Ir para conteúdo

Foto

Difusor de flash usando pote de margarina

• Por favor, faça o login para responder
3 respostas neste tópico

#1 gmadeira

gmadeira

Manda qq uma que eu respondo

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 2.431 posts

Postado 10 outubro 2004 - 06:36

Difusor de flash usando pote de margarina
para Camera Digital Canon G2, G3, G5 e G6

Bom pessoal, o propósito aqui é dar uma idéia de como fazer o difusor de flash para ser utilizado em macro fotografia. Qualquer duvida podem entrar em contato comigo pelo email garim74@yahoo.com.br ou através do meu site www.gmadeira.net

Custo Aproximado: R$ 25,00 (sem o tubo adaptador)

Materiais:
  • 1 pote de margarina de 500 g (de cor branca);
  • 1 pote de margarina de 1 kg, de qualquer cor, desde que a tampa seja branca (neste caso também pode ser substituído por uma pote de sorvete redondo que seja do tamanho aproximado do pote de margarina de 1 kg);
  • Cola plástica;
  • Tinta plástica preta;
  • Tinta plástica branca;
  • Tesoura;
  • Um pacote de fandangos ou qualquer outro salgadinho, ou então papel alumínio;
  • 1 Lixa (pode ser de parede ou de lixar madeira, tanto faz);
  • Velcro;
  • Um estilete;
  • Um tubo adaptador pra lente da câmera
    (caso não tenha, pode improvisar um tubo de mesmo diâmetro da lente, pois ela irá entrar por este orifício. Pode ser um tubo plástico ou um pedaço de cano. No ebay você encontra um tubo adaptador para as Canon serie G por $10. Eles enviam para o Brasil e você não paga imposto, pois o preço está abaixo do limite de $50. Isso seria o ideal, já que alem de poder usar neste experimento, você pode usar o tubo adaptador para colocar filtros UV, polarizador e etc. O Diâmetro que estou usando aqui neste experimento é de 52 mm. Se você não for utilizar o tubo adaptador original, vai precisar de uma pistola de cola quente para colar tubo improvisado no pote de margarina).
Como fazer:

Passo 1: Lixe o pote de margarina menor (500 g) por fora para tirar toda e qualquer impressão. Depois pinte-o com tinta plástica branca e deixe secar.

Passo 2:Usando o estilete, faça um corte circular no pote menor (500 g), do diâmetro do tubo ou do objeto escolhido para adaptá-lo na câmera, pelo qual entrará a lente da objetiva. (Ver figura 1). Feito isso, esqueça por enquanto o pote menor.
Imagem Postada

Passo 3: Pegue o estilete e faça, no pote maior, um furo do mesmo tamanho que foi feito no passo 2. Um pote ficará dentro do outro. O maior servirá como rebatedor de luz e o menor será responsável por difundir a luz (por isso a cor branca).

Passo 4: Ainda com o estilete, faça um quadrado igual ou maior que o tamanho do flash interno da maquina (Ver figura 2)
Imagem Postada

Passo 5: Ainda com o estilete, faça uma abertura que se adapte à empunhadura da câmera. (Ver Figura 3)
Imagem Postada

Passo 6: Pegue o pacote de fandangos ou papel laminado, e cole-o por igual no interior do pote maior, como mostra a figura 1.

Passo 7: Cole o velcro no corpo da câmera e, na mesma posição, cole a outra parte do velcro no pote maior, dessa forma a câmera fica segura, como mostra a figura 3.

Passo 8: Agora eh só você tampar o pote que terá o difusor pra brincar, como mostra a figura 4.
Imagem Postada

Pronto! É só isso mesmo! Simples.
Eu pintei o meu pote maior de preto por fora, pq minha câmera é preta (no caso a Canon G5). Mas você pode pintar da cor que achar melhor para combinar coma sua câmera.

O resultado são fotos sem nenhuma sombra, luz suave e homogênea.
É recomendável usar a função Custom WB da câmera e também a trava de exposição do flash.

---
Escrito por Gabriel Madeira

#2 alaghi

alaghi

Sou completamente Louco pelo Brfoto

• Moderador-Geral
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 14.653 posts

Postado 10 janeiro 2007 - 01:10

abrindo o tópico
Imagem Postada

#3 Pedrozo

Pedrozo

Já tou começando a responder

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 688 posts

Postado 28 janeiro 2007 - 03:21

Quero ver o que rendeu!

#4 Ricardo FP

Ricardo FP

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.123 posts

Postado 28 janeiro 2007 - 09:47

Fotos!!!

Poderia tirar uma foto de uma boca aberta :rofl2: ??? hehe
Ricardo FP .˙.
Cirurgião Dentista e Fotógrafo amador
Batatais-SP
www.ricardodentista.com.br

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)