Ir para conteúdo




Foto

Exposição fotográfica


  • Por favor, faça o login para responder
10 respostas neste tópico

#1 Gustavo Fadel

Gustavo Fadel

    Sou completamente Louco pelo Brfoto

  • Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 3.058 posts

Postado 02 agosto 2006 - 10:50

Povo,

Para quem tem experiencia, quais seriam as dicas de como planejar (e realizar) uma exposição fotografica? Qquer informação é util, quando não se sabe nada como ieu :rofl2: .

[]'s

Gustavo
Gustavo
Nikon D700 & iMac

#2 arlindosantos

arlindosantos

    Já conheço o pessoal

  • Membro +
  • PipPipPip
  • 72 posts

Postado 02 agosto 2006 - 06:55

Minha dica é:
1) Ter um estilo fotográfico, assim como cantores fazem na musica para apresentar um show, se eles vão apresentar bossa nova, apresentam bossa nova e não misturam pagode, funk ou qualquer outra;
2) Assim como a dica acima, se fizer PB fazer só PB se fizer colorida não colocar PB;
3) Montar suas fotos como fosse uma História;

Espero que ajude

#3 Gustavo Fadel

Gustavo Fadel

    Sou completamente Louco pelo Brfoto

  • Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 3.058 posts

Postado 02 agosto 2006 - 07:22

Minha dica é:
1) Ter um estilo fotográfico, assim como cantores fazem na musica para apresentar um show, se eles vão apresentar bossa nova, apresentam bossa nova e não misturam pagode, funk ou qualquer outra;
2) Assim como a dica acima, se fizer PB fazer só PB se fizer colorida não colocar PB;
3) Montar suas fotos como fosse uma História;

Espero que ajude


Sobre o tema: no workflow, a concepção de uma exposição, quando vem o tema? Deixa eu explicar: vc escolhe o tema, faz as fotos (qtas normalmente?) e depois batalha a exposição; ou cria uma exposição baseada num tema que vc ainda vai fotografar... O tanto faz?
Gustavo
Nikon D700 & iMac

#4 arlindosantos

arlindosantos

    Já conheço o pessoal

  • Membro +
  • PipPipPip
  • 72 posts

Postado 02 agosto 2006 - 07:49

Se já tiver o local para expor, e vc não tiver as fotos vc faz a referencia tamanho do local x tamanho da foto x espaço entre elas, dai dar para tira uma idéias de quantas expor.
Se não tiver um local e tiver as fotos, em média entre 15 a 20 fotos, Para poder compor 1 portifólio simples e de rápida leitura na sua apresentação.
Como eu já disse, tão importante quanto o tema, é o estilo. Esses dois devem estar bem definidos.

#5 Ventriloquo

Ventriloquo

    Caramba, daqui a pouco enjoam de mim

  • Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 265 posts

Postado 04 agosto 2006 - 11:56

Basicamente,

1 - Escolher o tema
2 - Escolher o corpo de composição (quem vai participar)
3 - Levantar a biografia breve das pessoas que terão fotos expostas
4 - Se for algo grande , buscar o patrocinador
5 - Definir um padrão de ampliação (isso ajuda) antes de mandar pro lab
6 - Conhecer bem (importante) o local a se expor, ou seja, ver como a iluminação se dá na foto, como é o local, etc. As vezes algumas iluminações podem produzir outro resultado na exposição.
7 - Divulgar com uma certa antecedência

Tem mais coisas, se o boneco poder ajudar em algo mais, só falar!

#6 aluizio

aluizio

    Eu pergunto muito

  • Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 308 posts

Postado 04 agosto 2006 - 06:23

Erro n.1
O que me apertou foi não conhecer o local onde seria feita a exposição
e não ter material (no caso o ideal seriam fotos foscas) preparado para o mesmo.
Erro n.2
Aprendi, também, que é melhor ir visitar o local em diversos horários, principalmente, se for um espaço muito grande e onde entre muita luz externa.
Erro n.4
Resolvi criar uma forma de apresentar as fotos que não implicasse no uso de cola, i.e., não impusesse à um possível comprador
algum tipo de emolduramento iremovível. Eumesmo deixei de comprar fotos em outros locais por não gostar da forma como estavam sendo apresentadas/emolduradas.
Foi aí que dancei: para uma exposição de longa duração e onde a temperatura do local não seja constante não consegui uma forma de manter as fotos esticadas e assim minhaintenção de poder entregar a foto sem nenhuma marca de cola ou fita adesiva ou presa em um cartão não funcionou.
Erro n.5
Fiz minha exposição em um hotel de uma praia próxima aqui do Rio com público somente aos finais de semana. Apesar do meu preço
não ser elevado (média de R$ 80,00 à R$ 120, tamanhos 40 x 30 e 70 x 90) este público é aquele que compra pacotes de final de semana e vai com a grana contadinha e sem sobra nenhuma.

Bem, não sai totalmente no prejuízo pois consegui tres clientes que já me deram um retorno interessante, mas, o que valeumesmo foi o aprendizadoacima.

#7 RBrambilla

RBrambilla

    Já conheço o pessoal

  • Membro +
  • PipPipPip
  • 55 posts

Postado 23 agosto 2006 - 01:57

Gustavo, creio que este site possa lhe ajudar na dúvida quanto a moldura.
Exposição fotográfica
Espero ter ajudado em algo!

#8 Fernando Lima

Fernando Lima

    Já tou começando a responder

  • Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 796 posts

Postado 23 agosto 2006 - 04:55

Aew pessoal, estou tentando também montar (ainda é só a idéia) uma exposição, e aproveitando o tópico, aí vai algumas perguntas:

- Vou fazer umas imagens pra expor lá no dia, acredito q no min 10 no máx 15, se por acaso aparecer alguém pra comprar, o ideal seria arriscar fazer já umas cópias pra vender, ou fazer só por encomenda?

- Com certeza no dia o pessoal não terá dinheiro (pelo tipo do evento, mas o público seria o ideal pra compra), então pensei em fechar negócio já com cheques no dia do evento pra garantir a venda.

- Qual o preço que aconselhariam? Eu estava pensando em 100,00 em uma 20x30 com moldura. Se por acaso alguém quisesse mais de uma, o preço cairia. Oq acham, caro ou barato?

- Estava pensando em fotos metálicas, pois dariam um toque diferente, oq acham?

Bom isso seria realizado numa cidade do interior, e pra muitos 100,00 numa imagem dessa, seria caro. Porém eu estava querendo criar algo de status como li no artigo citado acima, algo de decoração, q não é barato, e tb estaria vendendo meu nome, mas oq acham do valor? Seria melhor oferecer um tamanho maior(30x40, por exemplo) pelo mesmo preço?
Fotógrafo Studio

#9 Fernando Lima

Fernando Lima

    Já tou começando a responder

  • Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 796 posts

Postado 25 agosto 2006 - 12:16

Gustavo q tipo de fotos iria expor?
Fotógrafo Studio

#10 Gustavo Fadel

Gustavo Fadel

    Sou completamente Louco pelo Brfoto

  • Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 3.058 posts

Postado 25 agosto 2006 - 06:54

Gustavo q tipo de fotos iria expor?


Não sei ainda, essa é apenas uma idéia em minha cabeça... Como agora minha prioridade é terminar de colocar o meu site no ar, e consolidar minha posição como fotografo aqui na Suíça, a idéia da exposição vai ficar para 2007...
Gustavo
Nikon D700 & iMac

#11 AClara

AClara

    Cheguei agora

  • Membro
  • Pip
  • 1 posts

Postado 25 agosto 2010 - 06:06

Tenho um trabalho para fazer, uma exposição fotográfica sobre pobreza x riqueza.
Alguém tem sugestões?
Penso em tirar fotos que mostrem uma realidade pobre e outra rica em preto e branco.
Colocar fotos grandes, com molduras bonitas!
Porém, tenho que colocar nome em cada imagem, nomes criativos!
Não tô sabendo como fazer isso, alguém poderia me ajudar?
Fico grata desde já. Tenho 15 anos e é para um trabalho do colégio :rofl2:




1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)