Ir para conteúdo

Foto

BRFoto agonizando...

• Por favor, faça o login para responder
36 respostas neste tópico

#21 Leo Terra

Leo Terra

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.933 posts

Postado 07 fevereiro 2006 - 01:47

Sinceramente, acho que agora é a melhor hora pra se repensar na estrutura do fórum. Tipo dividir em " Equipamentos" e "Arte fotográfica", ou algo do tipo.

Isso nós fizemos a algum tempo no MF, na boa, não muda nada, equipamento sempre é a dúvida mais recorrente, a que mais volta a aparecer, mesmo porque é o item mais dinâmico, quando você separa acaba não mudando em absolutamente nada a dinâmica do fórum. :rofl2:
Leo Terra
Fotografia de moda e publicidade.
Profissional: www.leoterra.com.br
Curso de fotografia:www.teiadoconhecimento.com
"A fotografia deve atuar como uma máquina que transporta o observador para dentro do contexto e o permite visualizar a dinâmica do fato segundo a realidade construída pelo fotógrafo". Leo Terra

#22 LeandroF

LeandroF

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.333 posts

Postado 07 fevereiro 2006 - 02:04

Primeiro um comentáriozinho off-topic: É engraçado como a internet muda a nossa percepção de tempo/espaço, postei este topico a algumas poucas horas e já me senti meio que deixado de lado pelos adm´s.
-----

Agora no on-topic:

Primeiramente agradeço sua resposta. :rofl2:

Pode olhar nos anais do fórum e me verá ativo em quase todos os tópicos.

Já havia olhado e até cheguei a fazer uma seleção e postar na sala principal Conforme este tópico.

Entendo a questão dos ciclos, mas este pelo qual o BRF passa me deixa preocupado. Sou um "semi-novato" aqui, mas já participei de outros forum na abandonado Yahoo! Grupos e os de lá também passavam por ciclos, mas não tão caóticos...

Compreendo perfeitamente a questão de não ser onipresente. Uma pessoa não pode ser onipresente, mas um grupo de alguns moderadores talvés possa.
Entendo a lei da oferta e da procura... Mas as vezes não tem opções a escolher, um bom exemplo é q terrivel qualidade da TV aberta no Brasil, ou você assiste porcaria ou vê porcaria, infelizmente esta é a escolha.

Sobre o foco do forum:
Não acharia nada bom impor uma lei rigida... Mas não acharia nada mal apenas permitir tópicos relevantes na sala de fotografia. Afinal, temos uma sala para off-topic (que por sinal está muito boa ultimamente).

Sobre as perguntas:

-O que poderia ser feito para melhorar o fórum?

Um pouco mais de ação dos moderadores, principalmente "limpando" a sala principal. Mas também buscando e incentivando bons tópicos.
Continuar dando liberdade para a criação de tópicos [+18], CanonXNikon, PCxMAC... Mas não permitir que as discussões passem do ponto. E quando digo não permitir não é para mandar uma PM para cada envolvido... É afastar por algumas semanas, quem sabe banir....

-O que você faria para melhorar o fórum, como moderador?

Como disse no primeiro post, não sei se seria útil para o forum. Mas tenho boa vontade de tentar melhorar algo nele.
Mas tentaria fazer o que disse na resposta da pergunta anterior.

-Por que você gostaria de ser moderador? (essa eu julgo uma das mais importantes)

Essa eu julgo a mais dificil de responder. :click:
Mas não estou gostando nem um pouco da forma como está. Estou online várias horas por dia e algumas vezes fazendo algo sem muita importância. Ajudar o forum não iria doer.

-Quais ferramentas utilizar

Não sei quais ferramentas teria em mãos...
Assim fica dificil de saber.

Atenciosamente,
Leandro Fabricio

#23 LeandroF

LeandroF

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.333 posts

Postado 07 fevereiro 2006 - 02:14

É Leandro, as pessoas acabam não vendo muito o papel de quem está do lado da gestão do fórum, eu mesmo modero 4
....
e que irá gerar saúde para um novo ciclo do fórum.
Abraços e parabéns à equipe de gestão e moderação.

Leo Terra,

Eu também acho que o BRFoto é bem administrado, só acho que esta administração está sendo feita um pouco mais distante que o ideal. Liberdade é bom, libertinagem não.

Tudo na vida tem ciclos, é natural. Os Adm´s se esgotam, os moderadores também, usuários idem. Eu saí da lista do Yahoo! por não ver mais interesse lá. Talvés agora aquela lista que eu frequentava esteja passando por bons momentos...

O que que eu ganho em vir a publico "reclamar" do forum???
Nada, correto!? Mas mesmo assim acho que isso pode servir para melhorar agora e não ficar esperando o ciclo passar.

:rofl2:

#24 Leandro Marques

Leandro Marques

Administrador

• Admin
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 3.709 posts

Postado 07 fevereiro 2006 - 02:23

POis é Leandro...

O que eu quero mostrar não só pra você, mas para todos os que estão acompanhando o tópico e o processo: como é difícil chegar a uma conclusão, a um consenso...

Veja... Suas idéias vão de encontro com as políticas adotadas por nós da administração. Somos contra o banimento precoce de qualquer indivíduo... Isso para nós é considerado totalitarismo...

Sempre que se ouve comentários ou sugestões, referentes a dinheiro, por exemplo, para ilustrar bem a situação, quando um gerente ou analista lhe diz:
Invista seu dinheiro em ações porque a bolsa vai subir muito!

Pare e repare: este analista é rico? Não? Então descarte sua opinião prque ele pode estar vendenod uma informação errada.

REcebemos mutias sugestões, muitas boas e algumas ruins. Algumas idéias são PERFEITAS pela interpretação lógica/racional. Mas esbarram na barreira psicológica, emocional de cada usuário do BrFoto... ou de qualquer outro lugar.

Sobre voCê ser ou não moderador...

Eu perguntei POR QUE você gostaria de ser...

Ao chamar alguém para uma posição de "liderança" em qualquer empresa/organização, a pessoa precisa ter uma estrutura para passar, algo a passar para os outros... Ninguém é chamado ao léu, porque é bonito e charmoso... Mas porque apresenta um diferencial... Se você reparar, os moderadores que tem no fórum possuem alguns diferenciais... Eu pelo menos avalio assim...

As ferramentas e coisas do tipo não precisam estar necessariamente em suas mãos...

O que você precisa para propor uma mudança você pode utilizar com o material que tem disponível... Esse é seu desafio. Ser moderador/administrador do fórum não é só banir usuário ou fechar tópicos. É decidir, mudar, LIDERAR um grupo (atualmente grande) de pessoas para um caminho...

É preciso muito mais que um conhecimento técnico em Fotografia ou em qualquer área que seja...

Por isso, volto a dizer e gostaria que todos entendessem... Se fosse fácil, o Mundo seria mais feliz!

Entretanto, peço que cooperem nesses debates que estamos realizando entre nós e na pesquisa que estu realiznado e acompanhando pessoalmente na Sala Fotografia.

Ah, quanto a presença dos moderadores em todos os tópicos: é matematicamente impossível. Pois teríamos que ter um time muito grande de moderadores que leriam todos os tópicos. Entretanto, uma decisão tornaria-se extremamente burocrática e nunca sairíamos da estaca zero. Para isso contamos com o bom senso dos usuários.

POr enquanto é isso.
valew

abraço

Leandro Marques
Fotógrafo - Rio de Janeiro.

• Still
  • Comidas
  • Arquitetura
  • Ensaios em geral
  • Retratos.

Instagram @lemarquesdias

facebook.com/lemarquesfoto

contato@lemarquesfoto.com

#25 LeandroF

LeandroF

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.333 posts

Postado 07 fevereiro 2006 - 03:09

POis é Leandro...

O que eu quero mostrar não só pra você, mas para todos os .
.
.
.

POr enquanto é isso.
valew

abraço

Então,

Reli o que escrevi e realmente ficou parecendo que a solução na minha opinião é sair fechando topicos e banindo todo mundo... Eu quis citar este exemplo por sentir falta disso em alguns (vários tópicos).
Totalitarismo ou não, eu vejo que o BRFoto tem regras bem escritas, porém (talvez) esquecidas.

Não faço questão de moderar e nem sei se realmente quero isso, assim como disse no 1º post. Realmente não sei se seria útil fazendo isso. Talvez tenha pensado que o BRFoto estava com falta de moderação e me disponibilizei para tentar ajudar.

Realmente não é nada fácil aparecer com a solução... Mas não se pode ter medo de mudar algo também.

Não tenho a formula mágica para melhorar, mas que tenho saudades do BRF foto de 3/4 meses atrás, isso eu tenho...

O que estiver ao meu alcance para ajudar eu tentarei.
Mas também não teria a moderação do forum como um trabalho diário.

Até mais e vamos ver no que isso vai dar,
Leandro Fabricio
P.S: Acho que deve ser "mal de Leandro tentar achar resposta matemáticas/científicas para tudo.. :rofl2:

#26 cbsilveira

cbsilveira

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.935 posts

Postado 07 fevereiro 2006 - 11:09

Fico pensando o quanto o fórum cresceu em função da democratização da fotografia digital no Brasil... Quanto mais os preços abaixam, mais câmeras são vendidas, pessoas que nunca pensaram em adquirir uma antes em função do valor, agora estão com uma, independente de saberem ou não o que e realmente fotografar (alguém sabe...) agora estão opinando, discutindo, buscando informação, falando besteiras, brincando, e acima de tudo, trocando experiências, sejam elas positivas ou negativas, o ato de fotografar deixou de ser uma premissa de poucos, saiu de uma elite conservadora (ou não, mas sempre inovadora) e caiu no gosto popular com todos os seus pros e contras...

A onda ta ai... quer goste ou não, a arte esta em aproveitar a oportunidade e não tentar moldar a uma forma de pensamento. :rofl2:
Grande Abraço.
Cid Silveira

#27 Leandro Marques

Leandro Marques

Administrador

• Admin
  • 3.709 posts

Postado 07 fevereiro 2006 - 11:49

Meu Xará,

Gostaria de deixar aqui um breve comentário sobre o andamento do fórum...

Imagine se só eu postasse tópicos que falassem exclusivamente de Fotografia? NInguém visitaria ou teria pouca expressividade... Agora, é necessário que todos nós tenhamos que agir para tornar o ambiente melhor... Não to falando que você não age ou algo assim. Mas falo do coletivo. O indivíduo tem que tomar consciência de que está num coletivo.

E nisso eu me considero falho, pois não consegui fazer com que o indivíduo se sinta coletivizado... Por isso venho realmente tentar mudar o que está acontecendo, com empenho quase que 24h por dia nisso!

Okay?

Uma andorinha só não faz verão...

E fecho com o provérbio chinês do outro tópico da sala principal:

"Uma jornada de duzentos quilômetros começa com um simples passo."

Vamos começar essa jornada... Todos juntos!
valew

abraço

Leandro Marques

• Still
  • Comidas
  • Arquitetura
  • Ensaios em geral
  • Retratos.

Instagram @lemarquesdias

#28 Guest_Douglas_*

Guest_Douglas_*
  • Guests

Postado 07 fevereiro 2006 - 12:06

Estou lendo pra ver o que eu posso fazer para melhorar isso...
Quando eu descobrir, respondo! ;-)

#29 LeandroF

LeandroF

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.333 posts

Postado 07 fevereiro 2006 - 12:27

Imagine se só eu postasse tópicos que falassem exclusivamente de Fotografia? NInguém visitaria ou teria pouca expressividade...

Não acho que ninguuém visitaria...
Vamos tentar? :rofl2:

Até pode parecer precoce demais, mas já sinto um pouco de melhora. Acho que o puxão de orelha coletivo serviu para a grande maioria repensar sobre o que faz no forum.

Não to falando que você não age ou algo assim.

Entendo o que quer dizer. Eu, realmente, sinto que participo pouco, mas parto do princípio que é melhor ficar quieto a falar besteira.
Talvés até me sinta um pouco culpado por isso, mas fico mais aliviado quando vejo que sempre que posso respondo a questões, principalmente se elas envolvem conhecimento de minilab ou macro, que são áreas em que considero ter um conhecimento razoável e me sinto capaz de ajudar pelo menos um pouco.

Acabo de receber uma PM me parabenizando pelo desejo de melhorar o forum. Fiquei muito contente ao ler. Percebi que minha vontade recebe reconhecimento...

Finalmente acredito que o primeiro passa foi dado. Agora resta ter uma continuidade.

Considero o intuito deste post finalizado, quem concorda?

Atenciosamente,
Leandro Fabricio

#30 Leandro Marques

Leandro Marques

Administrador

• Admin
  • 3.709 posts

Postado 07 fevereiro 2006 - 05:07

Leandro,

Só o fato de estarmos debatendo abertamente isso aqui já é um sinal de que VOCÊ tem se empenhado bastante em mudar...

Parabéns realmente, eu lhe dou publicamente!

Quanto ao desfecho, acho que por mim tá tudo explicado.

Quem quiser acrescentar mais ou quiser falar e perguntar mais, entre e pergunte, saia da toca, e perca o medo! Não podemos ler a mentalidade de 4mil usuários ao mesmo tempo né pessoal? :rofl2:

Vamos lá!
valew

abraço

Leandro Marques

• Still
  • Comidas
  • Arquitetura
  • Ensaios em geral
  • Retratos.

Instagram @lemarquesdias

#31 Ze Renato

Ze Renato

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.635 posts

Postado 08 fevereiro 2006 - 04:56

Leandro Fabricio,

BRFoto agonizando..., Com predisposição a entrar em coma .

"Talvés esteja virando BRFutilidades...

Já foram criados vários tópicos sobre o tema e nada foi resolvido.

Assim como um pouquinho mais de atividade por parte da moderação.

As coisas por aqui estão caminhando por rumos ruins
"

Administrar conflitos, antes de tudo, parte de uma postura positiva, firme e democrática, esta postura esta muito clara pelo que percebo nas respostas dos moderadores.

Desculpa pela minha sinceridade, mas tenho certeza absoluta que não e o BrFoto que esta agonizando...

Grande abraço.
Cid Silveira

" Ainda não descobri a maneira infalível de governar, mas descobri a forma certa de fracassar: querer agradar a todos ao mesmo tempo." (Martin Luther King)

http://www.flickr.com/photos/zr_rio

#32 Ze Renato

Ze Renato

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.635 posts

Postado 08 fevereiro 2006 - 04:59

Leandro Maerques (administradores) e moderadores, li o tópico por inteiro e cheguei a uma simples conclusão, mediante a isto vou lhes repetir a frase que está na minha assinatura: " Ainda não descobri a maneira infalível de governar, mas descobri a forma certa de fracassar: querer agradar a todos ao mesmo tempo." (Martin Luther King)
" Ainda não descobri a maneira infalível de governar, mas descobri a forma certa de fracassar: querer agradar a todos ao mesmo tempo." (Martin Luther King)

http://www.flickr.com/photos/zr_rio

#33 cbsilveira

cbsilveira

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.935 posts

Postado 08 fevereiro 2006 - 05:23

Leandro Maerques (administradores) e moderadores, li o tópico por inteiro e cheguei a uma simples conclusão, mediante a isto vou lhes repetir a frase que está na minha assinatura: " Ainda não descobri a maneira infalível de governar, mas descobri a forma certa de fracassar: querer agradar a todos ao mesmo tempo." (Martin Luther King)

:rofl2: :click: B)

#34 LeandroF

LeandroF

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.333 posts

Postado 16 março 2006 - 08:12

Um up só para repensar o que é totalitarismo. :rofl2:

#35 samuel_adv

samuel_adv

Já tou começando a responder

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 603 posts

Postado 16 março 2006 - 11:15

Meus 2 centavos sobre o assunto:

Essa "queda na qualidade" do fórum, ou estagnação, ou ainda, perda de foco, como queiram, é normal em qualquer fórum... participo de vários outros fóruns, com assuntos que variam de fotografia a off-road (toyota, é claro! :rofl2: ), de viagens mochileiras à escalada e montanhismo, e chega uma hora que a coisa parece que "estaciona".

Isso é meio normal, de vez em quando parece que o andamento do fórum não é o mesmo, que vai faltando assunto "interessante", mas cedo ou tarde acaba voltando ao normal. No caso do BRFoto isso pode aparecer de forma mais acentuada pq são muitas msgs e tópicos por dia, e muitas vezes as pessoas postam só por hábito, sem que tenha realmente algo de interessante pra escrever.

Em alguns fóruns inclusive adotamos (formal ou informalmente) uma regra de só escrever algo que realmente venha a somar algo de útil à questão exposta, porque era um tal de um membro postar um tópico sobre determinado assunto e depois ter dezenas ou centenas de msg de conteúdo totalmente dispensável, como "hahaha!", "legal", smiles ou outras respostas que nao acrescentavam nada à questão.

Então, não esquentem... cedo ou tarde tudo volta ao 'status quo ante'. Mas que aqui tem muito "movimento" dispensável, me desculpem, mas tem.

[]'s

#36 Alessandro_sp

Alessandro_sp

Sou completamente Louco pelo Brfoto

• Admin
  • 18.420 posts

Postado 17 março 2006 - 11:52

Meus 2 centavos sobre o assunto:

Essa "queda na qualidade" do fórum, ou estagnação, ou ainda, perda de foco, como queiram, é normal em qualquer fórum... participo de vários outros fóruns, com assuntos que variam de fotografia a off-road (toyota, é claro! :rofl2: ), de viagens mochileiras à escalada e montanhismo, e chega uma hora que a coisa parece que "estaciona".

Isso é meio normal, de vez em quando parece que o andamento do fórum não é o mesmo, que vai faltando assunto "interessante", mas cedo ou tarde acaba voltando ao normal. No caso do BRFoto isso pode aparecer de forma mais acentuada pq são muitas msgs e tópicos por dia, e muitas vezes as pessoas postam só por hábito, sem que tenha realmente algo de interessante pra escrever.

Em alguns fóruns inclusive adotamos (formal ou informalmente) uma regra de só escrever algo que realmente venha a somar algo de útil à questão exposta, porque era um tal de um membro postar um tópico sobre determinado assunto e depois ter dezenas ou centenas de msg de conteúdo totalmente dispensável, como "hahaha!", "legal", smiles ou outras respostas que nao acrescentavam nada à questão.

Então, não esquentem... cedo ou tarde tudo volta ao 'status quo ante'. Mas que aqui tem muito "movimento" dispensável, me desculpem, mas tem.

[]'s

Te vi no Mochileiros :click:

#37 Empire Walker

Empire Walker

Um dia eu posto mais do que o admin

• Membro +
  • PipPipPipPip
  • 123 posts

Postado 23 março 2006 - 08:54

Oi.

Olha pessoal, visito diariamente o fórum....leio muito, porém posto muito pouco.
tenho um ano, ou pouco mais que isso, de fotografia...e bastante coisa do que eu sei, todo o conteúdo que eu aprendi extra-senac(escelente curso, diga-se de passagem, e hoje faço o tecnólogo em fotografia, da estácio) foi aprendido aqui.

não acho que o fórum esteja morrendo. está apenas passando por uma fase, que passa. Tudo na vida tem altos e baixos, e conteúdos de internet ainda mais pela velocidade que as pessoas acessam, assimilam e "enjoam" desse mesmo conteúdo.

também usei muito os classificados (acho até que foi o fórum que eu mais postei, mas não o que mais li). conheci gente bastante bacana e confiável ali...tb aprendi muito sobre equipamentos.

em fim, o fórum tem uma carga muito grande para se acabar assim.

ISSO PASSA, é só uma fase...mas também, os moderadores e administradores teem que ficar atentos para o rumo em que as coisas caminham, para que não se deixe o ´fórum se perder por outros caminhos que não, essencialmente, a FOTOGRAFIA, em todas as suas vertentes.

em suma, isso passa, passa mesmo...e até acho um pouco de futilidade estarmos discutindo tanto esse assunto.

grandes abraços.

bye.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)