Ir para conteúdo

Foto

Todos convidados para minha exposição "Não olhe o passarinho", em PoA

• Por favor, faça o login para responder
19 respostas neste tópico

#1 Péricles Rodchenko

Péricles Rodchenko

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 319 posts

Postado 03 dezembro 2013 - 12:38

Imagem Postada

O café-bar onde está a exposição fica aberto das 13 às 22:30, de segunda a sábado. Espero os foreros de Porto Alegre lá!

Aqui fica a págino do Facebook:

https://www.facebook...10861/?source=1

Um abraço!
"The only thing we photographers really want more than life, more than sex, more than anything, is to be invisible." Philip Jones Griffiths

FLICKR

#2 igorschutz

igorschutz

Sou completamente Louco pelo Brfoto

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 3.091 posts

Postado 03 dezembro 2013 - 08:55

Parabéns, Péricles!

Dê uma palhinha e poste aqui algumas fotos que poderão ser vistas lá!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.

http://www.flickr.co...tos/igorschutz/

#3 Péricles Rodchenko

Péricles Rodchenko

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 319 posts

Postado 03 dezembro 2013 - 08:39

Muito obrigado, Igor! Logo mais, quando tiver um tempinho, dou uma “palhinha” da exposição.

Um abraço.

Uma primeira exposição não é fácil. São muitos os detalhes inesperados que aparecem. Um deles me deu inspiração para um texto literário, que humildemente gostaria de dividir aqui no fórum. É uma narração do que aconteceu comigo em uma conhecida empresa de impressão fotográfica de Porto Alegre, quando conversava com o responsável pelo marketing. Este senhor deveria apoiar minha exposição, mas o que aconteceu foi isso:

Quando você se senta diante de um fotografo (qualquer um tira fotos), passa mais de uma hora escutando pedanterias (qualquer um tira fotos), de como ele é profundo (qualquer um tira fotos), de como ele é sensível (qualquer um tira fotos), de como ele é culto (já leu Bauman?), de como ele sofreu na vida (coitado do filho dele, só do filho dele), olha aqui esta foto (desculpe-me, ainda não está tratada), de como o trabalho dele é único (qualquer um tira fotos), de como ele tira retratos das almas das pessoas (qualquer um tira fotos), e a única coisa que você pensa é: qualquer um tira fotos como as suas, Mané!

Desculpem-me pelo desabafo!
"The only thing we photographers really want more than life, more than sex, more than anything, is to be invisible." Philip Jones Griffiths

FLICKR

#4 igorschutz

igorschutz

• Membro +
  • 3.091 posts

Postado 03 dezembro 2013 - 09:27

Imagino a dificuldade, Pericles. Aliás, seu testemunho daria um ótimo material para um tópico!

#5 raphael.e.a

raphael.e.a

Já conheço o pessoal

• Membro +
  • PipPipPip
  • 79 posts

Postado 04 dezembro 2013 - 09:51

Legal Pericles. Parabéns! Realmente, mostrar o trabalho para os outros não é tarefa fácil! Já tive a experiência de expor, por conta de um curso de fotografia que fiz. Faço coro com o Igor: depois dá uma palhinha pra gente. Se puder, conta um pouco da experiência pra gente também: como surgiu a oportunidade, como foi a escolha das fotos, processo de montagem, etc. Abraços e sucesso!

#6 Péricles Rodchenko

Péricles Rodchenko

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 319 posts

Postado 05 dezembro 2013 - 01:14

Igor, Raphael,

Igor, gostaria de iniciar um tópico sobre os problemas técnicos que tive (com impressões, molduras, equipamentos de exposição, preços), mas isso fica para outro dia. Vou falar de como foi organizada a exposição, que é uma história até curiosa (e talvez útil para os companheiros do fórum).

Como vocês podem ver no cartaz, contei com vários patrocinadores, que na verdade são todos amigos meus: estavam cansados de ver tantas fotos minhas e nenhuma exposição, então decidiram fazer uma vaquinha e financiar o projeto (o custo por pessoa foi mínimo).

O lugar não foi um problema, pois tenho um amigo proprietário de um café que já tinha oferecido o espaço.

De posse do dinheiro, decidi quantas impressões ia fazer e a qualidade das mesmas: jato de tinta e fotográfica padrão. Escolhi 5 fotos visualmente mais interessantes e as imprimi em jato de tinta, em tamanho grande; as demais fotos imprimi com papel fotográfico padrão, em tamanho pequeno, para serem expostas em um varal fotográfico (total de oito fotos). O varal fotográfico é algo super eficaz e fácil de montar, com um apelo visual enorme.

Os cartazes de divulgação, desenhados pela minha namorada, deveriam ser uma cortesia da empresa de impressão fotográfica (a oferta foi deles), mas não foi: não tive estomago para ficar pedindo e implorando o cumprimento da promessa. O que eu fiz foi muitos cartões de visita, com uma foto da exposição em uma das caras, que funcionou super bem (as pessoas pegam esses cartões como verdadeiros souvenires da exposição!).

As fotos têm uma coerência interna até pequena: são fotos de rua, tiradas com óticas manuais, no espaço de tempo de dois anos. Como é a minha primeira exposição, preferi não conceitualizar demais a escolha das imagens: acabei criando uma justificativa genérica (não olhe o passarinho, ou seja, fotos espontâneas de pedestres). Foi útil mostrar o material para várias pessoas diferentes (leigos, fotógrafos "profissionais", artistas), mas sempre filtrei o conselho de cada um deles.

Aqui vai algumas delas (várias já conhecidas do forum):

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

FLICKR

#7 Péricles Rodchenko

Péricles Rodchenko

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 319 posts

Postado 05 dezembro 2013 - 01:19

Justificativa:

Não olhe o passarinho

"A única coisa que os fotógrafos realmente querem mais do que a vida, mais do que sexo, mais do que tudo, é ser invisível."

Philip Jones Griffiths, fotógrafo inglês

Essa frase poderia resumir o interesse de muitos pela fotografia, sobretudo aquela produzida na rua e de forma espontânea. Ela também poderia explicar esta pequena exposição.

As fotos expostas foram feitas mais ou menos intuitivamente, sempre tirando proveito das cenas que me apareciam. Um respeitável senhor de roupa social e patins, outro sonhando acordado na beira do Tejo, um garoto assustado nas ruelas de Tanger, outro aborrecido e cansado depois de um dia festivo. A lista já vai se tornando difícil de memorizar.

Alguém poderia dizer que estas fotos desautorizadas representam um interesse apenas fugaz pelos fotografados, até um aproveitamento. Não é verdade. Quem sai à rua com uma câmera na mão vai em busca do melhor retrato possível, do mais singular: o retrato que seu verdadeiro dono nunca verá.

FLICKR

#8 igorschutz

igorschutz

• Membro +
  • 3.091 posts

Postado 05 dezembro 2013 - 08:04

Péricles, muito interessante seu depoimento e a maneira que se deu início ao projeto, ou seja, pela vontade e patrocínio dos seus amigos.

Reitero meu desejo de sucesso na exposição!

Um abraço,

Igor

#9 rbeuster

rbeuster

Caramba, daqui a pouco enjoam de mim

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 210 posts

Postado 08 dezembro 2013 - 09:04

Olá Péricles

Fui visitar sua exposição.
Gostei muito das fotos.
Pretendo lhe ligar para pedir alguns esclarecimentos.
Só lamentei não haver um Livro de Presença para deixar minha assinatura lá.
Parabéns!

rbeuster (Rui)

#10 raphael.e.a

raphael.e.a

Já conheço o pessoal

• Membro +
  • PipPipPip
  • 79 posts

Postado 08 dezembro 2013 - 10:28

Olá Péricles

(...)
(...)

rbeuster (Rui)

Vixe!! Se eu fosse o destinatário dessa mensagem, ficaria até preocupado!! rsrs

#11 rbeuster

rbeuster

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 210 posts

Postado 08 dezembro 2013 - 01:28

Olá Raphael

Desculpe mas não entendi o espanto pela mensagem !

Att. rbeuster

#12 ModoArtes

ModoArtes

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 258 posts

Postado 08 dezembro 2013 - 02:24

Olá Raphael

Desculpe mas não entendi o espanto pela mensagem !

Att. rbeuster

Acho que foi pela conotação do "pedir alguns esclarecimentos" é uma frase padrão de gestor dando um abraço pelas costas... só parece isso. :post:

Péricles, acredito que muitos colegas aqui do fórum gostariam de ouvir suas experiências com esse evento (pelo menos eu sim)

Vendo alguns post sobre exposição aqui mesmo pensei em viabilizar alguma coisa pra exercitar o cérebro.Tenho uma amiga que estava com uma galeria recém aberta e fui fazer contato para saber o que precisava para realizar uma "exposição BR" (mais ou menos isso) e ela já havia fechado a galeria (prédio próprio), não entrei em muito detalhes pra não gerar desconforto.
Estava localizado na Teodoro Sampaio, não sei se conhece sampa mas é muito próximo da Benedito Calixto, um local de tradição de exposições de obras de arte.

Desculpe a ignorância mas não tenha a menor ideia de como isso funciona, conversei com ela e a priori eles iriam vender prints. Um 20x30 (acho que num fine art) estava saindo por R$200,00 sem moldura ou PP, perguntei sobre certificação e ela não soube responder mas acho que tinha

Fiquei com essa curiosidade sobre a viabilização econômica, se é melhor fazer como Romero Brito e ter sua arte estampada em lancheira ou algo único

Desculpe as besteiras escritas

Abs

Márcio

#13 peridapituba

peridapituba

• Membro +
  • 4.379 posts

Postado 08 dezembro 2013 - 08:06

Parabéns, Péricles.
Só vi este tópico agora, e sua exposição está praticamente no fim.
Espero que tenha sido um sucesso e que tanto vc como seus convidados tenham aproveitado bastante o momento.
Tomara que os resultados desta iniciativa frutifiquem bastante.

Abraços, Imagem Postada

#14 rbeuster

rbeuster

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 210 posts

Postado 08 dezembro 2013 - 10:31

Olá Márcio
Obrigado

Realmente não sabia que "pedir esclarecimentos" fosse frase padrão de alguma coisa mal intencionada.
Para mim "pedir esclarecimentos" significa procurar saber alguma coisa,por exemplo: onde ele imprimiu as fotos ,papel "fine art" eu sei o que é ,mas "algodão" não sei ,é tecido ou papel ?
E assim por diante ,nada a esconder ou desconfiar.

Abrs Rui

#15 Péricles Rodchenko

Péricles Rodchenko

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 319 posts

Postado 09 dezembro 2013 - 01:06

Olá Péricles

Gostei muito das fotos.
Só lamentei não haver um Livro de Presença para deixar minha assinatura lá.
Parabéns!

rbeuster (Rui)

Olá Rui.

Fiquei realmente feliz que uma pessoa tenha conhecido a exposição através do Brfoto. E mais que tenha gostado do que viu!

Estou à disposição para qualquer esclarecimento, claro! (estou lhe enviando um e-mail a seu endereço do Yahoo).

A ausência de um livro de presença foi realmente uma falta.

mas "algodão" não sei ,é tecido ou papel ?

Sim, referia-me a papel algodão (100% algodão)

Um abraço

FLICKR

#16 Péricles Rodchenko

Péricles Rodchenko

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 319 posts

Postado 09 dezembro 2013 - 01:13

Olá, Márcio.

Obrigado pelo comentário. O que você quis dizer exatamente com "uma "exposição BR""?

Essa exposição foi para mim um teste, uma primeira aproximação ao mundo das exposições. Tenho que me munir de muitos outros conhecimentos para uma segunda. Depois, quando as contas estiverem fechadas, posso escrever mais.

Abraço

FLICKR

#17 Péricles Rodchenko

Péricles Rodchenko

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 319 posts

Postado 09 dezembro 2013 - 01:16

Parabéns, Péricles.
Só vi este tópico agora, e sua exposição está praticamente no fim.
Espero que tenha sido um sucesso e que tanto vc como seus convidados tenham aproveitado bastante o momento.
Tomara que os resultados desta iniciativa frutifiquem bastante.

Abraços, Imagem Postada

Muito obrigado pelo incentivo e pelos parabéns. Realmente espero expor mais no futuro.

Um abraço

FLICKR

#18 ModoArtes

ModoArtes

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 258 posts

Postado 09 dezembro 2013 - 07:03

Olá, Márcio.

Obrigado pelo comentário. O que você quis dizer exatamente com "uma "exposição BR""?

Essa exposição foi para mim um teste, uma primeira aproximação ao mundo das exposições. Tenho que me munir de muitos outros conhecimentos para uma segunda. Depois, quando as contas estiverem fechadas, posso escrever mais.

Abraço

Passou pela cabeça uma exposição brfoto, fui ver com a dona da galeria o processo, curador, etc mas pra minha infeliz surpresa ela já fechou as portas por isso não ventilei nada.

Abraço

Marcio

#19 Alessandro_sp

Alessandro_sp

• Admin
  • 18.420 posts

Postado 10 dezembro 2013 - 06:10

Nos primórdios do BRfoto, o Douglas, um dos foristas, organizou uma exposição de um subgrupo do forum chamado BRfotoclube. Sendo completamente honesto, a coisa não foi pra frente por falta de empolgação de muitos dos participantes desse grupo, isentando porém desse grupo o próprio Douglas que correu atrás de muita coisa, aliás quase tudo. Não sei, talvez tenha sido o momento, talvez uma exposição fosse OK mas um fotoclube não fizesse sentido (sendo um nicho dentro de outro nicho que é o forum) mas o fato é que houve a exposição e nada mais.

Depois disso o material acabou ficando todo comigo, são acho que umas 30 ou 40 fotos em 30x45 impressas em Frontier. Refletem obviamente a época em que foram feitas, alguns foristas tinham mais experiência, outros menos. A exposição em si foi muito legal, veio até que bastante gente, a questão foi o desinteresse depois.

Pelo trabalho que o Douglas (e alguns foristas que colaboraram) teve, eu imagino que tocar uma empreitada dessas sozinho signifique muito óleo de peroba e um bom tanto de portadas na cara. Mas a persistência gera resultados, isso é garantido.

#20 raphael.e.a

raphael.e.a

Já conheço o pessoal

• Membro +
  • PipPipPip
  • 79 posts

Postado 11 dezembro 2013 - 09:34

A loja consigo tem um espaço pra exposição. não sei como são as regras para expor, mas já vi fotos de um forista lá.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)