Ir para conteúdo

Foto

BRfoto pode ser encerrado

• Por favor, faça o login para responder
49 respostas neste tópico

#1 Alessandro_sp

Alessandro_sp

Sou completamente Louco pelo Brfoto

• Admin
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 18.420 posts

Postado 03 junho 2015 - 05:38

Galera, infelizmente é verdade. Estamos num momento bastante complicado. Para abreviar bastante o assunto:

Até hoje o forum vem sendo hospedado em um servidor dedicado (devido principalmente ao tamanho da base de dados acumulada durante tantos anos). Durante esse tempo o custo disso vinha sendo bancado através da publicidade paga por alguns anunciantes. Recentemente esse quadro acabou por se reverter (poucos usuários acessando o forum, mudanças na internet com o crescimento e migração para redes sociais, etc) a ponto de no último ano, as despesas do forum terem sido custeadas pelo Fagundes (um dos administradores).

O trabalho da equipe de moderação/administração e do Nicolas, na parte técnica, é (e sempre foi) voluntário, e não gera despesas para o forum, então a questão é o custo do servidor.

Se não encontrarmos uma solução para levantarmos o montante necessário para a despesa mensal (atualmente,cerca de 250 reais) a triste realidade é que o forum será fechado.

Estamos procurando alternativas para que possamos mantê-lo ativo. Mas também precisamos saber de vocês se têm interesse na manutenção do forum.

O próprio Fagundes me autorizou a trazer esta discussão para cá, não só para pedir a opinião de todos como também para torná-los cientes do problema...

• inetryconydot curtiu isso

#2 Marcelo

Marcelo

• Membro +
  • 3.808 posts

Postado 03 junho 2015 - 06:23

Muita coisa rolou por aqui. Mas não sei como está o acesso... vejo tópicos sem resposta. 

Alguma sugestão?

Errar é humano. Perdoar não é política da empresa.

Imagem Postada

#3 Alessandro_sp

Alessandro_sp

• Admin
  • 18.420 posts

Postado 03 junho 2015 - 06:37

Vc diz o acesso no sentido do número de visitantes, Marcelo? Caiu muito com a migração para as redes sociais... Acho que não só no BRfoto mas em qq outra plataforma similar.

Sobre os tópicos sem resposta, não entendi a questão...

Sugestões é o que estamos buscando, na moderação já discutimos um pouco e vieram várias idéias, desde contribuições a tentar levantar a verba com eventos. Mas vai que alguém conhece um servidor bom e com preço em conta, enfim, qq idéia pode ajudar, inclusive podemos somar soluções.

#4 André Pinnola

André Pinnola

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.145 posts

Postado 03 junho 2015 - 06:58

Bem triste ficar sem o BR Foto. Nunca achei que fosse pago! Com servidor dedicado encarece. Não sei nem que sugestão poderia dar... :(

Pinnola Fotografia
www.pinnolafotografia.com.br

#5 igorschutz

igorschutz

• Membro +
  • 3.092 posts

Postado 04 junho 2015 - 11:34

Já que qualquer sugestão é bem vinda, lá vai:

1. Entre em contato com este hospedeiro: www.integrator.com.br, e pesquise quanto ficaria para hospedar com eles. Já utilizei o serviço deles e é bastante decente.

2. Diminua consideravelmente a base de dados do BrFoto. Sei que é triste ter de abrir mão de uma parte de sua história, mas já que o movimento no fórum já não é mais o mesmo, melhor se adaptar aos novos tempos.
  • Abrantes curtiu isso
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.

http://www.flickr.co...tos/igorschutz/

#6 ACosta

ACosta

• Membro +
  • 3.039 posts

Postado 04 junho 2015 - 12:58

Qual o tamanho do banco de dados? 600 reais me parece meio caro, mas não sei o tamanho do banco. Talvez um serviço compartilhado seria outra opção.

#7 Alessandro_sp

Alessandro_sp

• Admin
  • 18.420 posts

Postado 04 junho 2015 - 02:39

Errei o valor, é na faixa de 250/mês... Inclusive editei no post original para deixar claro.

O tamanho da base é de mais de 30 Gb, não sei dizer quanto a mais do que isso mas possivelmente ultrapassa esse tamanho.

#8 Alessandro_sp

Alessandro_sp

• Admin
  • 18.420 posts

Postado 04 junho 2015 - 02:43

Sugestão do Felipe Bergo: http://mindnet.com.br

Plano mais caro: 45 Gb de espaço, 1 Tb de tráfego, 55 reais/mês

#9 ACosta

ACosta

• Membro +
  • 3.039 posts

Postado 04 junho 2015 - 02:49

Outra coisa é que muita genre acessa pelo cellular e nao ten propaganda.

Poderia cobrar um trocado para anunciar coisas a venda
  • Abrantes curtiu isso

#10 Alessandro_sp

Alessandro_sp

• Admin
  • 18.420 posts

Postado 04 junho 2015 - 03:28

Pedi pros outros moderadores e admins acompanharem a discussão por aqui. Muita coisa só o próprio Fagundes pode responder ou avaliar direito :post:

Podem ir mandando as sugestões!!! :)

#11 Abrantes

Abrantes

• Membro +
  • 6.175 posts

Postado 04 junho 2015 - 04:07

Se o custo subiu muito em função do espaço não vejo muito mistério...é o que o Igor falou...limar um monte de tópicos etc e partir para uma solução mais barata.

Natural que se o movimento diminui a estrutura deve diminuir também...

#12 Newman

Newman

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 448 posts

Postado 04 junho 2015 - 04:58

Eu não sei se o que irei sugerir aqui é economicamente viável quanto ao tráfego, até pq não entendo bulhufas de programação. Mas antigamente vi em outros forums eles aplicarem uma espécie de reset onde o histórico de conteúdo era separado do site e transferido para outro local. O que ficava era o conteúdo mais atual que era acessado normalmente pelos usuários. Caso houvesse o interesse em pesquisar os dados mais antigos, bastaria acessar um link para o conteúdo do forum “fantasma” que já não fazia mais parte do site oficial. Pode ser que eles fizessem isso por motivos de economia ou apenas para manter o fórum organizado.

Não seja tão humilde, você não é tão bom assim!

#13 Marcelo

Marcelo

• Membro +
  • 3.808 posts

Postado 04 junho 2015 - 06:09

E o dreamhost.com

Acho que é ilimitado e custa U$7/mês.

Repassei o meu para o Alessandro Gruetz esse mês.
Errar é humano. Perdoar não é política da empresa.

Imagem Postada

#14 Rodrigo Pereira

Rodrigo Pereira

Manda qq uma que eu respondo

• Admin
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 2.399 posts

Postado 04 junho 2015 - 06:09

Sugestão do Felipe Bergo: http://mindnet.com.br

Plano mais caro: 45 Gb de espaço, 1 Tb de tráfego, 55 reais/mês

Gostei desse até para os sites que eu tenho. É confiável?

#15 Alessandro_sp

Alessandro_sp

• Admin
  • 18.420 posts

Postado 04 junho 2015 - 06:50

Rodrigo, a pessoa que me indicou disse que usa sem problemas para seu site pessoal desde 2007. E o cara é criterioso. Se quiser falar com ele, é o user fbergo.

#16 zoinho

zoinho

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 495 posts

Postado 04 junho 2015 - 06:51

ué deletaram minha sugestão ........ein Alessandro naõ rola não ?

#17 Alessandro_sp

Alessandro_sp

• Admin
  • 18.420 posts

Postado 04 junho 2015 - 06:52

Eu não sei se o que irei sugerir aqui é economicamente viável quanto ao tráfego, até pq não entendo bulhufas de programação. Mas antigamente vi em outros forums eles aplicarem uma espécie de reset onde o histórico de conteúdo era separado do site e transferido para outro local. O que ficava era o conteúdo mais atual que era acessado normalmente pelos usuários. Caso houvesse o interesse em pesquisar os dados mais antigos, bastaria acessar um link para o conteúdo do forum “fantasma” que já não fazia mais parte do site oficial. Pode ser que eles fizessem isso por motivos de economia ou apenas para manter o fórum organizado.

É uma idéia, não sei se o impacto seria relevante mas é um caminho a seguir.

Já vi isso acontecer num outro forum e foi meio ruim a princípio em termos da usabilidade, porém o ser humano se adapta a quase tudo e acabaram se acostumando. Infelizmente boa parte do conteúdo antigo acabou se perdendo (numa dessas limpezas) pois dependia dos usuários demonstrarem interesse dando um "up" nos tópicos que gostariam de manter, e se não ocorresse naquele momento de subir algum tópico ele acabava sendo limado. O que infelizmente acabou condenando muito conteúdo legal...

#18 Alessandro_sp

Alessandro_sp

• Admin
  • 18.420 posts

Postado 04 junho 2015 - 06:53

ué deletaram minha sugestão ........ein Alessandro naõ rola não ?

Não deletei nada não Zoinho... Sei lá o que aconteceu, talvez o apocalipse esteja mais próximo do que imaginamos... O que vc tinha sugerido? Manda de novo!

#19 Alessandro_sp

Alessandro_sp

• Admin
  • 18.420 posts

Postado 04 junho 2015 - 06:56

E o dreamhost.com

Acho que é ilimitado e custa U$7/mês.

Repassei o meu para o Alessandro Gruetz esse mês.

As variáveis que importam são o espaço em disco e o tráfego, além é claro do uso do processamento (pesquisas, por exemplo, ainda por cima numa base de dados imensa). Pode ser que o espaço em disco seja suficiente mas o tráfego ou o processamento estourem e comecem a dar problema (imagino, pois tb não sou muito entendido nessa área).

Se bem que com a atual visitação que temos não vejo por onde tráfego seja problema.

#20 zoinho

zoinho

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 495 posts

Postado 04 junho 2015 - 07:07

Não deletei nada não Zoinho... Sei lá o que aconteceu, talvez o apocalipse esteja mais próximo do que imaginamos... O que vc tinha sugerido? Manda de novo!

eu sugeri colocar um botão de doação no site , assim como aconteceu com muitos blogs e sites interessantes q só continuam no ar por isso.. Ninguem ´e obrigado a nada e sem valor fixo. Doação rotativa e voluntária. Se sobrar vai pro fundo de reserva .

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)