Brfoto - Fórum de fotografia: Desenvolvendo um projeto fotográfico - Brfoto - Fórum de fotografia

Ir para

ATENÇÃO:

A partir de agora, as regras 1.1, 1.2, 1.3, 1.4 e 1.7 serão seguidas a risca. Não haverá mais tolerância por parte da administração. Se você é usuário novo e ainda não conhece as regras deste fórum, clique aqui.
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Desenvolvendo um projeto fotográfico Orientação e dicas para elaborar um projeto...

#1 Membro offline   Feliper23 

• Estou me adaptando
  • PipPip
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 11-abril 10

Postou 17 junho 2010 - 06:04

Oi galera! já faz um tempo que tenho vontade de obter patrocínio para um projeto que tenho em mente. Busquei orientação fiz umas pesquisas e vi que não é um bicho de sete cabeças só não tenho previsão de quanto vou gastar nem o tempo que vai durar esse projeto. Tenho fotos prontas na cabeça só não tenho ideia de como vou executar, produção, locação, figurino... Quem tiver experiência com isso, por favor, compartilhe!
0

#2 Membro offline   Guaracy Monteiro 

• Eu pergunto muito
  • PipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Membro +
  • Cadastrado: 02-fevereiro 09

Postou 17 junho 2010 - 08:19

Se queres patrocínio, a primeira coisa a fazer é organizar as tuas idéias, colocá-las no papel e estimar prazos e valores. Ninguém vai patrocinar algo que não se sabe quando termina e nem quanto custa.

Depois é sair procurando empresas que possam patrocianr o projeto ou órgão governamentais que financiem o teu projeto.
Guaracy Monteiro
flickr
blog
0

#3 Membro offline   Feliper23 

• Estou me adaptando
  • PipPip
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 11-abril 10

Postou 17 junho 2010 - 08:56

Essa é a questão. Prazos eu até posso estipular, mas e valores? Quanto vou saber que vou gastar nisso? Seria o caso de fazer toda pesquisa pra depois ir lá buscar esse dinheiro, porque eu posso estipular um valor que eu ache justo pra depois ir buscar esse patrocínio. E se o valor não for suficiente? Essas são as questões que me aflige.
0

#4 Membro offline   Aurelio 

• Estou viciado nisso aqui
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 21-fevereiro 07

Postou 18 junho 2010 - 02:00

só não tenho ideia de como vou executar, produção, locação, figurino

Se você não tem isso, você não tem base pra estipular valores de produção do seu projeto, portanto, você não terá patrocínio.
Planeje tudo antes, e aí você terá subsídios pra estimar o quanto necessitará.
Por um uso mais consciente do forum:

Antes de fazer uma pergunta estúpida, http://www.justfuckinggoogleit.com/.
Não seja um Necromante de Tópicos.
Ajude os outros a te ajudar: Aprendendo a criar o título do seu tópico

Fotos, e algum texto: http://photosemana.net
0

#5 Membro offline   sancast 

• Já tou começando a responder
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 20-abril 08

Postou 18 junho 2010 - 02:11

Felipe... nunca fiz projeto pra trabalho fotográfico, mas pra audiovisual já fiz aos montes.

Você tem que pesquisar os valores todos previamente. Não tem como fugir disso. Mas, como o patrocínio pode demorar a sair, você tem que prever possíveis reajustes naqueles valores. Então, digamos que um determinado item você viu no menor lugar por 200 reais e no maior por 250. No orçamento, eu colocaria uns 280~300. Assim você já se precavê. A gente chama isso de "gordura". Quando o patrocínio sair, se você conseguir aquilo por menos do que estipulou no projeto, pode usar o dinheiro pra outras coisas... ou até devolver algum dinheiro que sobrar, se for o caso (se bem que acho que ninguém devolve, né ¬¬).

Mas, saindo mais barato, mais caro ou no mesmo preço, lembre-se de guardar as notas de tudo, porque você vai ter que prestar contas depois. Não dá pra encher o projeto de gordura e depois querer embolsar a grana que sobrar. Em cinema, isso é quase que regra. Infelizmente. Uma suruba de nota fria pra lá e pra cá. Eu, particularmente, não simpatizo nem pratico isso. Espero que também não seja a sua intenção.

Em suma, as chances do dinheiro "não ser suficiente" são bem pequenas. A não ser que você tenha errado no projeto.
0

#6 Membro offline   JSF 

• Já tou começando a responder
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 18-agosto 05

Postou 19 junho 2010 - 02:10

Não fiz nenhum projeto ligado à fotografia, mas sou gerente de projetos e posso te ajudar com um roteiro do que deverá entregar. Se você vai procurar patrocínio, provavelmente sua proposta de projeto será analisada segundo padrões corporativos de gerência de projetos, verificando a adequação da mesma a modelos como o PMI, mesmo que você nunca tenha ouvido falar em PMI ou PMBOK. Mas não se preocupe, os conceitos do PMI são muito naturais de serem aplicados, principalmente quando encarados de uma forma mais ampla. Associado à parte técnica do gerenciamento do projeto, virá à parte de comercial e de marketing, pois o teu produto deve ter aceitação do mercado e gerar algum tipo de retorno ao investidor, seja ele financeiro, de imagem ou outro tipo qualquer. Vou colocar aqui um roteiro que, no meu entender, ajuda a descrever as idéias e possibilita uma análise rápida de quem recebe proposta de projeto.

Abra seu editor de texto favorito e escreva um documento com os seguintes capítulos:
1 – Necessidade Atendida – Neste capítulo, escreva sobre o projeto, mas é importante manter o foco na descrição em QUAL A NECESSIDADE seu projeto atenderá. Isto fica fácil de ser explicado quando o resultado do projeto gera algo inovador, contudo não é tão simples quando você está criando algo que já existe. Se você está montando um produto que já existe, é importante destacar QUAL O DIFERENCIAL COMPETITIVO do seu resultado em relação ao que já existe.
2 – Descrição do Produto – Neste capítulo, descreva O QUE você vai gerar ao final do trabalho. Procure mostrar o cenário previsto para o mercado com a entrada do produto que você pretende gerar e analisar o impacto que ele gerará. Neste capítulo você deve deixar claro qual o resultado esperado e qual o impacto isto terá para seu cliente (ou patrocinador). Provavelmente, este será o capítulo mais importante do documento.
3 – Plano de Atividades – Liste e descreva cada atividade (ou grupos de atividades) que pretende executar para atingir o resultado do projeto. O foco é descrever o COMO será feito o projeto. Caso haja alguma situação de risco na execução da atividade, descreva e aponte formas de contornar estes riscos.Para cada atividade, é interessante já deixar claro as premissas para sua execução e o resultado que elas geram.
4 – Cronograma de Execução – Aqui você, basicamente, lista as atividades que você definiu no Plano de Atividades e define para elas prazos e as dependências entre elas. Muito embora uma tabela com nome da atividade, início, duração e dependências já resolva, a forma mais bem aceita de apresentação desta informação é usando um gráfico de Gantt. Este capítulo destina-se a deixar claro QUANDO cada parte do projeto será executada e concluída, isto permite ao cliente um controle efetivo da execução.
5 – Equipe e Estrutura para Execução – Liste QUEM está envolvido no projeto, a função a ela atribuída e a capacitação de cada uma para execução desta função. É bom lembrar que, caso haja terceirização de alguma atividade, isto também deve ser listado. Uma forma de aprimorar este capítulo é colocar uma previsão de alocação de cada recurso de acordo com as atividades que descreveu no capítulo 3. Caso haja um volume de investimento substancial com bens, seja com compra ou aluguel, é importante que isto seja destacado, preferencialmente associando a cada atividade do capítulo 3. Se preferir, divida este capítulo em 3 itens: “recursos humanos próprios”,” serviços de terceiros” e “aquisições e locações”.
6 – Custos/Preço – Especifique o montante financeiro, ou seja, QUANTO será desembolsado pelo cliente (patrocinador) para a execução do projeto. O nível de detalhe desta parte pode variar. Pode ir somente de um cronograma de desembolsos até mesmo uma previsão detalhada dos gastos que você terá em cada atividade para que se crie uma justificativa sólida do volume de dinheiro solicitado.
7 – Condições Gerais e Validade – Descreva as condições globais para a execução do projeto e não esqueça de dar a proposição descrita no documento uma validade.
Outras coisas que podem dar corpo a proposta de projeto são uma descrição da empresa, cartas de recomendação, descrição de trabalhos anteriores.
_____________ @juliosene _________________
0

#7 Membro online   Abrantes 

• Sou completamente Louco pelo Brfoto
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 14-fevereiro 04

Postou 19 junho 2010 - 04:43

Ver postFeliper23, em 17 Jun 2010, 06:04 PM, disse:

Oi galera! já faz um tempo que tenho vontade de obter patrocínio para um projeto que tenho em mente. Busquei orientação fiz umas pesquisas e vi que não é um bicho de sete cabeças só não tenho previsão de quanto vou gastar nem o tempo que vai durar esse projeto. Tenho fotos prontas na cabeça só não tenho ideia de como vou executar, produção, locação, figurino... Quem tiver experiência com isso, por favor, compartilhe!

Quem entende disso é o Guilherme Fontes,...
0

Compartilhar este tópico:

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)