Ir para conteúdo

Foto

Turismo no Nordeste, fotografia e Aedes aegypti.

aedes zica chikungunya turismo malayo nordeste

• Por favor, faça o login para responder
11 respostas neste tópico

#1 FranciscoRS

FranciscoRS

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 434 posts

Postado 29 dezembro 2016 - 02:28

Pessoal,

Estou pensando em viajar com minha esposa para o litoral de Alagoas em fevereiro, mas as notícias sobre zica e chikungunya assustam bastante. Então, gostaria de saber a opinião de quem mora em estados do nordeste sobre a real situação, baseada na vivência de cada um. Basicamente, as minhas dúvidas são:

1. Como o "cidadão médio" dos estados do nordeste tem se prevenido das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti? 

2. É necessário vestir-se como um astrounauta em pleno verão, tipo usar calças e camisas compridas, além de aplicar repelente insanamente ao longo do dia?

3. Possuem amigos e parentes que pegaram alguma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti mesmo tomando as medidas preventivas?

Grato!

Francisco Amorim
Porto Alegre - RS
Canon F1 (old), 2x Canon AE1, Pentax MX, K100d
Canon F1 (new) roubada - in memorian

#2 Abrantes

Abrantes

Sou completamente Louco pelo Brfoto

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 6.172 posts

Postado 29 dezembro 2016 - 08:08

Vc mora onde?

#3 Abrantes

Abrantes

• Membro +
  • 6.172 posts

Postado 29 dezembro 2016 - 08:09

Respondendo uma das perguntas....eu já peguei dengue hemorrágica em 2003...e eu moro no Rio.
Peguei no Rio mesmo

#4 Abrantes

Abrantes

• Membro +
  • 6.172 posts

Postado 29 dezembro 2016 - 08:11

Eu não sei se eu sou um "cidadão médio"..

#5 Abrantes

Abrantes

• Membro +
  • 6.172 posts

Postado 29 dezembro 2016 - 09:29

Aqui no Rio tem muitas doenças

#6 FranciscoRS

FranciscoRS

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 434 posts

Postado 30 dezembro 2016 - 02:00

Vc mora onde?

Porto Alegre/RS. É muito raro o Aedes aparecer por aqui. Se alguém tem dengue, vira notícia de jornal, a secretaria da saúde dedetiza o bairro inteiro...

Respondendo uma das perguntas....eu já peguei dengue hemorrágica em 2003...e eu moro no Rio.
Peguei no Rio mesmo

Pois é... o Rio de Janeiro está competindo com as estatísticas do nordeste segundo este relatório epidemiológico:

http://portalsaude.s...-publicacao.pdf

Eu não sei se eu sou um "cidadão médio"..

Não foi uma boa expressão, mas eu queria saber basicamente o que as pessoas têm feito, o que se vê nas ruas... por exemplo, o povo está trocando bermudas por calças compridas? Dormem com o ventilador ligado no máximo para afastar mosquitos? Mosquiteiro? E assim por diante...

Aqui no Rio tem muitas doenças

Pois é... não imaginava que o número de casos estava tão alto no RJ.  

Francisco Amorim
Porto Alegre - RS

#7 Abrantes

Abrantes

• Membro +
  • 6.172 posts

Postado 30 dezembro 2016 - 02:10

Eu durmo com ar condicionado

Mas não da para fugir do mosquito qdo eu tô na rua.

Aqui no Rio que eu saiba ninguém usa mosquiteiro

#8 zoinho

zoinho

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 495 posts

Postado 31 dezembro 2016 - 10:47

em casa todas janelas  tem mosqueteiro, todos ralos tbm contra baratas..........e hoje fui picado por um aedes enquanto arrumava um radio velho no quintal........vou ver se fico doente ou não........detalhe eu moro na megalópole Suzano, localizada a 35 km da praça da Sé

#9 Amveeck

Amveeck

Já tou começando a responder

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 736 posts

Postado 02 janeiro 2017 - 01:50

Moro em Recife e meu pai mora no litoral de Alagoas. Estou inclusive indo passar uma semana lá agora em Janeiro.

1- Quando vou passar o final de semana em qualquer praia ou interior, levo repelente, mas não especificamente por causa de Aedes, e sim por pernilongos em geral.

2- Nunca me vesti "como astronauta" por causa de mosquitos, mas utilizo camisas de manga comprida com proteção UV por questão de sol intenso.

3- Nem eu nem meu pai pegamos Dengue ou assemelhados, mas se você conversar com QUALQUER pessoal que more no Nordeste, certamente essa pessoa conhecerá alguém que tenha pego uma das variantes da doença.

4- Existe repelentes que dizem que tem eficácia de 10 horas, então você não precisa ficar passando insanamente.

5- Eu levo um inseticida (tipo SBP) para qualquer hotel que eu vá, seja em fazenda ou praia, ao chegar eu passo o inseticida no quarto e deixo as janelas fechadas para que não entre nenhum inseto, e novamente, isso não é para me proteger do AEDES, e sim para qualquer tipo de mosquito.

6- Não deixe que esse receio boicote suas férias, venha relaxado para aproveitar as praias sensacionais daqui. Se for para vir preocupado, vá para Tramandaí ou Curumim (rsssss)   (Sou gaúcho, mas moro aqui há 36 anos)

Aproveite a viagem. Boas fotos.

• Rodrigo Pereira e FranciscoRS curtiram isso

#10 FranciscoRS

FranciscoRS

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 434 posts

Postado 14 janeiro 2017 - 12:53

Valeu as dicas, Amveeck!

Estava preocupado há umas duas semanas, mas agora estou mais tranquilo... risco zero não existe, mas tomando algumas precauções acho que dá para relaxar. Chega de passar as férias em praia com mar marrom e carregado de mães d'água  :D

Francisco Amorim
Porto Alegre - RS

#11 Amveeck

Amveeck

Já tou começando a responder

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 736 posts

Postado 14 janeiro 2017 - 02:14

Voltei hoje de lá. Nem usei repelente  :lolb:   

Passei 4 dias em Hotel Fazenda e 3 na praia. Praticamente não vi pernilongos. Meu pai há um bom tempo não ouve nada sobre dengue e assemelhados.  

A água da praia está cristalina e o sol está de rachar a cabeça.  Se preocupe mais em trazer protetor solar 60fps e boné do que repelente  :lolb:  :lolb:  :lolb:

Divirta-se e boas fotos

#12 FranciscoRS

FranciscoRS

Eu pergunto muito

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPip
  • 434 posts

Postado 01 março 2017 - 04:45

Voltei hoje de lá. Nem usei repelente  :lolb:   

Passei 4 dias em Hotel Fazenda e 3 na praia. Praticamente não vi pernilongos. Meu pai há um bom tempo não ouve nada sobre dengue e assemelhados.  

A água da praia está cristalina e o sol está de rachar a cabeça.  Se preocupe mais em trazer protetor solar 60fps e boné do que repelente  :lolb:  :lolb:  :lolb:

Divirta-se e boas fotos

Tem razão. Levei um arsenal de Exposis e fui encontrar mais mosquitos no Rio de Janeiro (paramos lá por 2 dias no retorno a Porto Alegre). Acabei tendo de comprar mais protetor em Maceió. O litoral norte de Alagoas é muito bonito mesmo. Ficamos uns dias na Praia do Patacho e é realmente um lugar paradisíaco.

Francisco Amorim
Porto Alegre - RS

Tópicos que também usam as tags aedes, zica, chikungunya, turismo, malayo, nordeste:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)