Ir para conteúdo

Foto

Confiram: PBs do Feld

• Por favor, faça o login para responder
66 respostas neste tópico

#1 Feld

Feld

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.433 posts

Postado 18 junho 2009 - 04:19

Boa Tarde Galera, acabei de voltar da Instancolor com as ampliações e scans de 2 novos rolos de lford HP5+ revelados pelo Sr.Ogawa e escaneados/ampliados pela InstanColor, gostei muito da combinação e recomendo!

Para não "spamear" o forum e o flickr, vou postar uma por dia no flickr, e aos poucos vou engordando esse único post. Estou aberto para críticas, sugestões, dúvidas, elogios e bate-papos.

Adianto que o equipamento usado foi:
Camera: Canon AE1 Program
Lente: Canon FD 50mm 1.4 (ou uma Canon FD 28mm 2.8 em 2 fotos apenas)
Filme: Ilford 400 HP5+
Scan: Fujifilm SP-2000

Segue a primeira: :click: :rofl2:

Imagem Postada
Grande: -- Foto Grande --
Flickr: flickr.com/feld

Foi tirada quando voltava para casa de madrugada e tinha uma neblina bem pesada.. é uma entrada de supermercado (makro) que fica em osasco-SP. Parei o carro, desci na friaca, cliquei rapidinho, e voltei pra casa.
Tópico dos meus recentes PBs escaneados:
http://forum.brfoto....showtopic=50010

Imagem Postada

#2 Black_Square

Black_Square

Já tou começando a responder

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 502 posts

Postado 18 junho 2009 - 04:24

Boa Tarde Galera, acabei de voltar da Instancolor com as ampliações e scans de 2 novos rolos de lford HP5+ revelados pelo Sr.Ogawa e escaneados/ampliados pela InstanColor, gostei muito da combinação e recomendo!

Para não "spamear" o forum e o flickr, vou postar uma por dia no flickr, e aos poucos vou engordando esse único post. Estou aberto para críticas, sugestões, dúvidas, elogios e bate-papos.

Adianto que o equipamento usado foi:
Camera: Canon AE1 Program
Lente: Canon FD 50mm 1.4 (ou uma Canon FD 28mm 2.8 em 2 fotos apenas)
Filme: Ilford 400 HP5+
Scan: Fujifilm SP-2000

Segue a primeira: :click: :rofl2:

Foi tirada quando voltava para casa de madrugada e tinha uma neblina bem pesada.. é uma entrada de supermercado (makro) que fica em osasco-SP. Parei o carro, desci na friaca, cliquei rapidinho, e voltei pra casa.

Cara, fantástica! Que luz macia! Foi solicitado alguma revelação especial? Como é que você conseguiu isso? O é característica do HP5?
Eduardo - "Charlie don´t surf!"
Flickr #1 - Flickr #2
Trans.formações

#3 Feld

Feld

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.433 posts

Postado 18 junho 2009 - 05:01

Black Square, não pedi nada de "diferente" mas o que FIZ de diferenete foi buscar fazer tudo "corretamente".

Busquei os melhores enquadramentos/foco/fotometria/montagem/situação/luz, com um filme "bom" (Ilford HP5 plus 400). Na revelação levei para quem "masters" a habilidade de revelação PB por um custo baixíssimo que é o Sr.Ogawa no centro de são paulo. E (pela primeira vez) testei os serviços do laboratório InstanColor para ampliar e escanear. O resultado você pode checar conforme for postando.

Eu fiquei muito feliz com o resultado, pois vi a diferença entre levar para profissionais que sabem o que estão fazendo ao contrário de levar em "qualquer" lugar onde "acham" que sabem o que estão fazendo...

Revelação (R$8):
Sr.Ogawa
(11) 3255-4336
Rua Barão de Itapetininga, 50 - 9andar cj908
Seg-Sex 14-18hrs (o horário é meio apertado, mas ele só atende nesse horario mesmo).
Mais info: LINK

Ampliação / Scan:
InstanColor
www.icolor.com.br

Imagem Postada

#4 Black_Square

Black_Square

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 502 posts

Postado 18 junho 2009 - 05:16

Busquei os melhores enquadramentos/foco/fotometria/montagem/situação/luz, com um filme "bom" (Ilford HP5 plus 400).

Sim isso e perceptível. Mas há algo de diferente nessa luz, vou acompanhando a medida que você for postando as outras fotos.

Um abraço
Eduardo - "Charlie don´t surf!"
Flickr #1 - Flickr #2
Trans.formações

#5 Aurelio

Aurelio

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.011 posts

Postado 18 junho 2009 - 06:08

Feld, uma coisa a se levar em conta na exposição de p&b: via de regra, expõe-se pelas baixas luzes. Os negativos têm latitude suficiente para registrar informação mesmo nas luzes estouradas, e você consegue recuperar essa informação com burn suficiente durante a ampliação analógica. Depois vou escanear uma foto que fiz em uma puxada pra 800 num TMAX (que é pouco tolerante a erros de fotometria).

Sobre a foto: boa imagem! Só me incomoda um tiquinho aquela luz saindo da janela, do lado esquerdo, que penso que ficou meio fora do contexto porque praticamente não se vê de onde ela vem.

O HP5 é muito bom, pelo que ouvi falar... estou com um 120 aqui que vou testar depois na minha recém-adquirida Yashica Mat. Só não sei o quanto ele é generoso na latitude (comparado ao TriX).
Outro filme que falam bem é o Acros, da Fuji. Gostei também do TMAX da Kodak. Ambos pedem um pouco mais de rigor na fotometria.

Estou quase finalizando um rolo de TriX puxado em 800, e ansioso pra revelar :click: Pena que o preço aqui no Rio não está em conta como o Sr. Ogawa aí... somente revelação está uns R$15, e revelação com contato, uns R$22 :rofl2:

Pergunta: quanto foi o scan/ampliação na Instancolor? Escanearam o filme todo?

[]s
Por um uso mais consciente do forum:

Antes de fazer uma pergunta estúpida, http://www.justfuckinggoogleit.com/.
Não seja um Necromante de Tópicos.
Ajude os outros a te ajudar: Aprendendo a criar o título do seu tópico

Fotos, e algum texto: http://photosemana.net

#6 peridapituba

peridapituba

Sou completamente Louco pelo Brfoto

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 4.399 posts

Postado 18 junho 2009 - 06:28

Muito legal a foto, Feld.

Estou com um rolo de um TMax 400 faltando 3 fotos para terminar e um HP5 400 esperando na fila.
Mas estou com medo de mandar revelar e o cara aqui fazer uma m****.
De repente até espero terminar o HP5 e mando os 2 para este Sr. que vc indicou.

Por coincidência tenho pensado em algo noturno c o HP5, quem saabe pego umas inspirações aqui contigo ... :rofl2:
Ficou um 'clima' ótimo na foto e a luz é linda.

Esta é a foto que lhe foi entregue ou vc editou também?
Gostou dos resultados, é o que vc esperava?

Abraços.
:click:

#7 Aurelio

Aurelio

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.011 posts

Postado 18 junho 2009 - 06:39

Peri, aqui no Rio o Speedlab e o Kronokroma são conhecidos por seus bons resultados na revelação. Se eu dispusesse dos químicos aqui, eu mesmo revelaria os meus rolos. Mas não estou com paciência nem pra comprá-los :rofl2:

No Kronokroma é um pouco mais barato.

#8 spa

spa

Caramba, daqui a pouco enjoam de mim

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 251 posts

Postado 18 junho 2009 - 06:47

Peri, aqui no Rio o Speedlab e o Kronokroma são conhecidos por seus bons resultados na revelação. Se eu dispusesse dos químicos aqui, eu mesmo revelaria os meus rolos. Mas não estou com paciência nem pra comprá-los :rofl2:

Opa! Dá pra me informar o endereço onde vc pagou 15,00 para revelar PB. aqui no Rio?

Fui na Unimagem e desistí do usar PB....

#9 peridapituba

peridapituba

• Membro +
  • 4.399 posts

Postado 18 junho 2009 - 06:47

Peri, aqui no Rio o Speedlab e o Kronokroma são conhecidos por seus bons resultados na revelação. Se eu dispusesse dos químicos aqui, eu mesmo revelaria os meus rolos. Mas não estou com paciência nem pra comprá-los :click:

Moro em Campos, Aurélio.

Mas valeu pela dica, vou anotar, de repente envio e peço pra algum amigo levar pra mim lá.
Como vc falou em preço, aqui eu pago R$ 15,00 pela escaneamento gravado em alta num CD, com 36 poses.

Não acho caro não.

Só revelação custa R$ 3,50 e impressão eu pago R$ 1,60 por foto tamanho 20 x 30 cm, acima de 30 fotos.
Abaixo das 30 fotos, R$ 2,10 cada, no mesmo tamanho.

Abraços, :rofl2:

#10 Aurelio

Aurelio

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.011 posts

Postado 18 junho 2009 - 07:40

spa,

É no Speedlab: www.speedlab.com.br

Revelação: R$15; com contato: R$22
Cromo: R$17

Sobre escaneamento: tem um Carrefour lá em SP que fica na Alexandre Dumas que cobra (ou cobrava) perto de R$9 no escaneamento POR CD. Como em cada CD cabem de 2 a 3 filmes, sai bem em conta. Escaneei muita coisa lá. Só tem que ficar atento que volta e meia o scan saía riscado (não era risco no filme em si).

#11 Leo.Amaral

Leo.Amaral

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.908 posts

Postado 18 junho 2009 - 08:04

Bonita mesmo...
Imagem Postada

#12 JoãoMennaBarreto

JoãoMennaBarreto

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 764 posts

Postado 19 junho 2009 - 09:36

bacana, Feld! vou acompanhar os rolos completos lá pelo flickr. :rofl2:

#13 Wellington Barreto

Wellington Barreto

• Membro +
  • 4.201 posts

Postado 19 junho 2009 - 09:55

Tá difícil encontrar um laboratório barato e competente p/ escaneamento de fotos. To praticamente desistindo de filme por conta disso.
"Mesmo depois da câmera digital, as pessoas ainda têm os filmes queimados até hoje."

#14 trotatorres

trotatorres

• Membro +
  • 3.647 posts

Postado 19 junho 2009 - 10:06

ótima feld!
só faltava um cara de sober tudo caminhando por ali....rsrsrs

abração! e na espera pelas outras fotos!

Opa! Dá pra me informar o endereço onde vc pagou 15,00 para revelar PB. aqui no Rio?

Fui na Unimagem e desistí do usar PB....

Spa, vai na kronokroma! 18 pratas a revelação, carinnnnnnnn mas muito boa!

vou junatr uns rolos e mandar pro Ogawa, vou fazer as contas pra ver se compensa.

#15 Feld

Feld

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.433 posts

Postado 19 junho 2009 - 11:01

Sim isso e perceptível. Mas há algo de diferente nessa luz

Bem, deve ser então a neblina acompanhada de longa exposição. :rofl2:

Feld, uma coisa a se levar em conta na exposição de p&b: via de regra, expõe-se pelas baixas luzes. Os negativos têm latitude suficiente para registrar informação mesmo nas luzes estouradas, e você consegue recuperar essa informação com burn suficiente durante a ampliação analógica.

Obrigado pela dica, mas na primeira foto a subespoxição foi proposital, para restar apenas as luzes dos postes formando um caminho solitário mesmo.. Sobre a sua pergunta da Icolor, Scan foi R$18,50 e por ampliação 10x15 R$0,85. Escanearam o filme todo. Sobre o carrefour cobrar R$9 o scan, eu descobri a diferença gritante que tem em scaneamento de lab para lab.. a Icolor é o dobro desse preço, mas a calibragem é 10!

Por coincidência tenho pensado em algo noturno c o HP5, quem saabe pego umas inspirações aqui contigo ...
Ficou um 'clima' ótimo na foto e a luz é linda.

Esta é a foto que lhe foi entregue ou vc editou também?
Gostou dos resultados, é o que vc esperava?

Obrigado pelos elogios, eu gostei muito dessa foto. Eu não editei nada, veio direto do scan, e está muito próximo do que veio na ampliação também.. eu não costumo editar minhas fotos. E sim, ficou muito próximo do que eu imaginei ao clicar, poderia ter ficado mais "nevoado" só, mas não tinha neblina suficiente.. dps mostra os seus.. eu aposentei o TMax dps que conheci o HP5. O Sr.Ogawa não tem erro. E se não ficou do jeito que vc quer, ele refaz. Sobre se inspirar pelo meus rolos, cliquei poucas noturnas nesses rolos, mas tenho mais algumas..

Tá difícil encontrar um laboratório barato e competente p/ escaneamento de fotos. To praticamente desistindo de filme por conta disso.

Eu sei o que é isso.. mas não grila não.. vc acaba encontrando lab bom, daí é reclamar do preço.. rsrs.

Elogios...

Obrigado Leo, João e Trota -- valeu mesmo.. vamos ver as próximas.. *rs*

Segue a de hoje:

Imagem Postada
No flickr: flickr.com/feld

Jardim Botânico de São Paulo num dia de chuvoso e frio.. indico o passeio, ano passado ele completou 80 anos de existência e recebeu uma repaginada geral, está "muito" bem cuidado.

Imagem Postada

#16 Wellington Barreto

Wellington Barreto

• Membro +
  • 4.201 posts

Postado 19 junho 2009 - 11:20

Gostei mais da primeira, mas a última também ficou muito boa!
"Mesmo depois da câmera digital, as pessoas ainda têm os filmes queimados até hoje."

#17 EdmilsonF

EdmilsonF

• Membro +
  • 5.091 posts

Postado 19 junho 2009 - 02:36

Feld, lembro quando surgiu de sua parte o interesse pelo uso de filmes P&B, seus primeiros trabalhos e a constante evolução, capricho e afinco com que vc trata o assunto, parabéns e continue assim, também irei acompanhar seu trabalho pelo Flickr

Abraços fraternais :rofl2:
No final deste filme a gente sempre morre...então vamos ser mais solidários.

#18 Cristiane®

Cristiane®

• Moderador-Geral
  • 4.889 posts

Postado 19 junho 2009 - 09:21

Estou chegando a conclusão de que nunca vou conseguir um P&B igual de filme com minha câmera digital (mesmo caprichando na conversão)... :click:

Lindíssimas, principalmente a primeira!!! :rofl2:
Cristiane Gellert
Meu site! http://www.cristianegellert.com/

"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

#19 Feld

Feld

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.433 posts

Postado 20 junho 2009 - 09:02

Segue a de hoje.. foi tirada do canteiro da ponte "Cidade Universitária" que passa sobre a Marginal Pinheiros em São Paulo...

Imagem Postada

No flickr: flickr.com/feld

Imagem Postada

#20 Feld

Feld

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.433 posts

Postado 22 junho 2009 - 11:02

Segue a foto de hoje com uma proposta diferente.. essa é do segundo rolo já..

Imagem Postada

No flickr: flickr.com/feld ** para mais informações..

Imagem Postada

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)