Brfoto - Fórum de fotografia: Mega sena - Brfoto - Fórum de fotografia

Ir para

Regras para esta sala:

Esta sala é um meio para os usuários trocarem informação sobre qualquer assunto que não tenha absolutamente nada a ver com fotografia à fotografia.
Qualquer assunto é aqui permitido, desde que observadas as regras gerais do fórum.
Os assuntos "não tão off-topic" devem continuar sendo postados na sala de Fotografia (o antigo Fórum Aberto).
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Mega sena algum matemático ou físico por aqui?

#1 Membro offline   zoinho 

• Eu pergunto muito
  • PipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Membro +
  • Cadastrado: 22-outubro 06

Postou 10 outubro 2011 - 08:50

10 11 18 19 30 50 ......se a bolinha número 1 e a número 0 pesassem 5g a mais q as outras, a chance de dar 5 números 1 e 3 dezenas de final 0 seria maior?
Claro q eu só tô brincando,jamais desconfiaria da idoneidade de um jogo de azar oficial . E se a bolinha pesasse mais, a menina esperta q pega a bolinha,com certeza perceberia a diferença de 5g e denunciaria a fraude. Bom se no próximo sábado der 02,12 e 22 a gente volta a conversar.
0

#2 Membro offline   Mike 

• Sou completamente Louco pelo Brfoto
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Admin
  • Cadastrado: 05-janeiro 04

Postou 10 outubro 2011 - 09:37

Acho que são 60 bolinhas. Uma para cada dezena.

Abs...
MIKE_britto

............
0

#3 Membro offline   kozinheiro 

• Estou viciado nisso aqui
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 13-janeiro 04

Postou 10 outubro 2011 - 11:49

Eu também pensava que eram 60 bolas.

CLIQUE AQUI
0

#4 Membro offline   zoinho 

• Eu pergunto muito
  • PipPipPipPipPipPip

Postou 10 outubro 2011 - 08:29

ah entendi, mas queria saber sobre a influência do peso .
0

#5 Membro offline   Mike 

• Grupo: Admin
  • Cadastrado: 05-janeiro 04

Postou 11 outubro 2011 - 08:55

Eu tenho quase certeza que já vi algum sorteio na TV no qual só havia uma "gaiola" com 60 bolinhas dentro. E era tudo automático... sem essas moças de enfeite.

Quanto ao peso, me parece que do jeito que é feito o embaralhamento, só se a diferença de peso for absurda.

De resto, pode ocorrer uma ou outra combinação mais ou menos estocástica, mas isso é aceitável dentro da probabilidade.
Tipo sair muitos números em sequencia... ou muitos números pares.... ou muitos números primos.... ou muitos números de uma única "coluna"... ou até mesmo repetir muitas dezenas de um concurso anterior.

Lembro de ter lido algo sobre um sorteio assim esse ano: 4 das dezenas de um sorteio, foram sorteadas novamente no concurso seguinte. Só não lembro se foi na mega sena.
Virou notícia porque muita gente desconfiou também.

Abs....
MIKE_britto

............
0

#6 Membro offline   kozinheiro 

• Cadastrado: 13-janeiro 04

Postou 11 outubro 2011 - 05:09

Ver postMike, em 11 outubro 2011 - 08:55 , disse:

Lembro de ter lido algo sobre um sorteio assim esse ano: 4 das dezenas de um sorteio, foram sorteadas novamente no concurso seguinte. Só não lembro se foi na mega sena.
Virou notícia porque muita gente desconfiou também.

Abs....

Eu lembro disso, teve político querendo fazer cpi.

Outro que desconfiaram foi um jogo que teve 15 acertadores e nem acumulado tava, e eram quase todos da região norte/nordeste. "Parece" que o motivo foi uma rede de delivery chinesa que tinha nos biscoitos da sorte essa combinação no meio de poucas dezenas de combinações que eles imprimiam.
CLIQUE AQUI
0

#7 Membro offline   Niestor 

• Um dia eu posto mais do que o admin
  • PipPipPipPip
  • Cadastrado: 12-outubro 08

Postou 12 outubro 2011 - 09:14

Ver postzoinho, em 10 outubro 2011 - 08:50 , disse:

10 11 18 19 30 50 ......se a bolinha número 1 e a número 0 pesassem 5g a mais q as outras, a chance de dar 5 números 1 e 3 dezenas de final 0 seria maior?
Claro q eu só tô brincando,jamais desconfiaria da idoneidade de um jogo de azar oficial . E se a bolinha pesasse mais, a menina esperta q pega a bolinha,com certeza perceberia a diferença de 5g e denunciaria a fraude. Bom se no próximo sábado der 02,12 e 22 a gente volta a conversar.

a probabilidade de sair 5 algarismo iguais nao é tao pequena nao. se nao me engano em torno de 7 %
"Se farinha fosse americana, comida de bacana era farinhada"
0

#8 Membro offline   Bárbara 

• Cadastrado: 06-janeiro 04

Postou 15 outubro 2011 - 12:45

Antigamente eram várias gaiolas com 10 bolinhas (de 1 a 0), onde cada 2 gaiolas formavam 1 número de 2 dígitos (eram necessários 2 sorteios para retirar 2 bolinhas que formariam 1 número sorteado, sendo que se saísse "00" seria considerado "60").
Se não me engano, foi a partir da mega da virada desse ano que o método de sorteio mudou: agora é somente 1 gaiola com 60 bolinhas, numeradas de 1 a 60, e são feitos 6 sorteios para se ter as 6 dezenas da mega sena, e não mais 12 sorteios como era antigamente. Esse vídeo que postaram é antigo, não é mais assim. ;)
Imagem

Imagem
0

#9 Membro offline   zoinho 

• Eu pergunto muito
  • PipPipPipPipPipPip

Postou 15 outubro 2011 - 03:02

Ver postBárbara, em 15 outubro 2011 - 12:45 , disse:

Antigamente eram várias gaiolas com 10 bolinhas (de 1 a 0), onde cada 2 gaiolas formavam 1 número de 2 dígitos (eram necessários 2 sorteios para retirar 2 bolinhas que formariam 1 número sorteado, sendo que se saísse "00" seria considerado "60").
Se não me engano, foi a partir da mega da virada desse ano que o método de sorteio mudou: agora é somente 1 gaiola com 60 bolinhas, numeradas de 1 a 60, e são feitos 6 sorteios para se ter as 6 dezenas da mega sena, e não mais 12 sorteios como era antigamente. Esse vídeo que postaram é antigo, não é mais assim. ;)

Q pena, pensei q pudesse ter uma trapacinha aí, de todo jeito tô torcendo pelo número 2 sair em massa, hehe.
0

#10 Membro offline   Marcelo 

• Cadastrado: 15-fevereiro 04

Postou 19 outubro 2011 - 10:29

Você está analisando os números como os numerólogos fazem, achando bonitinho ou espantoso o conjunto.

Qualquer combinação tem a mesma probabilidade de ocorrer, como uma sequência de 1 a 6, ou as dezenas cheias.
Errar é humano. Perdoar não é política da empresa.

Imagem
0

#11 Membro offline   IvandeAlmeida 

• Cadastrado: 31-julho 05

Postou 19 outubro 2011 - 10:32

Ver postMarcelo, em 19 outubro 2011 - 10:29 , disse:

Você está analisando os números como os numerólogos fazem, achando bonitinho ou espantoso o conjunto.

Isso.
0

#12 Membro offline   Niestor 

• PipPipPipPip

Postou 19 outubro 2011 - 01:46

Ver postzoinho, em 15 outubro 2011 - 03:02 , disse:

Q pena, pensei q pudesse ter uma trapacinha aí, de todo jeito tô torcendo pelo número 2 sair em massa, hehe.

Voce quer que o número 2 saia em "massa". Vou calcular a probabilidade de sairem 5 dois.
Para que saiam 5 dois podem ocorrer duas situações distintas: sairem 5 numeros com cada um deles ocorrendo um dois, ou saírem 3 numeros em que cada um ocorre um dois juntamente como o numero 22(que ocorre dois 2s)
caso 1: Como são 60 numeros e o dois não ocorrem em 45 deles. Pois se em um número não deve aparecer o algarismo dois, podemos escolher o algarismo das dezenas de 5 formas diferentes (0,1,3,4,5) e o das unidades de 9(só naõ pode ser o 2), logo há 45 numeros em que o dois nao aparece, portanto há 15 onde o dois aparece e portanto 14 onde o dois aparece uma única vez.

Logo, há C(14,5)=2002-- combinação de 5 elementos entre 14-- maneiras distintas de escolher os 5 numeros que formaram os algarismos onde o dois vai aparecer, e 45 formas de escolher o outro numero onde o dois nao figura. Totalizando 2002x45=90090
caso 2:
um numero é o 22. Devemos escolher 3 que em que o dois aparece uma única vez: C(14,3)=364, e devemos escolher dois numeros que o dois nao aparece:c(45,2)=990. Totalizando: 990x364=360360
Assim, a probabilidade de sairem 5 dois é:

(360360+90090)/50063860=0,89% aproximadamente.

Assim a probabilidade de sairem 5 numeros iguais não é tão pequena não, quanto vc tinhaimaginado no começo. Por exemplo de sairem entre os algarismos de 0 a 5 é seis vezes o valor achado anteriormente: 5,34%.Claro que a probabilidade é um pouco maior porque ainda tem que considerar os outros algarismos saindo 5 vezes.
0

#13 Membro offline   Niestor 

• PipPipPipPip

Postou 19 outubro 2011 - 01:53

Ver postMarcelo, em 19 outubro 2011 - 10:29 , disse:

Qualquer combinação tem a mesma probabilidade de ocorrer, como uma sequência de 1 a 6, ou as dezenas cheias.

Exatamente. Qualquer combinação tem a mesmo probabilidade de ocorrer. É tão provavel que voce ganhe jogando 1,2,3,4,5,6 do que jogando 4, 21, 32, 45, 50, 52. Mas alguem pode dizer mas nunca saiu 1,2 ,3,4,5,6. É verdade, mas quem me garante que se ja ocorreu 4, 21, 32, 45, 50, 52?
No entanto, tem pessoas que ganham dinheiro usando de falácias sobre este assunto.

Para pensar:
O que é melhor jogar toda semana na megasena, ou juntar o dinheiro o ano inteiro e jogar tudo duma vez? Ou tanto faz uma como a outra possibilidade?
0

#14 Membro offline   Bárbara 

• Cadastrado: 06-janeiro 04

Postou 22 outubro 2011 - 02:18

Lembro que uma vez saiu algo como "02, 23, 24, 25, 26, xx" (não lembro o último número). Um cara daqui do RS acertou a quadra na combinação mais improvável (as 4 dezenas em sequencia) e em vez de 02 tinha jogado 12, já a última dezena não lembro... o.O
Imagem

Imagem
0

#15 Membro offline   MARCELOJPDF 

• Já conheço o pessoal
  • PipPipPip
  • Cadastrado: 07-outubro 11

Postou 22 novembro 2011 - 06:56

Esu desconfiarria de um jogo de azar oficil. Como diria a scully, Trust no one, Molder.
0

Compartilhar este tópico:

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)