Brfoto - Fórum de fotografia: Quanto custa digitalizar 1500 fotos? - Brfoto - Fórum de fotografia

Ir para

ATENÇÃO:

A partir de agora, as regras 1.1, 1.2, 1.3, 1.4 e 1.7 serão seguidas a risca. Não haverá mais tolerância por parte da administração. Se você é usuário novo e ainda não conhece as regras deste fórum, clique aqui.
  • 2 Páginas +
  • 1
  • 2
  • Novo tópico
  • Responder

Quanto custa digitalizar 1500 fotos?

#1 Membro offline   brunox69 

• Cheguei agora
  • Pip
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 28-abril 09

Postou 28 abril 2009 - 01:44

Olá à todos, não sou fotografo e gostaria de saber qual o valor para eu digitalizar mais ou menos umas 1500 fotos de vários tamanhos
não gostaria de qualidade top pois as fotos servirão para eu fazer aqueles foto livros, em uma loja de fotografia eles me cobraram R$ 2250 para fazer o serviço de digitalização. Gostaria de saber se o preço é esse mesmo? porque se for esse mesmo dai eu vou ter que escolher apenas algumas fotos, mas eu queria digitalizar todas logo para guardar o arquivo digital!
0

#2 Membro offline   ki-suco 

• Sou completamente Louco pelo Brfoto
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Membro +
  • Cadastrado: 10-fevereiro 05

Postou 28 abril 2009 - 02:03

Fica difícil responder a sua pergunta, porque para começar, vc diz que são vários tamanhos de negativos ( por ex. 35mm, 6x6, 4x5"...etc) e acho que deve ser negativo cortado tbm., né (não em rolo...) e se for assim, fica caro mesmo para vc mandar fazer fora, porque não fica produtivo para quem vai fazer o serviço, é quase artesanal, espero que vc entenda....

Tem tbm. a opção de vc comprar um scanner para digitalizar os negativos, isso se vc tiver TEMPO e PACIÊNCIA para digitalizar, um HP G4050 que aceita vários tamanhos de negativo, deste 35mm até 8x10", uma qualidade razoável e o custo de scanner é em torno de R$600,00.

Bom, é só vc colocar no balanço e mede o custo/benefício.....

Boa sorte!
Imagem
0

#3 Membro offline   Nando Viúvo FTB 

• Já tou começando a responder
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 26-outubro 08

Postou 28 abril 2009 - 02:07

Sugestão: Ligue no Capovilla (laboratório de SP) e pergunte para o Sidney se eles ainda fazem aquele esquema de "escanear" tudo o que couber dentro de uma caixa de sapato, por um preço "fixo"
Para casos como o seu, é uma boa se ainda tiver essa possibilidade.
0

#4 Membro offline   brunox69 

• Cheguei agora
  • Pip

Postou 28 abril 2009 - 02:11

Mas não quero digitalizar negativos, são fotos reveladas, aquelas que ficam guardas em caixas e álbuns em cima do armaŕio, dificilmente teria tempo para fazer esse serviço, no photoshop tem um recurso que automatiza o processo mas mesmo assim acho que ia ter que gastar muito tempo claro que se não tiver jeito vou fazer isso mesmo comparar o scanner e fazer aos poucos. Mas de qualquer maneira se alguém me indicar algum serviço mais barato do que aquele que eu orçei ficaria grato! meu objetivo é conseguir algo por R$1000 dai eu ia encarar! obrigado por responder!
0

#5 Membro offline   Feld 

• Estou viciado nisso aqui
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 22-julho 08

Postou 28 abril 2009 - 03:06

Ixe, escanear/digitalizar fotos em papel é caro mesmo, porque é um serviço de formiguinha... fica mais barato você comprar um scaner e fazer você mesmo....
Tópico dos meus recentes PBs escaneados:
http://forum.brfoto....showtopic=50010

Imagem
0

#6 Membro offline   RWP 

• Já tou começando a responder
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 17-março 09

Postou 28 abril 2009 - 03:24

Ver postFeld, em 28 Apr 2009, 03:06 PM, disse:

Ixe, escanear/digitalizar fotos em papel é caro mesmo, porque é um serviço de formiguinha... fica mais barato você comprar um scaner e fazer você mesmo....

Corcordo.
.
0

#7 Membro offline   Marcelo das Fotos 

• Cadastrado: 18-abril 06

Postou 28 abril 2009 - 04:05

Compre um scanner de 300 reais, pague uns 400 reais para alguém que você possa ensinar a fazer (sobrinho de 13 anos?). É serviço pra uns 4 dias.
marcelo versiani

meu flickr
0

#8 Membro offline   brunox69 

• Cheguei agora
  • Pip

Postou 28 abril 2009 - 04:49

Muito obrigado à todos que rapidamente me ajudaram com minha situação.
Nando Viúvo FTB procurei por esse laboratório e no site deles não há nada falando desse serviço. Então resolvi procurar por algum outro similar,
Achei dois um gringo que é o scanmyphotos e outro brasuca no laboratório clancolor com certeza os serviços brasileiros são "inspirados" no scanmyphotos que pelo que vi fazem um enorme sucesso no EUA, provavelmente o frete do scanmyphotos sairia uma fortuna então entrei em contato com a clancolor para maiores esclarecimentos, meu frete no sedex sairia por mais ou menos uns 70 reais o serviço de uma caixa de sapato cheia de fotos que segundo o atendente se tratando de fotos 10X15 cabem umas 1200 e sai por 98,64 acho que vou arriscar! O maior problema é que tem que organizar as fotos tirando as da ordem se quiser mandar na ordem eles cobram extra, aliás até mesmo se quiser que eles rotacionem as fotos eles cobram extra! Acho que vale a pena mesmo assim quando os arquivos chegarem eu rotaciono.
Mas... e ai o que vocês acham será que vale a pena? Eles me mandaram essa foto aqui de exemplo. O atendente pareceu ser honesto disse que as fotos ficam com 300 dpi que não é uma digitalização profissional e as fotos ficam um pouco mais comprimidas do que com scanners convencionais.
0

#9 Membro offline   Alessandro_sp 

• Grupo: Moderador-Geral
  • Cadastrado: 10-maio 04

Postou 29 abril 2009 - 02:07

Bruno, sinceramente se os caras aceitarem digitalizar mais de 1000 fotos por 98 reais, se prepare porque provavelmente é uma digitalização bem porquinha. Só o número de passes que o scanner terá que fazer já vai causar um bom desgaste. Mais o tempo de operador, etc, etc... Sei lá, viu! Tente falar com quem já fez esse serviço e verifique o resultado. Essa foto que eles mandaram está bem legal (há que se considerar o original, mas não vi nenhuma "c*gada" aparente no serviço).

Eu tenho o HP G4050 em casa, é um ótimo scanner "faz-tudo". Com paciência e dedicando apenas de 1 a 2 horas por dia, você acaba com isso tudo em 2 meses ou menos. E fica com o scanner pra você depois. Mas, vai ter que botar a mão na massa!

98 reais... E eu estava achando os 2 paus um preço relativamente baixo (menos de 2 reais por foto!!!!)
0

#10 Membro online   Abrantes 

• Cadastrado: 14-fevereiro 04

Postou 29 abril 2009 - 08:16

98 reais pelas 1500 fotos????
0

#11 Membro offline   Luiz Jorge 

• Cadastrado: 24-novembro 08

Postou 29 abril 2009 - 08:20

Vou lhe postar um exemplo.

Tenho uma multifuncional HP 1530, comprei ha uns 4 anos. Escaneei fotos da familia para um arquivo pessoal. Todas em JPEG, sRGB, com 600DPI, para nao perder qualquer detalhe da foto, pois eram fotos antigas e reveladas manualmente. Ficou com mais ou menos 6mpx de resolução. 810kb de tamanho. A foto original é de 1935, e é uma das melhores que eu tenho em relação a foco e iluminação. Nao mexi em nada no que se refere a exposição e tal. Vou mandar ela reduzida com qualidade 50% pra vc ver como fica e ver se vale a pena escanear manualmente. A foto original era mais ou menos 10x15

Abracos

Luiz

Imagem anexa: monthly_04_2009/post-13061-1241047196.jpg
Powered by: Canon EOS 40D / Canon S90 / Rolleiflex 2.8F e Automat 3.5 / Leica 3F / Leicaflex / Pentax K1000 / Yashica Elektro / Olympus Trip

Imagem

Entre e confira meu site sobre fotografia: http://www.fotografianaweb.com.br/
0

#12 Membro offline   Sganzerla 

• Manda qq uma que eu respondo
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 09-outubro 05

Postou 29 abril 2009 - 08:27

Acho arriscado mandar tudo porque se der problema nos Correios...

Mas na real se eu fosse prestar esse tipo de serviço provavelmente fotografaria essas imagens todas com uma câmera digital ("calibrada") com boa lente. Deve render um resultado melhor do que um escaneamento feito nas coxas. Pensa nessa hipótese se tiver tripé + equipamento de luz. Não é pra ser muito complicado montar o setup, e se precisar de ajuda tem bastante fotógrafo aqui que pode te passar um orçamento pelo serviço.

E R$ 2.000,00 seria um valor baixo pelo tipo de serviço ainda, pra ser sincero - quantidade com qualidade. Pensa bem pra não ficar investindo $ à toa em serviço que não garantirá a memória por muito tempo.
0

#13 Membro offline   brunox69 

• Cheguei agora
  • Pip

Postou 29 abril 2009 - 09:13

Luiz Jorge obrigado pela dica mas sei lá... esse negocio de trabalho repetitivo não e comigo. Se alguem daqui poder me passar seu orçamento eu agradeço só lembre se que não quero fotos com resoluçoes gigantescas minha intenção é apenas preserva-las e fazer fotolivros.
Conversei de novo com o atendente ele me disse que o preço é baixo pois usam um scanner que não é convencional eles só colocam a pilha de fotos no scanner e ele praticamente faz todo o trabalho, ele me disse que para fazer reproduções do mesmo tamanho ou menor do que a original sairia com uma qualidade boa, e se eu quisesse fazer uma ampliação por exemplo 10X15 para 30X45 eu teria que fazer uma digitalização mais aprimorada. Meu objetivo é fazer aqueles fotolivros não gosto daqueles grandões prefiro os menores tipo 15X21 cada pagina dificilmente alguma foto 10X15 sairá maior que o tamanho original. como estou nessa duvida cruel o cara me mando mais um exemplo já que falei para ele que não sabia como a foto original do primeiro exemplo era. Dai ele pegou uma foto 10X15 deles lá que ia ser perda e fez a digitalização em um scanner de mesas desses multifuncional e outro com o dito scanner a jato.

Foto com o scanner de mesa com 300 dpi

Foto com o scanner de mesa com 600 dpi

Foto com o scanner a jato com 300 dpi

Então finalmente o desgraçado me convenceu a fazer até 100 fotos por R$20. Vou fazer o teste e posto aqui o resultado o envio não vai ficar muito caro e como tem um amigo meu interessado no serviço vou falar para ele mandar 50 fotos e eu mais 50 dai agente racha tudo, se der certo eu faço a caixa de sapato toda :rofl2:
0

#14 Membro offline   lucash_br 

• Um dia eu posto mais do que o admin
  • PipPipPipPip
  • Cadastrado: 25-julho 08

Postou 29 abril 2009 - 10:20

A capovilla tem ainda o esquema de scannear tudo q couber em uma caixa de sapato. Não sei qto custa, não sei se fica bom, mas sei q fazem pois vi a propaganda a alguns dias atrás. entra no site e pega o telefone! www.capovilla.com.br
O maior problema desse esquema de scanner muito barato e ficar com a imagem toda salpicada de poeira. Dependendo do serviço q fizerem, vale a pena pagar + caro.

Abraços,
Lucas

Ver postbrunox69, em 28 Apr 2009, 04:49 PM, disse:

Muito obrigado à todos que rapidamente me ajudaram com minha situação.
Nando Viúvo FTB procurei por esse laboratório e no site deles não há nada falando desse serviço. Então resolvi procurar por algum outro similar,
Achei dois um gringo que é o scanmyphotos e outro brasuca no laboratório clancolor com certeza os serviços brasileiros são "inspirados" no scanmyphotos que pelo que vi fazem um enorme sucesso no EUA, provavelmente o frete do scanmyphotos sairia uma fortuna então entrei em contato com a clancolor para maiores esclarecimentos, meu frete no sedex sairia por mais ou menos uns 70 reais o serviço de uma caixa de sapato cheia de fotos que segundo o atendente se tratando de fotos 10X15 cabem umas 1200 e sai por 98,64 acho que vou arriscar! O maior problema é que tem que organizar as fotos tirando as da ordem se quiser mandar na ordem eles cobram extra, aliás até mesmo se quiser que eles rotacionem as fotos eles cobram extra! Acho que vale a pena mesmo assim quando os arquivos chegarem eu rotaciono.
Mas... e ai o que vocês acham será que vale a pena? Eles me mandaram essa foto aqui de exemplo. O atendente pareceu ser honesto disse que as fotos ficam com 300 dpi que não é uma digitalização profissional e as fotos ficam um pouco mais comprimidas do que com scanners convencionais.

0

#15 Membro offline   Sganzerla 

• Manda qq uma que eu respondo
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 09-outubro 05

Postou 29 abril 2009 - 10:23

Bruno, faça esse teste e coloca aqui para vermos depois.

O primeiro link abre, mas os demais não. A foto estaria muito boa ao meu ver com exceção da marca central que aparentemente mostra o contato dela com o vidro.

Quando falei da solução via câmera, pense que se bem feito seria algo próximo do 'cada foto um click' - trabalho chato mesmo, confesso, por isso não sai barato (não estou falando de mim, mas de qualquer um que for prestar esse serviço), mas entre fazer isso em baixa qualidade ou na máxima... entendeu? Foto antiga que só corre o risco de deteriorar daqui pra frente pode valer a pena nesse sentido, ter a maior resolução possível dentro de um custo/benefício, em arquivo RAW mesmo, com os parâmetros já estabelecidos.

Se te entregam um .jpg desses que precisa de retoque, cada foto que sair resultado disso sofrerá mais perda em cima quando salvar de novo, além do trabalho futuro de corrigir todas as outras.
0

#16 Membro offline   Feld 

Postou 30 abril 2009 - 11:00

Eu não faço esse trabalho nem por R$2mil nem por qualquer outro valor.. rsrsrs.. quando precisei fazer, comprei uma impressora HP multi funcional e paguei para meu irmão mais novo fazer... um sobrinho também vale... por R$100 não é possível.. 1 centavo por foto scaneada??? Isso é de graça!

Imagem
0

#17 Membro offline   brunox69 

• Cheguei agora
  • Pip

Postou 11 maio 2009 - 11:52

Olá chegou meu cd e todas as fotos também. Segue o link de algumas delas para o veredito final se vale ou não a pena o serviço para a minha intenção:

http://img145.images...age0000010a.jpg
http://img216.images...age0000009a.jpg
http://img228.images...age0000008a.jpg
http://img9.imagesha...age0000007a.jpg
http://img237.images...age0000005a.jpg
http://img149.images...age0000002a.jpg
http://img145.images...age0000001a.jpg
Eu particulamente gostei do resultado pelo menos para a visualização no pc, estou pensando em fazer um slideshow com as fotos para passar no niver de casamento dos meus pais.

Bom é isso, o que que vocês acharam?
0

#18 Membro offline   Feld 

Postou 11 maio 2009 - 12:51

Bem, se é isso mesmo que vc disse, R$98 todas as fotos, e a qualidade é essa dos links (vi que tem umas 'tortas' né?) **EU** acho que vale a pena.. desde que seja apenas para visualização em PC, enviar para familiares por e-mail, etc.. mas enquanto "FOTO DIGITALIZADA", a qualidade está sofrível.. tudo depende do 'fim' que você tem para esse trabalho.. :rofl2:

Imagem
0

#19 Membro offline   AlexB 

• Cadastrado: 26-janeiro 09

Postou 11 maio 2009 - 01:24

Ver postFeld, em 11 May 2009, 12:51 PM, disse:

Bem, se é isso mesmo que vc disse, R$98 todas as fotos, e a qualidade é essa dos links (vi que tem umas 'tortas' né?) **EU** acho que vale a pena.. desde que seja apenas para visualização em PC, enviar para familiares por e-mail, etc.. mas enquanto "FOTO DIGITALIZADA", a qualidade está sofrível.. tudo depende do 'fim' que você tem para esse trabalho.. :rofl2:

Por R$98,00 acho que não dá para pedir mais já acho até muito! imagina o trabalho que dá escanear 1500 fotos.
Abraço,
Alex
0

#20 Membro offline   Luiz Jorge 

• Cadastrado: 24-novembro 08

Postou 11 maio 2009 - 02:37

Se a qualidade for esta mesma, está pessima: banding, baixa resolução e o escambau. Note que se o tamanho das fotos for este que voce postou, 1198px × 1812px = 2mpx, ou seja, nem pra fazer copia 10X15 serve... Dai é com vc, mas achei que podia ser melhor