Ir para conteúdo

Foto

É o Fotometro Externo um instrumento OBSOLETO?

fotometro externo

• Por favor, faça o login para responder
29 respostas neste tópico

#1 Daniel Rodrigo

Daniel Rodrigo

Um dia eu posto mais do que o admin

• Membro +
  • PipPipPipPip
  • 147 posts

Postado 15 março 2016 - 03:14

Pessoal. 

Matriculei me em um curso entitulado Fotografia de MODA na ABAF.

Estranhei de inicio o uso de luz contínua para a primeira aula em estúdio, mas tudo bem... vamos continuar...

Não usamos fotômetro em momento algum, a professora pedia para que tentássemos alterar as configurações da câmera até obtermos uma exposição razoável.

Tão pouso avaliamos a temperatura da cor, não fizemos um "balanço dos brancos" ou qq metodo similar....

Quando questionei a professora pelo grupo de whatsapp que criamos sobre o uso do fotometro, o presidente da escola respondeu me dizendo que o fotômetro ficou obsoleto devido as cameras digitais permitirem verificar se a foto ficou boa ou nao no visor. 

IMG_7741.PNG   Ele tem razão no que está falando? Alguém pode me ajudar?

Daniel Oliveira
daniel@zoomingphotos.com.br
Canon 5D Mark II, Sekonic L358, Studio Flashes, Canon Lenses

#2 Guilherme Ribeiro

Guilherme Ribeiro

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.091 posts

Postado 15 março 2016 - 03:52

Baseado na opinião desta pessoa, então não são mais necessárias aulas de português, pois o computador existe e já corrige ortografia, gramática, etc.

• Daniel Rodrigo curtiu isso
Guilherme Ribeiro

What We Do In Life, Echoes In Eternity

Meu Flickr

Doe Sangue Que Não Dói! Seja Cliente do Banco de Sangue!!

#3 ModoArtes

ModoArtes

Caramba, daqui a pouco enjoam de mim

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 258 posts

Postado 16 março 2016 - 09:49

Putz!!!!!

Não sou fotógrafo, no máximo tiro "umas fotos" mas o relato é merecedor de umas 10 chibatadas no lombo e pra economizar, no estilo "O Nome da Rosa"

A melhor parte da msg do presidente foi "devolvemos o seu $$"

Fotógrafo profissional tem que saber sobre gerenciamento de cor e luz amigo, até eu sei que é basico

#4 Daniel Rodrigo

Daniel Rodrigo

• Membro +
  • PipPipPipPip
  • 147 posts

Postado 16 março 2016 - 10:00

Putz!!!!!

Não sou fotógrafo, no máximo tiro "umas fotos" mas o relato é merecedor de umas 10 chibatadas no lombo e pra economizar, no estilo "O Nome da Rosa"

A melhor parte da msg do presidente foi "devolvemos o seu $$"

Fotógrafo profissional tem que saber sobre gerenciamento de cor e luz amigo, até eu sei que é basico

E o cara é o presidente da Associação Brasileira de Artes Fotográficas...

Fui "expulso do curso" por questionar o uso do fotômetro em estúdio.

Daniel Oliveira

#5 igorschutz

igorschutz

Sou completamente Louco pelo Brfoto

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 3.088 posts

Postado 16 março 2016 - 04:50

Olha, te dizer que eu só fui perceber a utilidade de um fotômetro "de mão" quando comecei a explorar fotografia em filme. Antes, na fotografia digital, e também depois, quando desisti do filme, nunca vi necessidade em ter um.

Então, penso que, na prática, o fotômetro "de mão" (falo "de mão" pq a câmera digital também possui um fotômetro tão competente quanto) é mesmo um equipamento obsoleto, contudo, isso não quer dizer que devemos ignorá-lo ou, principalmente, ignorar os princípios do seu funcionamento, até mesmo porque devemos aprender a operar o fotômetro que está dentro das nossas câmeras digitais e saber prever seus resultados, e não ficar na tentativa e erro, como se uma boa fotometria fosse resultado da sorte e feitiçaria à la deus ex machina.

Isso é respondendo a pergunta do tópico, agora sobre as demais questões na sua mensagem:

1. Acho correto que nas primeiras aulas de fotografia de estúdio se use luz contínua. É mais fácil ensinar e mais fácil aprender desta forma. O uso do flash fica mais adiante, quando os alunos já tiverem bases bem sólidas.

2. Não é possível ensinar tudo numa primeira aula. Pode ser que mais pra frente ensinassem sobre fotometria, temperatura de cor, etc. Talvez vc estivesse esperando demais de apenas uma aula. Ou não? Não sei, não conheço o conteúdo programático do curso.

3. Pro cara ter reagido como reagiu, devolvendo seu dinheiro e "expulsando-lhe" do curso, ou ele é ignorante demais ou sua mensagem de questionamento passou do tom. Como não vi sua mensagem, não posso julgar o cara.

• Rodrigo Pereira, Daniel Rodrigo, Paulo Mendes e 1 outro curtiram isso
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.

http://www.flickr.co...tos/igorschutz/

#6 Alessandro_sp

Alessandro_sp

• Admin
  • 18.420 posts

Postado 16 março 2016 - 07:08

Acho que o Igor foi perfeito em sua colocação. E acrescento que não é bem como foi dito, que basta "aproximar ou afastar a luz" - a ferramenta que substituiu (por assim dizer e com a devida licença poética) o fotômetro é o histograma. Não adianta avaliar "no olho" até porque a própria configuração de luminosidade do LCD induz a erros grosseiros.

O que talvez tenham desejado te passar é que num estilo de fotografia muito dinâmico, não se fica alterando configuração de fotometria a todo instante, sendo mais importante capturar o momento mesmo que com algum erro. A bem da verdade eu também discordo disso, se é que era a idéia que queriam passar, mas de certa forma faz sentido se preocupar primeiro com esse quesito e depois com detalhes técnicos mais avançados (até porque na dinâmica de um curso você deve capturar o interesse dos alunos, e aula de fotometria é pra lá de chato - o povo quer fotografar, então pode ser estratégia deles capturar o interesse e depois complementar as informações)

Bom que vc recebeu seu dinheiro de volta, agora procure um curso que te atenda melhor :post:

#7 adrianoquatro

adrianoquatro

• Membro +
  • 3.146 posts

Postado 20 março 2016 - 12:50

Acho que o fotômetro ajuda a dar consistência de uma foto pra outra. Pode até ter sido substituído, mas acho legal e sempre que possível, uso.
O diferencial é a medição da luz incidente e não da luz refletida, que muda bastante.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior , favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"

#8 igorschutz

igorschutz

• Membro +
  • 3.088 posts

Postado 20 março 2016 - 08:15

Pra isso, é só usar o truque do copinho: você pega um copinho descartável, daquele branco leitoso, põe a boca dele na frente da lente e mede com o fotômetro da câmera.

O resultado quase sempre é igual.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.

http://www.flickr.co...tos/igorschutz/

#9 Luiz L

Luiz L

• Membro +
  • 4.409 posts

Postado 20 março 2016 - 09:49

É obsoleto.

Imagem Postada

#10 Alessandro_sp

Alessandro_sp

• Admin
  • 18.420 posts

Postado 20 março 2016 - 03:28

É obsoleto se vc souber usar o histograma, Luiz, e pelo jeito nesse curso não se ensina nem isso nem mesmo usar o fotômetro interno.

Mas apesar do título do tópico se referir ao fotômetro externo, fiquei na dúvida se usam o fotômetro da camera no curso (digo, criativamente).

#11 ModoArtes

ModoArtes

Caramba, daqui a pouco enjoam de mim

• Membro +
  • PipPipPipPipPip
  • 258 posts

Postado 20 março 2016 - 11:54

Pode ser obsoleto, mas tem muito fotografo que usa

Sem sei se existe o verbo, mas fotometrar ainda é necessário (eu acho :doh: ).

Li um post do Patagonio com o mapeamento de aberturas na paisagem dele, muito interessante

De qualquer forma, a resposta do diretor do curso foi muito tosca e infantil. Obvio que pra acertar a fotometragem é necessário jogar mais ou menos  luz, seja e intensidade ou aproximando mais ou menos o objeto da fonte, mas acertar isto por monitor da câmera.... mãe do céu, é confiar muito na pós

#12 peridapituba

peridapituba

• Membro +
  • 4.378 posts

Postado 21 março 2016 - 05:10

Já passou pela cabeça de alguém que ele pode estar se referindo a um caso específico?

Alguém teve acesso a todo o teor das conversas pra se certificar das condições discutidas? 

Dependendo do caso ele se torna obsoleto sim, basta que se tenha o controle total da luz.

Em um estúdio por exemplo e dependendo das condições propiciadas, se consegue um padrão que torna desnecessário o uso do fotômetro.

Basta que se tenha conhecimentos de fotometria e medição de luz mesmo que com o fotômetro da câmera.

E poderá ser em casos assim que acontece o que ele sugeriu.

Quanto à atitude do cara em devolver o dinheiro ... me desculpe falar, nós estamos lendo apenas a sua versão.

Se nas suas reclamações vc se mostra insatisfeito e questiona um modus operantis do curso que a ABAF promove não resta alternativa a não ser devolver seu dinheiro e deixar que vc busque um curso que lhe satisfaça.

Não estou tomando partido de lado algum porque não o conheço e tão pouco a instituição, mas é sempre bom dar o benefício da dúvida até que se ouça todas as partes envolvidas.

Pensando por este lado a atitude da direção do curso pode ser classificada como correta.

#13 Daniel Rodrigo

Daniel Rodrigo

• Membro +
  • PipPipPipPip
  • 147 posts

Postado 21 março 2016 - 05:32

É obsoleto se vc souber usar o histograma, Luiz, e pelo jeito nesse curso não se ensina nem isso nem mesmo usar o fotômetro interno.

Mas apesar do título do tópico se referir ao fotômetro externo, fiquei na dúvida se usam o fotômetro da camera no curso (digo, criativamente).

Talvez minhas expectativas de um curso de fotografia de moda e estudio, estejam além do que se oferece.
Eu não tenho conhecimento por isso quero estudar, quero aprender e por isso questiono. 

Eu estou percebendo que o fotometro tem sido deixado de lado por muitos fotografos.

Minha pergunta passa a ser:   sera que em um ensaio em estudio com uma modelo de nome... tipo Gisele, faz se fotos sem uso do fotometro?

Se a resposta, for: não precisa de fotometro mais devido a nova tecnologia das cameras. O assunto esta encerrado. E eu passo a concordar com o individuo que afirma ser o fotometro algo do passado.

Daniel Oliveira

#14 Daniel Rodrigo

Daniel Rodrigo

• Membro +
  • PipPipPipPip
  • 147 posts

Postado 21 março 2016 - 05:36

Já passou pela cabeça de alguém que ele pode estar se referindo a um caso específico?

Alguém teve acesso a todo o teor das conversas pra se certificar das condições discutidas? 

Dependendo do caso ele se torna obsoleto sim, basta que se tenha o controle total da luz.

Em um estúdio por exemplo e dependendo das condições propiciadas, se consegue um padrão que torna desnecessário o uso do fotômetro.

Basta que se tenha conhecimentos de fotometria e medição de luz mesmo que com o fotômetro da câmera.

Quanto à atitude do cara em devolver o dinheiro ... me desculpe falar, nós estamos lendo apenas a sua versão.

Se nas suas reclamações vc se mostra insatisfeito e questiona um modus operantis do curso que a ABAF promove não resta alternativa a não ser devolver seu dinheiro e deixar que vc busque um curso que lhe satisfaça.

Não estou tomando partido de lado algum porque não o conheço e tão pouco a instituição, mas é sempre bom dar o benefício da dúvida até que se ouça todas as partes envolvidas.

Pensando por este lado a atitude da direção do curso pode ser classificada como correta.

Na primeira aula que fizemos em estudio, eu usei as seguintes palavras:  "professora, nessa aula não vamos usar um fotômetro? Como eu faço? Quais "numero" eu uso na minha camera?"  Foi exatamente isso que eu perguntei. E incrivelmente o suficiente para eu receber o email que vocês leram.

Eu NUNCA questionei o curso, e sim a ausencia do fotometro. Pois a minha expectativa era de aprender a usá-lo num curso de moda. Se no curso de modo não se aprende fotometria, basta me dizer e EU Decido se quero continuar ou não. 

Mas tudo bem. Cada um faz como quer. Eu considero a carta ofensiva, por que me senti ofendido quando a li. E isso sim, é inquestionável.  Com relação ao uso do fotômetro, vejo que muitos pensam de formas diferentes... tornando o assunto questionável. Alias questionar foi tudo que eu fiz.

Daniel Oliveira

#15 peridapituba

peridapituba

• Membro +
  • 4.378 posts

Postado 21 março 2016 - 06:49

É difícil um contraponto pq vc está muito afixionado pelo uso do fotômetro em si ao invés de tentar ver o lado oposto, ou seja, o não uso dele.
Pelo que se percebe em seus comentários o uso de um fotômetro é primordial p vc.
Acho que vc deve procurar um curso onde as lições de medição de luz com fotômetro são aplicadas.
E então vc mesmo decidir se vale a pena ou não usar um.
Boa sorte. :post:

Talvez minhas expectativas de um curso de fotografia de moda e estudio, estejam além do que se oferece.
Eu não tenho conhecimento por isso quero estudar, quero aprender e por isso questiono. 
Eu estou percebendo que o fotometro tem sido deixado de lado por muitos fotografos.

Minha pergunta passa a ser:   sera que em um ensaio em estudio com uma modelo de nome... tipo Gisele, faz se fotos sem uso do fotometro?
Se a resposta, for: não precisa de fotometro mais devido a nova tecnologia das cameras. O assunto esta encerrado. E eu passo a concordar com o individuo que afirma ser o fotometro algo do passado.

#16 Alessandro_sp

Alessandro_sp

• Admin
  • 18.420 posts

Postado 22 março 2016 - 04:04

Daniel, algumas perguntas...

Foi desse jeito mesmo? Vc questionou a professora e isso foi parar na diretoria e virou email? Ou houveram diálogos intermediários que vc não expôs aqui, seja por qual razão for?

Quando vc falou em fotômetro, se referia ao externo ou ao embutido (que todas as câmeras possuem)?

Tem um link para a página que oferece esse curso?

#17 Alessandro_sp

Alessandro_sp

• Admin
  • 18.420 posts

Postado 22 março 2016 - 04:11

Peri, seja qual for o motivo, a resposta tem um tom ácido completamente desnecessário. E dizer que "basta aproximar ou afastar a luz usada" é no mínimo ambíguo (aproximar ou afastar no sentido de compensar exposição, ou de mover fisicamente a fonte de luz, ou alterar sua intensidade?). E se for referente a movimentação da fonte de luz (o que acho bem absurdo mas não fui eu quem redigi de maneira ambígua) então isso não é obsoleto mas usar um fotômetro é?

Por mais que seja desnecessário o uso do fotômetro em ensaios de moda (o que eu imagino não ser, mas assumo que não fotografo moda e não conheço o suficiente para afirmar - deixo para os colegas que o fazem) a inferência que o diretor faz foge ao escopo da fotografia de moda e se expande à fotografia como um todo... E é descabido, é o mesmo que dizer a um atirador de elite que ele não precisa de rifle de longo alcance nem de luneta porque com o advento das metralhadoras uma hora ou outra ele acerta, basta ver se o inimigo caiu...

#18 ACosta

ACosta

• Membro +
  • 3.034 posts

Postado 22 março 2016 - 06:28

Eu achei a resposta do cara ate que tranquila. Eu escreveria de outra forma, mas o fato dele oferecer o dinheiro de volta mostra que ele está convicto de sua opinião.

Também acho que essa talvez não tenha sido a primeira resposta e também não sei qual foi o tom da pergunta.

Eu acho fotômetro absoleto. Esses ensaios de moda estão pendendo para deixar a câmera conectada com o computador. Ai mesmo é que o fotômetro não serve de nada.

#19 peridapituba

peridapituba

• Membro +
  • 4.378 posts

Postado 22 março 2016 - 09:08

Até que ponto uma resposta ácida não foi provocada?
Mais uma vez reafirmo que não estou tomando partido, apenas tentando ver um outro lado (se é que há).
A resposta sobre o fotômetro ser obsoleto, ou a minha resposta, é: não.

Mas para tudo há um contexto e talvez neste especificamente ele não seja de fato necessário.

Há formas e formas de se formular uma pergunta.
Há casos que o fotômetro é necessário.
Há casos que não.

Obsoleto?
Não creio.

Especificar mais detalhadamente uma situação pode sempre gerar respostas também mais específicas.

:post:

PS: Esqueci de mencionar a edição pós captura que tb pode, DEPENDENDO da situação, ser um baita auxílio p que não seja preciso/necessário usar um fotômetro.

Peri, seja qual for o motivo, a resposta tem um tom ácido completamente desnecessário. E dizer que "basta aproximar ou afastar a luz usada" é no mínimo ambíguo (aproximar ou afastar no sentido de compensar exposição, ou de mover fisicamente a fonte de luz, ou alterar sua intensidade?). E se for referente a movimentação da fonte de luz (o que acho bem absurdo mas não fui eu quem redigi de maneira ambígua) então isso não é obsoleto mas usar um fotômetro é?

Por mais que seja desnecessário o uso do fotômetro em ensaios de moda (o que eu imagino não ser, mas assumo que não fotografo moda e não conheço o suficiente para afirmar - deixo para os colegas que o fazem) a inferência que o diretor faz foge ao escopo da fotografia de moda e se expande à fotografia como um todo... E é descabido, é o mesmo que dizer a um atirador de elite que ele não precisa de rifle de longo alcance nem de luneta porque com o advento das metralhadoras uma hora ou outra ele acerta, basta ver se o inimigo caiu...

#20 Rodrigo Pereira

Rodrigo Pereira

Manda qq uma que eu respondo

• Admin
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 2.396 posts

Postado 22 março 2016 - 10:55

Sobre o fotômetro externo, só usei com câmeras que não tinham fotômetro...

3 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 3 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)