Ir para conteúdo

Foto

Trazendo equipamento e declarando na alfândega

• Por favor, faça o login para responder
110 respostas neste tópico

#21 jeanpaulo

jeanpaulo

Sou completamente Louco pelo Brfoto

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 3.145 posts

Postado 04 agosto 2012 - 10:26

vejam mais informacoes nesse link do meu site http://zulk.com.br/2...de-eletronicos/
novo site http://www.zulk.com.br/

novo email zulk@zulk.com.br

#22 Diego Jordão

Diego Jordão

Caramba, daqui a pouco enjoam de mim

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 241 posts

Postado 04 agosto 2012 - 11:23

vejam mais informacoes nesse link do meu site http://zulk.com.br/2...de-eletronicos/

Jean, obrigado por compartilhar! Mas no seu site você especifica câmera compacta :humm:

#23 Ingo

Ingo

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 233 posts

Postado 05 agosto 2012 - 12:22

Obrigado pelo link, mas acho que o critério de máquinas compactas/amadoras vs. equipamentos profissionais é um boato. A RF seria louca se impedisse o trabalho de fotógrafos profissionais ou prejudicasse a economia brasileira, tornando o Brasil um país impossível para produtoras internacionais de cinema e comerciais. Seria um tiro no pé.

Vejam aqui as instruções para a declaração de bens como está sendo usado atualmente:

Imagem Postada

Não há necessidade de declarar objetos para uso pessoal ou profissional. Se vc é fotógrafo profissional e na sua mala se encontram os típicos objetos que um fotógrafo precisa para um trabalho no exterior, não vai pagar tributos.
If you’re not failing every now and again, it’s a sure sign that you’re not trying anything very innovative.

Woody Allen

#24 Newman

Newman

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 448 posts

Postado 07 agosto 2012 - 10:41

A Receita lançou um aplicativo para brasileiro saber o que pode trazer do exterior, por enquanto só para Android:

https://play.google....Xh0ZXJpb3IiXQ..
Não seja tão humilde, você não é tão bom assim!

#25 Diego Jordão

Diego Jordão

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 241 posts

Postado 07 agosto 2012 - 01:29

A Receita lançou um aplicativo para brasileiro saber o que pode trazer do exterior, por enquanto só para Android:

https://play.google....Xh0ZXJpb3IiXQ..

Tem sim, é só procurar por Receita Federal na Apple! Acabei de baixar, obrigado!

#26 Diego Jordão

Diego Jordão

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 241 posts

Postado 07 agosto 2012 - 01:29

Edited: Post duplicado

#27 Gastardelli

Gastardelli

Cheguei agora

• Membro
  • Pip
  • 3 posts

Postado 09 agosto 2012 - 12:38

Pessoal, eu tenho uma dúvida:
No final do ano estarei indo para os EUA, e lá pretendo comprar minha primeira DSLR.
Só que eu pretendo sair do Brasil, levando a minha compacta, para tirar as minhas primeiras fotos lá, até comprar a minha nova.
O problema é, quando eu voltar, terei que pagar imposto sobre qual máquina? Será que eu posso escolher uma das máquinas para entrar dentro da cota de U$$500,00 ?
Por exemplo, será que eu posso comprar lá a minha DSLR e quando chegar aqui no Brasil, será que eu posso pagar imposto sobre a compacta?

#28 Diego Jordão

Diego Jordão

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 241 posts

Postado 09 agosto 2012 - 05:10

Pessoal, eu tenho uma dúvida:
No final do ano estarei indo para os EUA, e lá pretendo comprar minha primeira DSLR.
Só que eu pretendo sair do Brasil, levando a minha compacta, para tirar as minhas primeiras fotos lá, até comprar a minha nova.
O problema é, quando eu voltar, terei que pagar imposto sobre qual máquina? Será que eu posso escolher uma das máquinas para entrar dentro da cota de U$$500,00 ?
Por exemplo, será que eu posso comprar lá a minha DSLR e quando chegar aqui no Brasil, será que eu posso pagar imposto sobre a compacta?

Sinceramente, quem vai decidir sobre qual câmera entra na cota é o fiscal, eu não arriscaria voltar com duas. Tire as primeiras com a câmera do celular mesmo...
  • voluti curtiu isso

#29 Gastardelli

Gastardelli

Cheguei agora

• Membro
  • Pip
  • 3 posts

Postado 09 agosto 2012 - 11:27

Sinceramente, quem vai decidir sobre qual câmera entra na cota é o fiscal, eu não arriscaria voltar com duas. Tire as primeiras com a câmera do celular mesmo...

O problema é que estou pensando em comprar um celular lá também!! HAUSHASUhsauas
Nem sei o que faço então... :/

#30 Diego Jordão

Diego Jordão

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 241 posts

Postado 10 agosto 2012 - 12:19

O problema é que estou pensando em comprar um celular lá também!! HAUSHASUhsauas
Nem sei o que faço então... :/

Olha, estou com data marcada para ir. Vendi meu iPhone e estou terminando de vender meu equipamento, por que? Vou comprar tudo novo, não tem problema se não irei conseguir registrar minha chegada! O que vem depois será muito melhor :rolleyes:

#31 Gastardelli

Gastardelli

Cheguei agora

• Membro
  • Pip
  • 3 posts

Postado 10 agosto 2012 - 12:25

Olha, estou com data marcada para ir. Vendi meu iPhone e estou terminando de vender meu equipamento, por que? Vou comprar tudo novo, não tem problema se não irei conseguir registrar minha chegada! O que vem depois será muito melhor :rolleyes:

Pois é, é o que eu estou pensando.
Irei em Novembro e ficarei nos EUA até final de Março. Mas como nunca viajei para fora, queria registrar os primeiros momentos, até comprar minha DSLR.
Estava querendo levar a minha compacta, baratinha que eu tenho aqui. Mas realmente será um problema caso eu tenha que pagar imposto em cima da máquina que eu comprar lá! <_<

#32 Juliano_SBO

Juliano_SBO

Estou me adaptando

• Membro
  • PipPip
  • 21 posts

Postado 13 agosto 2012 - 12:14

A declaração de saída, emitida pela Receita Federal, não existe mais. Você tem de arrumar outro meio para provar que já possuía o equipamento antes da viagem. Eu, por exemplo, uso minha apólice do seguro.

Obrigado pela informação! Realmente a última vez que eu fui para os EUA foi em 2008. O tempo passa rápido!

#33 vicente barros

vicente barros

Já conheço o pessoal

• Membro +
  • PipPipPip
  • 50 posts

Postado 20 agosto 2012 - 02:10

Galera, seguinte, eu sei da liberação e parece que todos estão cientes, porém, em contato com colegas que trabalham nas alfândegas aqui do meu estado, me disseram que tudo se dá de acordo com o "humor" do agente, caso ele interprete que haja uma importação ilegal, mesmo se tratando de 1 única peça de câmera fotográfica, pode ser sim apreendida, mas isso só ocorreu algumas vezes e porque a legislação é muito vaga, mas penso que seja muito difícil reter uma câmera atualmente, a não ser que esteja embalada na caixa e sem uso.
www.vicentebarros.com.br

#34 rom_lin

rom_lin

Cheguei agora

• Membro
  • Pip
  • 7 posts

Postado 20 agosto 2012 - 05:01

Eu viajo em outubro e pretendo trazer uma T4i como bagagem de mão, acredito que não haverá problemas com fiscalização pois já estará usada.

#35 dmachado

dmachado

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.861 posts

Postado 21 agosto 2012 - 01:57

Cada fiscal interpreta a lei com ele bem quiser, se a esposa tiver dormido de calça jeans tá fudido.
Eu viajo todo ano para os EUA, nessa 6a estou indo a Ny pela 2a vez no ano. e sempre trago equipamento, em fevereiro foram 8 mil dolares na BH, e dessa vez o fiscal da receita me pertubou , dizendo que eu não podia trazer lente apenas camera ( trazia uma mark II , 17-40 L e 24-105L ) ele até me mostrou um papel que dizia isso, mas ai argumentei que a minha camera não vem com lente, e não poderia fotografar em viagem se não comprasse uma lente. No final ele aceitou meu argumento, e me deixou passar talvez pq eu estivesse declarando um mac book air. Ainda trazia 3 cabeças e um tripe, que ele nem tomou ciencia. Ja passei dizendo que era profissional e o cara nem quis ver meu equipo. De todas as vezes, só tive problema nessa ultima viagem. Volto dia 2/9 ai posto como foi passar de novo, sendo que comprarei 5 mil dolares ( mark II, 17-40L e 24-105 L e otras coisitas mas )
Só nao aconselho a tentar passar pelo nada a declarar se tiver mais do que 500 doletas, pois passa tudo no raio X. Quando vc declara eles nao pegam no seu pe. Isso já percebi.
abs
denilson

dmachado
www.mcaestudio.com.br

denilsonmachadomca@gmail.com

#36 PhotoArt

PhotoArt

Estou me adaptando

• Membro
  • PipPip
  • 20 posts

Postado 25 agosto 2012 - 04:33

Já importei roupa do Amazon em U$$ 300,00 e passou sem declarar.
Já fui para NYC e acabei sendo barrado.
É uma roleta russa...

#37 Junior do Carmo

Junior do Carmo

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 210 posts

Postado 30 agosto 2012 - 01:04

Bom, posso compartilhar a experiência vivida neste final de semana (26/08/2012), aqui na divisa do MS com o PY:

26 de agosto é aniversário da minha cidade morena, portanto, vcs devem imaginar o quanto de promoções os paraguaios fazem para chamar a atençao dos brasileiros, para compras de importados, rs... (qualquer feriadinho que tenha, e uma semana antes já começa propaganda do shopping china e altavista nos encartes de jornais diários)

Pois bem, aproveitando um aniversário de uma sobrinha, no sábado, fui pra lá com o intuito de comprar um corpo barato, em substituição da minha D90 vendida a poucos dias.

Chegando lá, optei pela Nikon D5100, comprada no Shopping China por 1498 Reais, sendo a cotaçao do dolar a 2,15.

Saí de lá no domingo de tarde, por volta das 15 horas e, como sempre, optei por voltar por uma estrada secundário, vindo pela cidade de Maracaju, onde não há tanto tráfego, o asfalto é mais novo (pelo menos até o copo sujo, rs...) e o transito, mais fluido.

Mas então, num entroncamento onde a estrada se divide em Y, sendo o lado esquerdo para Antonio Joao, e a pista para direita, para maracaju (meu destino) uma enorme fila de carros prenunciava o tão temido arrastão da Receita. Queriam o que? feriado na capital, o comércio da fronteira fazendo promoção a torto e a direito nos jornais e televisão da capital...

Uma picape pequena (ufa...) indicava que o arrastão não era tão arrastão assim (já passei por ali em situações que haviam 2 ou 3 caminhoes lotados de mercadorias apreendidas). Os fiscais estavam sendo bem rápidos para liberar a fila: Abriam as portas dos passageiros traseiros, davam uma olhada no meio das pernas da mulekada, e pediam para abrir o porta malas. Quando fui descendo do carro, ouvi minha esposa resmungado bem baixinho: "quero só ver nego perdendo 1500 reais".

É, por mais que eu seja o homem da casa, o motorista da viagem, onde toda a confiança da familia deve ser depositada, ela não acreditou nem um pouco quando eu disse que nao precisava mais desmontar caixa de maquina, esconder manuais e o resto nas malas, como quando, 2 anos atras, comprei a D90.

Pois bem, abri a porta traseira, o cara deu uma olhada nas bugigangas dentro das sacolas e perguntou: "tá levando muita coisa não, né?" respondi que não, mostrei uns poucos brinquedos para minha filha, 2 garrafas de Concha & Toro, uma de Red e a caixa da D5100 (confesso que dei aquela geladinha por dentro nesta hora...)

O danado puxou um pouco a sacola, observou por 2 ou 3 segundos a foto da maquina estampada na caixa e perguntou: "fotógrafo profissional?" respondi que não, que era apenas hobbie mesmo, e ele empurrou de volta, ja colocou a mão na tampa do porta malas como que querendo fechar e despediu: "tudo bem, pode continuar a viagem, cuidado com a estrada, neste feriado tá meio movimentado, vai em paz".

E voltei pro banco do motorista com aquele sorriso vitorioso de: "não falei?" kkkk....

E é isso ai: UMA maquina, com lente, PODE SIM. E uma para cada ocupante do veículo? Não sei...
(se bem que me falaram que é possivel registrar compras até em nome de recem-nascidos, desde que possuam cpf, mas não sei se é verídico...)
Sem vontade, não há caminho.

#38 Aviasom

Aviasom

Já tou começando a responder

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 859 posts

Postado 30 agosto 2012 - 07:04

"Se deu bem" Junior :lolb:

#39 Nebur

Nebur

Cheguei agora

• Membro
  • Pip
  • 1 posts

Postado 31 agosto 2012 - 07:48

Me apresentando, sou de Paranaguá, litoral do Paraná e novo no forum. Novo de câmera tb. Semana passada, como o Junior, estivo no Paraguay, mas em Foz. Absolutamente sem drama, comprei minha 7D, 50mm f1/4 e uma 100 macro. O terror era passar pelo posto fiscal de Medianeira, mas estava fechado.
Sobre tudo que foi postado anteriormente, o que observei no comportamento dos profissionais do assunto por lá, é que o que vale mesmo é o conceito do "de uso próprio", tto é que nunca vi tta caixa de câmeras, computador, tablet. Acho que reciclagem de papelão deve ser a segunda fonte de recursos por lá.

#40 Leonardo SK

Leonardo SK

Já conheço o pessoal

• Membro +
  • PipPipPip
  • 68 posts

Postado 01 setembro 2012 - 05:33

Na próxima viagem, pretendo fazer o seguinte:

1º) Equipamento fotográfico (câmera + 4 lentes + 4 baterias + tripé) - Vou levar cópia da apólice do seguro.

2º) Demais bens (Netbook, GPS, Filmadora, etc) - Próximo à data da viagem, vou fazer uma declaração registrada em cartório, contendo marca, modelo e número de série.

Caso não tenha seguro do equipamento fotográfico, inclua-o na declaração.

A Polícia Federal não aceita mais aquela declaração impressa.
Procurando lentes manuais Nikkor Fisheye + GA + Reflex.

3 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 3 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)