Ir para conteúdo

Foto

BRFoto agonizando...

• Por favor, faça o login para responder
36 respostas neste tópico

#1 LeandroF

LeandroF

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.333 posts

Postado 06 fevereiro 2006 - 07:15

A quem possa interessar,

Acabo de ler dois posts de foristas deixando o forum.
O motivo está claramente estampado na sala principal na maioria dos posts e acredito que todos saibam do que falo.

Antes mesmo de foristas se afastando do BRF eu pensei em fazer o mesmo, mas pq???

->Não é por ter tópicos Digital X Negativo, Canon X Nikon, Metz X Canon, Flash Sigma ou Canon. Mas é pela forma que estes tópicos são tratados por alguns foristas (sinceramente não lembro de ninguém para citar agora, mas faria se fosse necessário). Tudo parece uma guerra em que o interesse é defender o equipamento que tem gardado consigo mesmo e falar mal dos outros tendo o conhecimento ou não para tais comentários.

-> Também não é por causa de tópicos [+18], mas da mesmo tratamento errôneo que estem recebem por algum foristas.

-> Muito menos por tópicos [Fake] ou Off-topic em sala errada, mas a forma como alguns destes acabam sendo feitos. Os fakes do Luiz Kazuo sempre traz algo de interessante e relacionado com fotografia mesmo que seja nas entrelinhas, os off-topic´s do Severo sempre me faz rir sozinho diante do PC. Estes dois exemplos que cito são saudáveis aos meus olhos e acredito que muitos compartilham tal opinião comigo.

Tenho pouco tempo de forum, isso é verdade, mas quando entrei aqui tudo era diferente e muito melhor, não acredito na teoria do desgaste natural, pois, se assim fosse, já teria acontecido a mais tempo de acordo com a idade do forum.

Por fim, para não escrever mais "besteiras" quero dizer que vejo claramente o forum agonizando, prestes a entrar em coma e talvez quem sabe... Acabar. Talvez não venha a ser totalmente extinto, mas fique alí, parado, vegetativo...

Esta parte é para os moderadores e administradores:
Estou aqui, disposto a pelo menos tentar ajudar de alguma forma, talvez ajudar a pensar em novas regras, novos caminhos, talvez...
Não sei se quero, não sei se seria útil, mas talvés ajudar na moderação.. Sei lá.

Por fim, gostaria de rever o BRFoto que conheci a pouco tempo atrás e não quero fazer isso voltando às páginas anteriores....

Atenciosamente,
Leandro Fabricio

#2 Edu Ikeda

Edu Ikeda

Sou completamente Louco pelo Brfoto

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 14.393 posts

Postado 06 fevereiro 2006 - 07:38

Não acho que está agonizando, apenas crescendo num ritmo acelerado mas...pra onde iremos, qual sera o foco (rs) do brfoto?
Estamos ficando tão dinâmicos que estamos perdendo a identidade? Não sei a resposta!!!
Nikon D80
à espera da nova Canon
"Um bom fotógrafo faz boas fotos com qualquer equipamento mas nem sempre em qualquer situação"

www.flickr.com/photos/eduikeda
Me adicione e comente minha fotos

#3 Alexandre Luna

Alexandre Luna

Já tou começando a responder

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 691 posts

Postado 06 fevereiro 2006 - 07:39

Alo a todos

Concordo

Abraços
ALEXANDRE AUGUSTO DE MAIA LUNA / RJ

Meu Filho

#4 LeandroF

LeandroF

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.333 posts

Postado 06 fevereiro 2006 - 07:44

Não acho que está agonizando, apenas crescendo num ritmo acelerado mas...pra onde iremos, qual sera o foco (rs) do brfoto?
Estamos ficando tão dinâmicos que estamos perdendo a identidade? Não sei a resposta!!!

Talvés esteja virando BRFutilidades...

Dinamismo somente é bom quando ainda foca o assunto principal.

:rofl2:

#5 DivX

DivX

Manda qq uma que eu respondo

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 2.969 posts

Postado 06 fevereiro 2006 - 08:10

Sinceramente, acho que agora é a melhor hora pra se repensar na estrutura do fórum. Tipo dividir em " Equipamentos" e "Arte fotográfica", ou algo do tipo.

#6 Claudio Oliveira

Claudio Oliveira

Já conheço o pessoal

• Membro +
  • PipPipPip
  • 92 posts

Postado 06 fevereiro 2006 - 08:55

Concordo com o DivX.

#7 LeandroF

LeandroF

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.333 posts

Postado 06 fevereiro 2006 - 09:01

Com todo o respeito DivX e ccsoliveira,

Já foram criados vários tópicos sobre o tema e nada foi resolvido. Vários moderedores e adm´s são contra, assim como muitos usuários... Pelo sim ou pelo não acaba ficando desta forma mesmo.

Minha humilde opinião é que essa não seria a solução para o caso. O que falta mesmo é uma coisinha chamada bom-senso na hora de postar algo e ter critérios sobre qual sala utilizar. Assim como um pouquinho mais de atividade por parte da moderação.

#8 Edu Lopes

Edu Lopes

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.239 posts

Postado 06 fevereiro 2006 - 09:48

Pessoal...

Acho que o que está acontecendo é normal e faz parte de qualquer espécie de lugar onde há debates...
Eu li esse tópico e um outra la na sala off-topic, acabei me lembrando de um tópico aberto por mim sobre empresas que estavam parando com sua produção de filmes para máquinasanalógicas (http://forum.brfoto....showtopic=22373).

Quando fiz aquele tópico foi apenas com a intenção de informar ao pessoal daqui sobre a informação, que sem dúvida, é importante para boa parte dos usuarios do Brfoto. Infelizmente houve uma pequena confusão lá... não era minha intenção causar alguma espécie de discussão "filme vs digital"... Desculpe-me por qualquer coisa.

- Acho mesmo é qual falta mais 'policiamento' por aqui... muitos usuários, e uma quantidade insuficiente de moderadores talvez... ou até mesmo falta de 'policiamento' por parte de nós usuários... muitas vezes deixando de avisar aos moderadores sobre problemas que podem ocorrer e alguns posts daqui.

#9 Severo-Severo

Severo-Severo

Sou completamente Louco pelo Brfoto

• Membro +
  • 4.254 posts

Postado 06 fevereiro 2006 - 10:42

O Br não está agonizando, está passando por uma fase, provavelmente a fase das férias, onde o acesso foi maior que o normal e as pessoas não são iguais mesmo, não tem jeito.
As discussões NIKON x CANON sempre existiram e sempre existirão, assim como os Corinthianos sempre vão gozar os Palmeirenses e vice versa, ninguém tem o mesmo CPF nem o mesmo jeito de ser, a mesma formação.
Fico contente com o Leandro comentando sobre meus tópicos, eu já tenho a adolescencia completa e agora que posso sair de casa e voltar mais tarde quero mais é me divertir mesmo, como já falei em algum tópico eu não tenho competencia ou sabedoria para falar sobre as D200 ou seus flashes ou suas lentes, e nem me interesso portanto se o forum virasse sala das analógcas e sala das digitais voces podem ter certeza que eu nunca iria lá enfezar ninguém com meus comentários engraçadinhos...mas onde conheço coloco meu humor para ajudar aos que se interessam pelos equipamentos clássicos ou colecionáveis pois aí, modéstia a parte eu entendo muito bem e coloco com prazer meu conhecimento a disposição dos amigos pessoais ou virtuais do Br, suponho que eu só tenha amigos aqui.
NInguém é perfeito nem nenhuma instituição ou site o é, vejo os administradores e conselheiros como prefiro chamá-los sempre atenciosos e atentos ao bom andamento do forum, se as salas não andam tendo a visitação desejada a culpa é nossa mesmo, por falta de tempo, preguicinha ou por alguns de nós como eu não nos interessarmos pelos assuntos que já citei, outros não gostam de cameras velhas, eu gosto do vermelho e não gosto do rosa, não me sinto capacitado para julgar fotos ou imagens captadas em muitos duelos ou mesmo na sala de fotografia, portanto não os comento, e se comento tento não agredir o amigo que está do outro lado da linha esperando uma critica construtiva não uma ofensa, como já tive a oportunidsade de ver em algumas ocasiões.
Novamente pessoinhas, ninguém é melhor que ninguém, somos todos diferentes e é isso que nos torna pessoas interessantes, é esta diversidade de assuntos que torna o Br um forum bacana e desde que entrei nunca mais pensei mem deixar de acessar.
Parece que acabei de fazer uma declaração de amor, vou dormir que amanhã cedo tenho que pegar o neto e levar para o colégio, acordar cedo....
Educação, honestidade e amizade, eu quero !
Ah sim, o filme acaba, na foto 36

#10 LeandroF

LeandroF

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.333 posts

Postado 06 fevereiro 2006 - 10:58

Pessoal...

...

problemas que podem ocorrer e alguns posts daqui.

Filler,

Quando fiz aquele tópico foi apenas com a intenção de informar ao pessoal daqui sobre a informação, que sem dúvida, é importante para boa parte dos usuarios do Brfoto. Infelizmente houve uma pequena confusão lá... não era minha intenção causar alguma espécie de discussão "filme vs digital"... Desculpe-me por qualquer coisa.

Como disse no primeiro post, não há problemas em ter tópicos como o que você criou, mas acontece que muitas vezes o assunto acaba sendo desvirtuado e levado para o lado da "discusão não sadia".
Eu mesmo recentemente crieu um tópico sobre fotos sensuais. Talvez por sorte nada tenha saido fora de controle.

#11 LeandroF

LeandroF

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.333 posts

Postado 06 fevereiro 2006 - 11:11

O Br não está agonizando, está passando por uma fase, provavelmente a fase das férias, onde o acesso foi maior que o
...
dormir que amanhã cedo tenho que pegar o neto e levar para o colégio, acordar cedo....

Severo,

As coisas por aqui estão caminhando por rumos ruins (pelo menos na minha opnião). O exemplo da guerra Canon X Nikon é valido para afirmar que sempre vai existir coisas deste tipo, mas ao meu ver não poderia ter fins não saudavéis...

Você meio que corre por fora de toda a discusão e sempre nos vem com bom humor e isso é ótimo. Mas acho que acreditar que é apenas por causa das férias um pequeno exagero...

[]´s
Leandro Fabricio

#12 Leo Terra

Leo Terra

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.933 posts

Postado 06 fevereiro 2006 - 11:24

Nossa isso está parecendo aquelas previsões apocalipticas que dizem que o fim está próximo heheheheh!
Leo Terra
Fotografia de moda e publicidade.
Profissional: www.leoterra.com.br
Curso de fotografia:www.teiadoconhecimento.com
"A fotografia deve atuar como uma máquina que transporta o observador para dentro do contexto e o permite visualizar a dinâmica do fato segundo a realidade construída pelo fotógrafo". Leo Terra

#13 Fernando Fernandes

Fernando Fernandes

Estou viciado nisso aqui

• Banned
  • 1.741 posts

Postado 06 fevereiro 2006 - 11:30

Nossa isso está parecendo aquelas previsões apocalipticas que dizem que o fim está próximo heheheheh!

"estado crônico, triplamente terminal" rs....
:rofl2: :click:

#14 DivX

DivX

Manda qq uma que eu respondo

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 2.969 posts

Postado 06 fevereiro 2006 - 11:39

Se o Ikeda tá pensando em puxar o carro, é sinal que o negócio está feio mesmo :rofl2:

#15 cbsilveira

cbsilveira

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.935 posts

Postado 06 fevereiro 2006 - 11:45

Leandro Fabricio,

BRFoto agonizando..., Com predisposição a entrar em coma .

"Talvés esteja virando BRFutilidades...

Já foram criados vários tópicos sobre o tema e nada foi resolvido.

Assim como um pouquinho mais de atividade por parte da moderação.

As coisas por aqui estão caminhando por rumos ruins
"

Administrar conflitos, antes de tudo, parte de uma postura positiva, firme e democrática, esta postura esta muito clara pelo que percebo nas respostas dos moderadores.

Desculpa pela minha sinceridade, mas tenho certeza absoluta que não e o BrFoto que esta agonizando...

Grande abraço.
Cid Silveira

#16 Leo Terra

Leo Terra

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.933 posts

Postado 07 fevereiro 2006 - 12:17

"estado crônico, triplamente terminal" rs....
:rofl2: :click:

A parte boa é que se elas fossem verdade o mundo já teria acabado a milênios, mas o que observamos é que entre mortos e feridos sempre salvam-se todos hahahahhaahha!
Leo Terra
"A fotografia deve atuar como uma máquina que transporta o observador para dentro do contexto e o permite visualizar a dinâmica do fato segundo a realidade construída pelo fotógrafo". Leo Terra

#17 dzedzar

dzedzar

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.047 posts

Postado 07 fevereiro 2006 - 12:32

achoq ue aconteceu é que mudou muito o pessoal, quando entrei eu conseguia identificar quase todomundo, hoje a maioria das pessoas com que discutia sumiram....

tlz seja tbm ferias de fim de ano heheheh

#18 LeandroF

LeandroF

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.333 posts

Postado 07 fevereiro 2006 - 12:49

Administrar conflitos, antes de tudo, parte de uma postura positiva, firme e democrática, esta postura esta muito clara pelo que percebo nas respostas dos moderadores.

Desculpa pela minha sinceridade, mas tenho certeza absoluta que não e o BrFoto que esta agonizando...

Grande abraço.
Cid Silveira

Cid Silveira,

Não é o que percebo, mas assim espero ser...

#19 Leandro Marques

Leandro Marques

Administrador

• Admin
  • 3.709 posts

Postado 07 fevereiro 2006 - 01:23

Caro Xará,

O BrFoto vem passando por um processo de crescimento. Vou lhe explicar com os olhos de quem está por detrás dos panos. Espero que consiga...

Desde que o fórum foi fundado, em 4 de janeiro de 2004, ele foi crescendo. Havia interesse por parte de toda a administração (ainda não existia a moderação, pois não era necessária) em participar ativamente dos tópicos. Pode olhar nos anais do fórum e me verá ativo em quase todos os tópicos. Com o passar do tempo, fomos nos desinteressando, até porque os tópicos começaram a se repetir e nos esgotamos aos poucos. Atualmente visito MUITO POUCO o fórum sim, por falta de tempo e principalmente disposição. Entretanto fico do outro lado, detrás dos panos, tentando ajeitar de uma forma que não é vista, o fórum para que possamos usufruir, discutir, brigar (tentamos evitar isso sim também), enviar mensagem a nós administradores, reclamações ou elogios. Isso tudo excede a pequena aparÊncia que tem e o poder de postar novo tópico ou nova mensagem.

Com o passar do tempo, o fórum foi crescendo, e o processo de "esgotamento" que eu citei acima aconteceu com os antigos foristas... POsso citar muitos deles, inclusive os que eu conheço ao vivo, que hoje me são grandes amigos, dentre eles o DMachado, que saturaram no assunto e no fórum. Isso é natural, pelo menos eu considero.
Observe que o fórum tem sua dinâmica, seu ciclo... Pessoas antigas foram saindo... Novas foram entrando e aprendendo... E hoje explicam para os novos que estão aprendendo como eles aprenderam. Exemplo disso, o Celio, nosso moderador.

Sobre a nossa atividade nas salas...
Como administrador eu não tenho condição de olhar todas as salas, todos os tópicos, todos os posts e julgá-los. Para isso chamamos os moderadores para nos ajudar. Mas temos em mente que nem eles que estão ali para isso também mais especificamente, tem condição para tal. Gostaria de estar 24h em cada casa respondendo cada pergunta sobre cada assunto referente ao andamento do fórum e sobre a Fotorgafia em si... Não posso... Não sou onipresente...
Reconheço que isso possa ser melhorado sim, e tento cada dia fazer isso. TEm dias que Fagundes, Eu e o Mike passamos horas discutindo um assunto mínimo... Passamos horas, Eu, Fagundes, Mike, Douglas, Helô discutindo sobre o assunto do capô do fusca...

Gostaria que entendesse que nossa presença não se reflete mais na presença física do meu nome em cada post. Isso éimportante como agor estou lhe retornando uma mensagem para a administração, sim, mas nossa presença está em tudo que é visto e no mais oculto...
Reflita sobre isso... É importante pensarmos nisso e pensarmos como agiríamos se estivéssemos sentados na cadeira do diretor de uma empresa, ao invés do último trabalhador na hierarquia da empresa.

Sobre o BrFoto agonizar, posso lhe dizer com certa certeza (pode ser que eu esteja errado! :click: , mas isso o tempo dirá) que isso é um ciclo que o fórum passa. Uma reciclagem. Isso já aconteceu outras vezes no próprio Br e vai acontecer outras... Como você mesmo se diz, é novo no fórum, e verá isso ao longo dele e chegará sua hora de esgotamento... Alguns demoram mais ou então ficam aqui eternamente, como o Ikeda! :rofl2: , mas são exceções! Hehehe

Sobre o foco do fórum...
Interessante isso. tema importante a se discutir.
Entretanto, nossa teoria na administração e gestão do fórum foi deixar que o fórum se adeqüe ao seu foco. Não podemos impor um foco. Eu não posso impor. Em 2004 eu fui veemente numa campanha na própria administração (somos 6 administradores) para que houvesse incentivo aos tópicos de arte e poesia, em detrimento dos equipamentos. Contudo, o próprio Fagundes me fez ver que não podemos impor isso por mais que eu queira e que eu julgue isso bom ou benéfico para o meio. Isso poderia comprometer SERIAMENTE a sobrevivência do fórum, de uma forma que você acaba não tendo uma noção prévia...

Acreditamos que o membro, o usuário é quem define o que quer. Ele é quem demanda, a lei da oferta e da procura, enunciada por Adam Smith no séc. XVIII na INglaterra, em Riqueza das Nações.

Eu, Leandro Marques, assumo a responsabilidade, de, como administrador/gestor do fórum, não estar propporcionando um ambiente adequado ao gosto dos membros.
Sou contra qualquer tipo de atitude totalitária por parte da administração/moderação - algo que nunca houve aqui.

POr isso contamos com a participação, ativididade de cada membro, cada gente nova ou velha no fórum, via este fórum, esta sala... É de debates assim que chegaremos a uma conclusão muito boa e que nos satisfaça ou pelo menos venha a nos abrir novas idéias.

Leandro Fabricio, meu xará, quero lhe propor o seguinte... Nao esotu lhe colocando contra a parede, mas tendo em vista da sua colocação e sua posição frente a sua "doação" para moderação do fórum, eu gostaria de lhe fazer algumas perguntas, e que pudesse respondê-las neste tópico mesmo:

-O que poderia ser feito para melhorar o fórum?
-O que você faria para melhorar o fórum, como moderador?
-Por que você gostaria de ser moderador? (essa eu julgo uma das mais importantes)
-Quais ferramentas utilizar?

Desde já, agradeço a todos que postaram aqui e participaram. Espero que isto possa continuar sendo uma discussão saudável, e que todos possam entender o lado dos outros: nós, administradores e moderadores tentando sempre entender o lado dos usuários, e os usuários, o lado dos admins/moderadores.

Okay?
Muito obrigado!
valew

abraço

Leandro Marques
Fotógrafo - Rio de Janeiro.

• Still
  • Comidas
  • Arquitetura
  • Ensaios em geral
  • Retratos.

Instagram @lemarquesdias

facebook.com/lemarquesfoto

contato@lemarquesfoto.com

#20 Leo Terra

Leo Terra

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.933 posts

Postado 07 fevereiro 2006 - 01:42

É Leandro, as pessoas acabam não vendo muito o papel de quem está do lado da gestão do fórum, eu mesmo modero 4 fóruns, sendo 3 de fotografia e 1 de automobilismo (minha outra paixão), infelizmente esse esgotamento citado por você é típico de quem se dedica muito a uma certa coisa, hoje eu leio praticamente todos os posts em todos os fóruns que modero e participo, dou minhas opiniões em alguns deles, procuro sempre ajudar quando posso, mas já não sou presente em nenhum deles como era antes, mesmo porque a maioria de nós entra nesse tipo de projeto quando tem algum tempo sobrando, porém, graças a deus, essas fases duram pouco e acabamos tendo outras tarefas, outras demandas de diversão, outras coisas para compartilhar de nossa atenção e por mais que gostemos de alguma coisa acabamos tendo que compartilhar nosso tempo com outras coisas necessárias ou que gostamos em igual proporção.
Não julgo que isso seja errado, muito pelo contrário, normalmente os moderadores que mais atuam na gestão da estrutura são exatamente aqueles que postam menos e fazem menos alarde de sua presença.
Acredito que a moderação do BR faça tudo direitinho, oferece uma estrutura adequada, com um ótimo regulamento e uma atuação sempre presente no que tange especificamente à moderação (sempre observo detalhes da operação de moderação, como ajustes de tópicos em salas erradas, organização do fórum, destaques de coisas relevantes, coisas que poucos usuários reparam, mas que fazem parte do dia a dia da moderação), realmente a tendência é de que os usuários antigos façam apenas pasagens pelo fórum, mesmo porque ninguém aguenta responder a mesma dúvida sempre e por mais que haja esforço as dúvidas sempre tornam a aparecer e por incrível que pareça, o mais perigoso para um fórum é que as dúvidas parém de ser desenterradas, porque no momento em que isso acontece o fórum deixa de ter movimento e frequencia constante, nesse ponto os ciclos de usuários, sempre voltando a fazer as mesmas perguntas, que serão respondidas pela geração seguinte, é fundamental para a sobrevivência e o funcionamento constante do fórum (que é baseado em constantes discuções, senão seria um site Q&A travado). :rofl2:
Bom é isso, novamente gostaria de reafirmar que não acho que haja nada errado com o fórum (o que já havia tentado passar com minha piadinha hehehe), concordo que seja uma fase e diferente do que foi dito é uma fase previsível e que irá gerar saúde para um novo ciclo do fórum.
Abraços e parabéns à equipe de gestão e moderação.
Leo Terra

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)