Ir para conteúdo




Foto

O Que Todo Aspirante a Fotógrafo Deveria Saber


  • Por favor, faça o login para responder
4 respostas neste tópico

#1 Marcelo das Fotos

Marcelo das Fotos

    Sou completamente Louco pelo Brfoto

  • Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 4.552 posts

Postado 22 outubro 2009 - 07:46

O Que Todo Aspirante a Fotógrafo Deveria Saber

Estes são meus pensamentos, nada mais e nada menos.

Me perguntam o tempo todo, durante oficinas, em e-mails, em mensagens privadas, que palavras de sabedoria eu deveria dar a um fotógrafo novo e aspirante. Aqui está minha resposta.

- Estilo é uma voz, não uma propriedade ou uma ação. Se você pode comprar isto, tomar emprestado, baixar da internet ou roubar, isto não é um estilo. Não procure pelo seu estilo por fora, procure por dentro.

- Conheça suas coisas. Sorte é uma coisa boa, mas é horripilante contar com ela. É como o dinheiro, você só tem quando você não precisa.

- Nunca se desculpe pelo seu próprio senso estético. Ninguém pode lhe dizer sobre o que você deve amar. Faça o que você faz duramente e imperdoavelmente. Você não pode construir seu senso de estética sobre um consenso.

- Diga não. Diga isso com freqüência. Pode ser difícil, mas você deve isso para si mesmo e para seus clientes. Não aceite trabalhos que não combinem com você, diga não para evitar se sobrecarregar. Você não é bom para ninguém quando você está tenso e ansioso.

- Aprenda a dizer “sou um fotógrafo” para todos, firmemente. Se você não consegue dizer e acreditar nisto, você não pode esperar que outra pessoa acredite.

- Você não pode se especializar em tudo.

- Você não deve entrar no negócio só porque as pessoas dizem que você deve! E você não deve trabalhar em tempo integral e ter uma grande remuneração para ter sucesso. Se você decidir que quer estar no negócio, defina seus limites antes de começar.

- Conheça seu estilo antes abrir as portas do seu negócio. Se você não fizer isso, seus clientes irão ditar seu estilo para você. Isso faz de você nada mais que um tirador de fotos. Mudar o seu estilo mais tarde irá forçar você a começar tudo de novo, e isso é duro.

- Aceite críticas, mas não as aplique cegamente. Só porque alguém disse, isso não quer dizer que é assim. Críticas são opiniões, nada além disso. Considere o conselho, considere a perspectiva de quem dá o conselho, considere seu estilo e o que você quer conduzir no seu trabalho. Implemente apenas o que faz sentido implementar. Isso não faz de você um ingrato, isso faz você independente.

- Deixe espaço para você crescer e desenvolver. Pode parecer uma boa idéia você chamar o seu negócio de “Bebezinhos Fofinhos”...mas o que acontece quando você decide que adora fotografar adultos? Ou erotismo?

- Lembre-se que se o seu trabalho parece como o de todo mundo, não há razão para um cliente agendar com você no lugar de outra pessoa. A não ser que você seja mais barato. E ninguém quer ser conhecido como “o fotógrafo barateiro”.

- Logotipos e propagandas vêm e vão, mas fotografia honesta nunca fica ultrapassada.

- É mais fácil ter foco na compra da próxima peça de equipamento do que aceitar que você deveria ser capaz de criar grandes trabalhos com o que você já tem. Comprar coisas é uma distração conveniente e cara. Você precisa de uma câmera decente, uma lente decente e um medidor de luz. Até que você consiga usar essas ferramentas consistentemente e magistralmente, não gaste um centavo. Gaste dinheiro em equipamento APENAS quando você for superior ao seu equipamento atual, e quando você estiver sendo limitado por ele. Não existem equipamentos que fazem mágica.

- Aprenda que fotografia de pessoas é sobre pessoas, não sobre fotografia. Grandes retratos são um efeito colateral de uma forte conexão humana.

- Nunca esqueça o motivo que você começou a fotografar. A técnica excelente é uma ótima ferramenta, mas um péssimo produto final. A melhor coisa que a sua técnica pode fazer é não chamar a atenção para ela mesma. Nunca permita que a sua técnica apareça mais do que o assunto.

- Nunca compare a sua jornada com a de outra pessoa. É uma maratona sem linha de chegada. Uma outra pessoa pode começar mais rápido do que você, pode parecer progredir muito mais rápido que você, mas cada corretor tem seu próprio ritmo. Sua jornada é sua jornada, não uma competição. Você nunca vai “chegar”. Ninguém nunca chega.

- Abrace a frustração. Ela lhe empurra para o aprendizado e o crescimento, amplia seus horizontes e acende um fogo em você quando o seu trabalho ficou frio. Nada é mais perigoso para um artista do que a complacência.

de Cheryl Jacobs Nicolai

marcelo versiani

meu flickr


#2 francy

francy

    Um dia eu posto mais do que o admin

  • Membro +
  • PipPipPipPip
  • 162 posts

Postado 22 outubro 2009 - 08:30

Adorei, copiei!

Brigada por compartilhar!
Abr!
FrancyMoreira ~ Flickr™
Quando prestarmos mais atenção no espírito que na imagem, nos surpreenderemos!

#3 IvandeAlmeida

IvandeAlmeida

    Sou completamente Louco pelo Brfoto

  • Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 13.863 posts

Postado 25 outubro 2009 - 09:54

Bom, muitas, ou todas as coisas acima ditas são iguais ao que penso. É um bom reumo organizado.Fico feliz de vê-las ditas por alguém que é alguém na fotografia, e fico feliz porque ao lê-las não preciso convencer-me delas, elas já são arraigadas na minha forma de encarar a fotografia.

#4 MrJohn1964

MrJohn1964

    Já conheço o pessoal

  • Validating
  • PipPipPip
  • 52 posts

Postado 25 outubro 2009 - 04:31

Voz da sabedoria.
Abraços ao som de Purple Man from Brasil
PAZ!


J. C.

#5 Feld

Feld

    Estou viciado nisso aqui

  • Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.433 posts

Postado 27 outubro 2009 - 11:03

Ty!
Tópico dos meus recentes PBs escaneados:
http://forum.brfoto....showtopic=50010

Imagem Postada




1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)