com muita personalidade:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
0

#4 Membro offline   Fábio Funaki 

• Cadastrado: 22-agosto 07

Postou 24 abril 2009 - 03:58

Machete, :rofl2:

Como o Bbear disse a 10-17mm é fisheye. Neste link da tokina compara uma 10 fish vs uma 10 nonfish.
Eu particularmente achei incrível a 11-16 por causa do 2.8 em todo o range. Me cocei muito para comprar uma, mas acabei optando pela questão de assistência e comprando uma Canon 10-22 mesmo.
A 10-17 é Full Frame, se tem uma ou pretende ir para uma é uma ótima pedida, a 11-16 é APS-C.

Abraços
0

#5 Membro offline   br.delima 

• PipPipPipPipPip

Postou 24 abril 2009 - 09:40

A minha dúvida era exatamente essa.... Se a 10-17mm fazia o efeito característico das fisheye e a 11-16mm não.
Pelas fotos do BBear, consegui tirar a minha dúvida e optar por ela mesma, apesar da 11-16mm ser f.2.8....
Agora outra dúvida que o Fábio Funaki me deixou..... Essa 10-17mm serve para fullframe?? No site da Bh e do Ken Rockwell diz que não serve para as fullframe e as de filme, pelo menos sem a borda preta!

ps. Quem não viu esse trailer de Machete, deveria ver... rsrsrssrsrssr - http://www.youtube.c...h?v=2IfCRq8b4MA

Valeu pela ajuda galera!!!!
0

#6 Membro offline   br.delima 

• PipPipPipPipPip

Postou 25 abril 2009 - 09:12

Bear,

para tirar todas as minhas dúvidas quanto a distorção desta objetiva, você teria como fazer uma foto de qualquer paisagem ou externa em todos os alcances focais desta objetiva (10, 12, 13, 14, 15 e 17mm)???
0

#7 Membro offline   scherer 

• Já tou começando a responder
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 28-janeiro 08

Postou 25 abril 2009 - 10:48

nao da pra comparar um a fish com uma nao fish.. mas existem softwares para de-fish desse tipo de lente...
adoro lentes da tokina.. ambas vao ter distorcoes, mas obviamente a fish vai ter mais.. mas a dela eh proposital.

veja varias fotos no flickr de cada uma das lentes, até vc decidir qual dos efeitos vc gosta mais..
eu gosto de f 2.8, mas em ga nao faz taaanta diferença..
Imagem
0

#8 Membro offline   tiaoadao 

• Um dia eu posto mais do que o admin
  • PipPipPipPip
  • Cadastrado: 02-julho 06

Postou 26 abril 2009 - 12:51

Gostei muito desta lente 10 - 17mm.

Parabens.

Tiao Adao
0

#9 Membro offline   BBear 

Postou 26 abril 2009 - 05:10

Ver postbr.delima, em 25 Apr 2009, 08:12 AM, disse:

Bear,

para tirar todas as minhas dúvidas quanto a distorção desta objetiva, você teria como fazer uma foto de qualquer paisagem ou externa em todos os alcances focais desta objetiva (10, 12, 13, 14, 15 e 17mm)???

E aquilo que eu falei no outro topico que eu criei sobre essa lente... sabendo como usa-la, da pra ser usada como um grande angular rectlinia, desde que seja uma foto de paisagem ou algo assim. Se tentar usar para fotos de arquitetura ou algo assim, a distorcao fica mais evidente nos 17mm.

Aqui estao as fotos mostrando a distorcao desse lente, e comparando tb com uma lente rectlinia 16-45 (fotos tiradas em 16mm). Todos fotos no tripeh e mesma posicao da camera. E sem cortes no tratamento.

Rectlinia @ 16mm
Imagem

Fisheye @ 17mm
Imagem

Fisheye @ 14mm
Imagem

Fisheye @ 11mm
Imagem

Fisheye @ 10mm
Imagem

Rectlinia @ 16mm
Imagem

Fisheye @ 17mm
Imagem

Fisheye @ 13mm
Imagem

Fisheye @ 11mm
Imagem

Fisheye @ 10mm
Imagem
0

#10 Membro offline   br.delima 

• PipPipPipPipPip

Postou 26 abril 2009 - 09:24

Fala Bbear...

Valeu muito pelas fotos de exemplo ein!!! Só que elas me colocaram ainda mais em dúvida... rrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

As fotos de paisagem não mostraram grandes distorções, como as fotos que você fez do roqueiro... Pelo visto, o efeito fica mais evidente em assuntos muito próximos da objetiva. E é o que estou estranhando, já que usei uma 10.5mm da Nikon e tudo ficava completamente distorcido!
Nada parecia com uma objetiva retilínua, o que em algumas fotos com essa zoom fisheye até parece, não tendo muita diferença (em casos onde o comprimento focal está em 15mm ou 17mm).
Minha área atual é fotojornalismo e eu tenho uma 15-30mm e estava querendo uma objetiva mais wide que esta (sendo que irei me desfazer desta objetiva quando tiver comprado a nova, entre a Tokina 11-16mm ou 10-17mm).
Qual seria a sua escolha??

Abs!!!
0

#11 Membro offline   Fábio Funaki 

• Cadastrado: 22-agosto 07

Postou 27 abril 2009 - 10:42

Ver postbr.delima, em 24 Apr 2009, 09:40 PM, disse:

A minha dúvida era exatamente essa.... Se a 10-17mm fazia o efeito característico das fisheye e a 11-16mm não.
Pelas fotos do BBear, consegui tirar a minha dúvida e optar por ela mesma, apesar da 11-16mm ser f.2.8....
Agora outra dúvida que o Fábio Funaki me deixou..... Essa 10-17mm serve para fullframe?? No site da Bh e do Ken Rockwell diz que não serve para as fullframe e as de filme, pelo menos sem a borda preta!

ps. Quem não viu esse trailer de Machete, deveria ver... rsrsrssrsrssr - http://www.youtube.c...h?v=2IfCRq8b4MA

Valeu pela ajuda galera!!!!

Na descrição do site da Tokina diz que é full frame. Mas não custa nada ligar no 0800 da B&H e perguntar.

Abraços
0

#12 Membro offline   marconi 

• Sou completamente Louco pelo Brfoto
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 05-janeiro 04

Postou 27 abril 2009 - 11:48

Ver postFábio Funaki, em 27 Apr 2009, 10:42 AM, disse:

Na descrição do site da Tokina diz que é full frame.
Abraços

A expressão "full frame" é usada com muitos sentidos diferentes. Nesse caso, ela não está sendo usada no sentido de ser compatível com as câmeras 35mm.

No pdf abaixo, na parte referente à 10-17, diz "aps-c sized sensor model only".

http://www.tokinalen...ina-catalog.pdf
O Papai Smurf do BrFoto.
0

#13 Membro offline   BBear 

Postou 27 abril 2009 - 11:51

Ver postbr.delima, em 26 Apr 2009, 08:24 PM, disse:

As fotos de paisagem não mostraram grandes distorções, como as fotos que você fez do roqueiro... Pelo visto, o efeito fica mais evidente em assuntos muito próximos da objetiva. E é o que estou estranhando, já que usei uma 10.5mm da Nikon e tudo ficava completamente distorcido!

Eh exatamente o ponto forte da lente, por ter essa versatilidade. Aos 10mm, vc tem uma distorcao visivel, e se quiser acentua-la, vc tem que compor de certa forma. Aos 17mm, a distorcao nao eh obvia, e eh possivel disfarcar bastante dependendo do modo que vc compor.

Sobre a tua duvida, realmente fica um pouco dificil de opniar por que sao lentes ainda totalmente diferentes, por mais que vc talvez consiga utilizar a fisheye como uma GA em certas ocasioes.
0

#14 Membro offline   BBear 

Postou 27 abril 2009 - 12:02

Ver postFábio Funaki, em 27 Apr 2009, 09:42 AM, disse:

Na descrição do site da Tokina diz que é full frame. Mas não custa nada ligar no 0800 da B&H e perguntar.

Abraços

Essa lente nao pode ser full frame por varios motivos:

- "Developed specifically for PENTAX digital SLR cameras. The image circle in DA-series lenses is designed to perfectly match the 23.5mm x 15.7mm size of the CCD used in PENTAX digital SLRs to optimize camera performance".

- Ela tem campo de visao 180graus no formato APS-C @10mm... qual seria o campo de visao no formato 35mm? Bem capaz de vc tirar uma foto e sair a tua testa na foto.
0

#15 Membro offline   mrkurt 

• PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 08-julho 07

Postou 02 junho 2009 - 01:49

Eu estou pesquisando estes tipos de lente e ja me fiz esta mesma pergunta... Mas o meu uso é exclusivo de hobby, portanto é mais simples, é so olhar a fotos feitas com cada uma e ver qual gosta mais, eu gosto mais de non-fish, ai pra mim sobrou decidir apenas qual modelo entre sigma, nikkor e tokina, esta ultima dispensa comentario pela construção do corpo da lente e para usar o zoom e focar não altera o exterior diminuindo o risco de entrar sujeira na lente, não é tão cara comparada as outras e tem mais nitidez que a nikkor, estou 95% propenso em pegar esta 11-16 por estar cotadissima nos reviews e um em especial é comparada a 12-24 da nikkor e a 11-16 mostra absurdamente mais nitidez que a nikkor, da uma olhada.

http://www.kenrockwe...zooms/chart.htm

http://www.kenrockwe...ina/11-16mm.htm
Imagem

D50-Tokina AT-X PRO 28-70 F/2.8 - Sigma 70-300 f/4-5.6 DG Macro-SD 20mbps 2Gb + Remote ML-L3 - Filtros.
0

Compartilhar este tópico:

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)