Ir para conteúdo

Foto

2 lands

• Por favor, faça o login para responder
7 respostas neste tópico

#1 Patagonico

Patagonico

Sou completamente Louco pelo Brfoto

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 3.263 posts

Postado 04 abril 2017 - 10:59

[33713521561_703c333ca4_b.jpg

33801072156_925666c94a_b.jpg

Faz tempo que não posto, mas não parei de de me envolver, principalmente estudar e aprimorar.

Há algum tempo postei essas duas fotos que em um foro do exterior e gerou certa discussão entre os participantes, não no meu caso porque o autor do post não tem direito a replica ( é interessante, mas nada produtivo ). En outro foro mais seletivo e especifico para esse tipo de fotografia, não gerou nenhuma polemica ou discussão, apenas opiniões e perguntas sobre outros assuntos ligados à situação no momento da execução. Esse fato me esclarece que a maioria dos problemas de muitos fóruns que não selecionam por categoria as fotos postadas para avaliação, muito menos seus avaliadores gerando nada mais que discussões não uteis. No qual ninguém se beneficia pelo simples motivo que não esclarece nada em termos de técnica e aprimoramento. Isso levou alguns fóruns a grandes quedas em termos de qualidade nas discussões, logo no seu conteúdo. Entretanto outros fóruns que seguiram um sistema mais seletivo mantiveram ordem e bom nivel de conteúdo.

Exemplo. Na foto 1 temos um c.cast azul.  Na natureza para aqueles que vivenciam rotineiramente suas matizes sabem que essas características são mais comuns em certas regiões do mundo. No caso da primeira foto temos a contaminação pela intensidade da propria cor e frieza do ton em maior porcentagem na única fonte de luz de baixa intensidade, determinando a coloração dos elementos em todo o frame de forma bem intensa e uniforme. Natural e corriqueiro. A neve assim como outros elementos é um excelente refletor e absorvente de cor quando em baixa intensidade ( a distancia da a impressão de intensificar a frequência de cor dominante na atmosfera, como um filtro com determinada espessura e alguns quilômetros de distancia ). Podemos nos aproveitar esses momentos e retratar tais eventos. Costumava fazer uma breve anotação sobre essas condições, para não perder essas referencias.

O segundo ponto discutido foi a fotometria. Fiz justamente o que se apresentava no momento, luz difusa, refratada e contaminada de baixa intensidade. Hora do amanhecer, meio escuro obviamente. Muitos julgaram "sub" e com um c.cast e outras julgaram estar de acordo com a intensidade observando o contraste geral entre os elementos componentes do quadro e etc. Assim iniciando uma discordância analítica bem pouco fundamentada. 

Na foto 2 apontaram um "halo" no centro da montanha ao fundo, bem no centro da foto, "um erro de pós produção". Uma foto com 15s de exposição, vento e neblina densa geraram o "halo" na frente da montanha, em fim... 

Minha conclusão é que quem não entende de natureza e seu comportamento, não entende de fotografia de paisagem. Essa padronização fotométrica e espectral geraram produções fotográficas bem pouco fiéis na sua origem. Até porque é mais fácil faze-la iluminada e trazer todas as " informações" mesmo que esas não existam no momento em que a fotografia é feita. É muito mais difícil explorar a luz de maneira a mante-la em seu comportamento espontâneo.  Pra min uma infeliz herança de outras vertentes artísticas do passado que geraram vicios da atualidade. Espero que esses parágrafos sirvam para alguém que queira algo mais que "expor à direita" em fotografia de paisagem.

Para os iniciantes e alguns nem tanto, antes de comprar equipamentos caros, acessórios e demais bugigangas, antes de armar o tripé e sair disparando, observe e observe. Anote se for preciso.  Admire e entenda o que você vai retratar. Vai ser mais prazeroso e gratificante.

Abs

#2 Waldyr Neto

Waldyr Neto

• Membro +
  • 3.925 posts

Postado 05 abril 2017 - 03:37

Muito boas as duas. Se for me obrigar a escolher uma melhor acho que fico com a primeira pela composição mais forte.

Imagem Postada

#3 Patagonico

Patagonico

• Membro +
  • 3.263 posts

Postado 06 abril 2017 - 04:47

Muito boas as duas. Se for me obrigar a escolher uma melhor acho que fico com a primeira pela composição mais forte.

Valeu Waldyr.

Abraço

#4 atpaula

atpaula

Estou viciado nisso aqui

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.998 posts

Postado 07 abril 2017 - 09:17

Belas composições.

Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss

#5 Luiz L

Luiz L

• Membro +
  • 4.427 posts

Postado 07 abril 2017 - 10:06

Cara, acho que não podemos selecionar quem vê nossas fotos. Gosto de still, então minha opinião não vale para paisagem?  Antes de tudo gosto de fotografia e procuro estudar e entender o que acontece em determinadas situações, fico grato por suas explicações, mas para mim o que importa é o resultado final, se me agrada ou não. Sempre que vejo tuas fotografias lembro de você falando uma vez sobre a temperatura do local e a dificuldade para se apertar o obturador....  levo isso em consideração, penso também na dispendiosa viagem e nas distâncias percorridas para se obter um simples click.

Mas no final das contas o importante é se eu gostei ou  não do que estou vendo!!  Eu sou o público "ignorante" que vai ou não gostar!!

Tenho fotos minhas que eu acho "perfeitas" que foram um desastre na recepção da "crítica"...   Revejo meus princípios e continuo fotografando para mim ou me adapto às críticas? .... Claro que levo em consideração quem faz a crítica, mas também analiso o que a massa "ignorante" sentiu quando viu minha foto....

Um dia seremos ditos gênios incompreendidos da nossa época??? Muito a frente dos outros???   kkkkkkkkkkkkkkk    Creio que não!

Ah !!   Gostei muito das duas fotos

Grande abraço!!!!!

Imagem Postada

#6 peridapituba

peridapituba

• Membro +
  • 4.379 posts

Postado 07 abril 2017 - 11:50

AA gerou furor retratando Yosemite em PB.

#7 Patagonico

Patagonico

• Membro +
  • 3.263 posts

Postado 07 abril 2017 - 12:03

Belas composições.

Valeu Aguinaldo.

Abs

#8 Patagonico

Patagonico

• Membro +
  • 3.263 posts

Postado 07 abril 2017 - 12:16

Cara, acho que não podemos selecionar quem vê nossas fotos. Gosto de still, então minha opinião não vale para paisagem?  Antes de tudo gosto de fotografia e procuro estudar e entender o que acontece em determinadas situações, fico grato por suas explicações, mas para mim o que importa é o resultado final, se me agrada ou não. Sempre que vejo tuas fotografias lembro de você falando uma vez sobre a temperatura do local e a dificuldade para se apertar o obturador....  levo isso em consideração, penso também na dispendiosa viagem e nas distâncias percorridas para se obter um simples click.

Mas no final das contas o importante é se eu gostei ou  não do que estou vendo!!  Eu sou o público "ignorante" que vai ou não gostar!!

Tenho fotos minhas que eu acho "perfeitas" que foram um desastre na recepção da "crítica"...   Revejo meus princípios e continuo fotografando para mim ou me adapto às críticas? .... Claro que levo em consideração quem faz a crítica, mas também analiso o que a massa "ignorante" sentiu quando viu minha foto....

Um dia seremos ditos gênios incompreendidos da nossa época??? Muito a frente dos outros???   kkkkkkkkkkkkkkk    Creio que não!

Ah !!   Gostei muito das duas fotos

Grande abraço!!!!!

Não Luiz. Não me refiro ao gosto, se agrada ou não. Isso é indiscutível. Me refiro a apontamentos mais técnicos. No que se trata de execução, situações, comportamentos e etc. Nada que ver se agradou ou não. A questão da temperatura como citou, é um exemplo compreensão que vc só adquire vivenciando e se adaptando nessa em muitas outras circunstancias onde diferentes lugares te levam a experimentar.  Então vem uma critica dizendo que determinado ton frio esta errado. Isso que me refiro. São características comportamentais climáticas comuns que o fotografo de natureza esta mais acostumado a enfrentar. Já me criticaram por usar filtros em fotos no qual não usei rsrsrs, entende. Não sei se fui claro. 

Abraço

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)