Brfoto - Fórum de fotografia: tabela para freelance - Brfoto - Fórum de fotografia

Ir para

ATENÇÃO:

A partir de agora, as regras 1.1, 1.2, 1.3, 1.4 e 1.7 serão seguidas a risca. Não haverá mais tolerância por parte da administração. Se você é usuário novo e ainda não conhece as regras deste fórum, clique aqui.
  • 5 Páginas +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Último »
  • Novo tópico
  • Responder

tabela para freelance abre o olho mané!

#1 Membro offline   zoinho 

• Eu pergunto muito
  • PipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Membro +
  • Cadastrado: 22-outubro 06

Postou 12 fevereiro 2011 - 09:04

como tenho visto cada absurdo por aí a fora, até nego fazendo freela com 7D e cobrando 150,00 sem limite de cliques e horas,vou colocar minha tabela de freelance aqui no fórum. Pedindo licença pra moderação , juro q não é jabá!
evento com rebel( 300d a T2i)
até 300 cliques- 200,00
500 cliques- 350,00
1000 cliques- 500,00
evento com 50D
até 300 cliques- 350,00
até 500 cliques- 500,00
até 1000 -700,00
todos para 4 horas de eventos, em caso de ultrapassar o horário, 100,00 a cada hora extra
Acho o mínimo pro cara conseguir manter o equipamento em ordem . Não tem lógica sair com 2 câmeras,duas lentes ,flashs, baterias (equipamento mínimo pra eventos), e cobrar preço de pinga. Isso vale tbm para iniciantes,tem q cobrar por cliques!
Tenho certeza q os fotógrafos veteranos,vão achar meus preços abaixo do mercado, mas é q raramente aceito esse tipo de serviço,só de segunda a sexta pra jornal.
0

#2 Membro offline   Zaleski 

• Já tou começando a responder
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 19-novembro 10

Postou 12 fevereiro 2011 - 09:13

Vou ser sincero, e vão me tacar pedra... Aqui na minha cidade, que é um lixo para a fotografia, nego compra preço, um freelancer ganha 250. O mais engraçado é tem gente que ainda tem a cara de pau de dizer: "ah, por mim tá tudo bem, faço 4 por mês, 1000 reais garantido, livre" ahiushieuahse esse "livre" que quebra. E não to falando de aniversário não, to falando de formatura das 10 da noite às 4 da matina...
Mas tá tudo bem, eles fazem aquelas fotos cagadas com flash em cima da câmera e com sombra aloprando.
É deplorável @.@
www.flickr.com/photos/zaleskii
0

#3 Membro offline   ozzy3105 

• Um dia eu posto mais do que o admin
  • PipPipPipPip
  • Cadastrado: 12-novembro 08

Postou 12 fevereiro 2011 - 11:52

PARABENS PELA INCIATIVA,,,, pois sei que ninguem eh obrigado a falar nada particular sobre si, principalmente quando se refere a dinheiro,... mas eh que aki no forum, quando alguem pergunta quanto cobrar por algo, alguns que se prontifica a dizer algo,,,,, enrola enrola e nao diz um numero sequer,... atualmente se foi perguntado sobre aniversario, batizado ou algo assim, e teve nego que virou virou em volta e nao disse nadaaaaaaa.
sabemos que isso varia de lugar pra lugar,... mas uma ideia se poderia ter,.. eu mesmo agradeco pelo que postou, pois nao tinha nocao alguma
abcsssssss
www.28fotos.com
0

#4 Membro offline   André Pinnola 

• Estou viciado nisso aqui
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 17-fevereiro 09

Postou 12 fevereiro 2011 - 11:57

Boa iniciativa e compreendi o objetivo. Até concordo, de certa forma.
O problema é que pro seu cliente, não faz a menor diferença se é um Rebel ou uma 1D Mark IV. Então cobrar pela câmera não faz sentido, eles sempre vão escolher a mais barata.
E como todo mundo sabe, câmera não faz diferença na grande maioria dos casos. Se eu chegar com uma Rebel num casamento e cada um dos convidados tiver uma 5D Mark II, D700 etc., minha fotos serão MUITO melhores do que as deles, leigos que são. E isso vale para fotógrafos mais ou menos experientes.
Pinnola Fotografia
www.pinnolafotografia.com.br
0

#5 Membro offline   Anderson Fonseca 

• Manda qq uma que eu respondo
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 04-dezembro 06

Postou 12 fevereiro 2011 - 12:35

acho sensato se fazer uma tabela, mas isso é pessoal.

Um free-lance em São Pqaulo jamais vai custar o mesmo preço que free-lance numa cidade do interior de Minas, então oque rege as regras nesse caso é o mercado da região, não importando o equipamento.

Quando eu fotografava social eu costuma ter um preço para ser segundo fotógrafo, e outro preço para ser fotógrafo principal. Eu cobrava 250,00 comos segundo fotógrafo, independente do evento, e cobrava por hora para ser fotógrafo principal, mais 250,00 para o segundo fotógrafo e 100,00 para assistente.

Parei de fotografar em 2007, mas pelo que ando sabendo os valores para free lance aqui vartiam muito de fotógrafo para fotógrafo...por exemplo tem um pessoal que caiu de para-quedas na fotografia que cobra 100,0150 reais pra fazer um evento aqui.
no twiter: andie_fonseca
0

#6 Membro offline   Leo.Amaral 

• Cadastrado: 09-maio 06

Postou 12 fevereiro 2011 - 01:36

Certa vez eu e alguns amigos iamos cobrir um evento de Cosplay. Ninguém tinha idéia de quanto cobrar e aí partimos para fazer uma planilha e tentar chegar a um valor base.

Abaixo os printscreen da planilha. Não fiz upload de toda ela pois não desenvolvi sozinho e algumas fórmulas não são de minha autoria, mas acho que dá para entender e fazer alguma coisa a partir da idéia abaixo.

Na figura 1 o custo de depreciação de cada equipamento a partir da vida útil. Não lembro onde peguei a estimativa de vida das lentes, mas não foi chute a esmo. Tinha algum fundamento. Vejam que o salário pretendido na primeira figura entra para o cálculo do custo de mão-de-obra na 2ª figura. O custo de R$ 1.39... é o custo para aquele trabalho. Ou seja, esse seria o valor mínimo. Por menos que isso eu não faria. Se conseguisse algo a mais seria lucro.

Na 2ª figura tem o custo de cada dia de trabalho, incluindo o trabalho de edição.

Na 3ª figura outros insumos que entraram na composição dos custos.

Dúvidas? Sugestões? :rofl2:

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
0

#7 Membro offline   alessandrohighart 

• PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 13-janeiro 06

Postou 12 fevereiro 2011 - 04:52

Cada um tem seu preço, estou vendo uma volta de clientes que perdi por causa do preço, raramente baixei meu preço, se baixei foi por que estava a toa e quis ajudar, não saio de casa por menos de 600 reais evento simples, 4 horas entrega de 500 fotos em media, variando até 4.500 q é o pacote completo.

As pessoas vão atrás do profissional, apresentação, simpatia e profissionalismo, isso sim faz a diferença, cansei de reclamar de neguinho se vendendo por mixaria, cada um sabe onde aperta mais, quando quebrar, ou for roubado, ter um preju forte larga a profissão.

agora essas tabelas, custo da maq, são muito variaveis, como se usa o material, ate como se aperta o botão, já tive maq q passou e muito o numero de clicks, trabalho em jornal fotografo diariamente (agora não pela licença do acidente) eoutras q por um acidente bobo se perdeu nova, um tombinho pode acabar com uma digital ou uma lente cara.

valeuu
Alessandro Highart
www.highart.com.br
0

#8 Membro offline   Danyel 

• Sou completamente Louco pelo Brfoto
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 29-dezembro 04

Postou 12 fevereiro 2011 - 07:21

Acho que é complicado vc ponderar com isso com tantas variantes regionais, culturais, e monetárias nesse brasil tão grande.
Imagem
0

#9 Membro offline   Ivy Freitas 

• Cheguei agora
  • Pip
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 12-fevereiro 11

Postou 12 fevereiro 2011 - 09:47

Olá, sou nova nesse forum....peço desculpas aos administradores se não for esse tópico para esse post.
Gostaria de uma orientação, tenho que fotografar várias peças de uma joalheria aproximadamente 500 peças, essas fotos são para identificar os produtos no sistema interno, então não é necessário produção artística, mas precisa ser um trabalho de boa qualidade, segundo a cliente, levarei uns 3 dias para concluir o trabalho.
Minha dúvida é a seguinte, como e quanto cobrar?... :rofl2:

Abs
Ivy
0

#10 Membro offline   Zaleski 

• PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 19-novembro 10

Postou 12 fevereiro 2011 - 09:59

Eu acho que seria uma boa fazer um pacote por isso tudo... o tempo que você vai demorar para fotografar + editar + depreciação do equipamento... eu cobraria assim. A pergunta real é: quanto vale seu tempo?
www.flickr.com/photos/zaleskii
0

#11 Membro offline   zoinho 

• Eu pergunto muito
  • PipPipPipPipPipPip

Postou 12 fevereiro 2011 - 11:03

Ver postZaleski, em 12 Feb 2011, 10:13 AM, disse:

Vou ser sincero, e vão me tacar pedra... Aqui na minha cidade, que é um lixo para a fotografia, nego compra preço, um freelancer ganha 250. O mais engraçado é tem gente que ainda tem a cara de pau de dizer: "ah, por mim tá tudo bem, faço 4 por mês, 1000 reais garantido, livre" ahiushieuahse esse "livre" que quebra. E não to falando de aniversário não, to falando de formatura das 10 da noite às 4 da matina...
Mas tá tudo bem, eles fazem aquelas fotos cagadas com flash em cima da câmera e com sombra aloprando.
É deplorável @.@

É meu querido, formatura é uma área cruel ! Se vc tenta furar um esquema sofre represálias.Pagam miséria pros freelas, mas cobram o olho da cara por cada álbum requenguela,daqueles q vc só enfia as fotos no plástico(1500,00) , brindes são cobrados a parte. Se vc tenta entrar numa escola famosa pra fotografar algum conhecido,nem pense em levar camera com ar profissional, de repende surgirá um desastrado q por coincidência toda hora q tu vai clicar , lá está ele na tua frente.Se for filmar, de repende cospem na tua lampada, ou puxam o fio sem querer....por aí vai. Contratam o famoso olheiro profissional. Meu irmão se formou pela federal do paraná, se tu vir as fotos,cai de costas. Photoshop pesado pra corrigir as cagadas dos fotografos,provavelmente contratados a preço de banana.
Antigamente pra pegar escola,bastava oferecer um video cassete e uma tv, hoje é moto, carro e por aí vai.
0

#12 Membro offline   Leo.Amaral 

Postou 13 fevereiro 2011 - 09:52

Sempre que fazemos cursos de administração de negócios, uma das primeiras coisas que se ensina é como montar sua tabela de custos fixos e variáveis para estimar ponto de equilíbrio etc. Bem, acho que qualquer estimativa de preço que não inclua esses pontos, é um tiro no escuro.

A viabilidade do negócio passa por isso. Mas como o Alessandro disse e outros falaram de forma similar: cada cidade, cada bairro é um mercado diferente. Temos que nos adaptar a ele.
Imagem
0

#13 Membro offline   hoffmann 

• Um dia eu posto mais do que o admin
  • PipPipPipPip
  • Cadastrado: 06-setembro 10

Postou 13 fevereiro 2011 - 10:13

bom dia,gente tenho visto ate gente colocar marca da camera e equipamentos no site de trabalho com tabela de preços e tudo mais...sei q sou amador,mais só na area fotografica...abraços
NAO BEBA ÁGUA DOS RIOS, PORQUE É LÁ QUE OS PEIXINHOS TRANSAM!!!
0

#14 Membro offline   Claudio Rombauer 

• Cadastrado: 09-outubro 08

Postou 13 fevereiro 2011 - 10:23

A gente acha que não tem nada a ver colocar o equipamento como base de calculo de preços de fotos, mas na pratica isso acontece mais que imaginamos.

Tem varios estúdios grandes aqui que usam suas hasselblads digitais como moeda na hora de fechar trabalhos, e as agencias caem direitinho.
0

#15 Membro offline   Johnson Silva 

• Manda qq uma que eu respondo
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 22-março 10

Postou 13 fevereiro 2011 - 10:35

Ver postClaudio Rombauer, em 13 Feb 2011, 10:23 AM, disse:

A gente acha que não tem nada a ver colocar o equipamento como base de calculo de preços de fotos, mas na pratica isso acontece mais que imaginamos.

Tem varios estúdios grandes aqui que usam suas hasselblads digitais como moeda na hora de fechar trabalhos, e as agencias caem direitinho.

Concordo.. claro... pra quem entende do riscado isso pode ser indiferente.. mas chega prum leigo e diz.. "com a câmera tal de 15 mp o valor é X.. com a câmera talll com 18 mp o valor é 2X.. e com a câmera tallllllllllll com 21 mp o valor é 3X.."

Isso vai fazer sentido pro leigo. E ele vai escolher o q o bolso puder pagar.
Eu queria poder destacar as palavras q acho importantes em loirito.. ou galeguito. Mas o mais perto disso é o amarelito.. então.. vai de negrito mesmo.
Obrigado pela oportunidade.
0

#16 Membro offline   Ivy Freitas 

• Cheguei agora
  • Pip
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 12-fevereiro 11

Postou 13 fevereiro 2011 - 08:12

Preciso de uma câmera melhor,mas por enquanto tenho que me virar com a que tenho.
Eu gosto muito dela....kkkkkk
Lendo o tópico conclui que devo usar como base o gasto mensal para preparar um orçamento.
Vou tentar fazer uma planilha.
Valeu!
Ivy
0

#17 Membro offline   Leo.Amaral 

Postou 13 fevereiro 2011 - 08:39

Acho que a câmera tem a ver com aquele lance de aparência: é melhor tratado quem está de terno. :rofl2:
Imagem
0

#18 Membro offline   zoinho 

• Eu pergunto muito
  • PipPipPipPipPipPip

Postou 14 fevereiro 2011 - 06:00

Ver postIvy Freitas, em 13 Feb 2011, 09:12 PM, disse:

Preciso de uma câmera melhor,mas por enquanto tenho que me virar com a que tenho.
Eu gosto muito dela....kkkkkk
Lendo o tópico conclui que devo usar como base o gasto mensal para preparar um orçamento.
Vou tentar fazer uma planilha.
Valeu!
Ivy

é bem por aí, o importante é estar preparada pra hora da troca. Em outras palavras tem q ter reserva de grana. Hoje é normal estourar até 1000 cliques por evento, mas em caso de freelance, isso é um risco muito grande. Só multiplicar 1000 x 4x 12=48k em apenas um ano,só contando sábados. Se vc tiver com obturador de plástico, a chance de pifar com 1 ano de uso não é pequena. Nesses 20 anos de estrada,conheci inúmeros fotógrafos e cinegrafistas,q num belo dia de evento,surpresaaaaaa! Pifou o equipamento. Muitos desses só levavam uma camera pro evento. Quanto ao equipamento não esquente , trabalhei anos com a rebel 300D ,q foi a primeira digital da canon, e tenho ela viva até hoje. Uso uma 50D, e outra rebel de reserva, pra mim basta pelo q eu faço.
0

#19 Membro offline   zoinho 

• Eu pergunto muito
  • PipPipPipPipPipPip

Postou 14 fevereiro 2011 - 06:10

Ver postozzy3105, em 12 Feb 2011, 12:52 PM, disse:

PARABENS PELA INCIATIVA,,,, pois sei que ninguem eh obrigado a falar nada particular sobre si, principalmente quando se refere a dinheiro,... mas eh que aki no forum, quando alguem pergunta quanto cobrar por algo, alguns que se prontifica a dizer algo,,,,, enrola enrola e nao diz um numero sequer,... atualmente se foi perguntado sobre aniversario, batizado ou algo assim, e teve nego que virou virou em volta e nao disse nadaaaaaaa.
sabemos que isso varia de lugar pra lugar,... mas uma ideia se poderia ter,.. eu mesmo agradeco pelo que postou, pois nao tinha nocao alguma
abcsssssss

Sinceramente ozzy, com os preços q pratico eu passo aperto, não sei como tem gente q faz por menos. Qdo não pifa uma lente, é flash, é equipamento de estúdio. Fora o carro q já deu pau duas vezes em eventos, já to pensando até em embutir manutenção do carro, já q as vezes eu vou lá pros cafundós de suzano, interior de S.paulo. Com certeza preço varia de lugar pra lugar, mas o preço da camera sempre vai ser cotado em dólar, aí fica difícil tentar ajustar a região. Eu cubro eventos de pobre, e rico pelo mesmo valor,só varia a forma de entregar o serviço, quantidade de fotos e álbum .
0

#20 Membro offline   zoinho 

• Eu pergunto muito
  • PipPipPipPipPipPip

Postou 14 fevereiro 2011 - 06:16

Ver postAndré Pinnola, em 12 Feb 2011, 12:57 PM, disse:

Boa iniciativa e compreendi o objetivo. Até concordo, de certa forma.
O problema é que pro seu cliente, não faz a menor diferença se é um Rebel ou uma 1D Mark IV. Então cobrar pela câmera não faz sentido, eles sempre vão escolher a mais barata.
E como todo mundo sabe, câmera não faz diferença na grande maioria dos casos. Se eu chegar com uma Rebel num casamento e cada um dos convidados tiver uma 5D Mark II, D700 etc., minha fotos serão MUITO melhores do que as deles, leigos que são. E isso vale para fotógrafos mais ou menos experientes.

sim Andre, mas estava falando sobre freelance apenas. No caso de eventos proprios acho q não rola esse problema. A gente simplesmente enumera os pacotes e o cliente escolhe o q cabe no seu bolso. Quando começou a era digital, fui recusado algumas vezes por usar a rebel 300D cinza, esteticamente tinha q ser preta,ahahaaha. Cagada minha de ter comprado cinza né. Mas hoje ,se amigo meu pede evento barato em nome da amizade,oba,vou de rebel 300D !!!!!!!!
0

Compartilhar este tópico:

• 5 Páginas +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Último »
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)