Ir para conteúdo

Foto

O tamanho do sensor

• Por favor, faça o login para responder
16 respostas neste tópico

#1 Abrantes

Abrantes

Sou completamente Louco pelo Brfoto

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 6.173 posts

Postado 19 julho 2012 - 04:34

Site para comparar o tamanho dos sensores
http://cameraimagesensor.com

#2 Abrantes

Abrantes

• Membro +
  • 6.173 posts

Postado 19 julho 2012 - 04:39

E por curiosidade, existe também este para comparar o tamanho da câmera
http://camerasize.com

#3 igorschutz

igorschutz

• Membro +
  • 3.091 posts

Postado 19 julho 2012 - 04:50

Agora só falta o que compara o tamanho das câmeras com a lente escolhida encaixada.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.

http://www.flickr.co...tos/igorschutz/

#4 Lindsay

Lindsay

• Membro +
  • 3.799 posts

Postado 19 julho 2012 - 04:57

Mas nesse site ai, só tem até a Pentax 645D, esqueceram das Mamiyas, Hassel, Leaf, etc... . E a Pentax 645D tem um sensor que na realidade é menor que o fotograma original de 6,0 x 4,5 cm.

Então aproveitando o assunto, coloco aqui uma comparação bem visual que fiz tempos atrás, envolvendo os tamanhos de sensores e películas. Pra quem tem o monitor de 23" full HD vai ver essa imagem na escala correta, ou seja o tamanho real. O retângulo maior de cor laranja é o tamanho do filme de grande formato 8x10", quem sabe um dia teremos sensores assim.

Imagem Postada
  • Abrantes, Rodrigo Pereira, Wellington Macedo e 1 outro curtiram isso
Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar. (Sócrates)

#5 marciofs

marciofs

Um dia eu posto mais do que o admin

• Membro +
  • PipPipPipPip
  • 174 posts

Postado 19 julho 2012 - 05:27

De fato o sensor medio formato da pentax eh cropado como gostam de chamar.
Com o preco de uma pentax medio formato digital daria para comprar uma Fuji GX680 que tem auto foco, tilt e shift, as lentes sao de altissima qualidade, alem da puda diferenca em fotografar em um formato muito maior. Os objetos e pessoas retratadas parecem poder sairem da imagem.

Se acham a Fuji GX680 muito trombolho para viagens e esportes, as velhas cameras da Pentax 67 tem a mesma pegada das cameras 35mm e tem a lente com abertura 2.8 super nitida.
Imagem Postada

#6 Abrantes

Abrantes

• Membro +
  • 6.173 posts

Postado 19 julho 2012 - 05:35

Mas nesse site ai, só tem até a Pentax 645D, esqueceram das Mamiyas, Hassel, Leaf, etc... . E a Pentax 645D tem um sensor que na realidade é menor que o fotograma original de 6,0 x 4,5 cm.

Então aproveitando o assunto, coloco aqui uma comparação bem visual que fiz tempos atrás, envolvendo os tamanhos de sensores e películas. Pra quem tem o monitor de 23" full HD vai ver essa imagem na escala correta, ou seja o tamanho real. O retângulo maior de cor laranja é o tamanho do filme de grande formato 8x10", quem sabe um dia teremos sensores assim.

Muito bom este seu esquema ai eim,... :post:

#7 IvandeAlmeida

IvandeAlmeida

• Membro +
  • 13.863 posts

Postado 19 julho 2012 - 06:03

Ducacete esse quadro, Carlos (Lindsay)

Tenho, atualmente;

1 câmera 6X6 (iskra)
2 reflex filme 35mm (canon e Pentax)
1 Full Frame digital Canon (em conserto na Optisom que disse que consertaria...)
2 APS-C, sendo uma com multiplicador 1,5 (Pentax) e outra 1,6 (Canon)
1 Compacta 1/1,7 Fuji (com RAW e sensor SuperCCD)
1 Compacta 1/2,5 panasonic

#8 wedge

wedge

• Membro +
  • 5.335 posts

Postado 19 julho 2012 - 06:18

Muito legal Lindsay!

Lembrando que o formato 6x12cm e 6x17cm é de câmeras panorâmicas como esta abaixo, existe tb uma panorâmica da Hassel que usa filme 35mm no formato 24x65mm.

Imagem Postada
"Não há nada mais confuso do que uma imagem nítida de um conceito desfocado."
Ansel Adams

Flickr

#9 Lindsay

Lindsay

• Membro +
  • 3.799 posts

Postado 19 julho 2012 - 06:40

Então me ajudem a conferir o calculo da quantidade de megapixels possivel de se obter com o escaneamento da película. Falando apenas na resolução ótica do scanner, sem interpolação, abaixo o calculo de quantos megapixels se obtém:

Imagem Postada

A planilha do Excel que fiz o calculo pode ser baixada aqui:
http://www.digiland...._resolution.xls

Importante observar que esse assunto de resolução não tem relação direta com a qualidade da imagem. Isso porque existem diversas condições que influenciam a foto no momento da captura como o tipo de filme, a iluminação, qualidade e resolução das lentes, fenômeno do disco de airy, etc... Além disso existe uma questão estética que é característica de cada formato, como DOF, compressão de planos, resolução relativa da imagem, etc...
Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar. (Sócrates)

#10 Obba Babatundé

Obba Babatundé

Já tou começando a responder

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 596 posts

Postado 19 julho 2012 - 06:40

Ducacete esse quadro, Carlos (Lindsay)

Tenho, atualmente;

1 câmera 6X6 (iskra)
2 reflex filme 35mm (canon e Pentax)
1 Full Frame digital Canon (em conserto na Optisom que disse que consertaria...)
2 APS-C, sendo uma com multiplicador 1,5 (Pentax) e outra 1,6 (Canon)
1 Compacta 1/1,7 Fuji (com RAW e sensor SuperCCD)
1 Compacta 1/2,5 panasonic

Falta uma u4/3 para completar essa bela coleção, Ivan. :post:

#11 IvandeAlmeida

IvandeAlmeida

• Membro +
  • 13.863 posts

Postado 19 julho 2012 - 06:49

Falta uma u4/3 para completar essa bela coleção, Ivan. :post:

Tudo mais ou menos, Obba -risos.

A que mais gosto é a que está no conserto. Outro dia recebi 5 filmes 120 Ektar 100 Kodak para a Iskra, mas a obra da cozinha acabou comigo nesses dois últimos meses, agora que estou voltando à vida normal...

Tenho vontade de ter uma 4/3 sim, de preferência pequena para usar nela lentes de rangefinder. Uma das lentes que mais gostei de usar na vida foi a Jupiter-8 na Kiev, que agora está encostada aqui com a cortina quebrada (por isso não a citei). A cortina da Kiev é de difícil reparo porque como a da Contax -que ela é- é vertical...

#12 Obba Babatundé

Obba Babatundé

Já tou começando a responder

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 596 posts

Postado 19 julho 2012 - 07:11

Tudo mais ou menos, Obba -risos.

A que mais gosto é a que está no conserto. Outro dia recebi 5 filmes 120 Ektar 100 Kodak para a Iskra, mas a obra da cozinha acabou comigo nesses dois últimos meses, agora que estou voltando à vida normal...

Tenho vontade de ter uma 4/3 sim, de preferência pequena para usar nela lentes de rangefinder. Uma das lentes que mais gostei de usar na vida foi a Jupiter-8 na Kiev, que agora está encostada aqui com a cortina quebrada (por isso não a citei). A cortina da Kiev é de difícil reparo porque como a da Contax -que ela é- é vertical...

O barato das u4/3 é esse mesmo. A possibilidade de usar suas lentes antigas via adaptador num corpo compacto e com ótima qualidade de imagem. Gosto das Panasonic. Câmeras muito bem construídas e com vários controles interessantes. O maior problema é falta de um
visor óptico de qualidade. O visor externo de LCD que se encaixa na sapata também apresenta qualidade questionável. De resto, só elogios.
Um abraço.
  • IvandeAlmeida curtiu isso

#13 marciofs

marciofs

• Membro +
  • PipPipPipPip
  • 174 posts

Postado 19 julho 2012 - 10:15

Quanto maior o formato, mais viva, maior sensacao de dimensionalidade e mais real parece a imagem, de a cordo com as demais variaveis. Por isso eu preso o formato antes de mais nada. O legal eh q grande e medio formato com qual podemos ter images que parecem q os objetos estao saindo da foto, as cameras e lentes sao muito mais baratas hoje. Enquanto tem gnte gastando fortunas com cameras digitais 35mm, lentes, acessorios, computador, programas e armazenamento para ter images q nao chegam no pe das formatos maiores.
Imagem Postada

#14 IvandeAlmeida

IvandeAlmeida

• Membro +
  • 13.863 posts

Postado 19 julho 2012 - 10:26

Todos os formatos são legais, cada um em sua especificidade. Mesmo os formatos pequenos das compactas são legais para certas coisas. Nenhuma fotografia é igual a objetos, nem é igual á nossa percepção de objetos. Mas é legal, é uma linguagem visual legal.

#15 marciofs

marciofs

• Membro +
  • PipPipPipPip
  • 174 posts

Postado 20 julho 2012 - 05:13

Sem duvida todos os formatos sao legais. Nada mais dinamico e hand do q cameras 35mm. Com o sensor menor da minha D90 + uma lente 300mm eu tenho uma sensacao de alcance maior a custo menor do q uma full frame e uma lente 300mm para ela.

Mas eu nao vejo vantagem em investir mais dinheiro com 35mm que eh vendida com a propaganda de q tem mais pixels, mais dynamic rante, lente que possibilita dof mais curto quando vc pode ter isso a custo muito mais baixo e qualidade muito maior com formatos maiores..
Imagem Postada

#16 IvandeAlmeida

IvandeAlmeida

• Membro +
  • 13.863 posts

Postado 20 julho 2012 - 10:26

Sem duvida todos os formatos sao legais. Nada mais dinamico e hand do q cameras 35mm. Com o sensor menor da minha D90 + uma lente 300mm eu tenho uma sensacao de alcance maior a custo menor do q uma full frame e uma lente 300mm para ela.

Mas eu nao vejo vantagem em investir mais dinheiro com 35mm que eh vendida com a propaganda de q tem mais pixels, mais dynamic rante, lente que possibilita dof mais curto quando vc pode ter isso a custo muito mais baixo e qualidade muito maior com formatos maiores..

Cada coisa é cada coisa. cada um vive como quer. Não é igual para todos.

#17 marciofs

marciofs

• Membro +
  • PipPipPipPip
  • 174 posts

Postado 20 julho 2012 - 04:20

Cada coisa é cada coisa. cada um vive como quer. Não é igual para todos.

...E cada um interpreta como quer pq eu nunca falei o contrario. :)

Mas ja que vc tocou na questao, eu acho que isso esta alem das escolhas das pessoas mas sim sobre suas influencias. Eu me incomodo de saber que as pessoas estao tomando decisoes erroneas, baseados em informacoes erroneas, gastando mais em cameras com mais megapixels (que nunca precisara) com a promessa de mais dynamic range quando na verdade o ecesso de megapixels deixa a imagem mais achatada. E para piorar, depois de ter gasto todo o dinheiro na camera mais cara economiza com lentes de menor qualidade.

Eh que nem os fotografos de casamente reclamarem de casais que gastam fortunas no vestido e na festa e tentam economizar com as fotografias. Cada um faz suas escolhas, mas as escolhas mudam dependendo do ponto de vista.

Quando me pergunatam como eu consigo essa qualidade aqui e esse efeito ali, se eh um pluging especial que eles possam comprar, se eh uma camera com mais megapixels ou aquela camera cara recen lancada, eu sou obrigado a ser sincero e dizer que se realmente quer ter resultado similar tera que usar uma camera de formato maior, as vezes um filtro vermelho ou amarelo na lente, e am alguns casos usar impressao tradicional. E que infelizmente por mais que tente gastar todo o dinheiro nas cameras, computadores e programas mais caros, dificilmente tera o mesmo resultado.

E muitas pessoas comecam a ir atras das cameras medio formato principalmente quando ganham tais informacoes. O que nao significa que as cameras 35mm digitais nao tenham as suas vantagens tambem. Na verdade as cameras 35mm digitais tem um mundo de vantagens sobre as cameras de formato maiores e de filme. O problema eh achar que 1 unica camera e 1 unico formato possa fazer tudo, e muitos pensam isso. Diferentes cameras e diferentes formatos sao para usos e objetivos diferentes.

Nossas decisoes sao baseadas em nossas informacoes.
Imagem Postada

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)