Ir para conteúdo

Foto

[AJUDA] FOCO NIKON D5200

nikon nikond5200

• Por favor, faça o login para responder
2 respostas neste tópico

#1 marcelodeholandag

marcelodeholandag

Cheguei agora

• Membro
  • Pip
  • 2 posts

Postado 04 agosto 2017 - 11:13

Boa noite! 
Sou novo aqui no fórum e diferentemente de muitos aqui, não tenho costume em fotografar. Porém, minha namorada vem entrando aos poucos no mercado e comprou a primeira DSRL dela: Nikon D5200 

Faz quase 1 ano que ela possui a câmera, e depois de muito tempo apenas utilizando o foco automático agora vem praticando (totalmente) o modo manual. 
A dúvida é a seguinte: 

Não sei como funciona a operação das linhas mais profissionais, mas quem tem DSRL'S abaixo da 7000, sabe que no modo automático quando o foco é cravado, é acionado o indicador, que é a "bolinha verde", que esta fica congelada (não pisca) e acompanhada de um som em bip. Maravilha! O problema vem a seguir: 

No modo manual da câmera dela, obviamente cravamos o foco manualmente, porém não sei se é defeito da câmera ou é normal dela, percebi duas diferenças: 

1. O som do bip não é acionado quando o foco é cravado. 
2. E o sinalizador de foco, a "bolinha verde", onde no automático ela fica congelada sem piscar, no modo manual ela sempre pisca. 

Observações: 
- Já li o manual da câmera mil vezes com ela, antes dela utilizar a primeira vez e atualmente. Porém o manual só fala sobre a focagem por modo automático. Não explica muito sobre a questão do sinalizador no modo manual nem do bip. 

- Procurei soluções em muitos outros fóruns com perguntas parecidas, não vi nenhum igual a essa. Algumas parecidas, mas não resolvia o problema. 

__ 

A dúvida é se realmente todas as câmeras Nikon de entrada quando vão para o modo manual, o sinalizador pisca mais que congela, e o som do bip não é ativado quando o foco é cravado!? 
E por qual motivo essa pergunta é importante: Ela tem um 50mm 1.8 D, utilizada em uma câmera sem motor automático, ou seja, ela utiliza do modo manual raiz. Sei que a 50mm é uma lente complicada para obter ótima nitidez, porém ontem na formatura do irmão dela, quando ela achava que o foco estava cravado no assunto que ela queria, ele estava focando em outro, fazendo perder muitas fotos que ficavam extremamente embaçadas. 

Como percebemos a diferença entre o modo manual e o automático, ela está sentindo falta de saber quando realmente o assunto que ela quer está focado, pois no modo automático oferece essa noção, por ter esse bip e a bolinha verde fica congelada ao invés de piscar.

#2 marcelodeholandag

marcelodeholandag

Cheguei agora

• Membro
  • Pip
  • 2 posts

Postado 04 agosto 2017 - 11:13

Fiz um GIF de demonstração só pra não ficar confuso. 

PS: sei que que nesse GIF esta focando em um chão sem contraste, mas ainda que foque em cenários com contrastes, é isso que apresenta. A bolinha nunca fica totalmente cravada (sempre piscando, e as vezes demora um pouco pra aparecer) e o som do bip não é ativado confirmando o foco. Diferente do modo automático, que você pressiona metade do disparador, e ele já congela o indicador e solta o som do bip confirmando o foco. 

Não é vírus: 

https://giphy.com/gi...w71cI7lg4/html5

#3 Rrpuertas

Rrpuertas

Já tou começando a responder

• Membro +
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 572 posts

Postado 08 agosto 2017 - 10:43

Não existe confirmação de foco no modo manual... é na raça!

VENDO KIT FOTOGRAFIA SUBAQUÁTICA!

Imagem Postada

Tópicos que também usam as tags nikon, nikond5200:

5 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 5 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)