Brfoto - Fórum de fotografia: FOTO COM BRANCO ESTOURADO (SATURADO) - Brfoto - Fórum de fotografia

Ir para

ATENÇÃO:

A partir de agora, as regras 1.1, 1.2, 1.3, 1.4 e 1.7 serão seguidas a risca. Não haverá mais tolerância por parte da administração. Se você é usuário novo e ainda não conhece as regras deste fórum, clique aqui.
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

FOTO COM BRANCO ESTOURADO (SATURADO) Fotografia para formaturas - dúvidas em geral

#1 Membro offline   flexa 

• Cheguei agora
  • Pip
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 13-julho 11

Postou 13 julho 2011 - 11:19

Trabalho com fotografia em uma empresa do ramo. Em quase todos os eventos as imagens que possuem fundo branco ou formandos com roupa branca saem com o BRANCO ESTOURADO, ou seja, saturado onde os detalhes se perdem. Conclusão, na hora de manipular a imagem não dá para saturar ou clarear a imagem porque o branco ficará pior ainda.

As fotos são tiradas com uma máquina CANON 40D.

Gostaria de saber se existe alguma solução para que as fotos tiradas não saiam com o branco saturado, se existe algum filtro para a máquina fotográfica, balanço de branco, algo assim para que as imagens saiam melhores.

Obrigado!
0

#2 Membro offline   igorschutz 

• Sou completamente Louco pelo Brfoto
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Membro +
  • Cadastrado: 17-junho 10

Postou 13 julho 2011 - 11:21

Use o modo "spot" de fotometria e fotometre o branco. Suba 1 ou 2 pontos e clique.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.

http://www.flickr.co...tos/igorschutz/

0

#3 Membro offline   IvandeAlmeida 

• Cadastrado: 31-julho 05

Postou 13 julho 2011 - 11:31

Fotografe em RAW para ganhar latitude, teste a latitude de sua câmera quanto à capacidade de recuperação das altas luzes e quando for fotografar meça as altas luzes (brancos) colocando-os no limite máximo de recuperação. Depois, na conversão do RAW, use Exposure ou Highlights Recovery para trazer de volta as altas luzes para a zona de visibilidade e compense com as outras ferramentas a descida das baixas luzes.

para maiores esclarecimentos sobre o uso do RAW e como saber a latitude da câmera, clique no link da minha assinatura, ABC da fotografia em RAW.
0

#4 Membro offline   Althoff 

• Caramba, daqui a pouco enjoam de mim
  • PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 05-dezembro 07

Postou 13 julho 2011 - 11:38

Isso é típico de fotômetro no automático...
Imagem

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700

Visite meu blog
0

#5 Membro offline   adrianoquatro 

• Cadastrado: 06-dezembro 04

Postou 13 julho 2011 - 11:39

Se optar por não usar o RAW (que é o mais recomendado mas às vezes na prática fica difícil implementar), baixe o contraste da câmera, isso também dá ganho de latitude,
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior , favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"
0

#6 Membro offline   Marcelo das Fotos 

• Cadastrado: 18-abril 06

Postou 13 julho 2011 - 12:13

Afasta o fundo branco da luz.
marcelo versiani

meu flickr
0

#7 Membro offline   IvandeAlmeida 

Postou 13 julho 2011 - 12:16

Ver postMarcelo das Fotos, em 13 julho 2011 - 12:13 , disse:

Afasta o fundo branco da luz.

Mas ele tem problema também com a roupa branca.
0

#8 Membro offline   PabloAlbino 

• Um dia eu posto mais do que o admin
  • PipPipPipPip
  • Cadastrado: 10-janeiro 09

Postou 13 julho 2011 - 01:11

Branco estourado, n é o mesmo que branco saturado...pelo menos o que entendo da expressão "branco saturado", por mais estranha que seja, não é equivalente 'a "estouro de branco".
Acredito que vc esteja estourando o branco, pois é muito comum ver fotografias dos formandos em convites estar estourada e com pele plastificada. Sendo isso, a solução do Ivan é ótima, desde que vc saiba manipular adequadamente um RAW. Outra opção, não excludente da anterior, é você usar um fotômetro de luz incidente, e ter um controle adequado da luz em todo o corpo do formando.

[ ]'s
0

#9 Membro offline   Ingo 

• Caramba, daqui a pouco enjoam de mim
  • PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 14-setembro 09

Postou 13 julho 2011 - 01:12

Ver postflexa, em 13 julho 2011 - 11:19 , disse:

Trabalho com fotografia em uma empresa do ramo. Em quase todos os eventos as imagens que possuem fundo branco ou formandos com roupa branca saem com o BRANCO ESTOURADO, ou seja, saturado onde os detalhes se perdem. Conclusão, na hora de manipular a imagem não dá para saturar ou clarear a imagem porque o branco ficará pior ainda.

As fotos são tiradas com uma máquina CANON 40D.

Gostaria de saber se existe alguma solução para que as fotos tiradas não saiam com o branco saturado, se existe algum filtro para a máquina fotográfica, balanço de branco, algo assim para que as imagens saiam melhores.

Obrigado!

Se este problema ocorre com todas ou quase todas as fotos, me parece pouco provável que as fotos fiquem constantemente superexpostas em locais diferentes.
Você já chegou a ver as fotos em monitores diferentes? Muitas vezes o vilão é um monitor não calibrado ou inadequado para edição de fotos.

Para testar o seu monitor, vc pode criar um degradé linear de preto 0 até branco 255 no Photoshop e verificar se o monitor é capaz de exibir todos os tons entre preto e branco corretamente.
If you’re not failing every now and again, it’s a sure sign that you’re not trying anything very innovative.

Woody Allen
0

#10 Membro offline   alaghi 

• Grupo: Moderador-Geral
  • Cadastrado: 09-janeiro 04

Postou 13 julho 2011 - 01:27

estude o sistema de zonas do Ansel Adams. Todas as respostas a esta pergunta já eram conhecidas antes mesmo do sistema digital.

Tenha em mente que a latitude usável do sensor digital é em torno de 6 pontos.
Imagem
0

#11 Membro offline   Hudson Capa 

• PipPipPipPip
  • Cadastrado: 02-julho 11

Postou 13 julho 2011 - 01:37

Ver postIvandeAlmeida, em 13 julho 2011 - 11:31 , disse:

Fotografe em RAW para ganhar latitude, teste a latitude de sua câmera quanto à capacidade de recuperação das altas luzes e quando for fotografar meça as altas luzes (brancos) colocando-os no limite máximo de recuperação. Depois, na conversão do RAW, use Exposure ou Highlights Recovery para trazer de volta as altas luzes para a zona de visibilidade e compense com as outras ferramentas a descida das baixas luzes.

para maiores esclarecimentos sobre o uso do RAW e como saber a latitude da câmera, clique no link da minha assinatura, ABC da fotografia em RAW.

Opa, Essa dica serviu pra mim tbm. Valeu, Ivan!
Entre em contato comigo
O segredo do demagogo é parecer tão tolo quanto a sua platéia, de modo que essas pessoas possam se achar tão espertas quanto ele.
0

#12 Membro offline   flexa 

• Cheguei agora
  • Pip
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 13-julho 11

Postou 13 julho 2011 - 01:55

Gostei das informações, mas aqui trabalhamos com muitas imagens por dia, então fica díficil trabalhar em RAW.

Gostaria de saber se algum de vocês conhecem ou sabem algum filtro de lente de camera fotográfica?

Obrigado!
0

#13 Membro offline   PabloAlbino 

• PipPipPipPip
  • Cadastrado: 10-janeiro 09

Postou 13 julho 2011 - 02:04

Ver postflexa, em 13 julho 2011 - 01:55 , disse:

Gostei das informações, mas aqui trabalhamos com muitas imagens por dia, então fica díficil trabalhar em RAW.

Gostaria de saber se algum de vocês conhecem ou sabem algum filtro de lente de camera fotográfica?

Obrigado!

Meu comentário, fica mais como um desafio: tbm faço formaturas e só fotografo em RAW, e não abro mão disto. Com o lightroom não há pq ter medo de fazer fotografia de eventos em RAW!

[ ]'s
0

#14 Membro offline   adrianoquatro 

• Cadastrado: 06-dezembro 04

Postou 13 julho 2011 - 02:23

Ver postflexa, em 13 julho 2011 - 01:55 , disse:

Obrigado!

Nenhum filtro vai resolver o problema de branco estourado. E ainda mais do que ganhar latitude, vc precisa aprender a fotometrar ou, pelo menos, compensar a exposição.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior , favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"
0

#15 Membro offline   Roberto Ap 

• Estou viciado nisso aqui
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 17-fevereiro 11

Postou 13 julho 2011 - 02:30

Amigo a Solução sem duvida é usar o formato RAW, existe ainda uma Técnica chamada uniWB que stou tentando usar que pode te ajudar, não posso falar sobre ela por que ainda não entendo o suficiente, mas pesquise google que tem muita coisa.

Agora uma dica: Leia as matérias sobre RAW e Latitude no Blog do Ivam de Almeida que são realmente uma aula a parte.

Ver postIvandeAlmeida, em 13 julho 2011 - 11:31 , disse:

Acabei de ler sobre a latitude no seu Blog Ivam, tenho tentando entender um pouco sobre o RAW e ainda não tinha visto materias tão bem elaboradas e didáticas em portugues. Parabens.
Canon EOS 6D // Canon EOS T3 // EF 85mm F1.8 // EF24-105 F4 L // Canon 580 EX II (2)

LUZ E CONTRASTE FOTOGRAFIA
0

#16 Membro offline   IvandeAlmeida 

Postou 13 julho 2011 - 02:43

Ver postRoberto Ap, em 13 julho 2011 - 02:30 , disse:

Amigo a Solução sem duvida é usar o formato RAW, existe ainda uma Técnica chamada uniWB que stou tentando usar que pode te ajudar, não posso falar sobre ela por que ainda não entendo o suficiente, mas pesquise google que tem muita coisa.

Agora uma dica: Leia as matérias sobre RAW e Latitude no Blog do Ivam de Almeida que são realmente uma aula a parte.

Acabei de ler sobre a latitude no seu Blog Ivam, tenho tentando entender um pouco sobre o RAW e ainda não tinha visto materias tão bem elaboradas e didáticas em portugues. Parabens.

Obrigado, Roberto.

O blog nasceu não apenas do fato de eu ter tido há bastante tempo muita atração/dedicação em entender o RAW como também de ter verificado que para muita gente fica meio assim como "para que serve mesmo isso?", porque quando lidamos com RAW aumenta nossa esfera de decisão, e não vale nada ela aumentar sem que nossa atitude também mudar no sentido de aproveitar esse aumento. É um blg meio assimétrico, nele falo de umas coisas que poucos falam e não falo de outras que a mim mesmo não interessam, como conversão em bath, conversores dos fabricantes, etc.

Mas a solução parece ser mesmo por aí, fotografar em RAW conhecendo a latitude no sentido das altas luzes e acertar um tipo de conversão básico no conversor de preferência convertendo as fotos em lote depois. Põe para converter durante a noite e vai dormir -risos. O caso do colega parece ser causado fotometria por média ( matrix, etc), e sets da câmera que não dão boa latitude. A dica que já foi dada acima de diminuir o contraste é boa para quem quer usar JPEG e fotometrar o branco especificamente colocando-o em uma zona recuperável ou já definitiva se JPEG.

Contudo, isso pode ocasionar tons escuros muito fechados, é quase certo isso ocorrer, por essa razão o esforço mais recompensador será buscar a maior latitude possível da cãmera, isto é, RAW, ISO baixo, expor medindo o branco..
0

#17 Membro offline   Sergito mk2 

• Já tou começando a responder
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 22-julho 10

Postou 13 julho 2011 - 09:36

Use o flash em TTL -1 , -0.7 , - 0.5, ou -0,3...
0

Compartilhar este tópico:

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)