Ir para conteúdo

Foto

Disparador Remoto Canon

• Por favor, faça o login para responder
40 respostas neste tópico

#1 André Albano

André Albano

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 314 posts

Postado 23 maio 2006 - 01:14

Só pra partilhar com os colegas, menos afortunados (como eu), ou que gostam de pôr a mão na massa de vez em quando e fazer seus próprios acessórios

Há um tempo tenho sentido necessidade de um disparador remoto pra Canon, e comprar um RS-60 não era uma opção, pois não quería gastar mais de R$100,00 num acessório que só iría usar de maneira esporádica, então pesquisei na Internet e acabei achando o link abaixo, que ensina a fazer um com alguns componentes encontrados facilmente em lojas de componentes eletrônicos.

http://www.chantalcu...moteControl.htm

Lógico que não criei o post só pra colocar o link, mas minha experiência pra montar a "gambiarra"

O esquema de montagem é simples, não precisa de placas de circuito, ou componentes mirabolantes, segue abaixo a lista dos materiais utilizados:

Cabo Philips (fio desses utilizados em fones de ouvido)
Imagem Postada
1 Chave do tipo Liga/Desliga (ou switch, como uns preferem dizer)
Imagem Postada
2 Botôes ( existem botôes de diversas cores, formas, modelos e preços, só lembre de pedir um que seja NA - Normal Aberto)
Imagem Postada
1 plug P2 estéreo (é bem parecido com plug de fones de ouvido, só que menor)
Imagem Postada

Abaixo segue o esquema de ligação do plug aos botões e à chave... não tem segredo. Eu devia ter feito umas fotos durante a montagem, mas a empolgação tomou conta, e só parei quando tava pronto.
Imagem Postada

No fim, o meu ficou assim, com o devido agradecimento à Fujifilm Professional (hahahahaha)
Imagem Postada

O funcionamento é simples, o botão amarelo aciona o auto-focus, e o vermelho dispara o obturador (precisa apertar os dois botões juntos pra fazer a foto). A chave Liga/Desliga, serve pra utilizar a câmera em modo Bulb, é só acionar a chave, e apertar o botão vermelho, para encerrar o tempo de exposição é só desligar a chave.
Imagem Postada

Conclusão: Montei, em menos de uma hora, com menos de dez reais, um acessório que resolve o meu problema. E o melhor, você pode fazer o seu disparador com o cabo no comprimento que desejar, personalizado... só não deixe a Canon saber disso...

Abraço a todos.

P.S.: Eu testei o disparador tanto na Canon 300D quanto na EOS 30, acho que serve pra qualquer câmera compatível com o RS-60.

P.P.S.: Também é necessário um ferro de solda, para unir os fios aos terminais dos botões e do plug, mas se não tiver, dá pra dar um jeitinho usando fita isolante e uma grande habilidade em amarrar coisas...
"Quer pouco, terás tudo
quer nada, serás livre"

(Fernando Pessoa)

#2 leoberaldo

leoberaldo

Um dia eu posto mais do que o admin

• Membro +
  • PipPipPipPip
  • 103 posts

Postado 23 maio 2006 - 02:15

André, só uma correção. Montei esse mesmo controle remoto quando tinha uma Canon no passado. O Plug necessário é o P1 estéreo e não o P2.

#3 mudhoney

mudhoney

Cheguei agora

• Membro
  • Pip
  • 9 posts

Postado 12 junho 2006 - 09:24

estou vendo se acho algo para a canon 30d

#4 alaghi

alaghi

Sou completamente Louco pelo Brfoto

• Moderador-Geral
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 14.653 posts

Postado 12 junho 2006 - 10:03

eu já montei um disparador desse. Funciona sim!

Agora tenho um disparador sem fio, o RC-1, comprei por R$50,00. É bem mais prático.
Imagem Postada

#5 anjinho do mau

anjinho do mau

Caramba, daqui a pouco enjoam de mim

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 245 posts

Postado 12 junho 2006 - 12:19

eu já montei um disparador desse. Funciona sim!

Agora tenho um disparador sem fio, o RC-1, comprei por R$50,00. É bem mais prático.

deixa eu ver se entendo
um disp[arador remoto por 50 rais aonde eu quero pra 30 d
Azul é de minininho , rosinha de minininha, qual é a cor da sua camisa?

#6 Bruno Romero

Bruno Romero

• Membro +
  • 7.544 posts

Postado 13 junho 2006 - 02:37

Eu tenho um disparador tabajara montado tb!!

Só que eu meu custou mais barato: R$ 6,50 :rofl2:
www.brunoromerophotos.multiply.com/photos

#7 Talesbl

Talesbl

Um dia eu posto mais do que o admin

• Membro +
  • PipPipPipPip
  • 162 posts

Postado 13 junho 2006 - 04:20

Já montei um deste aí com uma caixinha de filme...

Alaghi, onde vc arrumou o RC-1?

#8 DotComBoy

DotComBoy

Já conheço o pessoal

• Membro +
  • PipPipPip
  • 66 posts

Postado 13 junho 2006 - 05:59

alguem sabe se esse esquema serve pra 20d ?

#9 alaghi

alaghi

• Moderador-Geral
  • 14.653 posts

Postado 13 junho 2006 - 08:31

comprei o \RC-1 usado, do Daniel Belini, aqui nos classificados
Imagem Postada

#10 And-1

And-1

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 271 posts

Postado 28 julho 2006 - 08:58

Este esquema de controle funciona na 20D?
Anderson Nascimento

Canon 5DMk2 + 20D
Canon 24-70L
Canon 50mm f/1.8
600EX-RT - ST-E3
580EXII - Cactus V5
www.andersonfotografo.com.br

#11 Bruno Romero

Bruno Romero

• Membro +
  • 7.544 posts

Postado 28 julho 2006 - 10:06

Este esquema de controle funciona na 20D?

Esse sistema apresentado não funciona na 20D, pois o encaixe é diferente!

Eu tenho um que fiz para 300D e agora ele não funciona na 20D! :rofl2:
www.brunoromerophotos.multiply.com/photos

#12 And-1

And-1

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 271 posts

Postado 28 julho 2006 - 10:28

Mas funcionava?
Anderson Nascimento

Canon 5DMk2 + 20D
Canon 24-70L
Canon 50mm f/1.8
600EX-RT - ST-E3
580EXII - Cactus V5
www.andersonfotografo.com.br

#13 tonnybar

tonnybar

Já conheço o pessoal

• Membro +
  • PipPipPip
  • 70 posts

Postado 15 outubro 2006 - 03:22

André, só uma correção. Montei esse mesmo controle remoto quando tinha uma Canon no passado. O Plug necessário é o P1 estéreo e não o P2.

Revivendo o topico. Onde acho o P1 estereo? Ja andei por toda a Sta Ifigenia e nada, se alguem souber onde encontrar, agradeceria muito, pois quero fazer um cabo maior para o meu.

[[]]

#14 F.O.X

F.O.X

Manda qq uma que eu respondo

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 2.317 posts

Postado 15 outubro 2006 - 06:49

Vem cá, não havia um esquema desses pronto usando aqueles fones de ouvido de celular da Nokia????? :rofl2: :click: B) B) :D :D

#15 tonnybar

tonnybar

Já conheço o pessoal

• Membro +
  • PipPipPip
  • 70 posts

Postado 15 outubro 2006 - 07:48

Vem cá, não havia um esquema desses pronto usando aqueles fones de ouvido de celular da Nokia????? :rofl2: :click: B) B) :D :D

Desculpe, mas nao entendi?

[[]]

#16 José Machado

José Machado

Cheguei agora

• Membro
  • Pip
  • 17 posts

Postado 26 outubro 2006 - 10:12

Só pra partilhar com os colegas, menos afortunados (como eu), ou que gostam de pôr a mão na massa de vez em quando e fazer seus próprios acessórios

Há um tempo tenho sentido necessidade de um disparador remoto pra Canon, e comprar um RS-60 não era uma opção, pois não quería gastar mais de R$100,00 num acessório que só iría usar de maneira esporádica, então pesquisei na Internet e acabei achando o link abaixo, que ensina a fazer um com alguns componentes encontrados facilmente em lojas de componentes eletrônicos.

http://www.chantalcu...moteControl.htm

Lógico que não criei o post só pra colocar o link, mas minha experiência pra montar a "gambiarra"

O esquema de montagem é simples, não precisa de placas de circuito, ou componentes mirabolantes, segue abaixo a lista dos materiais utilizados:

Cabo Philips (fio desses utilizados em fones de ouvido)
Imagem Postada
1 Chave do tipo Liga/Desliga (ou switch, como uns preferem dizer)
Imagem Postada
2 Botôes ( existem botôes de diversas cores, formas, modelos e preços, só lembre de pedir um que seja NA - Normal Aberto)
Imagem Postada
1 plug P2 estéreo (é bem parecido com plug de fones de ouvido, só que menor)
Imagem Postada

Abaixo segue o esquema de ligação do plug aos botões e à chave... não tem segredo. Eu devia ter feito umas fotos durante a montagem, mas a empolgação tomou conta, e só parei quando tava pronto.
Imagem Postada

No fim, o meu ficou assim, com o devido agradecimento à Fujifilm Professional (hahahahaha)
Imagem Postada

O funcionamento é simples, o botão amarelo aciona o auto-focus, e o vermelho dispara o obturador (precisa apertar os dois botões juntos pra fazer a foto). A chave Liga/Desliga, serve pra utilizar a câmera em modo Bulb, é só acionar a chave, e apertar o botão vermelho, para encerrar o tempo de exposição é só desligar a chave.
Imagem Postada

Conclusão: Montei, em menos de uma hora, com menos de dez reais, um acessório que resolve o meu problema. E o melhor, você pode fazer o seu disparador com o cabo no comprimento que desejar, personalizado... só não deixe a Canon saber disso...

Abraço a todos.

P.S.: Eu testei o disparador tanto na Canon 300D quanto na EOS 30, acho que serve pra qualquer câmera compatível com o RS-60.

P.P.S.: Também é necessário um ferro de solda, para unir os fios aos terminais dos botões e do plug, mas se não tiver, dá pra dar um jeitinho usando fita isolante e uma grande habilidade em amarrar coisas...

Quero tentar usar esse cabo na minha 30D. Será que dá certo?

Minha dúvida é: no plug estéreo tem três pontos para soldar fios. O mais comprido é o terra (em conexões de áudio), e os outros dois são esquerdo e direito. Como o desenho está em inglês, imagino que o R seja right, ou direito. Mas e o T? Seria L, ou left?

Bom, acabou de vir uma luz na minha cabeça... (enfim) Pondo o plug com a ponta pra cima, o pino da direita é o R e o da esquerda é o T, e não se fala mais nisso... certo?

Obrigado.

#17 lucaqwert

lucaqwert

Estou me adaptando

• Membro
  • PipPip
  • 20 posts

Postado 26 outubro 2006 - 11:24

:click:

Não encontro o plug P1 para comprar ! ja rodei Londrina inteira atras!!!!!!!!! alguem tem um ai... eu pago o frete!!!!! heheheheheh

:rofl2:

#18 Daniel Belini

Daniel Belini

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.157 posts

Postado 27 outubro 2006 - 11:05

Já montei um deste aí com uma caixinha de filme...

Eu comprei uma caixinha lá na Santa Ifigênia e montei ele dentro, ficou até que bunitinho.

Alaghi, onde vc arrumou o RC-1?

Eu vendi pra ele quando passei pro Lado Negro da Força.
Comprei um pra minha D70s (Sem fio, original da Nikon) por 90 ou 100 reais na Angel e sinceramente o da Canon parece que aguenta mais porrada (não penesem que u bato ou batia pregos com os controles) e o modo de prender da Canon é excelente, uma pecinha que prende na correia da máquina ode o controle é encaixado, e o da Nikon é um saquinho feito de TNT, parece, que também se prende na correia e o fechamento dele é com velcro.
MSN/Google Talk: belinid70s @ gmail .com

#19 andregqleao

andregqleao

Já conheço o pessoal

• Membro +
  • PipPipPip
  • 64 posts

Postado 11 novembro 2006 - 03:52

Eu fiz um pra 20D, 30D, 5D, 1D, usei uma microretifica, foi rspidinho, ja vou colocar as fotos aqui,

#20 andregqleao

andregqleao

Já conheço o pessoal

• Membro +
  • PipPipPip
  • 64 posts

Postado 11 novembro 2006 - 04:23

Eu fiz um pra 20D, 30D, 5D, 1D, usei uma microretifica, foi rspidinho, ja vou colocar as fotos aqui,

olhem aqui:

http://andregqleao.m...photos/album/12

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)