Brfoto - Fórum de fotografia: os 100 melhores livros de aventura de todos os tempos - Brfoto - Fórum de fotografia

Ir para

Regras para esta sala:

Esta sala é um meio para os usuários trocarem informação sobre qualquer assunto que não tenha absolutamente nada a ver com fotografia à fotografia.
Qualquer assunto é aqui permitido, desde que observadas as regras gerais do fórum.
Os assuntos "não tão off-topic" devem continuar sendo postados na sala de Fotografia (o antigo Fórum Aberto).
  • 3 Páginas +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Novo tópico
  • Responder

os 100 melhores livros de aventura de todos os tempos por National Geographic

#1 Membro offline   maui 

• Sou completamente Louco pelo Brfoto
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Membro +
  • Cadastrado: 20-maio 04

Postou 17 janeiro 2010 - 04:08

os 100 melhores livros de aventura de todos os tempos por National Geographic:
http://adventure.nationalgeographic.com/20...y-brandt-text/2

praticamente todos se encontram a venda na amazon,e vários deles estão a venda em livrarias/sebos no Brasil e em português.
curiosamente nenhum do Amyr Klink está na lista :rofl2:
oq não desmerece em nada as escolhas,q são muito boas.

os q estão em português:

The Worst Journey in the World - A pior viagem do mundo
Apsley Cherry-Garrard

Arabian Sands - Pelos desertos das Arábias
Wilfred Thesiger

Annapurna
Maurice Herzog

Into Thin Air - No ar rarefeito;filme morte no Everest
Jon Krakauer

Travels - As viagens de Marco Polo
Marco Polo

South - Sul,a fantástica viagem do Endurance
Ernest Shackleton

Kon-Tiki - A expedição Kon-Tiki
Thor Heyerdahl

Seven Years in Tibet - Sete anos no Tibet ;filme com o mesmo titulo
Heinrich Harrer

Journals - Viagem em direção ao polo austral e ao redor da terra
James Cook

The Voyage of the Beagle - Viagem de um naturalista ao redor do mundo
Charles Darwin

The Perfect Storm - A tormenta;filme mar em fúria
Sebastian Junger

The Oregon Trail - A caminho do Oregon
Francis Parkman

Through the Dark Continent - As aventuras de Henry Stanley no continente negro
Henry M. Stanley

Alone - Sozinho
Richard Byrd

Travels in Arabia Deserta - Arabia deserta
Charles M. Doughty

Running the Amazon - Descendo o Amazonas
Joe Kane

Alive - Os sobreviventes ,no cinema com o filme Vivos
Piers Paul Read

Mutiny on the Bounty - Motim a bordo do H.M.S. Bounty
William Bligh

Adrift - Deriva,76 dias perdido no mar
Steven Callahan

Castaways - Naufrágios
Alvar Núñez Cabeza de Vaca

Touching the Void - Tocando o vazio
Joe Simpson

Through the Brazilian Wilderness - A sombria viagem de Theodore Roosevelt e Rondon pela Amazônia
Theodore Roosevelt

Carrying the Fire - O Fogo sagrado
Michael Collins

The Valleys of the Assassins - O vale dos assassinos
Freya Stark

The Silent World - O mundo silencioso
Jacques Cousteau

Married Adventure - Casei-me com a aventura
Osa Johnson

fora esses,livros dos exploradores Reinhold Messner,Lionel Terray,Walter Bonatti,Roald Amundsen,Robert Falcon Scott,Fridtjof Nansen,Gaston Rébuffat,John Muir,entre muitos outros.
Flávio Varricchio

Photo.net - Flickr
0

#2 Membro offline   IvandeAlmeida 

• Cadastrado: 31-julho 05

Postou 17 janeiro 2010 - 04:45

É engraçado o conceito de "livros de aventura". Há vários livros que não constam desta lista que são de aventura, entre os quais o clássico e fantástico Moby Dick do Herman Melville, um dos melhores livros que conheço. Mas entendi que o conceito é mais restrito, são narrativas de expedições reais.

Li, na adolescência, o Kon-Tiki do Thor Heyerdahl, livro no qual tenta demonstrar a possibilidade da povoação da Ilha de Páscoa pelos povos americanos a partir da construção de uma embracação análoga à das civilizações andinas, construindo uma embarcação do tipo e navegando com ela até a Ilha de Pascoa. Li, obviamente, As Viagens de Marco Polo. Penso ter lido "Os Sobreviventes". Já não tenho certeza, tantos anos e tantos livros depois.
0

#3 Membro offline   cbsilveira 

• Estou viciado nisso aqui
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 19-outubro 05

Postou 17 janeiro 2010 - 06:00

Seguindo a linha do Ivan, esse me marcou muito na adolescência...

O Velho e o Mar – Ernest Hemingway

abs
0

#4 Membro online   Abrantes 

• Cadastrado: 14-fevereiro 04

Postou 17 janeiro 2010 - 06:28

Nossa que maravilha eim,..muitos destes livros eu tenho

The Worst Journey in the World - A pior viagem do mundo
Apsley Cherry-Garrard
Tenho

Annapurna
Maurice Herzog
Tenho

Into Thin Air - No ar rarefeito;filme morte no Everest
Jon Krakauer
Tenho

South - Sul,a fantástica viagem do Endurance
Ernest Shackleton
Tenho este e mais muitos outros sobre esta viagem

E mais um monte de outros hehe
Eu sou viciado neste tipo de livro.
0

#5 Membro online   Abrantes 

Postou 17 janeiro 2010 - 06:29

Alguns que eu recomendo

Alone through the Roaring Forties by Vito Dumas
e
The Long Way by William Rodarmor, Bernard Moitessier
0

#6 Membro offline   maui 

Postou 17 janeiro 2010 - 09:09

só escolheram histórias reais e para manter o foco na aventura,que é o oposto de um livro de viagem ou sobre a natureza,excluiram livros que não envolvem uma dose de risco fisico e audácia.
mas como toda lista é controversa,e vai muito do gosto pessoal.

outros muito bons são:
The climb - A escalada
Anatoli Boukreev
é legal conhecer as duas versões da tragédia do Everest em 96,a do Krakauer q foi um dos integrantes de uma expedição com o livro no ar rarefeito e a do Boukreev,guia de outra,onde ele se defende das acusações de não ter ajudado como deveria os clientes.
Ele q é considerado um dos melhores montanhistas de todos os tempos,tendo alçançado o cume de 7 das 14 montanhas com mais de 8000m sem oxigênio.

Into the wild - Na natureza selvagem ; filme com o mesmo titulo
Jon Krakauer
q conta a história de Christopher McCandless,que largou todo o conforto de uma vida sem emoções para encarar uma grande aventura,q não teve um final feliz.

não conhecia o 1º da lista:
The Worst Journey in the World - a píor viagem do mundo
Apsley Cherry-Garrard

que segundo eles é para o mundo da literatura das viagens polares oq guerra e paz é para as novelas,um clássico,o livro a ser batido.
o autor foi voluntário na viagem a Antartica na expedição de Robert Falcon Scott em 1910.
Flávio Varricchio

Photo.net - Flickr
0

#7 Membro online   Abrantes 

Postou 17 janeiro 2010 - 09:44

maui, em 17 Jan 2010, 10:09 PM, disse:

só escolheram histórias reais e para manter o foco na aventura,que é o oposto de um livro de viagem ou sobre a natureza,excluiram livros que não envolvem uma dose de risco fisico e audácia.
mas como toda lista é controversa,e vai muito do gosto pessoal.

outros muito bons são:
The climb - A escalada
Anatoli Boukreev
é legal conhecer as duas versões da tragédia do Everest em 96,a do Krakauer q foi um dos integrantes de uma expedição com o livro no ar rarefeito e a do Boukreev,guia de outra,onde ele se defende das acusações de não ter ajudado como deveria os clientes.
Ele q é considerado um dos melhores montanhistas de todos os tempos,tendo alçançado o cume de 7 das 14 montanhas com mais de 8000m sem oxigênio.

Eu tenho este, o russo foi muito criticado por não utilizar oxigenio ao ajudar os "clientes",...
Depois ele morreu durante uma escalada

Into the wild - Na natureza selvagem ; filme com o mesmo titulo
Jon Krakauer
q conta a história de Christopher McCandless,que largou todo o conforto de uma vida sem emoções para encarar uma grande aventura,q não teve um final feliz.

Tbm tenho kkkk
Este virou filme, aliais um filme do Sean Peen se não me engano.

não conhecia o 1º da lista:
The Worst Journey in the World - a píor viagem do mundo
Apsley Cherry-Garrard

que segundo eles é para o mundo da literatura das viagens polares oq guerra e paz é para as novelas,um clássico,o livro a ser batido.
o autor foi voluntário na viagem a Antartica na expedição de Robert Falcon Scott em 1910.

Este tem em português ,é muito bom também ele faz uma comparação entre a viagem do Amudsen e o Scott,..
Um queria levar o máximo da tecnologia e civilização para conquistar o polo,..
O outro queria conquistar o polo entrando em harmonia com ele, levando só o necessário,...
0

#8 Membro offline   Paulo Barros 

• Já tou começando a responder
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 20-agosto 09

Postou 17 janeiro 2010 - 09:47

Estava querendo lembrar o nome do Boukreev. Achei o livro dele obrigatório para quem leu Into Thin Air. De fato ele era um dos melhores do mundo. Morreu escalando algum tempo depois.

A Pior viagem do mundo foi um dos mais impressionantes. Logo depois li Pólo Sul, de Roald Amundsen. O contraste entre as duas expedições é impressionante. É muito interessante ler os dois na sequência. A eficiência da expedição norueguesa faz sentir pena dos britânicos. De qualquer forma a coragem daqueles homens era algo impensável nos dias de hoje. Lançavam-se em vigens de quase um ano, em terreno desconhecido e hostil, sem a menor possibilidade de comunicar-se com o mundo ou com quem quer que fosse. Época de gigantes.

O relato de Shackleton - Sul - também é imperdível.

Os livro do Amyr Klink não estão na lista, mas também são imperdíveis, sobretudo o que narra a circunavegação da Antartida. Só não diga que ele é aventureiro, que ele detesta!
Meu Flickr
"People always want to know when something was taken, where it was taken, and, God Knows, why it was taken. It gets really ridiculous. I mean, they're rigth there, whatever they are." - William Eggleston
0

#9 Membro online   Abrantes 

Postou 17 janeiro 2010 - 09:52

A desculpa ae,..eu confundi o livro "a pior viagem do mundo" com um outro "O Ultimo Lugar Da Terra",...to vendo aqui
Na verdade é este ultimo que faz a comparação entre as duas viagens,..é tanto livro sobre o assunto que eu me confundo.
0

#10 Membro offline   maui 

Postou 17 janeiro 2010 - 10:05

"clientes" pq pagaram 65000 doletas para ir ao cume,o Everest é um grande negócio.
ele morreu numa avalanche no Annapurna,destino de muitos dos montanhistas q se dedicam a alta montanha,são vários oq se foram dessa forma.

e filmaço o na natureza selvagem,com música do Eddie Vedder.

vou ver se consigo o da pior viagem do mundo,curiosidade é fueda.

do Amyr o 100 dias entre céu é mar tbm é excelente,é se chamar ele de aventureiro ela te coloca na prancha,como os piratas,assim como ele odeia os ingleses com sua arrogância e falta de humildade.

sobre exploração,curioso q o Shackleton é considerado o maior de todos os tempos por alguns sem nunca ter completado uma expedição,seu grande mérito foi o de nunca ter perdido um homem.

um livro q é uma obra de ficção mas inspirada em uma história real é Robinson Crusoé,inspirada no marinheiro Alexander Selkirk q passou 4 anos sozinho numa ilha deserta.
Flávio Varricchio

Photo.net - Flickr
0

#11 Membro online   Abrantes 

Postou 17 janeiro 2010 - 10:13

maui, em 17 Jan 2010, 11:05 PM, disse:

do Amyr o 100 dias entre céu é mar tbm é excelente,é se chamar ele de aventureiro ela te coloca na prancha,como os piratas,assim como ele odeia os ingleses com sua arrogância e falta de humildade.

O Amyr é incrível,...a humildade dele chega a ser engraçada. O repórter perguntou a ele sobre o desafio de enfrentar o mar numa travessia a remo e ele disse que o mais importante era o planejamento,..depois de tudo planejado qqer idiota consegue vir da África para o Brasil remando kkk e ele veio mesmo

maui, em 17 Jan 2010, 11:05 PM, disse:

sobre exploração,curioso q o Shackleton é considerado o maior de todos os tempos por alguns sem nunca ter completado uma expedição,seu grande mérito foi o de nunca ter perdido um homem.

A viagem dele é a melhor de todas,...curiosamente uma viagem que "deu errado"
0

#12 Membro online   Abrantes 

Postou 17 janeiro 2010 - 10:16

Já havia colocado os videos sobre o documentário do Schakleton aqui mas ai vai novamente
http://forum.brfoto.com.br/index.php?s=&am...st&p=688144
0

#13 Membro offline   maui 

Postou 17 janeiro 2010 - 10:29

Amyr é o cara!
quem não viu,veja o documentário mar sem fim,entre tantos momentos um q lembro sempre é quando ele foi perguntado depois de fazer a travessia do atlântico se a faria de novo,ele na maior calma,sorridente disse q o mundo era muito pequeno para se ficar repetindo os lugares...pequeno e dá voltas,já q quantas foram as vezes q ele voltou a Antartica.

tem uma série grandes exploradores em DVD q é muito legal:
http://www2.uol.com....a/exploradores/
tenho alguns e recomendo

dos brasileiros tem os livros do Waldemar Niclevicz tbm,mas já ouvi umas histórias dele meio q "desmascarando o mito" q sei lá,mas sem dúvida fez grandes conquistas.
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993...79-1655,00.html

e do Beto Pandiani com os livros Rota austral,Rota Boreal e travessia do Drake.

A viagem dele é a melhor de todas,...curiosamente uma viagem que "deu errado"

e do Shackleton tem o fantastico trabalho fotografico do Frank Hurley,trabalho q é referência quando se fala de fotografia em expedições.
Flávio Varricchio

Photo.net - Flickr
0

#14 Membro online   Abrantes 

Postou 17 janeiro 2010 - 10:36

maui, em 17 Jan 2010, 11:29 PM, disse:

Amyr é o cara!
quem não viu,veja o documentário mar sem fim,entre tantos momentos um q lembro sempre é quando ele foi perguntado depois de fazer a travessia do atlântico se a faria de novo,ele na maior calma,sorridente disse q o mundo era muito pequeno para se ficar repetindo os lugares...pequeno e dá voltas,já q quantas foram as vezes q ele voltou a Antartica.

Tbm tenho kkkkkk

tem uma série grandes exploradores em DVD q é muito legal:
http://www2.uol.com....a/exploradores/
tenho alguns e recomendo

Esse não tenho nem nunca ouvi falar,..valeu,..

dos brasileiros tem os livros do Waldemar Niclevicz tbm,mas já ouvi umas histórias dele meio q "desmascarando o mito" q sei lá,mas sem dúvida fez grandes conquistas.
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993...79-1655,00.html

Tiha aquela rivalidade com o Mozart né,..
0

#15 Membro offline   maui 

Postou 17 janeiro 2010 - 10:47

dos DVDs comprei tudo em sebo,paguei 7 pratas cada,dá uma procurada no mercado livre quem sabe acha mais barato q os 25 do site.

bota rivalidade nisso,mas o Mozart era muito melhor q ele,e não é pq ele é meio q meu conterrâneo da serra q digo isso,o cara era bom,e seus feitos provam isso.
do Waldemar é ruim ter uma opinião de alguém sem conhecer,mas pelos relatos de companheiros de escalada o cara é oportunista,marketeiro.
Flávio Varricchio

Photo.net - Flickr
0

#16 Membro online   Abrantes 

Postou 17 janeiro 2010 - 10:52

É pelos que todos dizem ele é muito marqueteiro mesmo,...nada a ver com o espírito de montanhista.
0

#17 Membro offline   maui 

Postou 17 janeiro 2010 - 10:58

é cada um na sua,mas pelo menos como disseram também ajudou a levantar o alpinismo no Brasil,depois das suas conquistas a midia abriu muito mais espaço para matérias sobre o tema.

mas quase meia noite,vou dar uma explorada na minha cama,chegar no cume do travesseiro e ficar lá em cima até as 8,boa noite ae rapaziada!
Flávio Varricchio

Photo.net - Flickr
0

#18 Membro offline   RuySalaverry 

• Manda qq uma que eu respondo
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 13-junho 05

Postou 17 janeiro 2010 - 11:23

Cara, obrigado por dividir conosco esta lista. Antes mesmo de analisar, já digo que também curti muito o Velho e o Mar.

Shackleton é irretocável. A façanha dele foi inquestionável uma das maiores de todas. Quem leu a sua saga sabe disso. Amundsem tinha admiração por ele assim como nosso caro Amyr Klink.

O Último lugar da Terra com a conquista do Polo Sul pelo Amundsem é fantástico.

Vou dar uma boa olhada na lista da NatGeo.

E eu já deveria ter ido pois as 5:40 h estou levantando para ver o dia clareando lá dentro do PNT. rsrsrs

Gde abraço!!!
0

#19 Membro offline   maui 

Postou 18 janeiro 2010 - 08:59

blz Ruy,mas o velho e o mar, q é muito bom, não está na lista por ser um livro de ficção,só entraram histórias reais.

de ficção os livros do Julio Verne como a volta ao mundo em 80 dias,20000 léguas submarinas,viagem ao centro da terra seriam presenças obrigatórias.

assim como o Mundo Perdido do Arthur Conan Doyle e On the road - Pé na estrada,do Jack Keroac.

Do Keroac,Lonesome traveler,Viajante solitário,q é autobiográfico,tbm podia entrar na lista da natgeo,mas não segue os critérios.
Flávio Varricchio

Photo.net - Flickr
0

#20 Membro offline   trotatorres 

• Cadastrado: 20-junho 04

Postou 18 janeiro 2010 - 09:31

é minha literatura favorita! anets comprava religiosamente um livro do gênero por mÊs...agora um pouco menos, vamos
lista rápida de favoritos:

Endurance, a lendária expedição de Shackelton à Antártica, de Caroline Alexander
Um clássico, essa travessia é considerada o maior feito de sobrevivência até hoje, imperdível esse livro, fotos inéditas de um dos membros da expedição- Frank Huley, livro nota 10!

Sete anos no Tibet, aquele mesmo do livro, um belo relato de uma das maiores aventuras já realizadas, o cara venceu mais de 50 passos de montanha, enfrentou o inverno himalaio, etc...muito melhor que o filme.

NA natureza selvagem, o meu favorito do krakauer, muito bem escrito, discute e faz refletir sobre a sociedade, viagens, estética, filosofia...imperdível!

NO ar rarefeito , Krakauer, bom livro, relato da tragédia do Everest de 1996, vc realmente sente-se escalando o Everest com todas as esmagadoras dificuldades...

Sobre homens e Montanhas, o outro do Krakauer, delícia de ser lido, histórias que fazem esse livro ser lido muito rapidamente.

A expedição KON-TIKI, o explorador norueguês Thor Heyerdahl, para provar sua teoria de que navegadores pré-hispânicos Provenientes da América do Sul teriam atingido a polinésia em jangadas, povoado-as, partiu com cinco companheiros do peru e chagaram a polinésia numa jangada primitiva idêntica aos dos primitivos Peruanos.
Após vária expedições arqueológicas e viagens experimentais que começaram com o KON-TIKI, teria dito:”Gastei a melhor parte da vida tentando negar que o oceano foi uma barreira para pó deslocamento humano ou para o intercâmbio cultural.”
Esse é um verdadeiro clássico mundial dos livros de exploração!

Transantártida- relato da primeira travessia completa do continente, liderados pelo francês Jean-Luis Etienne, muito bom livro, reunião de várias nacionalidades numa mega ultra expedição com trenó puxado a cachorros.

Amazônia a viajem Quase impossível – enfermeira Neozelandesa atravessa a Amazônia em bicicleta, isso com cinquenta e poucos anos, relato bacana, mas nada muito entusiasmante...

América em Bicicleta, livro argentino do Andrés Ruggeri, Argentino sai de Buenas Aires e vai pedalando até cuba, recolhendo assinaturas contra o embargo econômico contra o pais do caribe. Excelente livro, o autor mescla política, sociologia e ciclismo numa entusiasmada defesa do ciclismo e da revolução cubana.

Tekenika , o malucão do Giuliano Giongo, alpinista italiano especialista nas torres patagonicas, parte para um mega ultra desafio, uma travessia em kaiak nos mar dos “cinquenta uivantes” (puerto éden até o cabo horn) queria provar que uma pessoa pode sobreviver nesse local sem nenhum apoio externo, comendo mariscos, algas e outras coisinhas do gênero. O cara é louco, só lendo para acreditar que possa existir gente assim.
Mescla além de um relato maravilhoso, reflexões sobre o mundo de hoje, consumismo, etc...um dos meus favoristos.

Amir Klink- TODOS, precisa dizer alguma coisa sobre esses livros? É meus amigos, os meus estão autografados!

e muitos mais....
0

Compartilhar este tópico:

• 3 Páginas +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)