Ir para conteúdo

Foto

Primeira câmera para iniciantes

• Por favor, faça o login para responder
24 respostas neste tópico

#1 Carol Pontes

Carol Pontes

Cheguei agora

• Membro
  • Pip
  • 3 posts

Postado 05 maio 2013 - 10:10

Pessoal, tudo bem?
Sou nova por aki, então se eu tiver postando no lugar errado, por favor me deem um toque! ;)

Estou começando a entrar nessa vida de fotografa, mas apenas por hobby mesmo. Pretendo tirar fotos de viagens, reuniões de amigos e paisagens. Estava pensando em comprar uma Sony Cyber-Shot DSC-H100 por causa do zoom e pra começar a lidar com os controles manuais. Vocês acham que é uma boa opção?

Lembrando que não disponho de muito recurso financeiro. Pensei em algo no máximo R$1000,00, mas no máximo mesmo. Como não tenho experiencia nenhuma não sei se vale a pena começar investindo alto.

Obrigada! =]

Carol

#2 igorschutz

igorschutz

Sou completamente Louco pelo Brfoto

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 3.091 posts

Postado 06 maio 2013 - 08:50

Carol, bom dia.

Na minha opinião, penso que essas câmeras compactas com alto poder de zoom não são o tipo de câmera ideal para se aprender, pois o sensor muito pequeno e a lente muito limitada dificultam a visualização de certas coisas essenciais ao aprendizado básico, como a noção de DOF, luminosidade vs. abertura, ISO (já que qualquer ISO acima do padrão deteriora demais a qualidade da imagem), etc.

Se o objetivo é REALMENTE aprender, acho que uma DSLR básica -- ou seja, essas câmeras que trocam a lente -- com uma lente do kit + um lente fixa barata, proporcionam uma capacidade de aprendizado muito superior à qualquer dessas câmeras de zoom.

Infelizmente, creio que aqui no Brasil não dá para comprar uma câmera dessas nova pelo valor que você dispõe, mas você consegue comprar alguns modelos usados.

Uma câmera desse tipo não só facilitará seu aprendizado como lhe entregará uma qualidade de imagem MUITO superior à essa Sony H100, com toda certeza.

Eu não sou a pessoa mais recomendada para dizer qual câmera exatamente você deve adquirir, mas procure pelas Canon Rebel no MercadoLivre, para você ter uma noção dos preços. Em relação às lentes, pode ser uma 18-55 que vem com essas câmeras + uma lente 50mm f/1.8, que é bem baratinha.

Enfim, esta é só uma opinião, e pode ser que outras pessoas complementem esta minha mensagem ou até mesmo digam algo contrário a ela. Mas o ideal mesmo é que você dê uma pesquisada nas diversas referências já escritas internet afora e tome a decisão que lhe deixar mais segura.

Um abraço e boa sorte na escolha!

Igor
  • Rodrigo Pereira, Paulo Mendes e Carol Pontes curtiram isso
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.

http://www.flickr.co...tos/igorschutz/

#3 Rodrigo Pereira

Rodrigo Pereira

Manda qq uma que eu respondo

• Admin
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 2.397 posts

Postado 06 maio 2013 - 09:02

Concordo com o Igor, e gostaria de fazer um pequeno off topic, para agradecer a receptividade com os foristas recém chegados e que fazem perguntas básicas. É muito bom ver como pessoas com mais experiência doam seu tempo e conhecimento para ajudar quem está começando. Obrigado.
  • Paulo Mendes curtiu isso

#4 pedrortega

pedrortega

Já conheço o pessoal

• Membro +
  • PipPipPip
  • 69 posts

Postado 06 maio 2013 - 10:08

Carol, dá um google e pesquisa uma Sony Nex ou Samsung NX-11. São pequenas mas com sensores
semelhantes a cameras mais parrudas como DSLR, e tem os controles manuais
e funções avançadas para voce aprender.

#5 Leo.Amaral

Leo.Amaral

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.908 posts

Postado 06 maio 2013 - 10:39

Quando comecei usava uma Sony H1. Nela aprendi um pouco de técnica. Porém, os controles eram difíceis. Ajustes tinham que ser feitos pelo menu (pelo que me lembro), mas dava para brincar.

Ao que parece, a limitação dela é dinheiro. Se realmente não puder gastar mais que os mil reais, sugiro pegar uma superzoom usado para economizar um pouco e juntar dinheiro para daqui a uns meses trocar de câmera.

Não vai impedí-la de aprender usando uma superzoom, mas realmente a qualidade não é das melhores.

Acho que a Fuji tem boas superzooms que permitem inclusive usar flash externo e tem um design mais para uma DSLR. O problema da Sony é, a falta de sapata de flash, e o cartão proprietário (MS-qualquer coisa).
Imagem Postada

#6 Marcos Dantas

Marcos Dantas

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.049 posts

Postado 06 maio 2013 - 12:40

(...)
Acho que a Fuji tem boas superzooms que permitem inclusive usar flash externo e tem um design mais para uma DSLR. O problema da Sony é, a falta de sapata de flash, e o cartão proprietário (MS-qualquer coisa).

Dá para comprar uma Fuji SL300, nova, com uns seiscentos reais aqui no Rio. Ela tem sapata de flash.

#7 ymbarbosa

ymbarbosa

Um dia eu posto mais do que o admin

• Membro +
  • PipPipPipPip
  • 147 posts

Postado 06 maio 2013 - 01:13

câmeras de entrada mais antigas, como a XT (tenho a minha há sete anos, e está firme e forte até hoje, sendo usada como backup em eventos menores), XTi ou XS saem por menos de 800 dilmas. Dando sorte, se consegue uma 18-55 por menos de 250,00, ou então uma 50mm 1.8 (que é mais negócio, embora seja fixa, mas ajuda muito mais no aprendizado por sair do "paradigma" de ficar parado no mesmo lugar e fazer a lente ter todo o trabalho).

Procurando no mercado livre é possível encontrar algumas câmeras boas http://produto.merca...f-s-18-55mm-_JM
Imagem Postada
contato@yulbarbosa.com
www.yulbarbosa.com
www.facebook.com/yulbarbosa
www.flickr.com/photos/ymbarbosa
twitter.com/ymbarbos
www.youtube.com.br/yulbarbosa

#8 Clodoaldo

Clodoaldo

Caramba, daqui a pouco enjoam de mim

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 271 posts

Postado 06 maio 2013 - 02:07

Acrescentado ao que nosso colega disse a respeito das câmeras de entradas antigas, aqui mesmo nos classificados do forum você pode encontrar uma opção boa e barata para começar a explorar a fotografia.

Abs...

#9 Pablo Moreira

Pablo Moreira

• Membro +
  • PipPipPipPip
  • 118 posts

Postado 06 maio 2013 - 02:13

Carol, eu particularmente não gosto muito das superzooms, são câmeras grandes (quase tanto quanto uma SLR - não cabem no bolso), com sensor muito pequeno (péssimo desempenho com pouca luz e baixíssima possibilidade de desfoque), e relativamente baixa nitidez em relação à resolução (por conta justamente do superzoom, que tenta cobrir tudo e não cobre nada direito).

O pessoal falou da linha Rebel da Canon, que é uma série muito legal de SLRs prá iniciantes, a Nikon tem a série 5000 (5100 e 5200) que é concorrente das Rebels (t3i, t4i e t5i). As duas marcas também têm uma linha mais básica, a t3 na Canon e a 3100 (ou 3200) na Nikon. Se você quiser aprender de verdade fotografia, qualquer uma dessas câmeras vai ser fantástica prá você, muito superiores a qualquer superzoom ou compacta.

A lente do kit (18-55) também é muito boa e cobre mais de 90% das situações de um amador. Quantas vezes você precisou de verdade tirar foto de um passarinho no alto de uma árvore ou de algo que estivesse a mais de 30 metros de distância? Em geral a maior parte das situações de fotografia ocorre próximo, tanto em casa quanto viajando.

Mesmo prá tirar fotos de longe as duas marcas têm lentes relativamente acessíveis (prá os padrões de SLRs) disponíveis, mas você compra só se tiver REALMENTE necessidade, do contrário é só mais um trambolho...

#10 Marcos Dantas

Marcos Dantas

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.049 posts

Postado 06 maio 2013 - 03:01

Concordo com o Igor. Eu fiz um caminho parecido, comecei com uma boa compacta, com controles manuais e depois conprei uma reflex. Então aprendi tudo de novo.

Embora compactas e SLRs tecnicamente trabalhem do mesmo modo, na prática elas "respondem" muito diferente. Por exemplo, perdi muito tempo até conseguir me convencer à usar ISOs acima de 400 porque a experiência com a compacta me fez acreditar que isso era uma má idéia. Não, não era.

Se a sua intenção é realmente aprender o básico da fotografia para depois aplicar esse conhecimento no uso de uma câmera com sensor maior, então eu também recomendo que você compre logo uma câmera de sensor maior, seja nova ou usada, SLR ou sem-espelho. Aqui no Rio dá para encontrar câmeras (bem antigas) por menos de mil.

Mas ...

Se a sua intenção é simplesmente aprender a fazer boas fotografias, então eu não vejo porque uma compacta não vá ser útil para você. Claro, elas possuem suas limitações, mas todo equipamento possui alguma; não existe equipamento perfeito para todas as situações. Habilidade técnica é também saber o que se pode fazer com o equipamento em mãos, e isso se aprende.

#11 Luiz Jorge

Luiz Jorge

• Membro +
  • 3.207 posts

Postado 06 maio 2013 - 05:58

Compra uma compactazinha qualquer de 400 reais e uma K1000 de filme com lente 50 2.0 por 100 reais

O resto vc gasta em filme e revelação, e tera o melhor dos dois mundos.
Powered by: Canon EOS 40D / Canon S90 / Rolleiflex 2.8F e Automat 3.5 / Leica 3F / Leicaflex / Pentax K1000 / Yashica Elektro / Olympus Trip

Imagem Postada

Entre e confira meu site sobre fotografia: http://www.fotografianaweb.com.br/

#12 Carol Pontes

Carol Pontes

Cheguei agora

• Membro
  • Pip
  • 3 posts

Postado 06 maio 2013 - 08:02

Pessoal, obrigada pela ajuda! Vocês são rápidos em responder! Gostei muito das dicas de todos.
Vou dar mais uma pesquisada nos modelos que vocês me indicaram e ver como fica meu orçamento.

Vocês acham que cameras usadas são boas opções? Tenho medo de não saber comprar...

Obrigada!!! =]

#13 Guilherme Ribeiro

Guilherme Ribeiro

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.091 posts

Postado 06 maio 2013 - 08:06

Carol,

Câmeras usadas podem ser uma boa, principalmente se a grana estiver curta.

Há lojas de confiança que você pode comprar equipamentos usados e com garantia.

Dê uma olhada nos sites da angel foto (www.angelfoto.com.br) e da focus filme (www.focusfilme.com.br). Nessas lojas, a garantia de equipamentos usados é de 3 meses.

Abs.

Guilherme
  • Carol Pontes curtiu isso
Guilherme Ribeiro

What We Do In Life, Echoes In Eternity

Meu Flickr

Doe Sangue Que Não Dói! Seja Cliente do Banco de Sangue!!

#14 Luis_T.

Luis_T.

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • 1.125 posts

Postado 07 maio 2013 - 06:59

A questão de comprar uma reflex usada tem seus truques.
Realmente, tenha cuidado ao fazê-lo pois se comprar com um obturador muito usado, o barato pode sair caro.
Se for por esse caminho, e é também o que eu sugeriria pelos motivos acima mencionados, peça ajuda a alguém mais experiente para avaliar a quilometragem da câmera.
  • Pablo Moreira curtiu isso
Luís Tibana
www.smartclic.com.br
Minhas referências comerciais no BrFoto

#15 Carol Pontes

Carol Pontes

Cheguei agora

• Membro
  • Pip
  • 3 posts

Postado 07 maio 2013 - 10:44

Obrigada Guilherme e Luiz!Vou dar uma olhada nos sites indicados!

#16 maxcarvalho_jp

maxcarvalho_jp

Já conheço o pessoal

• Membro +
  • PipPipPip
  • 98 posts

Postado 09 maio 2013 - 07:35

Pessoal,

Como o tópico é bem genérico, resolvi postar minha dúvida aqui para evitar a criação de mais um outro tópico.
A câmera é minha irmã que quer dar de presente para minha mãe no dia das mães. Minha mãe é de idade, então controles manuais nem pensar.
Ela quer uma point-and-shoot descomplicada, que seja fácil de usar. Como ela não entende quase nada de fotografia, quanto mais simples de usar, melhor para ela.
O limite de orçamento que minha irmã possui para aquisição é de no máximo R$300,00 reais,
Como nem minha mãe nem minha irmã entendem muito de fotografia, elenco como características desejáveis:

* Facilidade de uso / Menus intuitivos
* Filmagem em HD
* Modo de foto panorâmica para construir fotos de paisagens na própria câmera
* Estabilizador óptico de imagem

Eu sei que dentro do orçamento supracitado e, considerando-se as características desejáveis acima e fato de que ela quer estar com a câmera no próximo domingo, dia das mães(a câmera será adquirida aqui mesmo na cidade onde resido).
Encontrei, nas lojas daqui, as seguintes opções :

• Câmera Samsung EC-ST66 16.1M 5x Preta -> De: R$ 349,00 Por: R$ 219,00 em até 10x de R$ 21,90 s/juros, ou R$ 197,10 à vista no boleto
  • Câmera Nikon S2600 14.0Mp 5x Preta / Rosa -> De: R$ 279,00 Por: R$ 249,00 em até 10x de R$ 24,90 s/juros, ou R$ 224,10 à vista no boleto
  • Câmera Nikon S3300 14.0Mp 6x Rosa -> Por: R$ 379,00 em até 10x de R$ 37,90 s/juros, ou R$ 341,10 à vista no boleto
  • Câmera Panasonic Lumix DMC-FH4LBK 14MP 4x Preta De R$ 319,90 Por R$ 299,90 ou 9x de R$ 33,32 no cartão (5% de desconto para pagamento à vista em boleto ou espécie)
Na realidade, a Samsung EC-ST66 e a Nikon S2600 parece que não possuem estabiliazador óptico de imagem. Assim, só restariam, a princípio, a Nikon S3300 que já foge mais do orçamento e a Panasonic DMC-FH4LBK que passa bem pouco do orçamento.

Gostaria de saber de vocês qual seria a melhor relação custo x benefício dentre as opções supracitadas ? Vocês tem alguma outra sugestão ?

Desde já, muito obrigado pela atenção.

Max Carvalho
Max Carvalho
-------------------------------------------------
Canon Powershot A710 IS
2 cartões SD Sandisk de 2Gb
Carregador Eco-Mania com LCD e Refresh
4 pilhas recarregáveis SANYO ENELOOP de 2.000mA

#17 ymbarbosa

ymbarbosa

• Membro +
  • PipPipPipPip
  • 147 posts

Postado 09 maio 2013 - 07:45

Pessoal,

Como o tópico é bem genérico, resolvi postar minha dúvida aqui para evitar a criação de mais um outro tópico.
A câmera é minha irmã que quer dar de presente para minha mãe no dia das mães. Minha mãe é de idade, então controles manuais nem pensar.
Ela quer uma point-and-shoot descomplicada, que seja fácil de usar. Como ela não entende quase nada de fotografia, quanto mais simples de usar, melhor para ela.
O limite de orçamento que minha irmã possui para aquisição é de no máximo R$300,00 reais,
Como nem minha mãe nem minha irmã entendem muito de fotografia, elenco como características desejáveis:

* Facilidade de uso / Menus intuitivos
* Filmagem em HD
* Modo de foto panorâmica para construir fotos de paisagens na própria câmera
* Estabilizador óptico de imagem

Eu sei que dentro do orçamento supracitado e, considerando-se as características desejáveis acima e fato de que ela quer estar com a câmera no próximo domingo, dia das mães(a câmera será adquirida aqui mesmo na cidade onde resido).
Encontrei, nas lojas daqui, as seguintes opções :

• Câmera Samsung EC-ST66 16.1M 5x Preta -> De: R$ 349,00 Por: R$ 219,00 em até 10x de R$ 21,90 s/juros, ou R$ 197,10 à vista no boleto
  • Câmera Nikon S2600 14.0Mp 5x Preta / Rosa -> De: R$ 279,00 Por: R$ 249,00 em até 10x de R$ 24,90 s/juros, ou R$ 224,10 à vista no boleto
  • Câmera Nikon S3300 14.0Mp 6x Rosa -> Por: R$ 379,00 em até 10x de R$ 37,90 s/juros, ou R$ 341,10 à vista no boleto
  • Câmera Panasonic Lumix DMC-FH4LBK 14MP 4x Preta De R$ 319,90 Por R$ 299,90 ou 9x de R$ 33,32 no cartão (5% de desconto para pagamento à vista em boleto ou espécie)
Na realidade, a Samsung EC-ST66 e a Nikon S2600 parece que não possuem estabiliazador óptico de imagem. Assim, só restariam, a princípio, a Nikon S3300 que já foge mais do orçamento e a Panasonic DMC-FH4LBK que passa bem pouco do orçamento.

Gostaria de saber de vocês qual seria a melhor relação custo x benefício dentre as opções supracitadas ? Vocês tem alguma outra sugestão ?

Desde já, muito obrigado pela atenção.

Max Carvalho

Max, que misturada que tu fez... Sinceramente, pela faixa de preços que tu está olhando, não vai conseguir diferencial nenhum nas câmeras. Tipo, a mesma imagem que tu vai conseguir com uma das Nikon, vai conseguir com uma da Panasonic ou uma da Samsung, já que todas tem a mesma característica que sensor pequeno, lentes que não oferecem tanta qualidade, blá blá blá.

Eu não entendo quando as pessoas chegam perguntando sobre o tal "custo x benefício". O que seria o "benefício"? E, qual o melhor "custo" para ele? Com câmeras que custam até uns 400,00 a 500,00 reais, tu tem os mesmos benefícios em todas, já que são equipamentos bem mais limitados.

Sinceramente, pegar uma das câmeras no uni-duni-tê vai resultar na mesma qualidade de imagem e produto, que se tu ficasse escolhendo através de análise (só pra descobrir que elas são todas iguais) ;)
  • Pablo Moreira curtiu isso
Imagem Postada
contato@yulbarbosa.com
www.yulbarbosa.com
www.facebook.com/yulbarbosa
www.flickr.com/photos/ymbarbosa
twitter.com/ymbarbos
www.youtube.com.br/yulbarbosa

#18 adrianoquatro

adrianoquatro

• Membro +
  • 3.146 posts

Postado 10 maio 2013 - 07:30

É adiferença entre uma câmera pra quem quer só registrar as coisas e uma câmera pra quem deseja se desenvolver em fotografia. Eu também concordo com a sugestão do Igor. Se tem medo de comprar usada, faz um esforço e aumenta esse orçamento, pegue uma Rebel nova nos chinas da Paulista.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior , favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"

#19 maxcarvalho_jp

maxcarvalho_jp

Já conheço o pessoal

• Membro +
  • PipPipPip
  • 98 posts

Postado 11 maio 2013 - 08:32

Gostaria de acrescentar à lista acima, o seguinte modelo :

* Câmera Digital Canon PowerShot A810 de R$ 399,00, por R$ 199,00, ou 8x de R$ 24,88 sem juros

Este modelo estaria do mesmo nível da Panasonic FH4 e da Nikon S3300?

Em relação a Pansonic FH4 eu li em site, não me recordo agora, que o modo de foto Panorâmica dela "não é muito amigável".
Alguém tem como confirmar isto?

Grato pela atenção.
Max Carvalho
Max Carvalho
-------------------------------------------------
Canon Powershot A710 IS
2 cartões SD Sandisk de 2Gb
Carregador Eco-Mania com LCD e Refresh
4 pilhas recarregáveis SANYO ENELOOP de 2.000mA

#20 Matte

Matte

• Membro +
  • 3.359 posts

Postado 11 maio 2013 - 11:41

Parece ser uma boa pedida!!!

classificados

Abraços,

Matte

Canon 50D + 100/400mm f4.5-5.6L + 50mm f1.8 + 17/40mm f4L
www.hsmattefotos.com.br
Galeria em MyAviation
www.webasas.com.br

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)