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Fotografar quadros e esculturas


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17 respostas neste tópico

#1 hovland

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Postado 13 julho 2006 - 11:55

Ai, alguem ja fotografou quadros ou esculturas e saberia a melhor maneira de se fotografar?

nao sei se o melhor seria luz continua ou flash, visto q luz continua pode esquentar muito.
tava pensando em algo no esquema de 2 luzes a 45º da camera, de cada lado, para uma ilumunacao uniforme dos quadros.
tem alguma loja online q venda refletores, flash, usados?
se alguem souber de algo ai da um toque

vlw!
Jan Hovland

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#2 Takami

Takami

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Postado 13 julho 2006 - 11:58

Eu faria com luz contínua, até mesmo para trabalhar textura, dar volume ao objeto. Apesar de ser possível com o flash mas é bem trabalhoso, tem que ter muito conhecimento de studio.
tiagotakamiphotographer

#3 alaghi

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Postado 13 julho 2006 - 02:03

primeiramente: qual seu objetivo? Reprodução da obra ou fotografia?

Fotografia para reprodução é dificílima. Requer muito trabalho para obter fidelidade de cores, texturas, luz uniforme, etc.

O método que vc sugeriu funciona, mas lembre-se de colocar um hazy nos flashs ou luz contínua, para evitar reflexos na obra de arte.
Imagem Postada

#4 hovland

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Postado 13 julho 2006 - 03:14

é pra reproduzão da obra mesmo.
eu já vi fazerem com FLASH , nesse esquema, dois a 45º da lente.
mas acho que o FLASH eh mais caro de comprar do que a luz continua.
só nao sei qual intensidade de luz seria suficiente, se 500w ou 1000w
Jan Hovland

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#5 hovland

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Postado 13 julho 2006 - 03:18

ai tiago, olhei la no seu FLICKR e vi umas fotos de joias.
tem experiencia nese tipo de fotografia? como foi o esquema?
abs
Jan Hovland

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#6 alaghi

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Postado 13 julho 2006 - 03:47

se é para reprodução, é bom manter o monitor calibrado, e fotografar junto da obra um cartão pantone ou algum outro cartão de calibração.
Daí na edição vc faz o batimento das cores.
Imagem Postada

#7 stefanoaguiar

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Postado 13 julho 2006 - 04:15

É isso aí que o alaghi falou mesmo. Na minha opinião, o melhor é luz contínua. Sempre que possível fotografo com luz natural. Uso muito tripé e baixas velocidades.

Sem esquecer do cartão Pantone para as cores. Na falta dele, vai um maço de cigarros mesmo.
www.stefanoaguiar.fot.br

#8 Marcelo Dischinger - Brasília

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Postado 14 julho 2006 - 09:51

Eu faço com luz ambiente indireta (pode-se ser de uma janela), tripé (uso o timer da câmera para disparar), objetiva 50 mm (posicionada bem no centro da obra), ISO 100, abertura 8 e a obra pendurada numa parede branca. Para luz de preenchimento uso o flash externo da câmera rebatido no teto, mas cuidando para evitar possíveis reflexos.
Marcelo Dischinger Fotografia – (61) 9970-9001 – www.fotoetal.com

#9 Takami

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Postado 14 julho 2006 - 01:15

1º - saber diferenciar reflexo de brilho.
2º - de que material são as esculturas?

Se as peças forem de metal o ideal é flash de studio mesmo, terá que isolar todos os lados que aparecem na imagem e como fazer isso. O ideal é que ao redor da escultura seja superfície na cor branca ára conseguir a cor original do metal. O isolamento será feito com objetos brancos também, tecido ou papel, até mesmo placas de isopor. cuidado no hazy que utilizar, se for hazy com recuo vai sim refletir e tem que tomar muito cuidado também em aparecer você com a camera.

bem diga mais ou menos como é o local e se possivel poste fotos do local onde irá fotografar para poder ajudar melhor, e se for em Sp que acontecer estas fotos entra em contato por MP comigo que te auxilio.

ai tiago, olhei la no seu FLICKR e vi umas fotos de joias.
tem experiencia nese tipo de fotografia? como foi o esquema?
abs


tiagotakamiphotographer

#10 aluizio

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Postado 15 julho 2006 - 01:59

Uso duas photo flood de 500, rebato em paredes brancas ou com folhas de papel branco sem brilho.

Isto para quadros ou bronzes.

Mas, se o sol estiver no ponto, faço ao ar livre que não tem erro!!!

O cartão de cores (uso um vendido pela Kodak) é imprescindível, principalmente se forem cromos e
mais ainda se vc não experiênciaanterior com o laboratório onde for revelar.

Bem, estou me referindo à trabalhos com filmes, ok?

#11 hovland

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Postado 15 julho 2006 - 02:08

eu lembro de ter visto um fotografo usar 2 flash com um filtro polarizador em cada flash (nao sei se eh uma gelatina ou algo do tipo q poe em frente da luz) e um polarizador na lente tb, parece q eh pra evitar reflexos nos quadros a oleo e tal...
mas ai nao sei se eh necessario isso tdo,ou se da pra fazer com luz continua , se o resultado fica igual ou nao...
fico com receio de gastar uma grana comprando um equipamento e nao dar certo
ah, e a fotografia eh digital, e sempre tem correcao no photoshop depois, pra ficar o mais parecido possivel com o original
Jan Hovland

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#12 Glauco França

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Postado 15 julho 2006 - 03:36

Bom, se eu consegui anexar a foto, vc vê quatro flashes com uma folha de polarizador em cada uma, e uma estativa com uma Linhof montada sobre a mesa, alinhada pelo nível de bolha pra não ter erro. A lente da câmera também é polarizada. As reproduções ficavam perfeitas em cromos 4x5. Sempre fotografávamos uma tabela de cores da Kodak pra conferir se a revelação estava OK.

Imagem(ns) anexada(s)

  • repro.jpg

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#13 Glauco França

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Postado 15 julho 2006 - 03:40

Hehehe, legal, a fotinho apareceu :rofl2:
Isso foi na Mapoteca do Itamaraty no Rio de Janeiro, na época da Copa de 98. Veja o estado lamentável do forro da salinha, rs...
E dizem que aquele armário lá no fundo era assombrado e roubava luz do flash, hehehe.
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#14 Glauco França

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Postado 15 julho 2006 - 03:54

Mais uma foto. As folhas eram da Polaroid, mas hoje a Rosco vende essas placas em vários tamanhos. Ao fundo, sobre a mesa, o case da Linhof e abaixo dele o case dos flashes Atek. Montadas a 45 graus, as luzes nunca poderiam deixar que houvesse mais que 0,2 ponto de diafragma de diferença na superfície a ser fotografada. Tudo medido com Minolta IV F com disco translúcido na célula (usando a semi-esfera dava uma diferença na leitura...).
Vale a pena usar flashes no lugar de luz contínua por vários motivos: não esquentam o ambiente, não esquentam os originais (algumas bibliotecárias que encontramos eram paranóicas com os originais que guardavam), dá uma reprodução de cor excelente e se o apoio não estiver muito firme a foto não vai sair tremida. Só tem que ficar atento pra ver se não tem nenhum inseto voando sobre a imagem (uma vez tinha uma mosca e saiu na foto a própria e suas quatro sombras, hehehe, bem legal :rofl2: )
Hoje com o digital é até sem graça fazer esse trabalho...

Thumbnail(s) anexado(s)

  • repro2.jpg

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#15 hovland

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Postado 16 julho 2006 - 08:59

wow 4 flahes :rofl2:

precisa disso tudo pra nao dar diferenca de luz??
isso foi feito com cromo certo?
será q com digital da pra se fazer só com 2 flash ou luz continua?
e essas folhas polarizadoras sao caras??
Jan Hovland

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#16 Glauco França

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Postado 16 julho 2006 - 09:34

Hovland, os quatro flashes ajudavam muito porque conseguíamos aberturas entre 11 e 16, dependendo do tamanho das imagens que íamos reproduzir, com a luz bem distribuída. Algumas eram realmente grandes, com até 3m de largura. Nesse caso invertíamos a torre da estativa e a imagem ficava no chão, sobre um feltro preto. Leve em conta que os filmes eram, via de regra, ISO 100, e com polarizadores nos flashes e na lente a perda de luz era considerável. As aberturas médias nos davam nitidez de canto a canto da imagem. Os filmes eram cromo e PB. Algumas coisas eram feitas com backs 6x9 também, além das chapas 4x5.
O resultado você pode até conferir, se tiver curiosidade, num livro chamado "Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial" http://www.edusp.com...o.asp?ID=623520.
Quanto ao preço das folhas eu na verdade já não lembro do valor que encontrei ano passado. Mas aí no Rio tem um contato que vende, inclusive eu repassei pro Célio que também estava querendo essas placas. Se usar luz contínua tenha cuidado pra não manchar a folha com o calor da lâmpada (até por isso o flash é melhor). E posicione todas elas na mesma orientação de polarização, senão dá diferença na fotometragem além de não se obter o efeito.
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#17 Guimaraes

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Postado 17 julho 2006 - 01:09

:rofl2:

Se for possivel,eu disse se for possivel,use luz natural e um
espelho para aumentar a quantidade de luz e diminuir as
sombras.O uso de um filtro suavizador na lente diminuirá
o impacto do uso do espelho que fará com que a luz se
se torne bastante " dura " .... Experimente fica bastante
interesante os resultados.

Um abraço.

#18 tanaia

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Postado 11 setembro 2007 - 10:01

oi,depende o resultado final que vc queira obter.
alêm das boas dicas já postadas, eu somente posso relatar a minha experiencia pessoal.
fui fazer umas esculturas, destas tipo gesso, populares, mas eram enormes e o cliente relutou em levar até o estudio, até porque ele terminou elas e estava despachando, carregando o caminhão.
entoces devido a correria, colocamos elas ao ar livre na fabrica, fizemos varal tipo de pendurar roupa lavada, panos brancos como difusores e rebatedores.uns até amarelos para dar volume e contorno.

as peças menores foram feitas no showroom , com flashes para o teto, e para as paredes.alguma sfiz com luz continua e ricaram razoáveis.

uma pena que , na época foi cromo e não fiquei com nenhuma amostra, e a gráfica sumiu com o resto...fazer o que...cavacos do oficio...

abraços




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