Ir para conteúdo

Foto

tabela para freelance

• Por favor, faça o login para responder
88 respostas neste tópico

#41 zoinho

zoinho

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 495 posts

Postado 15 fevereiro 2011 - 10:52

Zoinho, legal você ter "dado a cara pra bater" divulgando seus preços. Com a complementação que o pessoal está fazendo (em especial a tabela que o Leo Amaral postou) o tópico vai servir como uma orientação BÁSICA tanto para quem quer ter idéia de quanto cobrar como pra quem quer montar seus preços.

Agora, mesmo sendo ridículo o cara cobrar 150 reais pra sair clicando com uma 7D, aí é problema dele. Muito provavelmente o tempo se encarrega de naufragar quem calcula errado, salvo se a pessoa for subsidiada (paternalmente que seja). De qualquer forma esse tipo de distorção não costuma influir tanto assim, mesmo porque se o cara for bom ele vai acabar adequando seus preços aproximando-os dos praticados pelo mercado, e se for ruim vai acabar ficando às moscas. De qualquer forma, é mais fácil aceitarmos que isso acontece e é natural não só na fotografia como em diversos outros ramos, e aprendermos a conviver com esse tipo de concorrência.

Mas essa era minha preocupação, pois o mané citado da 7D é amigo meu, e não quero ver ele naufragar antes de começar . Q é suicídio é, ainda mais no caso dele q não é paitrocinio,largou o emprego pra viver de foto.A tabela foi uma referencia mínima pra sobreviver, pois eu trabalho no limite mesmo, como lido com povão .

#42 Danillo

Danillo

Caramba, daqui a pouco enjoam de mim

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 222 posts

Postado 16 fevereiro 2011 - 06:39

Pode sim Danilo ! Se vc achar q está preparado pra encarar um trabalho, vc pode cobrar o mesmo preço do veterano sim. Eu tbm cobro 800,00 se o cara pedir só o CD, e posso cobrar 5000,00 tbm,se outro me pede um álbum panorâmico com trocentas páginas , tamanho fora do padrão. O tamanho do evento,encarece a produção, as vezes esses 800,00 do CD,compensam mais q um casamento de 2500,00 .

Zoinho concordo com você e sei que o porte do evento e o que o cliente quer como produto final irão influenciar no preço, mas para os iniciantes cobrarem pelo menos perto do que os veteranos, eles precisam saber que terão bem mais dificuldades para ter uma base sólida no mercado. Não faço fotos por mixaria mas tento deixar meus preços um pouco abaixo do mercado para ganhar a clientela.
"Fotografia é como piada, se você precisa explicar é porque não é boa."

#43 murilo.moraes

murilo.moraes

Já tou começando a responder

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 811 posts

Postado 16 fevereiro 2011 - 02:17

O grande problema na minha cidade (Ribeirão Preto) é por causa dos FOTOGRAFO BATATEIRO. que cobra 150 reais pra fazer um freela.

RIDICULO ISSO!

e ainda pior, são as pessoas, que sempre procuram APENAS preço. nenhuma se preocupa com a qualidade. pra elas parece que é tudo igual.

convenhamos, são os vírus do mercado. deviam ser exterminados.

DEVIA EXISTIR UMA TABELA REGIONAL DE PREÇOS, APROVADA POR UM SINDICATO DE FOTOGRAFIA. quem tiver fora da tabela, não deve ser reconhecido como profissional , e fica impedido de exercer o trabalho de forma oficial.

BEM QUE PODIA :rofl2:
Imagem Postada Imagem Postada
Facebook

Canon 5D Mark II + 50mm. 1.4 + Fisheye 2.8 + 100mm Macro 2.8
Speedlite 580 exII + Speedlite 430 exII + Kit Strobist + LED X518

#44 igorschutz

igorschutz

Sou completamente Louco pelo Brfoto

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 3.094 posts

Postado 16 fevereiro 2011 - 03:09

O grande problema na minha cidade (Ribeirão Preto) é por causa dos FOTOGRAFO BATATEIRO. que cobra 150 reais pra fazer um freela.

Murilo,

Só posso lhe dizer uma coisa: não esquente a cabeça com os "barateiros". Este camarada não é seu concorrente. Ele não tira seu trabalho.

Se o barateiro dos R$ 150 sumisse da face da Terra, as pessoas que o contratam não iriam procurar o fotógrafo de R$ 1.500. Elas simplesmente não contratariam fotógrafo algum, e você não teria o serviço do mesmo jeito!

A pessoa que não consegue enxergar diferença entre a qualidade do serviço do sujeito de R$ 150 e do serviço do sujeito de R$ 1.500, simplesmente nunca vai aceitar pagar R$ 1.500. Não dá para contá-la como possível cliente...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.

http://www.flickr.co...tos/igorschutz/

#45 Sken

Sken

Caramba, daqui a pouco enjoam de mim

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 219 posts

Postado 16 fevereiro 2011 - 04:48

RIDICULO ISSO!

e ainda pior, são as pessoas, que sempre procuram APENAS preço. nenhuma se preocupa com a qualidade. pra elas parece que é tudo igual.

convenhamos, são os vírus do mercado. deviam ser exterminados.

DEVIA EXISTIR UMA TABELA REGIONAL DE PREÇOS, APROVADA POR UM SINDICATO DE FOTOGRAFIA. quem tiver fora da tabela, não deve ser reconhecido como profissional , e fica impedido de exercer o trabalho de forma oficial.

BEM QUE PODIA :rofl2:

Do jeito que o Governo Federal anda, é capaz de uma tabela dessa ser considerada ilegal... A OAB tem uma tabela mínima de preços - justamente para este tipo de problema de profissionais cobrarem miséria e prejudicarem todos os colegas de profissão.

O que o GF fez? Através do CADE, que é do Ministério da Justiça, iniciou um procedimento administrativo contra a OAB sob a acusação de formação de cartel!!!

Abraços

#46 samuel benvengo

samuel benvengo

Cheguei agora

• Membro
  • Pip
  • 17 posts

Postado 08 abril 2011 - 12:55

Nunca é demais lembrar desses artigos:

Como cobrar por serviços fotográficos - (Introdução)
Como cobrar por serviços fotográficos (Parte I)
Como cobrar por serviços fotográficos (Parte II)
Como cobrar por serviços fotográficos (Parte III)
Como cobrar por serviços fotográficos (Parte IV)

Abraços!

Valeu!! Muito útil!!

#47 samuel benvengo

samuel benvengo

Cheguei agora

• Membro
  • Pip
  • 17 posts

Postado 08 abril 2011 - 01:02

Olá Pessoal...

Moro em Campo Grande - MS, aqui o negócio é meio prostituido, free lance aqui é R$ 200,00, alguns com mais experiência costumam cobrar R$ 250,00 e só!! Temos um mercado bem amador por aqui, talvez seja isso.

#48 ACosta

ACosta

Sou completamente Louco pelo Brfoto

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 3.042 posts

Postado 08 abril 2011 - 01:35

Dei uma lida no tópico inteiro. Acho que tem uma galera ai que está vendendo foto ao invés de vender uma solução. O cliente não quer uma foto, ele quer solucionar um problema. A percepção do seu cliente em confiar que voce pode solucionar o problema é que dita o preço.

Daqui a pouco vão falar que podem cobrar mais por usar tripé de fibra de carbono e "ter um note apple" :?:

P.s: Freelance é uma palavra só.....

#49 MCarpinetti

MCarpinetti

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 789 posts

Postado 08 abril 2011 - 09:53

Olá Pessoal...

Moro em Campo Grande - MS, aqui o negócio é meio prostituido, free lance aqui é R$ 200,00, alguns com mais experiência costumam cobrar R$ 250,00 e só!! Temos um mercado bem amador por aqui, talvez seja isso.

Aqui no Vale do Paraíba a situação é bem parecida.
Sou contra a pirataria, Eu nunca roubaria um navio!!!

#50 Robson Salgado

Robson Salgado

Já conheço o pessoal

• Membro +
  • PipPipPip
  • 94 posts

Postado 08 abril 2011 - 11:17

Aqui no Vale do Paraíba a situação é bem parecida.

Sei bem o que é isso, moro em Pindamonhangaba e ja enfrentei muitas ocasiões assim

ah uns anos atrás, qdo a D70 ainda era Novidade rsrsrsrsrs eu recebia por evento de formatura(seja colação, missa ou baile mesmo que seja no mesmo dia) R$ 250,00, com o tempo e a avalanhe de pessoas se enfiando no aponte e clique, isso virou uma briga silenciosa, pois os mais experientes ficam de fora (inclusive eu) e os novatos pegam DIARIAS de R$ 150,00 pra pegar experiencia, alguns até menos.

fiquei alguns anos sem pegar freela de formatura por causa do preço, acho que eu sonhei que todos com quem eu conversei iam se unir e não baixar os preços, com disseram, resumo da historia, só eu não tinha baixado e estava de fora, todos os outros abriram as pernas.
Nós que ocupamos boa parte do nosso tempo trocando experiencias, debatendo e procurando solução queremos algo muito maior do que "tirar foto", mas tem muitos com dois empregos ou rezando pra conseguir ser um tirador de foto, pq o pai gastou a dimdim da mesada inteiro nisso, que fazem por QUALQUER PREÇO!

só uma piadinha
uma solução
Sei daqueles que vão a este preço com 5dmk2, 7D, 50D, XSI etc e quase ninguem vai de nikon, facil, vamos boicotar a CANON kkkkkkk :lolb: :lolb: :lolb: :lolb: :lolb:

#51 Robson Salgado

Robson Salgado

Já conheço o pessoal

• Membro +
  • PipPipPip
  • 94 posts

Postado 08 abril 2011 - 07:19

e ai mais alguém ai fotografa formatura e vai colocar os seus preços? ou como ja disseram, vão ficar rodeando e nada?

#52 foguinho

foguinho

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 488 posts

Postado 08 abril 2011 - 10:03

e ai mais alguém ai fotografa formatura e vai colocar os seus preços? ou como ja disseram, vão ficar rodeando e nada?

Cara, trabalho para uma empresa de formatura aqui no interior do RS.

Para as fotos com familiares no estúdio (luz minha), fotos da colação e fotografar a festa pós colação, recebo R$ 600,00.

Quanto ao equipamento ser ou não novidade e influenciar no preço, acho isso uma palhaçada sem tamanho, o que importa é o resultado do que vc faz e não a ferramenta utilizada!!!

Era isso???

Abração e bom findi a todos!!!

#53 Otavio Almeida

Otavio Almeida

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 593 posts

Postado 09 abril 2011 - 07:40

Alguem já foi ao SESC dos seus estados para saber como fazer o preço do trabalho de fotografo?
Já fiz um curso comercial no SESC daqui de Pernambuco sobre materiais de construção e eles nos mostrou todos os componentes para a formação do preço, vejam nos seus estados se há um curso para a formação de preço. :post:
Ninguem fotografa
algo que quer
esquecer (Sy Parrish)
respeite o proximo para
ser respeitado.
Otavio S.M.Almeida

#54 Gelson

Gelson

Já conheço o pessoal

• Membro +
  • PipPipPip
  • 67 posts

Postado 09 abril 2011 - 09:59

A questão do preço de venda é muito relativo, tem muitas variantes para que se possa estabelecer um preço de venda COM LUCRO! Fotografo para uma grande empresa de Joinville, cobro R$ 300,00 + custos de edição/tratamento que gira em torno de R$ 70,00. Talvez alguém diga: vc está maluco!!! Bom, trabalho com uma 5DMarkII e uso apenas a 24-105mm com um 580EXII. Mas tem uma diferencial em tudo isso, porque fotografo religiosamente 3 DIAS NA SEMANA e cobro por 5 FOTOS...nada mais do que isto. Chego no local (próximo do estúdio) e clicko umas 10 fotos no máximo. Levo em torno de 1 hora no máximo para concluir o trabalho, inclusive com o deslocamento e mais quinze minutos para tratar a imagem. Tenho um contrato fechado com a empresa, mas além destes trabalhos também tenho outros da mesma empresa em que o custo é bem mais alto, pois existem outros fatores que modificam o preço de venda. Então, é mercado e condições de custos de cada fotógrafo. Não basta dizer NÃO SAIO POR MENOS DE 1.000,00, 2.000,00 ou 5.000,00...tem que levar em conta os fatores da formação do preço de venda, como o equipamento e depreciação, impostos, percentagem de lucro pretendido, prolabore, despesas do estúdio e locomoção e TAMBÉM a quantidade de fotos e frequência do trabalho. Espero ter contribuido.
Abs.
GelsonAcácio

#55 Urbano

Urbano

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 945 posts

Postado 10 abril 2011 - 10:49

Nunca é demais lembrar desses artigos:

Como cobrar por serviços fotográficos - (Introdução)
Como cobrar por serviços fotográficos (Parte I)
Como cobrar por serviços fotográficos (Parte II)
Como cobrar por serviços fotográficos (Parte III)
Como cobrar por serviços fotográficos (Parte IV)

Abraços!

Imagem Postada boa dica! Vale como reflexão e ajustado a cada "universo"

#56 Fernando Nanzer

Fernando Nanzer

Cheguei agora

• Membro
  • Pip
  • 4 posts

Postado 23 janeiro 2012 - 01:06

Boa tarde,

Achei essas tabelas muito interessantes. Me ajudarão bastante a cobrar um preço realmente justo pelo meu trabalho!!

Sou fotógrafo de bandas e shows e me deparei com uma publicação no Facebook de um "fotógrafo" vendendo seus serviços a preços inacreditáveis. (Segue print de tela anexo).
Será que existe alguma coisa que podemos fazer a respeito disso? Eu sei que cada um tem sua qualidade, preza pelo seu serviço, mas pessoas como este cidadão me prejudicam, pois as bandas preferem pagar preço de "banana" ao invés de pagar por qualidade.

Preço de Banana.png

#57 andregani

andregani

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 945 posts

Postado 23 janeiro 2012 - 04:41

Não tenho participado mais do forum, mas ao ler absurdos como a "dica" acima sinto-me na obrigação de me manifestar.

Seguir a dica do Zaleski não é uma "jogada boa", trata-se da maneira mais fácil de ser conhecido como "o cara do preço de banana".

Fotografar por um preço de banana não é um bom começo, é um tiro no pé.

Como justificar cobrar preços mais elevados após cobrar barato? Acaba-se por estabelecer o seu próprio patamar.

Quem pagou pouco não irá querer pagar mais na próxima vez, apenas achará o próximo mané que pensa parecido para o substituir.

Infelizmente, há muitos. Fóruns como este servem como repositórios de dicas ruins dadas por pessoas que estão começando.

Fotografia não é banana, e quem cobra por número de clicks ou apenas pelo seu tempo age como taxista, não como fotógrafo. Não se cobra pela camera utilizada, não se cobra por quantos clicks se faz, não se cobra apenas pelo tempo.

Cobra-se pelo seu olhar, pelo seu expertise, pelo uso, duração do uso, e abrangência geográfica da licença. Cobra-se de acordo com o cliente e seu poder aquisitivo.

Quem quiser continuar acreditando em tabela, em dicas do Zaleski, ou de quem está começando, siga adiante.

Daqui a cinco anos me contem como está sua situação profissional, ok?

Vivo exclusivamente da minha fotografia como fonte de renda há pouco mais de duas décadas e acho que tópicos como este com sugestões de "cobrar pouco para cobrar mais depois" um verdadeiro desserviço para quem está começando.

Quer começar? Tenha um segundo emprego, outra fonte de renda, faça assistência, faça de graça, faça trabalho voluntário, mas não faça por "preço de banana" e nem cobre por "numero de clicks" a não ser que você se considere um mero apertador de botão.

Fotografia é escrever com luz, e se você se cobra por click/tempo ou preço de banana você não é um escritor, você é um mero digitador.

Com respeito a todos, desejo-lhes muita sorte e luz.

[ ]s

ig

Ig, vc é totalmente fora da curva. Vejo seu trabalho como arte e seus clientes tem que pagar por isso e reconhecem a qualidade do trabalho. É outro business.

A média da qualidade fotografica dos profissionais está muito abaixo da sua. Vc é o 0,1% do mercado.

Abs
André

#58 Daniel Belini

Daniel Belini

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.157 posts

Postado 23 janeiro 2012 - 11:21

É meu querido, formatura é uma área cruel ! Se vc tenta furar um esquema sofre represálias.Pagam miséria pros freelas, mas cobram o olho da cara por cada álbum requenguela,daqueles q vc só enfia as fotos no plástico(1500,00) , brindes são cobrados a parte. Se vc tenta entrar numa escola famosa pra fotografar algum conhecido,nem pense em levar camera com ar profissional, de repende surgirá um desastrado q por coincidência toda hora q tu vai clicar , lá está ele na tua frente.Se for filmar, de repende cospem na tua lampada, ou puxam o fio sem querer....por aí vai. Contratam o famoso olheiro profissional. Meu irmão se formou pela federal do paraná, se tu vir as fotos,cai de costas. Photoshop pesado pra corrigir as cagadas dos fotografos,provavelmente contratados a preço de banana.
Antigamente pra pegar escola,bastava oferecer um video cassete e uma tv, hoje é moto, carro e por aí vai.

Olha cara, eu concordo em gênero, número e degrau com você!!
Em fevereiro de 2011 minha prima se formou em Farmácia, lá em Bauru, interior de SP e como ela me convidou fui e levei a D300 comigo.
Entrei com ela muquiada no paletó, ela com a 50 1.8, o flash no bolso de outro, grip no outro e assim foi.
Chegando lá dentro montei e sai clicando sem dó, só na hora da valsa que vieram reclamar comigo, disseram que não podia tirar fotos com aquele tipo de equipamento. Inclusive meus parente vieram me dizer que reclamaram pois eu estava humilhando o equipo deles com o meu.
Bom, fiz um álbum e dei de presente e nesse fim de ano vi o "oficial"
Cara, que dó. Meteram tanto Photoshop nas fotos, tentaram arrumar a cara das pessoas, nossa, uma lambança.
Teve uma foto da colação que de tão rebocada que estava parecia montagem.
Agora o que dei de presente todo mundo que vê fala que ficou melhor que o oficial.
Talvez por ter sido feito com carinho, tanto pela pessoa como pela arte de fotografar.
MSN/Google Talk: belinid70s @ gmail .com

#59 Caleffi

Caleffi

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.079 posts

Postado 24 janeiro 2012 - 04:15

Artigo valioso demais. Muito bom ler a opinião de cada um.

#60 Caleffi

Caleffi

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.079 posts

Postado 24 janeiro 2012 - 05:22

Pessoal
Boa Tarde, lendo este tópico e posteriormente procurando outros sobre o mesmo tema, achei um já publicado aqui (Blog do Geraldo Garcia) no qual fala-se muito da Planilha criada pelo autor.
Por acaso alguém conseguir fazer o Download desta ?
Obrigado.

2 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 2 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)