Ir para conteúdo

Foto

10 fotografias mais caras do mundo

• Por favor, faça o login para responder
58 respostas neste tópico

#1 Fábio Funaki

Fábio Funaki

Manda qq uma que eu respondo

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 2.461 posts

Postado 22 julho 2013 - 07:38

http://freeyork.org/...hs-in-the-world
  • SharPx curtiu isso

#2 spa

spa

Caramba, daqui a pouco enjoam de mim

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 247 posts

Postado 23 julho 2013 - 12:41

http://freeyork.org/photography/10-most-expensive-photographs-in-the-world

Gostei. Todas feitas com filme, nenhuma digital.

#3 Alessandro_sp

Alessandro_sp

Sou completamente Louco pelo Brfoto

• Admin
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 18.420 posts

Postado 23 julho 2013 - 06:38

Só mesmo o Gursky pra conseguir uma foto das gôndolas de um supermercado sem ser tocado de lá pelos seguranças. Quero ver se algum fica sabendo por quanto a foto foi vendida, se não vão cobrar dele pela autorização, uns 100 milzinho :lol:

Tem muitas fotos ali que não me dizem nada. Mas uma me deixou profundamente incomodado, a #9. Não que isso me motivasse a pagar por ela, e fico curioso porque mesmo sendo uma foto impactante, não é o tipo de tema que eu gostaria de ficar olhando de novo. Será que alguém pendura isso na parede da sala?

#4 Patagonico

Patagonico

• Membro +
  • 3.263 posts

Postado 23 julho 2013 - 09:00

Um dia gostaria de ouvir uma explicação sobre isso, não pra entender, mas pra rir! Estar engajado profundamente no mercado da arte, até o talo?
Agora uma coisa é inegável, a esperteza desse cara!

#5 Waldyr Neto

Waldyr Neto

• Membro +
  • 3.935 posts

Postado 23 julho 2013 - 09:11

Quando vi essa foto Rhein, fiz minha versão... Imagem Postada a minha é mais legal e eu achei que ia ficar rico... mas ninguém comprou a foto... Imagem Postada

Imagem Postada
Praia dos Ranchos por Waldyr Neto, no Flickr

Também não entendo essa lista. Tem fotos legais, outras não me dizem nada. Em especial a mais cara não me diz nada. Imagem Postada
Imagem Postada

#6 igorschutz

igorschutz

• Membro +
  • 3.091 posts

Postado 23 julho 2013 - 09:41

Preço não está ligado à qualidade, isso todo mundo sabe, então não há espanto.

Ademais, pensando racionalmente, nenhuma foto, NENHUMA, de nenhum autor, cenário, material, etc., deveria valer nem a mais barata dessas cifras (US$ 2,3 milhão), mas arte não é racional, e vale o quanto pagam, pois efetivamente o dinheiro saiu do bolso de alguém para ir ao bolso de outro alguém.

Então não adianta tentar entender esses valores somente olhando pra foto, pois quem comprou não pagou pelo que está ali retratado. Ou vocês acham que um dia algum milionário pensou "Nossa, minha sala precisa de uma foto das margens do rio Reno. Vou gastar US$ 4,3 milha nisso!", não, né?
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.

http://www.flickr.co...tos/igorschutz/

#7 Waldyr Neto

Waldyr Neto

• Membro +
  • 3.935 posts

Postado 23 julho 2013 - 10:04

Preço não está ligado à qualidade, isso todo mundo sabe, então não há espanto.

Ademais, pensando racionalmente, nenhuma foto, NENHUMA, de nenhum autor, cenário, material, etc., deveria valer nem a mais barata dessas cifras (US$ 2,3 milhão), mas arte não é racional, e vale o quanto pagam, pois efetivamente o dinheiro saiu do bolso de alguém para ir ao bolso de outro alguém.

Então não adianta tentar entender esses valores somente olhando pra foto, pois quem comprou não pagou pelo que está ali retratado. Ou vocês acham que um dia algum milionário pensou "Nossa, minha sala precisa de uma foto das margens do rio Reno. Vou gastar US$ 4,3 milha nisso!", não, né?

Isso tá certo Igor, mas acho que deveria haver alguma qualidade intrínseca a uma obra vendida tão caro. Eu não contesto a lista toda, nem mesmo me espanto quando o Sebastião Salgado diz que vende uma foto por R$ 100.000,00 porque tem gente que compra. Mas essa Rhein é inexplicável para mim.
Imagem Postada

#8 igorschutz

igorschutz

• Membro +
  • 3.091 posts

Postado 23 julho 2013 - 10:25

Três tentativas de explicação:

Why Gursky’s Photo of the Rhine is the World’s Most Expensive Photo @ PetaPixel

The World’s Most Expensive Photo – What Makes It So Great? @ Expert Photography

Why is Andreas Gursky's Rhine II the most expensive photograph? @ The Telegraph

Na minha opinião, nenhuma explicação é super convincente. Mas arte é isso aí mesmo, e arte é diferente de foto.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.

http://www.flickr.co...tos/igorschutz/

#9 Simonetti

Simonetti

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 462 posts

Postado 23 julho 2013 - 10:27

Mas essa Rhein é inexplicável para mim.

x 2

E o pior de tudo é que é Photoshopada ao extremo (tipo a Suzana Vieira na Playboy): http://en.wikipedia.org/wiki/Rhein_II

Pela declaração do Gursky, ele removeu digitalmente vários elementos que compunham a foto original: um cara andando com um cão, uma fábrica, etc.

Pra mim, é uma foto monótona, embora interessante.

Como a foto foi vendida por um colecionador anônimo pelo leilão da Christie's, vocês sabem se o artista leva alguma comissão nestes casos?

#10 Lindsay

Lindsay

• Membro +
  • 3.799 posts

Postado 23 julho 2013 - 10:48

Uma das características das fotografias de Gursky é a imersão, são impressões de metros de lagura por metros de altura, que exercem uma incrível atração ao observador. Ele consegue isso fazendo uma montagem digital de várias fotografias, são várias chapas de filme de grande formato que permitem essa riqueza de detalhes em ampliações enormes.

Uma perola perdida na web é o vídeo que Ben Lewis produziu em 2002 sobre o trabalho de Andreas Gursky, nesta época Rhein II ainda não havia sido vendida pelo valor recorde de US$ 4,3 milhões.

Neste vídeo Ben Lewis inicialmente pretende entender como é produzir fotos como as de Gursky, e sai procurando motivos que permitam essa grandeza com sua câmera GF. Em uma inesperada sorte ele consegue falar com Gursky em uma exposição, e Gursky aceita recebe-lo para uma entrevista, e mais ainda, Gursky leva Ben Lewis para conhecer o seu ateliê, leva tbm para conhecer o cara que faz as impressões enormes para ele, e leva inclusive para o local onde Gursky fez a foto Rhein II.

Detalhes super interessantes que podem passar despercebidos no vídeo, é que quando Gursky explica como faz as montagens, ele faz isso justamente com as fotos que tirou no metro praça da Sé de Sampa, pois era justamente nisso que ele estava trabalhando na época.

Lewis chega inclusive a entrevistar colecionadores, em busca do sentimento que leva as pessoas a gostar das fotos dele, e de explicação do porque pagar os valores enormes pelas obras.

Somente esta obra Rhein II, poderia ser um estudo de causa aqui do forum, por a magia que existe em volta dela pssa pela indignação de quem não entende como pode uma obra custar um valor tão grande, até ao entendimento do mundo que envolve pessoas que tem enorme poder aquisitivo, investidores, e os apreciadores/mercado de obras de arte.
  • Fábio Funaki curtiu isso
Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar. (Sócrates)

#11 Lindsay

Lindsay

• Membro +
  • 3.799 posts

Postado 23 julho 2013 - 11:10

Outra figurinha carimbada com duas fotos na lista é Cindy Shermam, com suas fotografias icônicas que criticam o papel da mulher na sociedade americana. Em todas suas fotos dela, ela mesmo (a própria Cindy) é a personagem que interpreta a cena, então ela mesmo cria, produz, interpreta e fotografa a cena. É fácil encontrar em algumas fotos o cabo do disparador da câmera ao lado da cena.

Ao longo dos anos, Cindy Sherman conseguiu sensibilizar a sociedade discutindo o papel da mulher e seus padrões estéticos que passam do podre ao ridículo.

Pra quem se interessar, vale a pena entender o trabalho da Cindy Sherman, sugestão é começar pelo primeiro vídeo que ela produziu em 1975, que se chama Doll Clothes, onde ela ja batia de frente com a idéia da mulher como objeto de consumo da sociedade americana.

#12 trotatorres

trotatorres

• Membro +
  • 3.647 posts

Postado 23 julho 2013 - 11:12

os 10 quadros mais caros

http://exame.abril.c...dos-no-mundo#10

nenhum no estilo hiperrealismo.

#13 Lindsay

Lindsay

• Membro +
  • 3.799 posts

Postado 23 julho 2013 - 11:22

Outra fotografia presente na lista é a de Jeff Wall:

Dead Troops Talk – Jeff Wall (1992)

Todas as fotos de Jeff são produções artísticas, algum desavisado pode até pensar que se trata de uma cena real de guerra, porem todas as fotos de Jeff Wall são fictícias, as cenas produzidas com atores/cenários com a intenção de parecerem reais. Existe material farto por ai na web, sobre a inspiração de Jeff inclusive com referências que passam por grandes pintores e obras de seculos atrás, até aos assuntos que preocupam a sociedade moderna.

http://www.character...deadtroops.html

#14 Simonetti

Simonetti

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 462 posts

Postado 23 julho 2013 - 11:27

As fotos do Spencer Tunick valeriam quanto? :humm:

#15 Marcelo das Fotos

Marcelo das Fotos

• Membro +
  • 4.552 posts

Postado 23 julho 2013 - 11:33

Recomendo a leitura do livro "7 Dias no Mundo da Arte", da Sarah Thornton, que apresenta personagens que habitam os cursos de história da arte, as casas de leilões, as feiras, as revistas de arte, as galerias, os ateliês...

O motivo mais forte para alguém desembolsar dinheiro com essas peças de grande valor é a expectativa de retorno do investimento. A maioria dos mercadores vê os cifrôes, não se importando muito com o êxtase estético. O Gursky, para chegar onde chegou, fez um longo caminho, passando pela escola de Dusseldorf, onde foi aluno do casal Becher.

os 10 quadros mais caros

http://exame.abril.c...dos-no-mundo#10

nenhum no estilo hiperrealismo.

E veja que essas peças de artistas históricos não estão à venda. São raríssimas as oportunidades de você comprar um Picasso ou um Modigliani. Hoje os artistas vivos estão vendendo suas obras, mais que nunca, por milhões de dólares. As grandes feiras de arte esgotam seu melhor material poucas horas após a abertura.

É algo bem comum em fóruns de fotografia as pessoas torcendo o nariz para o que seja diferente da National Geographic. No mercado da arte o que importa é justamente o que quebra essa expectativa de harmonia, cor e definição. O valor se dá para quem traz algo novo, que surpreenda aquelas pessoas que trabalham com obras de arte todos os dias, o dia todo. E se o artista continua produzindo coisas interessantes de forma consistente, ele está no caminho do sucesso.
  • Rodrigo Pereira e Fábio Funaki curtiram isso

marcelo versiani

meu flickr

#16 Lindsay

Lindsay

• Membro +
  • 3.799 posts

Postado 23 julho 2013 - 11:38

Mais uma foto da coleção, a #5 Untitled (Cowboy) - Richard Prince (2001-02) $3.4 million, tem relação com a série de fotos publicitárias produzidas para o cigarro Marlboro, sedimentando a icônica representação do ideal do homem-macho na sociedade americana.

#17 Lindsay

Lindsay

• Membro +
  • 3.799 posts

Postado 23 julho 2013 - 12:20

Esse assunto é muito interessante, queria ter mais tempo para dedicar aqui, mas tenho que trabalhar.

Meu ultimo comentário vai para a foto #8 The Pond/Moonlight, de Edward Steichen, vejam a data, 1904, trata-se de uma fotografia feita na época onde ainda se desenvolviam técnicas para a produção de fotografias coloridas, que alem de carregar o nome e valor histórico de Edward Steichen, foi produzida com técnica bastante desafiadora para a época.

#18 zoinho

zoinho

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 495 posts

Postado 23 julho 2013 - 01:35

até o Hulk hoje vale 177 milhões .... talento é o q menos importa.

#19 Marcelo das Fotos

Marcelo das Fotos

• Membro +
  • 4.552 posts

Postado 23 julho 2013 - 01:48

Esse assunto é muito interessante, queria ter mais tempo para dedicar aqui, mas tenho que trabalhar.

Meu ultimo comentário vai para a foto #8 The Pond/Moonlight, de Edward Steichen, vejam a data, 1904, trata-se de uma fotografia feita na época onde ainda se desenvolviam técnicas para a produção de fotografias coloridas, que alem de carregar o nome e valor histórico de Edward Steichen, foi produzida com técnica bastante desafiadora para a época.

Isto sem contar a importância do Steichen para a arte como um todo. A sua pequena galeria em Nova York apresentou as primeiras exposições nos EUA de artistas como Picasso, Rodin e Matisse. Mas a maior contribuição foi a organização do periódico Camera Work, que fez cair o queixo dos críticos, deu importância artística à fotografia e principalmente ao pictorialismo. A Pond/Moonlight foi a mais cara por muitos anos, e existem apenas duas outras cópias no mundo. Se alguma entrar novamente em leilão, deve bater fácil os 10 milhões de dólares. Se eu tiver a grana, compro.
  • Lindsay curtiu isso

marcelo versiani

meu flickr

#20 Lindsay

Lindsay

• Membro +
  • 3.799 posts

Postado 23 julho 2013 - 02:22

Isto sem contar a importância do Steichen para a arte como um todo. A sua pequena galeria em Nova York apresentou as primeiras exposições nos EUA de artistas como Picasso, Rodin e Matisse. Mas a maior contribuição foi a organização do periódico Camera Work, que fez cair o queixo dos críticos, deu importância artística à fotografia e principalmente ao pictorialismo. A Pond/Moonlight foi a mais cara por muitos anos, e existem apenas duas outras cópias no mundo. Se alguma entrar novamente em leilão, deve bater fácil os 10 milhões de dólares. Se eu tiver a grana, compro.

É verdade Marcelo, ótimo o seu esclarecimento, informações preciosas que ajudam a entender um pouco mais sobre a legitimação do artista e à valorização de suas obras.
  • Marcelo das Fotos curtiu isso

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)