Ir para conteúdo

Foto

Trazendo equipamento e declarando na alfândega

• Por favor, faça o login para responder
110 respostas neste tópico

#1 Diego Jordão

Diego Jordão

Caramba, daqui a pouco enjoam de mim

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 241 posts

Postado 01 agosto 2012 - 07:46

Já pesquisei muito (muito mesmo) sobre o assunto e vi que eu poderia trazer minha nova câmera sem problemas. Só que tenho uma única dúvida, na volta poderia nacionalizar meu equipamento (indo em declarar), sendo ele de uso pessoal, ou seja, saindo da cota dos $ 500,00?

Segue alguns links que usei:

http://veja.abril.co...s-alfandegarias

http://www.receita.f...egada ao Brasil

http://www.receita.f...tas/Default.htm

Inclusive já li os tópicos que tem aqui no fórum, mas não foram esclarecedores quanto à minha dúvida. Se me pararem estarei munido das informações fornecidas pela própria RF, quanto às circunstâncias acredito que 4 meses é tempo suficiente para justificar. O que me aconselham?
  • inetryconydot curtiu isso

#2 alaghi

alaghi

Sou completamente Louco pelo Brfoto

• Moderador-Geral
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 14.653 posts

Postado 01 agosto 2012 - 08:05

Sim, vc pode declarar. Mas se for uma única câmera e lente, usada na viagem, não precisa declarar.
Imagem Postada

#3 LariFP

LariFP

Já tou começando a responder

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 951 posts

Postado 01 agosto 2012 - 08:06

eu nunca declarei nada, e olha que eu já trouxe muamba pra caramba!
nunca fui parada também.

Sei lá, fui na sorte =] na verdade não conheço ngm que foi parado realmente.. mas aqui no forum acho que tem gente q teve esse azar.

Mas por câmera (corpo e lente), nunca ouvi serem parados, normalmente é considerado de uso pessoal.. aí eles fazem vista grossa.
Imagem Postada

#4 Diego Jordão

Diego Jordão

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 241 posts

Postado 01 agosto 2012 - 08:37

Então Lari e alaghi, o problema de não declarar, é que fico sem uma nota fiscal válida para sair e retornar depois em outras viagens... #comofaz :blink:

Já que é algo isento de imposto, poderia nacionalizar, isso é o que imagino, mas não encontrei nada assim pela web

#5 Celso

Celso

• Membro +
  • 3.870 posts

Postado 01 agosto 2012 - 09:32

Então Lari e alaghi, o problema de não declarar, é que fico sem uma nota fiscal válida para sair e retornar depois em outras viagens... #comofaz :blink:

Setor atendimento fiscal - Aeroporto de Guarulhos - sp

Fones: (11) 2445 2862 - 2445 3615

Câmeras e lentes utilizadas na viagem são isentas no retorno, não tem necessidade de fazer declaração de saída ou apresentar nota fiscal.

Quem tiver qualquer outra dúvida, é só ligar lá.
Imagem Postada

"O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
Guimarães Rosa

Elan7NE + 50 1.4

#6 Diego Jordão

Diego Jordão

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 241 posts

Postado 01 agosto 2012 - 09:43

Setor atendimento fiscal - Aeroporto de Guarulhos - sp

Fones: (11) 2445 2862 - 2445 3615

Câmeras e lentes utilizadas na viagem são isentas no retorno, não tem necessidade de fazer declaração de saída ou apresentar nota fiscal.

Quem tiver qualquer outra dúvida, é só ligar lá.

Obrigado pelo contato, Celso. Amanhã mesmo vou ligar e fazer algumas perguntas, vou gravar e depois posto aqui.

#7 batata

batata

Estou me adaptando

• Membro
  • PipPip
  • 34 posts

Postado 01 agosto 2012 - 11:17

Legal o tópico Diego, também tenho essa dúvida.

Estou pensando em fazer uma viagem pra fora e não vou levar nenhuma das minhas lentes com medo de na volta eles tributarem, vou trazer uma câmera e uma lente e me contentar em tirar foto só com esse kit.

Penso em trazer um computador e declarar o mesmo, pagando a diferença dos 500 dólares e nacionalizando o mesmo, eu acho que vale mais apena que corre o risco de ser tributo pelo dobro (multa) e toda vez que for viajar novamente correr o risco de ter aborrecimentos.

Eu nunca fui pra fora do país então não tenho muita experiencia com isso e fico com essas mesmas dúvidas, recentemente uma amiga veio dos EUA e disse que o pessoal da Receita está em cima e olha que ela é moradora do EUA com Green Card.

Eu sei que a maioria das pessoas traz na muamba, inclusive feio uma lente pra mim no mês passado assim, dei sorte que veio com a filha dela e ela não foi parada, achei que pelo fato dela e da filha serem moradoras era mais tranquilo, mas ela me explicou que não é bem assim, principalmente porque é alta temporada e tem muita gente trazendo muamba para vender e não é só eletrônico, o pessoal descobriu que roupa da dinheiro. rs

Como a lente é novinha, eu ficaria a merce do agente da Receita.

Gostaria de ouvir outras opiniões.

#8 afshalders

afshalders

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 672 posts

Postado 02 agosto 2012 - 01:46

Se eu trouxer alguma camera que seja cara e nao tenha assistencia tecnica decente no BR, eu declaro e pago o imposto.

oldgoodlight.blogspot.com

Equipamento: Qualquer um.
Pouco me importa se você é um profissional famoso ou se é um iniciante, não ligo a mínima, honestamente. Mostre as fotos que é o que interessa.

#9 Alessandro_sp

Alessandro_sp

• Admin
  • 18.420 posts

Postado 02 agosto 2012 - 08:14

Daqui a pouco, até mala eles vão tributar. Contrabando não vai ser o que vem dentro e sim o jogo de Louis Vuitton :lol:

#10 André Jardim

André Jardim

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 296 posts

Postado 02 agosto 2012 - 08:50

o melhor topico aqui que ja vi sobre palestra da receita federal foi esse:

http://forum.brfoto....=1

e o mp3 nao tem mais la pra escutar, por isso coloquei aqui:

tem tudo sobre o que pode e nao pode trazer DE FORA.

principalmente com coisas QUE VC JA LEVA do brasil quanto coisas compradas LA FORA.
com exemplos
  • Lindsay, Diego Jordão, batata e 1 outro curtiram isso

#11 batata

batata

Estou me adaptando

• Membro
  • PipPip
  • 34 posts

Postado 02 agosto 2012 - 09:22

Diego,

li os links que vc mandou e esse me pareceu o mais útil para a situação, além da parte que a Veja faz essa pergunta "Se uma pessoa trouxer um relógio avaliado em 10 mil dólares, por exemplo estára livre de tributos?"

2.5. O que o viajante deve fazer se desejar documento que comprove a regular entrada de seus bens no território nacional, quando estiver trazendo bens de uso ou consumo pessoal adquiridos no exterior ou bens abaixo dos limites de isenção?

- O viajante deverá se dirigir ao canal “bens a declarar” ou à fiscalização aduaneira e apresentar a totalidade de seus bens, com as correspondentes faturas comerciais, para fins de desembaraço aduaneiro por Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB), independente do valor dos bens e da existência de tributos a recolher

#12 zerof

zerof

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 609 posts

Postado 02 agosto 2012 - 10:25

Se está pretendendo trazer equipamento Nikon. Vale ler:

http://support.nikon.../world warranty

Apache+PHP+MySQL
CONSULTORIA & TREINAMENTO
https://trip.ed48.com/

zero fernandes

#13 Diego Jordão

Diego Jordão

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 241 posts

Postado 02 agosto 2012 - 01:19

Entrei em contato com o setor fiscal e me informaram que a câmera não precisa ser nacionalizada desde que seja uma e de uso pessoal, já os acessórios, estes sim entram na cota de $ 500,00! Pediu apenas que guardasse todas as notas. Ou seja, vou trazer a câmera com a lente acoplada e no restante tomarei cuidado para não ultrapassar a cota, assim não terei problemas caso me parem.

#14 vinimagrao

vinimagrao

Já conheço o pessoal

• Membro +
  • PipPipPip
  • 59 posts

Postado 02 agosto 2012 - 01:32

Quando um amigo foi viajar esse ano eu pesquisei um pouco.
vamos lá

Equipamento Fotografico, é considerado proficional maquina acima de 12 mp e qualquer lente. É tributado quando vc entrar de novo no brasil, se vc for levar o seu daqui para não ter problemas leva junto a nota fiscal que vc comprou aqui. caso vc comprou em outra viagem e entrou ilegal no brasil eles vão tributar (se te pararem na alfandega.) caso vc tenha declarado quando entrou da ultima vez é só levar a documentação e pronto. para trazer uma maquina e uma lente, somente uma de cada, sem tributo somente com um contrato de trabalho e nota do serviço prestado lá fora.
As maquinas que todo mundo fala que pode trazer são as amadoras até 12mp.
ou seja se eles quizerem vão te pegar e vc não pode fazer nada.
acho que é isso. se eu lembrar de mais algo eu coloco aqui.

#15 Diego Jordão

Diego Jordão

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 241 posts

Postado 02 agosto 2012 - 01:35

Vinimagrao, essa questão dos megapixels é antiga, qualquer uma hoje em dia passa fácil dos 12megas. Da uma olhada no que está disponível aqui no tópico pelas fontes citadas.

#16 Diego Jordão

Diego Jordão

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 241 posts

Postado 03 agosto 2012 - 08:51

o melhor topico aqui que ja vi sobre palestra da receita federal foi esse:

http://forum.brfoto....=1

e o mp3 nao tem mais la pra escutar, por isso coloquei aqui:

tem tudo sobre o que pode e nao pode trazer DE FORA.

principalmente com coisas QUE VC JA LEVA do brasil quanto coisas compradas LA FORA.
com exemplos

Nossa, André, muito obrigado por disponibilizar o áudio novamente, quando acessei esse tópico não consegui ouvir!

Vou até baixar, muito bom...

#17 Juliano_SBO

Juliano_SBO

Estou me adaptando

• Membro
  • PipPip
  • 21 posts

Postado 04 agosto 2012 - 01:36

Para entrar no Brasil não precisa declarar máquina fotográfica até 12Mp, como já postaram. Creio que essa resolução (Mp) mude logo, visto o rápido avanço desses equipamentos.

Se for sair do país novamente portando máquina fotográfica, relógio, laptop, etc. ou seja, algo de valor, basta dirigir-se ao posto da Polícia Federal (no prórpio aeroporto) e fazer o registro do bem - somente para equipamentos NÃO made in Brazil. Eles lhe entregarão um papel carimbado e assinado pelo delegado de plantão. Eu aconselho chegar cedo, pois a fila é grande.

Lembre-se que dificilmente consegiurá garantia no Brasil de equipamentos comprados fora, pois os fabricantes globais enviam seus produtos em lotes para cada região do globo, e a garantia é efetuada somente na região onde o produto foi distribuído.

Dica: não se apegue às embalagens dos produtos.

#18 igorschutz

igorschutz

• Membro +
  • 3.092 posts

Postado 04 agosto 2012 - 10:16

A declaração de saída, emitida pela Receita Federal, não existe mais. Você tem de arrumar outro meio para provar que já possuía o equipamento antes da viagem. Eu, por exemplo, uso minha apólice do seguro.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.

http://www.flickr.co...tos/igorschutz/

#19 Johnson Silva

Johnson Silva

Manda qq uma que eu respondo

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 2.609 posts

Postado 04 agosto 2012 - 01:09

Se for sair do país novamente portando máquina fotográfica, relógio, laptop, etc. ou seja, algo de valor, basta dirigir-se ao posto da Polícia Federal (no prórpio aeroporto) e fazer o registro do bem - somente para equipamentos NÃO made in Brazil. Eles lhe entregarão um papel carimbado e assinado pelo delegado de plantão. Eu aconselho chegar cedo, pois a fila é grande.

Isso non ecziste. Nao mais.
Eu queria poder destacar as palavras q acho importantes em loirito.. ou galeguito. Mas o mais perto disso é o amarelito.. então.. vai de negrito mesmo.
Obrigado pela oportunidade.

#20 jeanpaulo

jeanpaulo

• Membro +
  • 3.145 posts

Postado 04 agosto 2012 - 10:25

Nossa, André, muito obrigado por disponibilizar o áudio novamente, quando acessei esse tópico não consegui ouvir!

Vou até baixar, muito bom...

ola gente, foi eu que gravei essa palestra e coloquei aki no forum. estudei e pesquisei muito antes de viajar, e cheguei de paris ta com 3 dias e trouxe muito equipamento inclusive uma d4. a minha dica é que vcs tragam tudo que for equipamento em bagagem de mao, pois se vier na mala em baixo ela passa pelo raiox e é pega na hora na alfandega.

quando peguei a fila o fiscal apenas peguntou se eu queria declarar alguma coisa, e eu disse q nao e passei tranquilo.
novo site http://www.zulk.com.br/

novo email zulk@zulk.com.br

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)