Brfoto - Fórum de fotografia: Preconceitos fotográficos - Brfoto - Fórum de fotografia

Ir para

ATENÇÃO:

A partir de agora, as regras 1.1, 1.2, 1.3, 1.4 e 1.7 serão seguidas a risca. Não haverá mais tolerância por parte da administração. Se você é usuário novo e ainda não conhece as regras deste fórum, clique aqui.
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Preconceitos fotográficos qual o sentido?

#1 Membro offline   Rodrigo Pereira 

• Manda qq uma que eu respondo
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Moderador-Geral
  • Cadastrado: 18-maio 06

Postou 09 outubro 2013 - 07:40

Acho que todos nós temos algum tipo de preconceito fotográfico, ou seja, um tipo ou estilo de fotografia para o qual nos fechamos. Não estou me referindo à fotografia que fazemos, mas àquela que nós vemos mesmo. Por exemplo, alguém poderia dizer que não gosta de lomografia, preto e branco, fotografia de esportes, paisagens, fotos de celular etc. E aí, a tendência é rejeitar toda e qualquer fotografia que se encaixa em alguma categoria dessa lista negra que estabelecemos.

Minha questão é: o que ganhamos com isso? Vejo o que podemos perder: nos privamos da chance de ver coisas muito legais dentro dessas categorias. E não mudamos nada com o nosso preconceito: as pessoas continuam fazendo e gostando das fotos que consideramos "ruins", ou seja, o mundo continua andando, não se importando com o que pensamos dele. Então, qual o ponto de nos aferrarmos a esses preconceitos?
2

#2 Membro offline   Eliverto 

• Sou completamente Louco pelo Brfoto
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Membro +
  • Cadastrado: 08-agosto 04

Postou 09 outubro 2013 - 08:18

Particularmente, nunca usaria o rótulo de ruim para foto alguma, mas acho que o caso é de uma aversão causada pela repetição à náusea de algumas fórmulas ou temas.
Imagem

"There are no accidental masterpieces in painting, but there are accidental masterpieces in photography"
Chuck Close
0

#3 Membro offline   Simonetti 

• Caramba, daqui a pouco enjoam de mim
  • PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 05-junho 13

Postou 09 outubro 2013 - 08:41

Não gostar de fotos de Instagram não é preconceito... é bom senso.

O efeito que você descreveu de fato existe, mas eu acho que o termo preconceito é muito forte para isto. Há algumas "fórmulas" em culinária eu que realmente não gosto. Um tal exemplo é o de se colocar maracujá em tudo quanto é sobremesa, e então temos todo tipo de doces baseados em maracujá. Aí, como se não bastasse isto, cismam de usar mousses de maracujá em comidas. Pra mim, que detesto maracujá, isto é o fim da picada, pois eu não gosto de maracujá, não gosto de nada que tenha maracujá.

Não é preconceito meu contra aquelas comidas ou contra aqueles cozinheiros, mas sim um gosto pessoal: o maracujá não combina com meu paladar, e não adianta o quanto esforço eu faça, eu não consigo gostar nem de suco de maracujá. E olha que eu - de vez em quando - ainda experimento coisas com maracujá para ver se eu gosto.

Eu sei que o não gostar de maracujá limita minhas opções, mas também sei que existem milhões de outros ingredientes por aí que eu gosto, e que estão disponíveis, e que se eu deixar de comer algo com maracujá, posso muito bem aproveitar algo que tenha este ingrediente.

Tem gosto pra tudo, e acho que simplesmente não gostar de algo não se traduz em preconceito. Acho que quem tem um preconceito de verdade tem um repulsa muito mais forte do que um simples "não gostar".
Imagem
0

#4 Membro offline   Schiefer 

• Estou viciado nisso aqui
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 16-junho 11

Postou 09 outubro 2013 - 09:07

Alguns temas não me interessam e por preconceito ou não, prefiro não me envolver neles. Foto de casamento é um tipo de fotografia que não me atrai. Nada contra as pessoas que fazem.
0

#5 Membro offline   peridapituba 

• Cadastrado: 04-julho 07

Postou 09 outubro 2013 - 09:12

Acontece sim, claro.
Depois que comecei a fotografar um pouco c o celular este preconceito diminuiu, até um Instagram eu fiz.
Hoje em dia eu não usaria a palavra "preconceito", pois ela sempre vem carregada de de um estigma ruim, digamos assim.
Eu prefiro falar mais em gostos e preferências, acho que cabe melhor no meu caso.
Preconceito, para mim, é quando vc usa o que não gosta como fonte de crítica negativa para descrever determinada imagem.
Aí mora o problema, porque o camarada não gosta de HDR mas não consegue reconhecer quem o faz bem feito, por exemplo.
Mas quando vc não gosta de algo, mas mesmo assim reconhece o valor, passa a ter uma conotação totalmente diferente.

0

#6 Membro offline   Rodrigo Pereira 

• Cadastrado: 18-maio 06

Postou 09 outubro 2013 - 06:41

Ver postSimonetti, em 09 outubro 2013 - 08:41 , disse:

Não é preconceito meu contra aquelas comidas ou contra aqueles cozinheiros, mas sim um gosto pessoal: o maracujá não combina com meu paladar, e não adianta o quanto esforço eu faça, eu não consigo gostar nem de suco de maracujá. E olha que eu - de vez em quando - ainda experimento coisas com maracujá para ver se eu gosto.

Achei legais as posições que vocês colocaram. Agora, queria pegar essa analogia do maracujá para alongar a questão. Vamos supor que além de não gostar de maracujá, você fale o tempo todo que maracujá é ruim, tente explicar de diversas maneiras porque o maracujá não deveria se consumido e diminua as pessoas que gostam de maracujá. Qual a função disso?
0

#7 Membro offline   ACosta 

• Cadastrado: 20-novembro 07

Postou 09 outubro 2013 - 06:46

Ver postRodrigo Pereira, em 09 outubro 2013 - 06:41 , disse:

Achei legais as posições que vocês colocaram. Agora, queria pegar essa analogia do maracujá para alongar a questão. Vamos supor que além de não gostar de maracujá, você fale o tempo todo que maracujá é ruim, tente explicar de diversas maneiras porque o maracujá não deveria se consumido e diminua as pessoas que gostam de maracujá. Qual a função disso?

Humanamente isso é uma reação aceitável. Se a pessoa não gosta de maracujá ela vai ser negativa quanto ao tema maracujá.
The next passage in my journey is a love affair. I'm in love with Montana. For other states I have admiration, respect, recognition, even some affection, but with Montana it is love, and it's difficult to analyze love when you're in it. - Steinbeck , Travels with Charley
0

#8 Membro offline   Abrantes 

• Cadastrado: 14-fevereiro 04

Postou 09 outubro 2013 - 07:30

O maracujá eu não sei mas jiló é ruim pra diabo...por mim podia exterminar essa planta.
0

#9 Membro offline   Abrantes 

Postou 09 outubro 2013 - 07:31

Deixando claro que não tenho nenhum preconceito contra quem gosta de jiló.....meu problema é com o próprio jiló enquanto pessoa.
0

#10 Membro offline   Lindsay 

• Cadastrado: 26-dezembro 09

Postou 09 outubro 2013 - 07:58

Pô Rodrigo, preconceito é igual a não gostar???
Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar. (Sócrates)
1

#11 Membro offline   ACosta 

• Cadastrado: 20-novembro 07

Postou 09 outubro 2013 - 08:02

Ver postAbrantes, em 09 outubro 2013 - 07:30 , disse:

O maracujá eu não sei mas jiló é ruim pra diabo...por mim podia exterminar essa planta.

Abrantes deve ter gaiola de passarinho, ou ja teve.... hehehe
The next passage in my journey is a love affair. I'm in love with Montana. For other states I have admiration, respect, recognition, even some affection, but with Montana it is love, and it's difficult to analyze love when you're in it. - Steinbeck , Travels with Charley
0

#12 Membro offline   Abrantes 

Postou 09 outubro 2013 - 08:07

Passarinho gosta de jiló ok então salvemos o jiló.

Eu to com o Lindsay...não entendi direito a questão.
Não é preconceito, o fato é que tem coisa que agente não gosta mesmo.
Não quer dizer que eu não entenda o trabalho e a técnica envolvida ali mas simplesmente não me interessa.
Eu por exemplo não gosto de fotos de modelos, ensaios, sei que é uma coisa que exige muita técnica que vocês que fazem isso em geral são excelentes...mas eu não me interesso, do mesmo modo que não gosto de foto de produto nem aquelas fotos de automobilismo.
Mas isto não tem nada a ver com preconceito.
1

#13 Membro offline   Abrantes 

Postou 09 outubro 2013 - 08:11

Esse negócio de achar que tudo é preconceito é complicado. Uma vez no trabalho eu falei que jamais pensei em viajar pra disney, ai dei meus argumentos...e no final me disseram que era preconceito.
0

#14 Membro offline   nakinha 

• Já conheço o pessoal
  • PipPipPip
  • Cadastrado: 02-dezembro 12

Postou 09 outubro 2013 - 08:29

O "não gostar" é reação natural de qualquer ser humano. Não existe alguém que goste de tudo. Em se tratando de fotografia é natural que alguns tipos de assuntos podem não agradar essa ou aquela pessoa. Não é "preconceito". É questão de gosto. Eu particularmente não gosto de fotos retratando coisas ruins, tais como: mendigos dormindo na rua, crianças subnutridas e sujas, etc... Se eu pudesse, eu ajudaria um mendigo, uma criança necessitada, mas não faria uma foto deles para mostrar para os outros ou para o público. Jamais.
0

#15 Membro offline   peridapituba 

• Cadastrado: 04-julho 07

Postou 09 outubro 2013 - 08:54

No aspecto do que o Rodrigo escreveu o preconceito pode ser entendido também com implicância.
0

#16 Membro offline   Simonetti 

• Caramba, daqui a pouco enjoam de mim
  • PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 05-junho 13

Postou 09 outubro 2013 - 09:50

Ver postRodrigo Pereira, em 09 outubro 2013 - 06:41 , disse:

Isto sim é preconceito. Eu nao gosto de maracujá, mas deixo quieto quem gosta.

Eu nao vou ser hipócrita ao ponto de dizer que nao tenho preconceitos: tenho alguns, e um deles é um certo "estilo musical" (embora esteja longe de ser música ou de ter estilo). Se o assunto surgir na "roda", eu vou falar que este tal "estilo musical" é uma merda mesmo, e que quem escuta ou produz esta porcaria deveria ser exilado para bem longe.

Por outro lado, se minha mulher quiser comer uma mousse de maracujá do meu lado, eu lhe desejo um ótimo apetite, e espero que a mousse realmente esteja gostosa, para que ela aproveite. Eu, no entanto, prefiro uma mousse de chocolate.

No entanto, se minha mulher resolver escutar em casa o tal do "estilo musical", eu vou fazer tudo para acabar com a desmoralizaçao e decadência do meu lar. Pode acabar em divórcio!

Entendeu a diferença entre gosto/nao-gosto e preconceito? Eu nao tenho nenhum preconceito fotográfico, mas apenas nao gosto - como vários colegas aqui - de muita coisa por aí. Ao meu ver, no entanto, quando vejo no Facebook alguns amigos que ficam tirando as mesmas fotos do horizonte todos os dias com instagram, usando 187 filtros, acho que isto diz mais da pessoa do que da foto. A culpa nao é do Instagram se algumas pessoas nao possuem senso de ridículo.

PS: o ~ (til) do meu teclado nao está funcionando para acentuar palavras, portanto me desculpe os erros de grafia: nao é ignorância, mas problema do teclado.

PS2: Ninguém está preocupado com os direitos humanos do jiló por aqui.
Imagem
0

#17 Membro offline   Schiefer 

• Estou viciado nisso aqui
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 16-junho 11

Postou 10 outubro 2013 - 11:36

Ver postAbrantes, em 09 outubro 2013 - 08:07 , disse:

Passarinho gosta de jiló ok então salvemos o jiló.

Eu to com o Lindsay...não entendi direito a questão.
Não é preconceito, o fato é que tem coisa que agente não gosta mesmo.
Não quer dizer que eu não entenda o trabalho e a técnica envolvida ali mas simplesmente não me interessa.
Eu por exemplo não gosto de fotos de modelos, ensaios, sei que é uma coisa que exige muita técnica que vocês que fazem isso em geral são excelentes...mas eu não me interesso, do mesmo modo que não gosto de foto de produto nem aquelas fotos de automobilismo.
Mas isto não tem nada a ver com preconceito.

Perfeito!
0

#18 Membro offline   Marcelo das Fotos 

• Cadastrado: 18-abril 06

Postou 10 outubro 2013 - 12:17

Eu só tenho uma coisa nesta vida: tempo. Vou então administrá-lo de forma que possa usufruí-lo da forma que melhor me completar.

Se na galeria o título remete a certos temas, nem abro o tópico. A não ser que tenha tido muitas reações. Tenho outras coisas que não consigo fazer por falta de tempo, não vou gastá-lo com o que não promete retorno.

Mas também não fico criticando este ou aquele gênero. Cada um no seu quadrado.
marcelo versiani

meu flickr
0

#19 Membro offline   Alessandro_sp 

• Cadastrado: 10-maio 04

Postou 13 outubro 2013 - 08:22

Preconceito, literalmente, é o conceito ou opinião formado antes de se ter contato, conhecimento ou experiência com a coisa em questão.

Após se ter esse conhecimento, entendo que não se pode mais falar em preconceito, uma vez que já se teve o contato e aí ele passa a ser conceito. Talvez aí caiba a implicância, o "não gostar" de fato e disseminar a sua opinião.

Em teoria (pela definição) nem todo preconceito é ruim. Quando você adquire um livro sem tê-lo lido, por exemplo, está formando um preconceito "bom" (embora uma das definições de preconceito esteja associada a algo negativo) pois não iria comprá-lo se ele fosse sabidamente ruim ou se seu preconceito resultasse negativo.
0

#20 Membro offline   afshalders 

• Já tou começando a responder
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 09-dezembro 11

Postou 13 outubro 2013 - 10:50

Ué, não sei porque todo mundo agora tem que gostar de tudo e não pode falar que não gosta de uma determinada coisa, sejam fotos ou o que for. Uma coisa é preconceito, a outra é gosto mesmo. Tem categorias de coisas que umas pessoas gostam que outras não gostam, e é simples assim. Por exemplo, eu gosto de quase todo tipo de música, exceto pagode, axé, sertanejo, funk e bossa-nova, salvo raríssimas excessões nesses casos citados. Quando merecem elogios eu elogio, quando não merecem, não elogio e pronto.

A mesma coisa se aplica a comida, fotografia, vestimentas e tudo mais. Não se pode obrigar todos a gostarem de tudo e ficarem elogiando o que não gostem. Fica um tipo de ditadura do politicamente correto que é bem irritante.

Falando emfotografia por exemplo: Eu geralmente acho 99% das fotos feitas usando HDR exageradas e de gosto duvidoso (para o meu gosto), mas conheço duas pessoas que fazem trabalhos incríveis com HDR. O mesmo caso se aplica em relação a Lomografia, fotos de casamento, etc. etc.

Não tem por que polemizar isso.
www.photomysteries.com Últimas atualizações em Julho de 2014

Equipamento: Qualquer um.
Pouco me importa se você é um profissional famoso ou se é um iniciante, não ligo a mínima, honestamente. Mostre as fotos que é o que interessa.
0

Compartilhar este tópico:

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)